Inscrições abertas para bolsas de intercâmbio no México e na Espanha

02/09/2011 13h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

Jhonathan Pino - jornalista

Setembro é mês para pensar alto: programas de intercâmbio promovidos pela parceria entre o Banco  Santander e universidades brasileiras estão com inscrições abertas e proporcionam a universitários fazer intercâmbio cultural e acadêmico em diversos países. Desta vez, são sete vagas disponibilizadas para os dois programas, que irão  enviar alunos para o México, através das Bolsas Ibero-americanas, e para a Espanha, com o Fórmula Santander.

As Bolsas Ibero-americanas disponibilizam cinco vagas para alunos de vários cursos da Ufal estudarem em quatro universidades do México – Instituto Tecnológico Monterrey, Universidad Autónoma de Yucatán, Universidade Autónoma Chapingo e Universidad Nacional Autónoma de México. Os alunos receberão uma bolsa de  3 mil euros para estudar um semestre na universidade escolhida.

Para participar da seleção, os alunos devem entregar os documentos listados no Edital 04/2011 na coordenação do curso até o dia 25 de setembro. Além disso, deverá preencher o formulário eletrônico até o dia 25 de setembro. A segunda etapa ocorre na Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) e o resultado sai 11 de outubro.

Fórmula Santander

Neste programa são disponibilizadas duas vagas para alunos de diversos cursos da Ufal. O Edital possbilita aos selecionados estudar um período de seis meses em quatro universidades espanholas – Universidade de Servilla, Universidade de Las Palmas de Gran Canari, Universidade de Valência e Universidade de Girona.

Os estudantes ainda recebem uma bolsa de 5 mil euros. As inscrições ocorrem nas 26 coordenações dos cursos definidos no Edital nº 03/2011, até o dia 30 de setembro. Os documentos, definidos no Edital, devem ser entregues na coordenação e o aluno ainda deve preencher formulário online do Santander. Haverá uma segunda etapa de avaliação da Assessoria Internacional (ASI) e o resultado sai no dia 18 de outubro no site da ASI.