CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2011

14/03/2011 14h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07

Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. As inscrições para a 31º edição do Prêmio já estão abertas.

Em 2011, a categoria é Jornalismo Científico, que premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa. O vencedor dessa edição será agraciado com o montante de R$ 20 mil, troféu, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), em julho de 2011.

Os interessados têm até 20 de maio para se inscrever. O endereço é: CNPq – Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-001. A documentação necessária para se candidatar é: ficha de inscrição preenchida; cópia do registro de jornalista do MTb; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; apresentação dos trabalhos, no mínimo cinco e no máximo dez, considerandos os mais importantes e relevantes.

Para saber mais, consulte o site ou o endereço eletrônico premios@cnpq.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots, portanto para visualizá-lo é necessário habilitar o JavaScript.

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição ou Veículo de Comunicação.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.