Progep oferece capacitação voltada para área cultural

A partir do dia 19 de setembro o Museu Théo Brandão recebe um dos mais conhecidos mestres da cultura alagoana: o Mestre de Guerreiro André Joaquim dos Santos. Mas desta vez ele não vem para mais uma apresentação nas dependências da universidade. Mestre André será instrutor de uma Oficina de Restauração de Coroas e Chapéus de Guerreiro, voltada para a capacitação de servidores. O curso disponibilizou 10 vagas para que servidores da Ufal envolvidos com a cultura e pesquisa em figurinos possam se capacitar na restauração da vestimenta-símbolo do nosso estado.

05/09/2011 16h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Natural de Olho D'agua das Flores e começou a trabalhar com cultura em Palmeira dos Índios, influenciado pelo pai

Jhonathan Pino - jornalista

Entre aulas práticas e teóricas, os alunos terão contato com a história do Guerreiro, o uso e os significados do chapéu, o processo de restauração, as matérias-primas, a remoção de tintas, acabamento, reparos e tratamento de superfícies. Nas aulas práticas, os alunos irão fazer aplicação do restauro nas coroas e chapéus do Museu Théo Brandão. As inscrições, para o curso de 240 horas, já estão encerradas.

Aos 65 anos de idade André é um dos mestres que fazem parte do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. Ele é responsável pelo Guerreiro Mensageiros Padre Cícero, do bairro do Santos Dumont, que tem entre seus vestuários, 42 peças de roupas, chapéus, coroas e diademas. Sua trajetória como mestre de guerreiro teve início há 30 anos, quando reuniu trinta pessoas de 12 a 50 anos de idade e começou ensaiar, aos sábados, em um arraial montado em uma praça no Eustáquio Gomes.

Para se inscrever é necessário que o servidor acesse o formulário de inscrição e o parecer, que deve ser assinado pela chefia imediata e entregue à Progep. Para mais informações sobre o curso, acesse o link.