Curso de Engenharia de Petróleo realiza aula inaugural

08/09/2011 14h26 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Nesta sexta-feira, 9 de setembro, a partir das 9h, será realizada a aula magna do curso de Engenharia de Petróleo, no Espaço Galileu do Laboratório de Computação Científica (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas. O curso, pertencente ao Centro de Tecnologia (Ctec), é um dos quatro novos cursos ofertados em 2011 pela Universidade.

A solenidade contará com a presença da reitora Ana Dayse Rezende Dorea; do secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Estado de Alagoas, Eduardo Setton; e do diretor do Centro de Tecnologia, Valmir Pedrosa. Após a apresentação do curso, às 10h15, o Dr. Isaias Quaresma Masetti, gerente-geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Transpetro/Petrobras, convidado de honra, irá ministrar a aula magna intitulada “Caminhos da inovação”. Em seguida, às 11h40, terá início a inauguração do novo bloco de salas de aulas do curso de Engenharia do Petróleo.

Dotado de uma estrutura que possibilita a versatilidade profissional nas áreas de geologia, processos de produção, gestão e economia da cadeia do petróleo e gás, engenharia de reservatório e engenharia de poço; o curso de Engenharia de Petróleo recebe, neste semestre, a sua primeira turma de graduação.

O engenheiro de petróleo atua nas diversas etapas do processo de exploração e refino do petróleo, que vão desde a descoberta da jazida até sua extração e transformação em produtos de maior valor agregado e de interesse para a sociedade, tais como: gasolina, querosene, diesel, lubrificantes, entre outros.