09

Enciclopédia virtual colaborativa reúne informações sobre Alagoas

Com as rotinas diárias cada vez mais ligadas ao mundo tecnológico, a adaptação da vida social ao mundo virtual vem se caracterizando como um processo inevitável. Como a internet tornou-se uma prática ferramenta para a realização de pesquisas em diferentes âmbitos e carrega característica de ativa participação dos seus usuários, o surgimento de enciclopédias colaborativas vem ganhando cada vez mais aceitação. E o estado de Alagoas agora conta um espaço específico para apresentar os seus 102 municípios: a plataforma Wikialagoas, gerenciada por um grupo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal.

Treinamento no Sie tira dúvidas de servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) promove nesta segunda-feira, 5 de setembro, mais um treinamento dos módulos de Protocolo e de Compras do Sistema de Informações para o Ensino (Sie) no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), no Campus Maceió.

Pesquisa: informação, tecnologia e cultura digital

Facebook, Orkut, Twitter, Linkedin, blogs... São tantas as ferramentas de relacionamento online que cada vez mais os cientistas se voltam para o estudo sobre as consequências deste fenômeno. Já se fala até em “fadiga virtual”. Mas não se pode negar que as redes sociais estão incorporadas ao cotidiano de milhares de pessoas em todo o mundo. Desta forma, as empresas também se dedicam a desenvolver estratégias de interação com os internautas.

Progep oferece capacitação voltada para área cultural

A partir do dia 19 de setembro o Museu Théo Brandão recebe um dos mais conhecidos mestres da cultura alagoana: o Mestre de Guerreiro André Joaquim dos Santos. Mas desta vez ele não vem para mais uma apresentação nas dependências da universidade. Mestre André será instrutor de uma Oficina de Restauração de Coroas e Chapéus de Guerreiro, voltada para a capacitação de servidores. O curso disponibilizou 10 vagas para que servidores da Ufal envolvidos com a cultura e pesquisa em figurinos possam se capacitar na restauração da vestimenta-símbolo do nosso estado.

Encontro de Servidores tem prazo de envio de trabalhos prorrogado

Com a mudança da data de realização do V Encontro dos Servidores, que agora será realizado entres os dias 8 e 9 de novembro, devido à paralisação dos servidores, o prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados no evento foi ampliado até o dia 7 de outubro. Com o tema "O Conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro", o encontro será composto de palestras, conferências, sessões temáticas e exposições com o objetivo de socializar os trabalhos resultantes dos cursos de capacitação, graduação, pós-graduação e pesquisas.

Campus Arapiraca pesquisa “circuito de feiras” da região Agreste

Em pleno desenvolvimento no Campus Arapiraca, o projeto “A construção da identidade territorial do Agreste sob o olhar das feiras de Arapiraca” envolve cerca de 1500 feirantes da região e vem abrangendo também municípios circunvizinhos, como Penedo, Teotônio Vilela e Campo Alegre. De acordo com o coordenador do projeto, professor Samuel Pires Melo, quatro feiras no município de Arapiraca já foram estudadas, dentre elas a Feira de Agricultura Familiar.