2018
No próximo sábado, dia 16, às 19h, a Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes da Ufal vai se apresentar em Fernando de Noronha, no 1º Festival de Música no Forte, que acontece na Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios, que está sendo restaurada e abriga o evento.
Hoje e amanhã, acontece a 5ª edição do Cientifica Mente, a primeira de 2018, promovido pela Usina Ciência, o Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal e o Grupo Quiciência. Na programação shows de Química, Física, Biologia e Planetário, unindo ciência e conhecimento em um só lugar: a sede da própria Usina Ciência. O horário de visitação será das 10h às 21h. A entrada é gratuita.
Vem aí a segunda edição do Encontro de Piano da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal. O evento acontece no Espaço Cultural e nos teatros Jofre Soares e Deodoro, de 17 a 20 de julho, com programação bem diversificada: palestras, master classes e recitais. As inscrições online vão até 9 de julho e é tudo gratuito.
Nesta terça-feira (31), às 14h, vai acontecer mais uma edição do Cine Clube Théo. Dessa vez, os filmes exibidos serão "Monstro que nada", com a temática da poluição ambiental, mostrando a destruição do Riacho Salgadinho e "Bumba meu Jaraguá", que dialoga sobre o abandono e a falta de significado do bairro de Jaraguá para a população maceioense. A sessão será no auditório do Museu Théo Brandão.
O sucesso de público do último Quinta Sinfônica vai levar de volta ao palco do Teatro Deodoro a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, apresentando grandes clássicos da ópera mundial, com Aberturas e Árias de Mozart, Bizet, Puccini e Donizetti, interpretadas por seis solistas. O convidado especial será o Corufal que abre a noite da quinta-feira, 26 de julho, às 20h, com entrada franca.
Na última semana de agosto, os amantes e admiradores dos sons da marimba, do vibrafone, da bateria e de vários instrumentos do gênero podem marcar no calendário o dia 25, quando vão estar em Maceió grandes nomes da percussão. Eles vêm participar do 2º Percufal - Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, que acontece no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu, das 9h às 19h.
Na próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, teremos concerto de percussão, a partir das 15h, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. O evento é uma promoção da Escola Técnica de Artes e as atrações são o Grupo Percufal e Anderson Mello. A entrada é franca! Não dá pra perder, né? É só chegar e curtir! Mais informações pelo 3214-1614
De 15 a 17 de agosto acontece, em Maceió, o 1º Feviufal - Festival de Violão da Universidade Federal de Alagoas. O evento é uma realização da Ufal, em parceria com o Sesc-Alagoas, e contará com a participação de um dos mais promissores violonistas de sua geração, o italiano Davide Tomasi. As atividades do Feviufal vão acontecer no Espaço Cultural Universitário, na Praça Visconde de Sinimbu. O evento é aberto ao público, mas quem quiser receber certificado terá de se inscrever no sistema acadêmico da Ufal (Sigaa). Apenas o recital de Tomasi será no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, e será cobrado ingresso de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
O Museu Théo Brandão realiza o evento “Folguedos e folia folclorista Ranilson França”. A programação teve início hoje, 22 de agosto, Dia do Folclore, com apresentações de folguedos, forró, oficina de coco de roda e abertura de exposição. Nos dias 28 e 29 deste mês, oficinas de cordel e de xilogravura vão dar continuidade aos festejos. Nesta quarta, às 19h, terá início o show da banda Gil Neves e Forró Aceso. O evento vai contar com a abertura da exposição “Transart – Acervo folclórico em cena”, com peças representativas do Balé Folclórico de Alagoas – Transart. A mostra vai conter parte do acervo histórico de adereços e figurinos usados nos espetáculos apresentados ao longo de 42 anos do grupo folclórico, coordenado pelo professor da Ufal, Rogers Aires. A programação é aberta ao público. Na realização do evento, o MTB contou com a parceria da Asfopal, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Programa Ronda no Bairro.
No próximo dia 30, às 20h, no Teatro Deodoro, a Orquestra da Ufal fará mais um concerto dentro do projeto Quinta Sinfônica e será a reestreia do maestro Almir Medeiros como regente do grupo. A entrada é gratuita. É só chegar na bilheteria do teatro e pegar seu convite.No repertório, teremos um pouco da música barroca de Bach e Handel, tocaremos uma abertura de uma ópera famosa do compositor alemão Jacques Offenbach, um poema sinfônico do compositor finlandês Jean Sibelius, além de compositores nacionais como Luiz Gonzaga e até um alagoano do século passado chamado Tavares de Figueiredo.
Na próxima quinta-feira, 30 de agosto, temos Cine Théo, no Museu Théo Brandão, com o documentário Guerreiros, um filme de Arlene de Castro com o Guerreiro Campeão do Trenado. Será às 14h. Após a exibição, teremos debate com a participação de Iraci de Melo e a professora do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, Rachel Rocha.
A 3ª edição do MEU na Moda, com o tema Arte alagoana, será aberta nesta terça, 28 de agosto, às 19h. O evento acontecerá no Complexo Cultural Teatro Deodoro e traz para o público, além de uma exposição fotográfica com looks produzidos pelos alunos de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Ufal, o desfile Bloco dos bobos, uma homenagem a artistas e expressões artísticas de Alagoas. A exposição estará aberta até sexta-feira, dia 31, das 8h às 18h e a entrada é gratuita. A ação faz parte da disciplina Experimento Prático, ministrada pelas professoras Elizete Lili Menezes e Pollyanna Isbelo, e celebra a formação técnica da terceira turma de Produção de Moda da ETA/Ufal.
Obras dos compositores Amadeus Mozart e Joseph Haydn vão compor o repertório do Recital de Piano com participação de quatro alunos da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. O evento marca o encerramento do semestre letivo e acontece na próxima quinta-feira, 30 de agostoi, às 19h, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita.
Com a proposta de abranger o contexto de duas diferentes exposições em um mesmo espaço, "rearrumação" chega aos salões da Pinacoteca Universitária na terça-feira, dia 28 de agosto, a partir das 19h. Ramificada em ato 3: corpo aberto, de Gilbef, e desterro, de Matheus Arruda, a mostra narra a poética das vivências de ambos os artistas. A exposição ficará em cartaz para visitação até 1º de outubro, às 17h30.
Entre os dias 3 e 6 de setembro, no Instituto de Ciências Socias (ICS), acontecerá o 1º Simpósio de Antropologia do PPGAS/Ufal. Simultâneo ao evento, haverá o 3° Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos (MTBFest) e o 3° Aval Internacional. O tema desse ano é "Direitos culturais, diversidade, ação!".
Acontece até 20 de setembro, no Maceió Shopping, a exposição "Théo e mamãe na folia". São peças do acervo do Museu Théo Brandão e de coleção particular. A mostra reúne elementos ligados à folia. Integrantes da Sala do Carnaval Alagoano, no Museu, Mamãe (do bloco Filhinhos da Mamãe) e Moreninha (de Quebrângulo), bonecas que medem três metros de altura, costumam aparecer no pré-carnaval maceioense. Desta vez, as bonecas gigantes poderão ser vistas também no shopping.
Setembro é o mês em que inicia a primavera, a estação das flores. Por isso, a 21ª edição do Fim de Semana no Museu trará atividades voltadas à conservação do meio ambiente e também do setor de botânica. O evento será neste sábado (15) e domingo (16), das 9h às 17h, na sede do Museu de História Natural, na Praça da Faculdade.
Nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, o Corufal será a atração artística da abertura oficial das comemorações do centenário do ator alagoano Jofre Soares, que acontece de 20 a 22 deste mês, em Palmeira dos Índios. A apresentação será às 19h, no Auditório Graciliano Ramos. O evento é promovido pela Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), onde o ator homenageado é patrono da cadeira 21. Serão várias atividades durante os três dias, com palestras, exibição de filmes e documentário, leitura dramatizada e performance circense.
A Pinacoteca Universitária participa da 12ª edição da Primavera dos Museus, que, este ano, aborda o tema Celebrando a educação em museus. O evento ocorre nacionalmente entre os dias 17 e 23 de setembro e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades propostas pela Pinacoteca, museu de arte contemporânea da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecem nos dias 19 e 20 e refletem sobre o papel da educação museal.
Com a chegada da estação mais florida do ano acontece a 12ª Primavera dos Museus. E o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas participa do evento, com atividades para o público interno e externo, nesta quinta-feira (20), na sede do MHN, das 14h às 17h..