Universidade Aberta à Terceira Idade encerra inscrições

02/03/2011 14h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Aula inaugural no dia 14 de fevereiro marcou o início das atividades

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que estaria com inscrições abertas até o dia 14 de março, encerrou as inscrições devido à grande procura e esgotamento das 300 vagas. Sob a coordenação da professora Leonéa Santiago, do Curso de Educação Física, o programa oferta sete cursos nas seguintes áreas: Educação; Arte e Cultura; Práticas Corporais Sutis; Nutrição; Saúde Oral; Controle do Tabagismo; e Informática.

Os interessados deveriam ter idade mínima de 60 anos ou, no caso de servidor da Universidade, estarem em processo de aposentadoria. As inscrições foram feitas na Pró-reitoria de Extensão (Proex), no Campus Maceió, ou na sala dos aposentados, localizada no térreo do Espaço Cultural, mediante a apresentação do CPF e da carteira de identidade. As atividades do Unati serão quinzenais, no horário da tarde, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

“O propósito do Unati da Ufal é alargar e aprofundar motivações e possibilidades de um estilo de vida ativo para as populações idosas, 'promovendo a ideia' de que se torna necessário ter uma atitude positiva perante o envelhecimento. O que em alguns casos, passa por alterar comportamentos e estilos de vida, que podem ser verdadeiros fatores de risco para a saúde”, explica Leonéa Santiago, que é doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto na especialidade Atividade Física e Saúde para a Terceira Idade.

“A Ufal coloca para a sociedade alagoana e para o Nordeste a Unati e esse é um compromisso social da instituição que este ano comemora o Jubileu de Ouro. O programa nasce como uma ação de extensão e vocês serão os multiplicadores dessa proposta agora concretizada. A Unati nasce de uma demanda em função da qualidade de vida do povo brasileiro. Conta com importantes parcerias, mas é preciso que nos unamos, fazendo com que a transformação e, consequentemente, a inclusão social seja realmente uma realidade”, enfatiza a reitora Ana Dayse, situando a importância da instituição para Alagoas.