Pesquisa aborda os acidentes de motos e o consumo de álcool em Arapiraca

O crescente número de acidentes de trânsito como consequência do consumo de álcool por parte dos condutores instigou à criação de uma pesquisa no curso de Enfermagem do Campus Arapiraca. O Trabalho de Conclusão de Curso de Litieska Barros da Silva Santos é orientado pela professora Verônica de Medeiros Alves e tem a colaboração da professora Sônia Mércia da Silva.

Físicos ajudam a explicar o funcionamento dos remédios no organismo

No início de maio, no auditório do Instituto de Física, o professor Valder Nogueira Freire, da Universidade Federal do Ceará, falou sobre como a Bioquímica Quântica pode contribuir em questões práticas da medicina, como por exemplo: qual o melhor remédio para os enfartados, ou como a aspirina funciona no organismo, ou como surge o mal de Alzheimer? Na palestra estudantes e pesquisadores em Física, Química, Bioquímica e Farmacologia estavam interessados em desvendar estas questões.

Enfermagem ensina familiares a cuidar de pacientes terminais

O diagnóstico de um tumor maligno gerado pela multiplicação de células de um órgão, ou de um tecido, torna oficial a luta contra um câncer. Constatada a doença, tem que se levar em conta seu estágio para decidir de qual maneira ela será tratada. A professora Maria Cristina Soares que ministra na Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), da Universidade Federal de Alagoas a disciplina “Saúde da Mulher”, explica que quando um enfermo não se encaixa mais em possibilidade terapêutica com objetivo de cura, entra em ação um tipo de tratamento denominado de Cuidados Paliativos.

Ginástica Laboral é usada para melhorar qualidade de vida dos servidores

Elas chegaram aos setores da reitoria do Campus Maceió aplicando questionários. Depois vieram os exercícios. As alunas do curso de Educação Física Josicleide Palmeira, Mayse Nunes, Elany Cristina da Rocha e Anna Cecílya Gomes carregam no uniforme o título do projeto de extensão que fazem parte. Trata-se do projeto de Ginástica Laboral na Ufal, coordenado pelos professores do mesmo curso Agostinho Gonçalves e Jean Toscano.

Ginástica Laboral é usada para melhorar qualidade de vida dos servidores