2019
Com repertório baseado na obra de um dos maiores ícones da música popular brasileira, o Corufal, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, vai abrir a temporada do projeto Quarta Sinfônica, próximo dia 29, às 20h, no Teatro Deodoro. No concerto Certas Canções, Milton Nascimento será a grande estrela homenageada da noite.
Na sexta-feira, 31, último dia de maio, quem estiver no Centro de cidade e gostar de boa música, pode aproveitar essa dica: nosso Grupo de Saxofone vai encantar os visitantes da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos. O grupo foi convidado pela terceira vez para participar do projeto Sexta Trovadora e vai se apresentar às 14h. A Biblioteca pública fica na Praça Pedro II, próximo à Assembleia Legislativa, Centro de Maceió.
Nosso Corufal será a atração da próxima quarta-feira (29), no Teatro Deodoro. O concerto Certas canções começa às 20h e é de graça. Quem quiser assistir é só chegar um pouco mais cedo e pegar seu convite na bilheteria do Teatro. O corufal vai abrir o projeto Quartas Sinfônicas e faz um tributo a um dos maiores nomes da música popular brasileira, Milton Nascimento. Está imperdível! Esse projeto é uma parceria da Ufal com a Diteal - Diretoria de Teatros de Alagoas.
Próximos sábado e domingo, teremos o 26º Fim de Semana no Museu. Mais um grande momento promovido por nosso Museu de História Natural. A programação começa às 9h e vai até as 17h. No sábado (18), teremos oficinas de pintura, de cerâmica,de pilões, de jogo da memória e de lança. O primeiro dia termina com show do grupo LPM - Laboratório de Performance Musical, ligado ao curso de licenciatura em Música, coordenado pelo professor Milson Fireman. No domingo, teremos várias oficinas, inclusive de bonecas, e contação de histórias. O fim de semana termina com show da banda Emenda Provisória e apresentação do Lab Dança, projeto do curso de licenciatura em Dança, coordenado pela professora Noemi Loureiro. Só lembrando, é tudo gratuito e as oficinas terão número limitado de inscritos: no máximo 15 pessoas. O MHN está instalado no antigo prédio do Instituto de Ciências Biológicas da Ufal, na Avenida Amazonas, no bairro do Prado, em frente à praça da Faculdade. Mais informações pelo e-mail mhnufal@gmail.com.
Se você quer se tornar um pernalta, então, aproveita essa oportunidade! Nossa Escola Técnica de Artes e a Fundação Municipal de Ação Cultural estão promovendo duas Oficinas de iniciação à perna de pau. É de graça e cada turma tem 15 vagas disponíveis; as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail janesantos2020@gmail.com. As oficinas acontecerão na sede da Associação Teatral Joana Gajuru, na Rua General Portugal Ramalho, no Farol. A primeira turma será nos dias 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, das 14h às 18h. E no dia 9 de junho, os participantes sairão em cortejo pela rua fechada, na orla de Ponta Verde, com atividades das 9h às 13h. A segunda turma também terá atividades na Associação Teatral Joana Gajuru, nos dias 20 e 27 de julho, 3 e 10 de agosto. No dia 11 de agosto, haverá saída e cortejo na rua fechada da Ponta Verde, das 9h às 13h.
O curso de Dança da Escola Técnica de Artes da Ufal apresenta o novo trabalho dos alunos: Marginália. O espetáculo acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Deodoro, às 20h30. A entrada é franca e os interessados podem pegar os ingressos uma hora antes de começar. Fazem parte da montagem dezessete alunos do Módulo 4 do curso de Dança, com orientação do professor Thiago Sampaio e coorientação da professora Valéria Nunes.
Nos próximos dias 18 e 19, acontece o 26º FIM DE SEMANA NO MUSEU. Mais uma ação do nosso Museu de História Natural. A programação nos dois dias começa às 9h e termina às 17h. No sábado, teremos oficinas de pintura, de cerâmica,de pilões,de jogo da memória e de lança e encerra com apresentação cultural. No domingo, teremos Oficina de Mandala, Mostra de Pilões, de Quebra-cabeça e de Jogo da Memória, além de contação de histórias e oficina de bonecas. Nesta edição também teremos o arqueobingo e o encerramento será com apresentação cultural. Só lembrando, é tudo gratuito e as oficinas terão número limitado de inscritos: no máximo 15 pessoas. Mais informações pelo e-mail mhnufal@gmail.com.
No próximo 17 de maio, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore vai homenagear a artesã Sil de Capela, com a entrega do Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano. A solenidade começa às 19h. Na ocasião, também haverá abertura da próxima exposição temporária no MTB, intitulada Sil. Serão 12 peças da artista alagoana feita de sonhos, garra, fé e barro, além de fotografias das peças, de autoria do fotógrafo Thiago Sobral. A exposição tem curadoria da museóloga Hildênia Oliveira e de Thaisa Sampaio. O projeto expográfico é de alunos do curso de Design da Ufal. O Museu Théo Brandão é o realizador do evento e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura de Capela, que são os patrocinadores. Para mais informações ligue 3214-1713.
Próximo dia 18, o Laboratório de Violino da Ufal promove o 1º Encontro de Violinos, coordenado pela professora Débora Borges. Será das 8h às 16h, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu. O evento é todo gratuito e quem quiser pode participar. Na programação tem palestra sobre ansiedade na performance musical; master class de violino e recital didático do Laboratório de Violino, com participação do Duo Clarino, formado por Débora Borges, no violino, e José Romero, no clarinete.
O Corpo Cênico Universidade Federal de Alagoas estará de volta ao palco no próximo dia 18, às 19h30, com o espetáculo Obscuricenidades. O equipamento cultural foi convidado pelo Sesc para se apresentar, como grupo voluntário, no Aldeia Palco Giratório 2019, que acontece de 18 a 26 de maio. A apresentação será às 19h, no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. A entrada é gratuita.
Nesta quinta-feira, 18 de abril, o Grupo Percufal e Augusto Moralez farão mais um concerto de percussão. Será às 15h, na sala do NUP, aqui no nosso Espaço Cultural. A entrada é gratuita! É só chegar e curtir!
Considerado um dos grandes nomes atuais da bateria em Alagoas, Maglione Santos é o convidado do Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas, na programação do projeto Encontro com os mestres alagoanos da percussão. Nesta quarta-feira, 17 de abril, ele vai comandar a master class A bateria a favor da música. A entrada é gratuita e quem quiser pode participar. Será no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, às 11h. Muito requisitado por músicos, Maglione é uma pessoa muito querida e tem formado a nova geração de bateristas em Maceió. “Ele tem uma escola de bateria que se chama Toca do Mago e ficou bastante conhecido por ter substituído, em alguns shows, Carlos Bala [baterista do cantor e compositor alagoano Djavan]. Nosso mago é o próximo Carlos Bala aqui da cidade”, contou Augusto Moralez, coordenador do NUP e professor da Escola Técnica de Artes da Ufal.
Teatro invadindo a cidade e Cortejo mormaço são intervenções cênicas que alunos da disciplina Teatro de Rua, do Módulo 2 do curso técnico em Arte Dramática da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, vão apresentar em vários cantos da capital. Será nos dias 10, 11, 13 e 14 de abril. As cenas foram escritas pelo mestre Ariano Suassuna e há um texto criado coletivamente pelo Grupo Galpão. Teatro invadindo a cidade - Dia 10 - às 20h - no Cepa - Centro Educacional de Pesquisa Aplicada / Dia 13 - às 9h30 - na Rua do Comércio / Histórias: A passagem de Zumbi, A princesa Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo] / Cena: Rico Avarento, de Ariano Suassuna Cortejo mormaço - Dia 11 - às 20h - no Cepa/ Dia 13 - às 10h - na Rua do Comércio / Dia 14 - às 11h - Rua Fechada, na Ponta Verde / História: O governador do Sertão, A princesa de Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo] / Cenas: Torturas de um coração, de Ariano Suassuna; e A comédia da esposa muda, do Grupo Galpão
Um noite regada a boa música espera por você, próximo 10 de abril, na sede Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL), no bairro de Jaraguá, em Maceió. É mais uma promoção do Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas que apresentará o Trio Ybirá e o percussionista Augusto Moralez, a partir das 19h, com entrada gratuita.
O Percufal - Grupo de Percussão da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas - começa as comemorações de seus 5 anos de criação e a primeira apresentação será dentro do projeto Sesc Partituras, no sábado (13), às 17h, com abertura do percussionista Augusto Moralez, tocando músicas para vibrafone solo, às 16h. O concerto será no Teatro Jofre Soares, na unidade Sesc Centro, em Maceió. A entrada é gratuita.
Para marcar o encerramento do semestre letivo, a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas promove recitais de alunos do curso Instrumento Musical - piano, violino, viola, violoncelo, saxofone, clarineta, percussão e canto. O evento é aberto e acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril, a partir das 15h, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. Ao todo serão sete recitais com a participação das turmas de canto, de prática de conjunto, clarineta, piano, viola e percussão. A ETA vai apresentar o resultado do trabalho realizado com os alunos durante esse semestre que está se encerrando. Qualquer pessoa pode assistir e a apresentação é gratuita. É só chegar no horário e entrar na sala.
Com incentivo e apoio da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, será apresentado espetáculo de dança flamenca, na Sala Preta do Espaço Cultural, no próximo 10 de abril, às 19h30. A entrada é gratuita e a companhia responsável pela atração é o Studio Bella Danza, dirigido pela dançarina e aluna do curso técnico de Dança da ETA, Cybelle Barros. Logo após o show, haverá uma oficina para quem quiser entender e aprender um pouco do universo flamenco.
O Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas abre alas para o som do pandeiro passar. E quem vai comandar o cortejo é Flora Milito, do Rio de Janeiro, convidada pelo Núcleo de Percussão da Ufal para a master class O pandeiro no choro. Será na próxima segunda, 8 de abril, às 13h, e a entrada é gratuita. É só chegar e aproveitar a experiência dessa profissional que atua nas áreas de choro, samba canção e música instrumental, em diversas frentes de trabalho. A trajetória artística de Flora é bem recheada e se você gosta de percussão, seja homem ou mulher, aproveita essa oportunidade!
Nesta sexta-feira (5), o Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas está com dois espetáculos em cartaz. O primeiro, Igreja Dialética Brechtiana - O Acordo, com direção de Marcelo Gianini, e o segundo, Obscuricenidades, com orientação de Kamilla Mesquita. As apresentações são gratuitas e vão acontecer na sala 11 do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, dentro da programação da 1ª Roda de Conferências em Artes Cênicas, promovida pelo Corpo Cênico e pelo projeto Brincantuar.
O Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas promove, nesta quarta-feira (3), mais uma master class dentro da programação do Encontro com os mestres alagoanos da percussão. Desta vez, o artista convidado é Léo Costa, formado pela Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal. Será às 11h, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu. A entrada é gratuita.
Da parceria entre o Corpo Cênico, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, e o Brincantuar: artífices cênicos…, grupo de pesquisa do CNPq, surge a 1ª Roda de Conferência de Artes Cênicas. Essa primeira edição acontece de 2 a 5 de abril, todas as tardes, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, e terá como convidado especial Alexandre Mate, professor da Universidade de São Paulo (Unesp).
O novo diretor Victor Sarmento já organizou a equipe e, a partir do próximo sábado (23), nosso Museu Théo Brandão vai abrir também para visitação todo fim de semana, do meio-dia às 17h. Muito legal, né? Pra quem trabalha durante a semana, agora não tem desculpa, coloque na agenda porque vale a pena conhecer um pouco da nossa cultura popular que tá abriga da na casa do povo alagoano. Vem pra cá e traga quem você quiser: filhos, sobrinhos, amigos e vizinhos!
A Semana Acadêmica do curso de licenciatura em Teatro apresenta Pluralidades Cênicas, de 25 a 29 deste mês. O evento acontece no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, das 13h30 às 18h50. Na programação estão previstas várias atividades: oficinas, mostras de disciplinas, apresentações de pesquisas e artísticas, mesas-redondas, entre outras.
Próximo sábado (23), o Núcleo de Percussão da Universidade Federal de Alagoas promove mais uma edição do projeto Encontro com os mestres alagoanos da percussão. Desta vez, o convidado é o paraibano Vitor Alves que vem a Maceió para dar uma master class de bateria, com destaque para bateria no metal pesado e sobre o uso do pedal duplo, sua especialidade. O evento é gratuito e começa às 14h, na sala do NUP, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu.
Os setores de Geologia e Paleontologia do Museu de História Natural da Ufal convidam o público a entrar no mundo das cavernas, fósseis e minerais na 24ª edição do Fim de Semana no Museu, que acontece neste sábado (16) e domingo (17), na Sede do MHN.
Obscuricenidades é a nova montagem do Corpo Cênico, equipamento Cultural da Universidade Federal de Alagoas, que estreia no próximo 22 de março, às 19h, no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. A entrada é gratuita! Esse espetáculo é uma criação colaborativa, realizada por alunos do curso de licenciatura em Dança e participantes do Corpo Cênico.
Nesta sexta-feira, 8 de março, a Usina Ciência da Ufal montou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Segundo os organizadores, o objetivo é refletir sobre ciência e maternidade, além de questões referentes à Lei Maria da Penha. A programação começa às 7h.
Grandes nomes da arte percussiva vão dividir suas experiências e técnicas com estudantes dos cursos técnico e de graduação da Ufal, bem como com percussionistas e bateristas de Maceió. Essa é a proposta do novo projeto de extensão Encontro com os mestres alagoanos, do Núcleo de Percussão (NUP) da Ufal, que, nesse primeiro semestre, vai movimentar o Espaço Cultural com a presença de convidados especiais. Os bateristas Marcius Campello, Vitor Alves, Leo Costa e Maglione Santos vão ministrar masterclasses gratuitas. O primeiro será Marcius Campello, no próximo dia 26, às 11h.
Nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o Filhinhos da Mamãe terá o grande baile carnavalesco, no pátio do Museu Théo Brandão, com animação, brincadeiras e fantasias, a partir das 20h. Além de muito frevo, também haverá concurso de Fantasias Folião Pedro Tarzã, Papel no varal erótico, entrega do Prêmio Maracá de Lata e da Comenda Carnavalesca Confete de Cetim e Meia noite de luzes e papoucos. A festa está garantida com apresentação do Maracatu e do Boi Lacrau, Balé Folclórico de Alagoas - Grupo Transart e a Orquestra de Frevo Santa Cecília.
Os amantes da poesia terão a chance de assistir ao espetáculo gratuito Cartografias poéticas - tributo a Jorge de Lima, que estreia nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, às 19h30, no anexo 2 da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, em frente à Praça Visconde de Sinimbu. A direção geral é de Carla Antonello, numa produção do Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe).