Comissão de Pessoal Docente tem missão de atualizar normas

Nesta quinta-feira, 12, tomaram posse no Gabinete da Reitoria os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuará no biênio 2011-2013. Formada a partir de uma eleição, nos próximos dois anos os novos membros terão o papel de atualizar o Regimento, além de lidar com um número crescente de processos administrativos.

Pesquisadores avaliam a reação da Reserva do Ibama à poluição de Maceió

Alunos e mestrandos de Meteorologia passaram várias noites acampados dentro da reserva do Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes. Com os equipamentos do Laboratório de Poluição do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), os pesquisadores levantaram dados, de 20 de abril a 20 de maio, para determinar os níveis de compostos nitrogenados (NOx) e dióxido de carbono (CO2) presentes nos 55 hectares de mata atlântica secundária.

Começa período de inscrições de chapas para eleições de reitor

As inscrições das chapas para as eleições de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas devem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 12 de maio, até a segunda-feira, 16, na Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), das 9h às 12h. O sorteio dos números das chapas inscritas será realizado no auditório da Biblioteca Central, na segunda-feira, 16 de maio, a partir das 15h.

Campus Arapiraca elabora Plano Diretor

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas está dando início à elaboração do seu Plano Diretor participativo e vem integrando a comunidade acadêmica nas discussões. Com um cronograma de atividades definidas até janeiro de 2012, o plano tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e ordenamento físico da universidade no município de Arapiraca. Ele servirá para guiar as ações relativas ao crescimento e ao funcionamento da vida acadêmica.

Engenharia Civil da Ufal – 50 anos de glórias

Desde os primórdios da humanidade, o homem se impõe perante seus semelhantes através de obras de arte, que marcam uma civilização, uma região, uma sociedade. Com forte teor empírico, simplesmente baseados no bom senso de estudiosos, “O Colosso de Rodes, Os Jardins Suspensos da Babilônia”, enfim, as maravilhas do mundo antigo, serviam como ícone de um povo, supremacia de uma época.

Professores se destacam em pesquisas e eventos internacionais

No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña- Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidades de 100 a 1000 metros. Em 2008, pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.

Pesquisa: a estrutura social do crime em Alagoas

Saber quais são os crimes que se repetem em Alagoas e aqueles que já fazem parte da realidade local, em que condições e qual o perfil dos criminosos. Essas são algumas das questões que buscam ser respondidas em uma pesquisa coordenada pela professora Célia Nonata, doutora em História. A mineira, que passou no concurso para docente da Ufal em 2010, trouxe na bagagem o interesse pela história social do crime e a necessidade de analisar melhor os dados, para compreender a escalada de violência que atinge as cidades brasileiras.