Juventude de Meio Ambiente debate a Rio +20 e o Novo Código Florestal


- Atualizado em
O curso teve início no dia 7 de maio e se estende até o dia 25 de junho, sempre aos sábados

O curso teve início no dia 7 de maio e se estende até o dia 25 de junho, sempre aos sábados

O Núcleo de Educação Ambiental (Nea) iniciou, no dia 7 de maio, o V Curso Básico de Educação Ambiental. A aula inaugural foi bastante produtiva e descontraída, e contou com a presença do professor José Roberto Santos, coordenador de projetos de extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Os participantes discutiram temas relevantes a partir da mesarredonda “O movimento ambientalista no Brasil: juventude, lutas e conquistas”, com representantes de movimentos socioambientais como CJ/AL, CJ/Ufal, Nea, Une, Ubes, UJS e DCE. Foram levantadas questões como o nível de informações da população diante das questões ambientais, a organização da juventude e seu papel histórico nas grandes causas nacionais.

Dois grandes destaques marcaram os debates da juventude. O primeiro, a realização da Rio +20, em junho de 2012, quando os olhares do mundo inteiro estarão voltados para a cidade do Rio de Janeiro, aguardando as novas políticas para o meio ambiente no mundo; o outro ficou por conta dos debates em torno das mudanças no novo Código Florestal.

O curso, destinado a jovens graduandos da Ufal, será realizado até o dia 25 de junho, aos sábados, com atividades teóricas e práticas. Em julho, está previsto em Maceió o III Encontro da Juventude Alagoana pelo Meio Ambiente.

Leia também: Ufal amplia atuação de projeto na área ambiental