Assine o RSS
Software que simula iluminação de ambientes completa nove anos
Terça, 13/09/2011 às 14h52
Software que simula iluminação de ambientes completa nove anos

Fruto de trabalho desenvolvido durante o doutorado de um professor doutor do Centro de Tecnologia, o "TropLux", software utilizado para simular a iluminação artificial em ambientes a serem construídos, está lançando a sua quinta versão e é conhecido internacionalmente. O professor Ricardo Cabús é o criador do programa, que foi pensado para simular as variações de intensidade da luz natural em regiões tropicais.

Campus Arapiraca: cinco anos de transformação social
Terça, 13/09/2011 às 11h27
Campus Arapiraca: cinco anos de transformação social

O 16 de Setembro de 1817, Dia da Emancipação Política de Alagoas, fato histórico marcado na trajetória de construção do Brasil e data comemorativa para o hospitaleiro povo alagoano, quase dois séculos depois ganhou na região Agreste um importante reforço para comemoração: a inauguração em 2006 do Campus Arapiraca.Este ano antecedem o aniversário de cinco anos do Campus Arapiraca mais duas solenidades de colação de grau. Nesta quarta-feira, dia 14, será realizada a primeira formatura do curso de Medicina Veterinária com solenidade a partir das 19h30 na Federação de Agricultura do Estado de Alagoas, localizada em Jaraguá. A turma denominada de “José Aprígio Brandão Vilela”,tem como patrono o governador Teotônio Vilela Filho; como paraninfo o prefeito de Viçosa Flaubert Torres Filho e madrinha da turma a professora Annelise Tenório Nunes. Nesta quinta-feira, dia 15, às 16 horas, no prédio sede de Arapiraca, o curso de Agronomia forma os primeiros profissionais. Na oportunidade colam também grau alunos dos cursos de Administração e de Física.

Seminário Urbicentros debate importância das áreas urbanas
Segunda, 12/09/2011 às 10h18
Seminário Urbicentros debate importância das áreas urbanas

Palestrantes e conferencistas internacionais da área de Arquitetura debaterão o valor histórico, arquitetônico e cultural das áreas urbanas.

Campus Arapiraca pesquisa “circuito de feiras” da região Agreste
Sexta, 09/09/2011 às 12h14
Campus Arapiraca pesquisa “circuito de feiras” da região Agreste

Em pleno desenvolvimento no Campus Arapiraca, o projeto “A construção da identidade territorial do Agreste sob o olhar das feiras de Arapiraca” envolve cerca de 1500 feirantes da região e vem abrangendo também municípios circunvizinhos, como Penedo, Teotônio Vilela e Campo Alegre. De acordo com o coordenador do projeto, professor Samuel Pires Melo, quatro feiras no município de Arapiraca já foram estudadas, dentre elas a Feira de Agricultura Familiar.

Pesquisa reaproveita resíduo da produção de farinha para gerar energia
Sexta, 09/09/2011 às 11h36
Pesquisa reaproveita resíduo da produção de farinha para gerar energia

O projeto de pesquisa para a produção biológica de hidrogênio a partir de resíduo de manipueira foi aprovado em 2010, pelo CNPq. O professor Eduardo Lucena coordena o trabalho, que tem a participação de alunos do curso de Engenharia Ambiental e é desenvolvido em um laboratório do Centro de Tecnologia (Ctec). A manipueira é um resíduo tóxico da mandioca que, durante a prensagem para a produção de farinha, acaba sendo descartado na natureza sem nenhum tratamento.

Quinta, 08/09/2011 às 14h14
Bullying atinge crianças que já são vítimas de violência

Pesquisa feita pela UFSCar aponta que probabilidade é 8,5 vezes maior. Estudo foi feito com 239 alunos, entre meninos e meninas, de 11 a 15 anos de três escolas de São Carlos.

Terça, 06/09/2011 às 16h03
Fazer graduação no exterior exige planejamento e avaliação de riscos

Graduados podem ter problema para revalidar diploma no Brasil. Governo federal tem programas na modalidade ‘sanduíche’.

Progep oferece capacitação voltada para área cultural
Segunda, 05/09/2011 às 16h22
Progep oferece capacitação voltada para área cultural

A partir do dia 19 de setembro o Museu Théo Brandão recebe um dos mais conhecidos mestres da cultura alagoana: o Mestre de Guerreiro André Joaquim dos Santos. Mas desta vez ele não vem para mais uma apresentação nas dependências da universidade. Mestre André será instrutor de uma Oficina de Restauração de Coroas e Chapéus de Guerreiro, voltada para a capacitação de servidores. O curso disponibilizou 10 vagas para que servidores da Ufal envolvidos com a cultura e pesquisa em figurinos possam se capacitar na restauração da vestimenta-símbolo do nosso estado.

Encontro de Servidores tem prazo de envio de trabalhos prorrogado
Segunda, 05/09/2011 às 15h03
Encontro de Servidores tem prazo de envio de trabalhos prorrogado

Com a mudança da data de realização do V Encontro dos Servidores, que agora será realizado entres os dias 8 e 9 de novembro, devido à paralisação dos servidores, o prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados no evento foi ampliado até o dia 7 de outubro. Com o tema "O Conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro", o encontro será composto de palestras, conferências, sessões temáticas e exposições com o objetivo de socializar os trabalhos resultantes dos cursos de capacitação, graduação, pós-graduação e pesquisas.

Enciclopédia virtual colaborativa reúne informações sobre Alagoas
Sexta, 02/09/2011 às 11h58
Enciclopédia virtual colaborativa reúne informações sobre Alagoas

Com as rotinas diárias cada vez mais ligadas ao mundo tecnológico, a adaptação da vida social ao mundo virtual vem se caracterizando como um processo inevitável. Como a internet tornou-se uma prática ferramenta para a realização de pesquisas em diferentes âmbitos e carrega característica de ativa participação dos seus usuários, o surgimento de enciclopédias colaborativas vem ganhando cada vez mais aceitação. E o estado de Alagoas agora conta um espaço específico para apresentar os seus 102 municípios: a plataforma Wikialagoas, gerenciada por um grupo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal.