Auxílios Financeiros

.

PROGRAMA DE AUXÍLIOS FINANCEIROS

.

A Pró-reitoria Estudantil disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da Ufal. Os programas de Assistência Estudantil da UFAL visam atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a finalidade de respaldar sua permanência na Universidade e incentivar a participação em atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.

.

Modalidades das bolsas e auxílios:

1. Bolsa Pró-Graduando: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas gerais provenientes das atividades acadêmicas dos estudantes; Campus A.C. Simões: Maceió e Espaço Cultural; Campus Arapiraca: Sede, Unidade Palmeira dos Índios, Unidade Penedo, Unidade Viçosa; Campus Sertão: Sede e Unidade Santana do Ipanema.

2. Auxílio Alimentação: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas com alimentação de estudantes que são de unidade educacional que não possui Restaurante Universitário (Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema).

3. Auxílio Moradia: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas com moradia de estudantes que são procedentes de estados, municípios e povoados distintos da unidade a qual se encontra vinculado. 

Para saber se você pode concorrer aos auxílios financeiros da Proest, acesse a Instrução Normativa clicando aqui.

Para ter acesso aos editais de Cadastramento Socioeconômico, clique aqui.

.

AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Os estudantes que vão apresentar trabalho em encontros e congressos acadêmicos fora do estado de Alagoas podem solicitar o Auxílio à Participação em Eventos à Pró-reitoria Estudantil, conforme estabelece a Instrução Normativa de n. 01/2022 PROEST.

A solicitação do auxílio, durante a pandemia, pode ser realizada via e-mail ou comparecendo à secretaria da Proest (das 08h às 14h), até 15 dias antes do início do evento, munido dos seguintes documentos:

  • Memorando assinado pelo/a coordenador/a do curso ou professor orientador do trabalho solicitando o auxílio para o estudante;
  • Carta de Aceite do trabalho pela organização do evento;
  • Resumo do trabalho que será apresentado; e
  • Formulário de solicitação (para acessar o formulário, clique aqui).

Após o evento o estudante deverá comprovar participação enviando o certificado de participação e de apresentação (conforme instrução normativa). O envio da comprovação também tem o prazo de 15 dias a partir da data final do evento.

.

AJUDA DE CUSTO

A Ajuda de Custo objetiva contribuir com o custeio de despesas acadêmicas de estudantes de graduação presencial, com vista a contribuir para ampliar as condições de permanência e melhoria do desempenho acadêmico.

Art. 2º Serão consideradas, para os fins de que trata esta IN, as seguintes despesas:

I. Impressão de banners;

II. Impressão de trabalhos de conclusão de curso;

III. Aquisição de material acadêmico individual e obrigatório; e

IV. Aquisição de livros acadêmicos.

Saiba mais sobre a Ajuda de Custo na Instrução Normativa 02/2022 PROEST.

Para solicitar a Ajuda de Custo, deve-se preencher este formulário.

.

APOIO EMERGENCIAL

O Apoio Emergencial tem por objetivo ampliar as condições de frequência, permanência e êxito de estudantes que apresentam dificuldades socioeconômicas de caráter emergencial e eventual, que agravam a situação de vulnerabilidade e colocam em risco a sua permanência na Universidade.

O Apoio Emergencial ocorrerá no formato de auxílio financeiro no valor de até R$1.200,00 (mil e duzentos reais) divididos em cotas mensais de até R$ 300,00 (trezentos reais) e/ou no formato de isenção de taxa para uma refeição (almoço ou jantar) no Restaurante Universitário por até quatro meses.

É vedada a concessão deste Apoio Emergencial ao/à mesmo/a estudante em intervalo menor do que 12 (doze) meses.

O valor do auxílio financeiro será depositado em conta corrente de que o/a estudante seja titular.

Saiba mais sobre o Apoio Emergencial na Instrução Normativa de n. 01/2021 PROEST.

Para solicitar o Apoio Emergêncial deve-se preencher este formulário.

.