Presidente da Andifes abre a Reunião Anual das Editoras universitárias

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, fez a abertura do Encontro Anual das Editoras Universitárias (Abeu), nesta terça-feira, 24 de maio, no Hotel Ponta Verde. Ele abordou o tema "A contribuição das Editoras Universitárias para a difusão do conhecimento" para uma platéia formada por diretores de editoras universitárias, pró- reitores de universidades e professores.

Instituto de Geografia capacita municípios alagoanos em Geoprocessamento

Um dos ofícios do bacharel em Geografia é o Geoprocessamento, técnica que opera sobre dados geográficos (georreferenciados), que associados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem diferentes análises do ponto de vista da Geografia. Essa técnica chega às cidades alagoanas, através da “Capacitação em Geoprocessamento nos Municípios”, realizada pelo Laboratório de Geoprocessamento Aplicado (LGA), da Universidade Federal de Alagoas.

Sociedade de Química homenageia cientista da Ufal

A professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) será homenageada juntamente com outras três cientistas na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na sessão Mulheres na Química Brasileira. O evento lembrará o trabalho de mulheres vencedoras do prêmio Nobel no dia 25 de maio, em Curitiba, e faz parte do Ano Internacional da Química.

Gestão e empreendedorismo: o desafio é formar líderes para o século XXI

Engenheiro Civil, com Mestrado em Administração e atualmente aluno especial do Doutorado em Química da Universidade Federal de Alagoas, Edinaldo Marques Melo tem uma atuação versátil, mas com um foco bem definido: excelência em gestão. A questão colocada pelo pesquisador é como formar líderes com competências abrangentes, que possam encarar os desafios de uma sociedade globalizada e dinâmica, sem perder as referências da sua própria formação intelectual, emocional e cultural.

Três chapas se registram para a eleição de Reitor

Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo são os três candidatos que concorrem este ano à vaga de Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Após o sorteio dos números das chapas, realizado pela Comissão Central Eleitoral na última segunda-feira, 16, foram declaradas oficialmente as eleições na Ufal.

Assessoria de Direitos Humanos inicia capacitação

Desde o sábado, 7 de maio, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (Aedhesp), realiza mais uma capacitação sobre Educação em Direitos Humanos, como parte do projeto “Construção Coletiva de uma cultura EDH”.

Ignacy Sachs destaca o papel da Ufal frente ao desenvolvimento do Estado

A importância da Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento do Estado foi mais uma vez reforçada pelo professor Ignaçy Sachs durante reunião com representantes da gestão central e da comunidade acadêmica. Sachs veio recentemente à Alagoas a convite do Governo Estadual e visitou a Ufal, acompanhado do professor Eduardo Setton, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

Projeto “Matemática na Rua e na Escola” envolve feirantes e pedreiros de Arapiraca

Resgatar a cidadania dos trabalhadores informais de Arapiraca que possuem baixa escolaridade e que estão fora da escola, a partir do processo de ensino da Matemática é um dos objetivos do projeto “Matemática na Rua e na Escola: uma análise das diferentes formas de construção do conhecimento matemático”, coordenado pelo professor Talvanes Eugênio Maceno, da disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação nos cursos de Licenciatura do Campus Arapiraca.