Ignacy Sachs destaca o papel da Ufal frente ao desenvolvimento do Estado

A importância da Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento do Estado foi mais uma vez reforçada pelo professor Ignaçy Sachs durante reunião com representantes da gestão central e da comunidade acadêmica. Sachs veio recentemente à Alagoas a convite do Governo Estadual e visitou a Ufal, acompanhado do professor Eduardo Setton, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

- Atualizado em
Ignacy Sachs, professor honoris causa da Ufal, apresenta formas de viabilizar o desenvolvimento de Alagoas

Diana Monteiro - jornalista

Estudioso da área de desenvolvimento sustentável e conhecido mundialmente, Ignacy Sachs, na oportunidade, apresentou várias formas de viabilizar o desenvolvimento social e econômico de Alagoas, que continua liderando os piores indicadores sociais do país.  Reforçou a importância de realização e implantação de projetos aproveitando os inúmeros e abundantes recursos naturais existentes no Estado, sugerindo parceria entre as instituições de ensino superior em prol do desenvolvimento local.

“É uma alegria está aqui discutindo Alagoas, podemos dizer, às vésperas da 2ª Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento, a se realizar no Rio de Janeiro em 2012”, disse Sachs, falando também da necessidade de se encontrar um caminho intermediário que permita avançar nos problemas, mas com cuidado para não precipitar os desastres ambientais, referindo-se às catástrofes que vêm ultimamente atingindo vários países.

Sachs ressaltou que a nova fase da revolução concentra alimento e energia, denominando-a de “Revolução Azul”. “A primeira foi a ‘Fase Verde’, e deve haver uma combinação dessas duas fases como uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável”, disse ele, citando como exemplos as novas formas de horticulturas e de energia solar, eólica, bioenergia, biocombustíveis e pré-sal.

De acordo com Sachs, a Universidade Federal de Alagoas tem um enorme desafio: envolver os jovens em suas atividades acadêmicas na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento local. “É importante haver também a cooperação científica, baseada em biomas existentes, e ainda a redefinição da cooperação internacional”, disse o pesquisador, sugerindo a cooperação internacional entre Brasil e Índia, pelas semelhanças naturais que apresentam e por serem países com grande potencial científico.

Conhecedor profundo da realidade brasileira, nordestina e do semi-árido alagoano, o professor Ignacy Sachs expôs mais uma vez o Programa Xingó como um desafio.  Ressaltou a necessidade da construção real de um programa envolvendo os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco, além da implantação de um parque tecnológico em prol do desenvolvimento da Região Nordeste.

Interiorização

Agradecendo a visita de Ignacy Sachs, a reitora Ana Dayse Dorea, que presidiu a reunião na Sala dos Conselhos, enfatizou que o Estado de Alagoas vive momentos de muitos desafios e disse que a Ufal tem trabalhado para contribuir com o desenvolvimento local, citando na oportunidade a interiorização da Universidade Federal de Alagoas como ação institucional.

“A Ufal é hoje uma realidade nas regiões Agreste e do Sertão e, num futuro bem próximo, também o será no litoral norte do Estado. Essa realidade nos move e nos motiva a acreditar que estamos no caminho certo: educação e inovação tecnológica, pois sabemos que a Universidade  é vetor de desenvolvimento do Estado”, frisou Ana Dayse.

Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas desde 2000, Ignacy Sachs voltará a Alagoas em setembro para cumprimento de agendas locais: fará palestra para a comunidade acadêmica do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e participará em Maceió do seminário “Pensar Alagoas”, a ser realizado sob a coordenação da Ufal, em parceria com o Governo Estadual.