Empresa incubada é pioneira na produção de cogumelos comestíveis

13/09/2011 10h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Os cogumelos comestíveis têm caráter gastronômico sofisticado e também é usado por adeptos de uma alimentação saudável

Fonte: CadaMinuto

Saber empreender é inovar constantemente. E este tem sido o lema de quatro estudantes do 7° período do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por meio de um trabalho de pesquisa em Microbiologia realizado há mais de dois anos no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), os alunos criaram uma empresa que busca introduzir de modo pioneiro uma cultura “agrícola” inovadora em Alagoas: a produção de cogumelos comestíveis.

O nome da empresa é Fungos de Alagoas (Fungial) e os resultados já são visíveis com a produção de cogumelos com alta qualidade nutricional, de sabor único e caráter gastronômico sofisticado. A empresa atualmente está instalada no Ceca, local onde acontece todo o processo de produção dos cogumelos, da manipulação dos fungos à sua reprodução.

Por semana, a Fungial produz 3,5 kg de cogumelos das espécies Shimeji Branco e Amarelo e Shitake. Depois de produzidos, os cogumelos são destinados a grandes restaurantes de Maceió. A meta da empresa é aumentar a produção e abastecer o mercado local, que hoje consome cogumelos vindos de outras regiões do país.

O objetivo também é fornecer matéria-prima local e de qualidade a restaurantes alagoanos especializados em pratos elaborados com cogumelos, como os de comida chinesa, por exemplo. Outra proposta é comercializar o produto com adeptos de alimentação saudável e alternativa.

Integram a Fungial os alunos José Soares Brito Neto, Erica Lídia Ferreira Guedes, Adolfo Rodrigues Alves Neto e Talisson Medeiros de Santana. Mais informações sobre os cogumelos podem ser obtidas pelos fones 8836 7327 ou 9617 0804. As ações da RAIE são divulgadas no portal e pelo twitter @inovaralagoas.

Incubação de Empresas

Apoiar o trabalho de empreendimentos inovadores como os da Fungial é a meta da Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE), que faz parte de um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Desenvolver a cultura da incubação de empresas é essencial para o desenvolvimento de Alagoas. Neste processo, a Incubadora de Empresas da Ufal desde o início nos incentivou e até hoje vem nos apoiando em nossa capacitação”, afirmou José Soares Brito Neto.

Como principal executor da RAIE está a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Também são executores da Rede o Centro Universitário Cesmac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (Senai/AL) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).