Início do segundo semestre na sede Delmiro Gouveia é adiado para outubro

13/09/2011 11h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
De acordo com o diretor do Campus do Sertão, prof. Ricardo Silva, as aulas em Delmiro devem começar no dia 17 de outubro, mas as aulas em Santana iniciam nesta terça-feira, 13 de setembro

Diana Monteiro – jornalista

As aulas do segundo semestre letivo da sede Delmiro Gouveia, que se iniciariam nesta terça-feira, dia 13, foram adiadas para o dia 17 de outubro. De acordo com o diretor geral do Campus do Sertão, professor Ricardo Silva, o adiamento para uma nova data é devido à falta de condições de acesso ao Campus e a não conclusão da primeira etapa do prédio onde seriam entregues oitos salas de aula e a parte administrativa. Vale ressaltar que as aulas na Unidade de Santana do Ipanema acompanham o calendário acadêmico da Ufal.

O professor Ricardo Silva explica que o acesso à sede é de responsabilidade dos poderes municipal e estadual, e se refere à falta de iluminação e transporte coletivo. Quanto à previsão da primeira parte do prédio, segundo o diretor geral, mesmo com empenho da empresa responsável pela obra, não houve tempo para a conclusão na data prevista, ficando garantida para o dia 1º de outubro.

Ele informa que a nova data do início do semestre 2011.2 para o dia 17 de outubro na sede Delmiro Gouveia foi definida durante reunião entre a reitora Ana Dayse Dorea, a direção geral do Campus e a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), levando-se em consideração a falta de condições externas e internas do local da nova sede do Campus do Sertão.

“Enquanto professor do Campus do Sertão, tenho preocupação em garantir a estrutura qualitativa para o acesso e permanência e, principalmente, para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Caso as instalações fiquem prontas antes, a comunidade acadêmica  será informada por deliberação”, afirma Ricardo Silva, enfatizando que a equipe de gestão e a direção geral do Campus trabalham em conjunto para as providências junto à prefeitura de Delmiro e ao governo estadual.

Ricardo Silva diz que já foi encaminhada uma solicitação à Ceal/Eletrobrás para providências no sentido de colocar postes e iluminar a Rodovia AL 145, em um trecho compreendido entre o bairro do Bom Sossego e o Universitário. Junto ao município, foi solicitada ordenação do trânsito na entrada de acesso ao Campus nos períodos matutino, vespertino e noturno, principalmente nos horários de maior fluxo com entradas e saídas de veículos.  “Também já foi solicitada uma reunião ampliada com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal para tratar do esquema de segurança externa ao Campus, haja vista a grande área que possibilita o fácil acesso e amplia a capacidade de evasão em todos horários”, diz o diretor geral.

Localizada às margens da Rodovia Prefeito José Serpa de Menezes – AL 145, a nova sede do Campus do Sertão será dotada de 16 salas, estrutura administrativa, laboratórios específicos, espaços para atividades de pós-graduação, projetos e programas, dentre outros. As oito salas que integram a primeira fase já estão pintadas, com energia elétrica, limpas e armazenando o mobiliário transferido da escola Watson. Estão sendo finalizadas as partes elétrica e hidráulica de todo o prédio, bem como os banheiros.