Portal do Governo Brasileiro

Núcleo de Acessibilidade

Em 2005 foi criado pelo MEC o Programa  INCLUIR (Programa de Acessibilidade na Educação Superior) objetivando fomentar a criação e a consolidação de Núcleos de Acessibilidade nas universidades federais, que seriam os orquestradores de ações institucionais para o desenvolvimento da inclusão de pessoas com deficiência na vida académica, eliminando barreiras pedagógicas, arquitetônicas e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

De 2005 a 2011, abriam-se editais para projetos de inclusão e apenas os selecionados recebiam financiamento, tendo a UFAL sido contemplada em todos os anos. A partir de 2012, o INCLUIR muda o seu caráter e passa a ser uma ação universalizada para todas as instituições federais de ensino e está articulada com outras que visam o apoio estudantil e a inclusão da pessoa com deficiência. Essa alteração tornou oficial a criação do Núcleo de acessibilidade da Ufal - NAC, em 2013.

O Núcleo atua de forma a oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes público-alvo, que é um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

O AEE tem por objetivo complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

Esse atendimento tanto pode ser feito através de acompanhamento nas salas de aulas que os alunos frequentam, quanto em atividades na sala do NAC em horário oposto ao das aulas, para assessorar na confecção de trabalhos acadêmicos. Podemos fazer adaptação de materiais didáticos, além de capacitar para o uso de tecnologias assistivas, como por exemplo, recursos de informática para transformar textos em áudio para pessoas cegas.

O Núcleo também promove cursos sobre recursos didáticos e assistência educacional à pessoas com deficiência, além de eventos sobre Educação Inclusiva abertos à toda a comunidade acadêmica.

O NAC está localizado no Centro de Interesse Comunitário – CIC (prédio por trás dos bancos, onde está a subway), no andar térreo vizinho a papelaria A Scritta. O horário de funcionamento é das 7:30 às 18h (pode sofrer algumas pequenas alterações devido à disponibilidade dos bolsistas e ser estendido até as 20:30h).

Coordenação do NAC: Prof. Drª Neiza de Lourdes Frederico Fumes