Vinte e sete cursos da Ufal são estrelados no Guia do Estudante

09/09/2011 10h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Os cursos superiores são avaliados por consultores em diversos aspectos

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Vinte e sete cursos da Universidade Federal de Alagoas foram classificados com o Selo de Qualidade na avaliação 2011 do Guia do Estudante da Editora Abril. Os cursos que conquistaram três e quatro estrelas serão divulgados na lista do Guia do Estudante – Vestibular 2012, cuja edição passa a circular nas bancas de todo o Brasil a partir do dia 6 de outubro.

Na revista, são apresentados os resultados das avaliações baseadas nos dados específicos sobre os cursos, como titulação do corpo docente, produção científica e a qualidade do ensino. A equipe de consultores é formada por professores, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação, que também aplicam questionários entre os integrantes da unidade acadêmica em questão.

Desde 2007, a nota é atribuída por estrelas e interpretada da seguinte maneira: cinco estrelas – excelente; quatro estrelas – muito bom; três estrelas – bom. Os cursos publicados são os que recebem três, quatro ou cinco estrelas.

Na Ufal, os cursos certificados são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Farmácia, Física, Geografia, Jornalismo, Matemática, Medicina, Psicologia, Química, Relações Públicas, Pedagogia, Serviço Social, Agronomia e Zootecnia.

O diretor do Centro de Educação, professor Elton Casado, ressalta a nota 4 obtida pelo curso de Pedagogia, falando da qualidade do ensino e dos projetos de pesquisa e extensão.

Para a diretora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Verônica Robalinho, a classificação de quatro estrelas do curso representa uma retomada da sua antiga posição. “Sempre recebemos quatro estrelas, só no ano passado que perdemos uma, pois não tivemos uma boa divulgação dos trabalhos desenvolvidos na unidade. Agora, nós retornamos a posição que já era nossa”, comemora a diretora.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau), criada em 1973, conta com 38 docentes e recentemente ampliou a graduação para mais um curso, o de Design. “Temos diversos projetos de pesquisas consolidados, tanto de iniciação científica quanto de extensão. Temos também o Mestrado reconhecido nacionalmente e, em breve, deve ser implantado o Doutorado”, salienta a professora Verônica Robalinho.