Cultura da mandioca é alvo de pesquisas em ciências agrárias

09/09/2011 11h28 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Os projetos visam proporcionar ao agricultor melhorias na qualidade da cultura da mandioca

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Muitas instituições do Brasil vêm pesquisando a cultura da mandioca, muito conhecida pelo seu subproduto – a farinha, e no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas a situação não é diferente. Juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ceca tem registrado nove projetos que envolvem estudantes e professores do Curso de Agronomia.

Entre os projetos, o de “Aproveitamento da manipueira resíduo líquido”, criado em 2003, utiliza a mandioca para controle de pragas. “Trabalhamos as pesquisas voltadas para o uso da manipueira, que é um resíduo líquido oriundo do processamento da mandioca e utilizamos como biofertilizante para várias culturas”, explica o professor Cícero Calazans.

“Composição e parâmetros de fermentação da silagem da parte aérea da mandioca com inclusão da casca da mandioca”, “Tecnologia para o aprimoramento do sistema de produção utilizado no Arranjo Produtivo da mandioca no Agreste Alagoano”, “Melhoria da competitividade da cadeia produtiva da mandioca no agreste alagoano”, e “Introdução, avaliação e validação de variedades com potencial alimentício e energético no semi-árido e agreste de Alagoas” são alguns dos projetos desenvolvidos.

Além de estudar a cultura de clima tropical e de origem brasileira, os projetos, segundo o coordenador, possibilita aos alunos o aprendizado prático e os incentiva a desenvolver estratégias no dia a dia que proporcionem ao agricultor melhorias na qualidade de produção, tendo como visão a viabilidade econômica e ambiental.  “Temos que intensificar as pesquisas aqui para que o produtor possa aumentar a produção da mandioca não só nas épocas de chuvas, mas também durante o ano inteiro, utilizando tecnologias inovadoras”, diz Calazans.

Alagoas sediará conferência da Mandioca

De 16 a 19 de novembro, será realizado o XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, no Centro de Convenções de Maceió, reunindo pesquisadores, empresários, produtores e estudantes da área. “As belezas naturais, a receptividade do povo alagoano e a quantidade de pesquisas desenvolvidas no Brasil despertaram o interesse da Sociedade Brasileira de Mandioca para a realização desse congresso”, destaca o professor Cícero Calazans.

Diversas atividades integrarão o evento: palestras e seminários, feira de tecnologia de mandioca, concursos para os melhores trabalhos acadêmicos e profissionais de receitas culinárias, e premiação com o título de honra ao mérito para os destaques agronômicos da área.

Além da parceria da Universidade Federal de Alagoas, o Congresso Brasileiro de Mandioca está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Mandioca e organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura (Embrapa), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri), Banco do Nordeste do Brasil e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), dentre outros.