Assine o RSS
Governo e setor privado estudam a construção de Parque Tecnológico em Alagoas
Quarta, 16/03/2011 às 13h17
Governo e setor privado estudam a construção de Parque Tecnológico em Alagoas

Pré-projeto foi apresentado nesta terça-feira, 15 de março; expectativa é que o parque seja construído em Maceió, em uma área próxima à Ufal, com núcleos espalhados em regiões estratégicas em todo o Estado.

Terça, 15/03/2011 às 11h51
Festival de Fotografias e Filmes Etnográficos inscreve até dia 25 de março

O Museu Théo Brandão e o Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas (Aval), da Universidade Federal de Alagoas, promovem o 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos – Povos Indígenas. O festival é direcionado às produções sobre pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos) e tem como objetivo principal divulgar trabalhos etnográficos indígenas e/ou relacionados aos contextos culturais dos Povos Indígenas.

Arquivo Central elabora cronograma de remessa documental
Terça, 15/03/2011 às 11h17
Arquivo Central elabora cronograma de remessa documental

Todos os setores acadêmicos e administrativos da Universidade devem proceder ao envio de toda documentação gerada, acumulada e armazenada no decorrer de suas atividades, que não mais necessitam permanecer nos setores e que não tem mais uso frequente de suas atividades para o arquivo central da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

Estação de Recepção de Imagens de Satélite monitora atmosfera, oceano e meio ambiente
Segunda, 14/03/2011 às 13h31

A Ufal possui uma estação de recepção de imagens de satélite para monitorar atmosfera, oceano e meio ambiente. A cada 15 minutos, informações fundamentais à previsão de tempo são obtidas para todo o território brasileiro. Esse aumento de dados e imagens para a previsão imediata (ou nowcasting) da atividade convectiva foi possível devido ao acesso da Ufal ao satélite METEOSAT-9, controlado pela Agência Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

Cientistas do IQB desenvolvem reações químicas de olho na economia
Sexta, 11/03/2011 às 09h34
Cientistas do IQB desenvolvem reações químicas de olho na economia

Pode soar estranho, mas é justamente nos momentos de crises econômicas que as maiores inovações são produzidas no mundo científico. O desenvolvimento do biodiesel é um dos maiores exemplos disso: foram nas crises do petróleo que diversos pesquisadores começaram a pensar numa alternativa de combustível para as nossas necessidades.

Parabéns a todas as mulheres da comunidade acadêmica
Sexta, 04/03/2011 às 11h19
Parabéns a todas as mulheres da comunidade acadêmica

Este ano, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, cai em pleno carnaval. A Ufal vai estar em recesso, mas nem por isso vamos deixar de comemorar e de homenagear a grande força feminina que movimenta os campi da Universidade Federal de Alagoas. Para começar, as mulheres são mesmo a maioria, tanto entre os estudantes quanto entre os servidores.

Computação integra rede de pesquisa para projetar cidades “inteligentes”
Sexta, 04/03/2011 às 10h34
Computação integra rede de pesquisa para projetar cidades “inteligentes”

O Instituto de Computação aprovou projetos para participar de uma rede de pesquisa que vai reunir 21 universidades brasileiras para desenvolver novas tecnologias para as cidades. O projeto será coordenado pela UFPR e UFSC e terá a Ufal como uma das instituições parceiras. A Ufal deve receber em torno de duzentos mil reais para o projeto específico, com foco no controle de tráfego.

Caminhada pela Paz, Concurso do Hino Oficial, estágios.Confira!
Sexta, 04/03/2011 às 10h07
Caminhada pela Paz, Concurso do Hino Oficial, estágios.Confira!

O Núcleo de Esportes está com inscrições abertas para alunos novatos até o dia 18 de março. As inscrições devem ser feitas na secretaria do curso de Educação Física, nos três turnos. As atividades terão início no dia 21 de março com diversas modalidades, como judô, basquete, vôlei, futsal etc.

Quinta, 03/03/2011 às 14h43
Reitores querem federais fora do corte do orçamento do MEC

Andifes irá negociar com o governo federal para que universidades não sejam afetadas pela redução da verba

Governo reafirma parceria com a Ufal na área de segurança
Quinta, 03/03/2011 às 14h07
Governo reafirma parceria com a Ufal na área de segurança

Secretário reuniu-se com reitora e defendeu expansão do intercâmbio com a comunidade acadêmica

Educação a Distância: a força de um exemplo
Quinta, 03/03/2011 às 13h48
Educação a Distância: a força de um exemplo

Desde que começou a ser implantada nas universidades oficialmente, a partir Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a modalidade de educação a distância gerou polêmicas, foi tema de muitos debates e reflexões e enfrentou algumas barreiras. Mas o crescimento da EaD é considerável. De acordo com levantamento realizado pelo Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (Educacenso/Inep), de 2003 a 2006, o número de cursos de graduação à distância passou de 52 para 349, um aumento de 571%.

Quarta, 02/03/2011 às 13h18
Fique atento: inscrições abertas para cursos de capacitação e informes Dap

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) está com mais um período de inscrições abertas para os cursos de capacitação e aperfeiçoamento para servidores técnico-administrativos. Este ano, além dos cursos regulares, a Pró-reitoria também está disponibilizando cursos modulares. Confira a novidade!

Terça, 01/03/2011 às 18h14