HU realiza evento regional na área de cirurgia uroginecológica


02/09/2011 12h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Dr. William Hurtado, coordenador do II Tutorial de Cirurgia Uroginecológica, que acontecerá em outubro no HU

Dr. William Hurtado, coordenador do II Tutorial de Cirurgia Uroginecológica, que acontecerá em outubro no HU

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes realiza este ano um dos mais importantes eventos da medicina, no Nordeste, voltado para profissionais e alunos das áreas de ginecologia, urologia e cirurgia geral: o II Tutorial de Cirurgia Uroginecológica. O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, já começa a receber inscrições do público através do site do hospital.

“Estamos trabalhando com afinco e total apoio da Direção Geral do hospital na organização do programa para que atenda com rigor absoluto às expectativas dos especialistas no campo da uroginecologia minimamente invasiva” destaca o coordenador do evento, dr. William Vega Hurtado. A programação já tem definida a participação de convidados nacionais que discorrerão sobre assuntos de grande interesse para profissionais das áreas afins, com foco no futuro da cirurgia minimamente invasiva relacionada ao tratamento de histerectomia total sem prolapso uterino e tratamento cirúrgico do assoalho pélvico. O Tutorial abordará temas palpitantes de Uroginecologia, como a importância do Estudo Urodinâmico da Incontinência Urinaria para o médico em geral.

Segundo os profissionais da área, a histerectomia (cirurgia para a retirada do útero) é uma das cirurgias ginecológicas mais realizadas atualmente e por diversas causas, como miomas, hemorragias, hiperplasias etc. A cirurgia tradicional é feita através da incisão abdominal, com um pós-operatório doloroso. Também se pode fazer a histerectomia por vídeolaparoscopia, com pequenas incisões, mas geralmente há necessidade de uma incisão vaginal para retirada do corpo uterino, além da necessidade da anestesia geral. A histerectomia vaginal sem prolapso uterino é uma opção de cirurgia menos traumática e sem cortes. Mesmo em mulheres sem útero baixo, com poucos filhos ou sem filhos, com partos normais ou cesarianas, pode-se fazer a extração uterina, através de uma incisão no fundo vaginal (sem necessidade de mexer na bexiga, como na perineoplastia). O cirurgião faz à extração de praticamente todos os tipos de úteros e com uma perda sanguínea bem menor que na histerectomia abdominal.

Outra vantagem dessa técnica é que a paciente normalmente tem alta no dia seguinte, sem nenhum corte abdominal ou vaginal aparente, e se quiser, após uma semana pode voltar as suas atividades profissionais normais. Sendo que o pós-operatório é muito melhor e menos doloroso que numa histerectomia total abdominal. Em suma, a histerectomia vaginal sem prolapso uterino, é uma nova opção, para a mulher que necessite de retirada de seu útero, com muitas vantagens em relação à técnica tradicional. O cirurgião necessita apenas de maior experiência, pois o campo cirúrgico é menor.

No II Tutorial de Cirurgia Uroginecológica, os participantes vão acompanhar por vídeo, ao vivo, uma cirurgia com a nova técnica. Dentre os convidados que farão palestras estão a professora Albanita de Macedo (RN), pioneira na realização das histerectomias por via vaginal sem prolapso uterino no Brasil; prof. Marisa Montoro (AL), especialista em Urodinamica da Micção; prof. Sidney P. Furtado (CE), especialista na Cirurgia Minimamente Invasiva do Assoalho Pélvico; prof. Arthur Rangel (PE),  especialista em cirurgia de incontinência urinaria e Prolapso genital; prof. Humberto Montoro e Theodorico Fernandes (urologistas) e prof. Manuel Álvaro (proctologista) do Hospital Universitário de Maceió.

Segundo William Hurtado, a programação tem como destaque especial alguns workshops, nos quais serão discutidos com enfoque prático os avanços dos métodos de tratamento cirúrgico da Incontinência Urinária com uso de tela sintética e agulha transobturador (sling); a anatomia do assoalho pélvico sob a ótica do uroginecologista; os tratamentos conservadores de Bexiga Hiperativa, com a oportunidade de os congressistas discutirem e tirarem dúvidas com os presentes.

O evento será realizado no auditório do Hospital Universitário, que terá reinaugurada suas novas instalações, com transmissão ao vivo de cirurgia para os participantes e facilidades e também para a realização dos cursos práticos.