Reitora Ana Dayse alerta sobre importância de novos doutores

14/09/2011 13h53 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Ministro Mercadante com reitoras de universidades federais

A Andifes promoveu nesta quarta-feira, 14, na sua sede, em Brasília, uma reunião especial do Colegiado dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Universidades Federais (Copropi) com a participação do ministro Aloísio Mercadante, do secretário da SESU/MEC, professor Luiz Claudio, do presidente da Capes e do professor Jorge Guimarães e equipe do CNPq.

Após a apresentação de um estudo estatístico do crescimento da pós-graduação no Brasil, pelo pró-reitor Danilo Giroldo, da Universidade Federal do Rio Grande, houve debate sobre a estruturação das atividades de pesquisa e pós-graduação, contemplando uma adequada distribuição pelo território brasileiro.

O coordenador do Copropi, professor Hélio Hey, defendeu a importância da manutenção do programa Proinfra, que foi o instrumento de fomento de maior sucesso na criação de uma infraestrutura em pesquisa nos últimos oito anos, e que hoje permite ao Brasil apresente excelentes indicadores de produção científica de caráter internacional.

A reunião tem a participação de cerca de 80 reitores, pró-reitores, coordenadores de pesquisa e pós-graduação das universidades federais.

Na ocasião, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea, alertou ao ministro a importância do Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG), elaborado pela Andifes, com apoio da Capes, como sendo o instrumento adequado para suportar o aumento sustentado e de qualidade da pesquisa nas universidades federais. Alertou também sobre a importância de criação de mecanismos de fixação de professores doutores nos locais de expansão das universidades, de forma a dar sustentação à estruturação de novos programas de pós-graduação.

O ministro Mercadante apontou para uma série de opções estratégicas que estão sendo adotadas pelo MCTI no sentido de prover aumento de competitividade da indústria nacional, das quais as universidades devem participar ativamente e em parceria com o empresariado.