Campus Arapiraca: cinco anos de transformação social

O 16 de Setembro de 1817, Dia da Emancipação Política de Alagoas, fato histórico marcado na trajetória de construção do Brasil e data comemorativa para o hospitaleiro povo alagoano, quase dois séculos depois ganhou na região Agreste um importante reforço para comemoração: a inauguração em 2006 do Campus Arapiraca.Este ano antecedem o aniversário de cinco anos do Campus Arapiraca mais duas solenidades de colação de grau. Nesta quarta-feira, dia 14, será realizada a primeira formatura do curso de Medicina Veterinária com solenidade a partir das 19h30 na Federação de Agricultura do Estado de Alagoas, localizada em Jaraguá. A turma denominada de “José Aprígio Brandão Vilela”,tem como patrono o governador Teotônio Vilela Filho; como paraninfo o prefeito de Viçosa Flaubert Torres Filho e madrinha da turma a professora Annelise Tenório Nunes. Nesta quinta-feira, dia 15, às 16 horas, no prédio sede de Arapiraca, o curso de Agronomia forma os primeiros profissionais. Na oportunidade colam também grau alunos dos cursos de Administração e de Física.

13/09/2011 11h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Palestra sobre extensão universitária no Congresso Acadêmico

Diana Monteiro – jornalista

Ao completar cinco anos de existência nesta sexta-feira, 16 de setembro, o Campus Arapiraca tem consolidado um projeto crescente de inclusão, expansão e inovação da Universidade Federal de Alagoas e reforçado o seu compromisso com a transformação social de um dos estados mais carentes do país.

Contemplando diretamente 37 municípios, o primeiro Campus de expansão da Ufal para o interior mantém em pleno funcionamento 19 cursos de graduação, envolvendo atualmente 7.140 alunos, 190 docentes e 70 servidores técnicos-administrativos, efetivando assim suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento social, cultural e econômico da região Agreste de Alagoas.

A promoção com competência do conhecimento científico na sede Arapiraca e nas três Unidades de Ensino (Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa), em prol da sociedade agrestina e a busca constante para a formação de recursos humanos qualificados têm principalmente como aliados um corpo docente qualificado em consonância com projetos pedagógicos inovadores sintonizados com as novas exigências do mundo contemporâneo.A sintonia dos projetos pedagógicos inovadores com o mundo atual começou a produzir os primeiros frutos. Dentro do ciclo avaliativo, o Campus Arapiraca vivenciou pela primeira vez, em 2011, a etapa de Reconhecimento de Cursos. Seis cursos de graduação obtiveram Avaliação Satisfatória por parte da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), e receberam conceitos 3 e 4, numa escala mínima de um e máxima de cinco.

Vale destacar que a organização didática pedagógica, plano de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Alagoas, projeto pedagógico dos cursos e corpo docente têm sido satisfatórias e excelente para os cursos até então avaliados no Campus Arapiraca e Unidades de Ensino. Para os cursos que ficaram Sem Conceito, a instituição vem se empenhando legalmente junto à comissão do Inep para colocá-los merecidamente em um mesmo patamar dos demais conceituados. Dos 12 cursos avaliados até agora, seis receberam nota 4, quando a máxima é cinco.Os outros receberam 3, com avaliação satisfatória.

Ao longo deste ano já foram promovidas cerca de 140 ações de extensão, entre projetos, cursos e eventos contempladas também dentro dos 70 projetos em desenvolvimento, com participação de 149 docentes, 350 alunos e de 13 técnicos – administrativos. É importante ressaltar as parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais firmadas que tornam a cada dia a Universidade Federal de Alagoas mais inserida na sociedade e confirmam a importância da instituição para o desenvolvimento de Alagoas.

Estão em pleno desenvolvimento os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade presencial em Filosofia e na modalidade a distância em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.

o Campus Arapiraca oferta atualmente os seguintes cursos de graduação: na sede Arapiraca – Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia (licenciatura), Ciência da Computação, Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Física (licenciatura), Letras (licenciatura), Matemática (licenciatura), pedagogia e Química (licenciatura) e Zootecnia; na Unidade de Palmeira dos Índios – Psicologia e Serviço Social; na Unidade Penedo – Engenharia de Pesca e Turismo; e na Unidade de Viçosa – Medicina Veterinária.