Assistência Estudantil na Ufal

 

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

A Residência Universitária Alagoana (RUA) oferece moradia para estudantes oriundos do interior de Alagoas e de outros estados brasileiros. Fica localizada no Campus A.C. Simões, em Maceió. Atualmente a RUA tem capacidade para atender até 135 estudantes.

Para concorrer às vagas para a RUA os estudantes devem participar dos processos de Cadastramento Socioeconômico realizados pela Proest, que são divulgados no portal de editais da Ufal.

Para saber se você pode concorrer às vagas da RUA, acesse a Instrução Normativa clicando aqui.

Para ter acesso aos editais de Cadastramento Socioeconômico, clique aqui.

 

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

Serviço parcialmente interrompido devido a Pandemia de COVID-19, exceto RU do Campus A.C. Simões, que está atendendo somente os alunos da Residência Universitária e residentes do curso de Medicina, devidamente autorizados pela Proest

Os Restaurantes Universitários (RUs) da Ufal atendem a toda a comunidade universitária e tem por objetivo oferecer almoço e jantar por preços acessíveis. Atualmente existem cinco Restaurantes Universitários instalados na Ufal, sendo um deles no Campus A.C. Simões (Maceió), um no Centro de Ciências Agrárias (CECA),  um na Unidade de Ensino de Viçosa, um no Campus Arapiraca e um no Campus Sertão.

A Ufal é responsável ainda pela produção de alimentos da Unidade de Educação Infantil Telma Vitória, que é a creche instalada no Campus A.C. Simões.

Para ter acesso aos Restaurantes Universitários, no almoço e no jantar, os estudantes devem levar:

  • Comprovante de Matrícula atualizado, certificado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA); e
  • Documento de identificação com foto.

Já para os servidores (técnicos e docentes), é necessário levar:

  • Carteira funcional ou cópia do contracheque; e
  • Documento de identificação com foto.

Os Restaurantes Universitários oferecem, ainda, gratuidade para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dentro dos critérios do PNAES. A seleção desses estudantes é realizada através dos processos de Cadastramento Socioeconômico.

Para saber se você pode solicitar a gratuidade nos RUs, acesse a Instrução Normativa clicando aqui.

Para ter acesso aos editais de Cadastramento Socioeconômico, clique aqui.

Horários de atendimento: 

Almoço Jantar
RU A.C. Simões 11h30 às 14h 17h30 às 19h30
RU Arapiraca 11h30 às 14h 17h30 às 19h30
RU CECA 11h30 às 14h não ofertado
RU Viçosa 11h30 às 14h não ofertado
RU Sertão (Delmiro Gouveia) 11h30 às 13h30 17h30 às 19h30

 

PROGRAMA DE AUXÍLIOS FINANCEIROS

A Pró-reitoria Estudantil disponibiliza bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da Ufal. Os programas de Assistência Estudantil da UFAL visam atender a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a finalidade de respaldar sua permanência na Universidade e incentivar a participação em atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.

Modalidades das bolsas e auxílios:

1. Bolsa Pró-Graduando: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas gerais provenientes das atividades acadêmicas dos estudantes; Campus A.C. Simões: Maceió e Espaço Cultural; Campus Arapiraca: Sede, Unidade Palmeira dos Índios, Unidade Penedo, Unidade Viçosa; Campus Sertão: Sede e Unidade Santana do Ipanema.

2. Auxílio Alimentação: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas com alimentação de estudantes que são de unidade educacional que não possui Restaurante Universitário (Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema).

3. Auxílio Moradia: auxílio financeiro mensal destinado a contribuir com o custeio de despesas com moradia de estudantes que são procedentes de estados, municípios e povoados distintos da unidade a qual se encontra vinculado. 

Para saber se você pode concorrer aos auxílios financeiros da Proest, acesse a Instrução Normativa clicando aqui.

Para ter acesso aos editais de Cadastramento Socioeconômico, clique aqui.

 

CARTÃO ODONTOLÓGICO 

Serviço suspenso devido a Pandemia de COVID-19

A Proest disponibiliza aos estudantes da Universidade o Cartão Odontológico para atendimento clínico no Gabinete Odontológico da Faculdade de Odontologia (Foufal - Campus A.C. Simões).

Para ter acesso ao Cartão Odontológico o estudante deve ir à Proest, que fica localizada no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, levando consigo:

  • Uma foto 3X4; e
  • Comprovante de Matrícula.

 

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO MÉDICO

Os estudantes da Ufal podem solicitar agendamento de clínico geral, ginecologia e pediatria (para filhos de estudantes) na Unidade Docente Assistencial (UDA), localizada no Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Para Solicitar o atendimento e ter mais informações é necessário enviar e-mail para udaufal@gmail.com, contendo um telefone para contato, descrição da demanda solicitada e em anexo os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de Residência; e
  • Comprovante de Matrícula.

Além disso, também são realizados agendamentos pelo CORA para as demais especialidades.

 

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

1. Acolhimento psicológico

Consiste no acolhimento visando escuta psicológica, orientação e encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), quando necessário.

Para ter acesso ao serviço, o estudante, preferencialmente de graduação presencial, deverá enviar solicitação para os endereços eletrônicos dos respectivos campi/unidade. No e-mail deverá informar:

  • Nome completo;
  • Curso; e
  • Número de matrícula.  

E-mails para acolhimento psicológico:

  • Campus A.C. Simões: psicologia@proest.ufal.br
  • Campus do Sertão: ana.santana@delmiro.ufal.br
  • Campus Arapiraca - Unidade Palmeira dos Índios: tathina.netto@palmeira.ufal.br

2. Outras atividades

Atividades coletivas:

Têm foco na promoção e prevenção da saúde mental no contexto universitário, são desenvolvidas, dentre as quais: atividades grupais (rodas de conversa, oficinas, grupos operativos), palestras, ações de recepção e acolhimento dos(as) estudantes ingressantes, atividades de psicoeducação. As atividades são divulgadas nas redes sociais da Ufal.

Elaboração de material informativo:

O Serviço de Psicologia da Ufal elabora material informativo que tem o objetivo de contribuir para que os estudantes possam se informar sobre as questões de saúde mental.

Para acessar o material produzido pelo Serviço de Psicologia, clique aqui.

 

AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Os estudantes que vão apresentar trabalho em encontros e congressos acadêmicos fora do estado de Alagoas podem solicitar ajuda de custo à Pró-reitoria Estudantil.

A solicitação do auxílio, durante a pandemia, pode ser realizada via e-mail ou comparecendo à secretaria da Proest (das 08h às 14h), até 15 dias antes do início do evento, munido dos seguintes documentos:

  • Memorando assinado pelo/a coordenador/a do curso ou professor orientador do trabalho solicitando a ajuda de custo para o estudante;
  • Carta de Aceite do trabalho pela organização do evento;
  • Resumo do trabalho que será apresentado; e
  • Formulário de solicitação (para acessar o formulário, clique aqui).

Após o evento o estudante deverá comprovar participação enviando o certificado de participação e de apresentação (conforme instrução normativa). O envio da comprovação também tem o prazo de 15 dias a partir da data final do evento.