Estudante de Jornalismo lança livro de poesias

06/09/2011 12h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Vanderjer Adrian tem somente 20 anos, mas já possui uma grande coletânea de poesias

O estudante do curso de Jornalismo, Vandejer Adrian, dedicou quatros anos a escrever e reuniu um grande número de poesias que resultou na primeira coletânea intitulada “Retrato Escrito”, pela editora Multifoco, que será lançada nesta terça-feira, 6 de setembro, no Teatro Linda Mascarenhas, às 19h30.

A coletânea é composta por 68 poesias, acumuladas entre 2007 e 2011, e é de “um poeta de olhos profundos e estilo peculiar. Um menino velho”, diz ele ao ressaltar ser “um jovem com alma de velho e necessidades de criança”, conceitua-se. O poeta é maceioense e tem 20 anos.

Diversas temáticas incluem a obra, e vão de amor, natureza, política e temas ligados à religião. “A poesia que componho é uma forma de expressão do que sinto e do que vejo, mas não me cabe saber para quê e por que, só quando lemos é que podemos ver a nossa alma refletida no espelho”, assegura.

Em um dos títulos de Retrato Escrito está presente o “Poema Mosaico”, que apresenta fragmentos escritos oriundos das mais variadas emoções e das mais diversas circunstâncias juntas, seja o amor, a traição de um amigo ou de ansiedade por algo. Segundo o estudante de jornalismo, suas influências vêm de Ferreira Gullar, considerado o maior poeta brasileiro vivo, e do músico Caetano Veloso.

Vandejer Adrian pretende lançar esta obra para perceber o reflexo da sua arte no público em geral. “Pelos poemas que li, ele consegue descrever em cada verso, em cada palavra e em cada ponto a alma das pessoas e das situações vividas por ele”, considera a leitora e admiradora do poeta Viviane Braga.