Caminhada pela Paz, Concurso do Hino Oficial, estágios.Confira!

O Núcleo de Esportes está com inscrições abertas para alunos novatos até o dia 18 de março. As inscrições devem ser feitas na secretaria do curso de Educação Física, nos três turnos. As atividades terão início no dia 21 de março com diversas modalidades, como judô, basquete, vôlei, futsal etc.

04/03/2011 10h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Aplicativos disponíveis

Está disponível no site do Núcleo te Tecnologia da Informação (NTI) um conjunto de aplicativos gratuitos para que os usuários atualizem seus computadores, inclusive os aplicativos de imposto de renda 2011. O download feito internamente na intranet da Ufal é mais rápido em comparação aquele efetuado de sites externos.

Sorriso de Plantão inscreve universitários

O projeto Sorriso de Plantão está com inscrições abertas até o dia 18 de março, para universitários de todas as áreas, das diversas faculdades e universidades de Alagoas. O objetivo do projeto, coordenado pelo professor Cláudio Fernando Rodrigues Soriano, é capacitar estudantes universitários para atuarem como palhaços-doutores e colaboradores nas enfermarias do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, o HU, e do Hospital Geral do Estado, o HGE. Leia mais.

Caminhada pela Paz

No domingo, 20 de março, o Movimento Internacional pela Paz e Não-violência promove a VIII Grande Caminhada pela Paz às 17h, com concentração na praça Vera Arruda, na Jatiúca. O evento conta com as participações de Eliezer Setton, Marlon Rossi, Wilma Araújo, dentre outros.

Estágios

A Fundepes abriu seleção para estágios nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. Para Administração, os interessados devem ter disponibilidade no horário da manhã, das 8h às 12h, e desenvolverão atividades de apoio no acompanhamento/monitoramento da execução do projeto e realização de rotinas administrativas em geral. Os pré-requisitos são estar cursando Administração (entre o 3º e 6º período); ter noções de redação oficial e informática. A bolsa é no valor de R$ 310,00 + vale-transporte. Já para o estágio em Ciências Contábeis, o selecionado desempenhará atividades de conciliação bancária, controle de planilhas em Excel, emissão de relatórios financeiros, dentre outras, e deve ter disponibilidade nos horários da manhã ou tarde. Os interessados devem enviar os currículos com foto para o e-mail: curriculos@fundepes.br ou entregar na recepção da FUNDEPES (Rua senador Mendonça, nº 148 - 7º andar, edf. Walma) até o dia 21 de março, sob o título “ADMINISTRAÇÃO” ou “CONTABILIDADE”, de acordo com a área de atuação.

I Encontro PIBID

Nos dias 24 e 25 de março, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) promove o I Encontro Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Ufal. Com o tema “A formação docente na Ufal e na Escola”, o encontro está com inscrições abertas até o dia 22 de março. Os interessados devem ir até a sala 207 do Centro de Educação (Cedu), no Campus Maceió.

I Encontro Nacional de Tutores

A Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (Anated) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de sua Faculdade de Educação, promovem no dia 21 de março, em Campinas-SP, o I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância, com transmissão ao vivo pela internet. Os interessados já podem fazer a inscrição para assistir no local ou por meio da internet. O evento traz como tema "Tutoria: o braço forte das instituições; o porto seguro dos alunos". Leia mais.

III Festival Alagoano das Palavras Pretas

A 3ª edição do Festival Alagoano das Palavras Pretas acontece no Dia Internacional de Luta Contra o Racismo, no dia 21 de março, como um prosseguimento da experiência de plantar espaços mais amplos e democráticos, para a palavra despir-se da roupagem convencional, invadindo continentes alheios ao nosso conhecimento cotidiano, criando sinergias, articulando as muitas e diversas gentes que gostam de gostar da emoção do encontro com poesia. O Festival conta com o “apadrinhamento artístico” do ator e militante do movimento negro, Milton Gonçalves. Para inscrever-se, basta enviar um e-mail para raizesdeafricas@gmail.com dizendo: quero-participar-do-III-festival-das-palavras-pretas, com seu nome, instituição, celular e endereço. Mais informações no site.

Bolsa Fulbright para professor visitante

Professores brasileiros das áreas de business/economics, e marketing, interessados em lecionar e realizar pesquisas nos Estados Unidos, podem participar de seleção para o programa Fulbright Scholar-In-Residence (SIR). O programa será realizado no Central Piedmont Community College, em Charlotte, North Carolina, no período de julho de 2011 a maio de 2012. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de março. Mais informações no site da Fulbright.

Revista Iberoamericana de Turismo

Está aberta a recepção de submissões para publicação do 1º número da Revista Iberoamericana de Turismo. A Revista é uma iniciativa da Ufal e da Universitat de Girona (España), que nasce do convênio de cooperação internacional de pesquisa e desenvolvimento em Turismo entre estas universidades, com o apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo. A grafia do título da revista, dessa forma, atende à língua espanhola. O cadastramento no sistema é essencial para o processo de submissão! De acordo com o comitê editorial, as submissões devem ser feitas até 31 de março.

Edufal seleciona títulos para a Bienal 2011

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) publicou edital para inscrições visando à seleção de títulos a serem lançados na Bienal Internacional do Livro do próximo ano. 50 títulos, divididos entre unidades acadêmicas do Campus Maceió e dos Campi do interior serão selecionados para financiamento pela Ufal. A V Bienal será realizada em outubro de 2011. A data limite para envio de propostas externas, para a concorrência geral é o dia 8 de abril. Leia mais.

Salão de Pintores Alagoanos

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, por intermédio do Memorial Pontes de Miranda, convida pintores nascidos neste Estado, ou aqui residentes há mais de dois anos, a participarem do XIII SALÃO, que será realizado de 17 de maio a 11 de junho, em dependências desta Corte. O Salão integra a “Semana Nacional de Museus” e os “70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil”. As inscrições serão feitas gratuitamente, das 13h às 17h, de segunda a quinta, e das 9h às 13h na sexta, a partir de 24 de fevereiro a 8 de abril vindouro, no Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho em Alagoas, na Av. da Paz, 2076, 3º andar - Centro - Fórum Pontes de Miranda, Maceió-AL. Mais informações no Edital em anexo ou através do telefone (82) 2121-8122.

Concurso do Hino Oficial da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas, em comemoração ao seu cinqüentenário, lançou o Edital de Concurso para a Escolha do Hino Oficial da instituição. Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos e compor uma letra inédita que expresse a trajetória histórica da Ufal ao longo dos seus 50 anos. As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 10 de abril e devem ser feitas na Coordenação de Assuntos Culturais (Cac), localizada no Espaço Cultural. As composições serão julgadas por cinco profissionais das áreas de Música, Literatura e Canto. Cada participante só poderá inscrever uma música. Leia mais.

Ações afirmativas

O tema da edição especial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, a Rbep, que será lançada no final de 2011, será ações afirmativas. Interessados em publicar artigos sobre esse assunto devem encaminhar o material até o dia 20 de abril, para fins de análise. Os estudos deverão abordar questões em torno de políticas afirmativas como cotas para negros, cotas para egressos de escola pública e abertura de novos campi em bairros onde se concentram camadas sociais mais baixas. Interessados em colaborar, ou simplesmente receber novidades da revista, devem se cadastrar na página da revista na internet ou solicitar informações através do e-mail editoria.rbep@inep.gov.br. Leia mais.