Ufal amplia atuação de projeto na área ambiental

25/04/2011 11h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h07
Apresentação do Coletivo Jovem da Ufal em Brasília, em 2010

Diana Monteiro – jornalista

A construção de políticas públicas destinadas à área ambiental tem no Estado um importante parceiro: o projeto “Coletivos Jovens de Meio Ambiente”, coordenado pela professora Alba Correia, do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas. Além da capital, o projeto está em pleno funcionamento nos municípios de Murici, Penedo, Maravilha, Marechal Deodoro e Arapiraca e apresenta-se como um movimento mobilizador e organizador da juventude para as questões ambientais, atuando de forma autônoma e fundamentada em três princípios: jovem educa jovem; jovem escolhe jovem; e uma geração aprende com a outra.

O projeto “Coletivos Jovens de Meio Ambiente” é uma das ações do Núcleo de Educação Ambiental (Nea/Cedu), conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria Estudantil (Proest) e a participação de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos.  “Incentivando o debate sobre juventude e meio ambiente no contexto nacional", o projeto envolve atualmente 18 cursos de graduação: Agronomia, Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Farmácia, Geografia e Meio Ambiente, História, Matemática, Medicina, Química, Pedagogia e Serviço Social”, diz a coordenadora do Nea, Alba Correia.

Segundo a coordenadora, os Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs) são grupos informais que reúnem jovens representantes, que podem ser ou não ser de organizações e movimentos de juventude. “Eles foram criados no contexto da Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) para a construção de políticas públicas nessa área. A primeira conferência nacional voltada ao público infanto-juvenil foi realizada em 2003 pelo Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente”, diz Alba.

A coordenadora complementa dizendo que a iniciativa dos citados ministérios garantiu a interação e parceria entre jovens e instituições que compunham as comissões organizadoras nos estados, além de voz e voto nas tomadas de decisões. A partir daí, jovens conselheiros representantes de seus estados criaram o Projeto Coletivos Jovens, objetivando incentivar o debate sobre juventude e meio ambiente no contexto nacional.

Atividades e parcerias

Alba informa que, de 7 de maio a 25 de junho, o Núcleo de Extensão Ambiental (Nea)  promoverá o “V Curso de Educação Ambiental formando Juventude de Meio Ambiente”, destinado a 200 jovens de cursos de graduação da Ufal. O curso de extensão é composto de atividades teóricas e práticas, e se realizará  aos sábados.  Também em julho está previsto em Maceió o III Encontro da Juventude Alagoana pelo Meio Ambiente.

Através das ações do projeto também está havendo a mobilização para participação da Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio +20), que será realizada no Rio de Janeiro. Estão sendo trabalhadas metas para ampliação e fortalecimento de núcleos do projeto Coletivos Jovens no interior do Estado, assim como também haver a retomada do Projeto COM-Vidas nas escolas públicas da Capital.

Para as atividades, o Projeto “Coletivos Jovens de Meio Ambiente” vem buscando desde a sua implantação, em 2005, parcerias tanto na área ambiental, como educacional. Na área ambiental conta com a parceria do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) e Sempma Projeto Lagoa Viva. Na área educacional a parceria é com a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação e organizações não governamentais (Ongs).

Na Ufal, conta com o apoio de professores de diversas unidades acadêmicas e programas na formação e no incentivo de juventude ambientalista, além de fazer um trabalho articulado com participação de estagiários bolsistas e voluntários em escolas do entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, Santa Rita e Bacia Hidrográfica do Pratagy. O Projeto Sala Verde, instalado no Núcleo, dispõe de site e biblioteca que dão suporte às atividades.

Tendo também como linhas de ação a formação e produção acadêmica, o Núcleo de Extensão Ambiental expõe os seus projetos anualmente durante o Congresso Acadêmico. Nessa caminhada, a experiência dos Coletivos Jovens em Alagoas conta com três produções acadêmicas: duas em nível de graduação com a Licenciatura em Pedagogia e Geografia e uma no campo da pós-graduação lato sensu. “A experiência local de nossas ações tem sido apresentada em eventos estaduais e nacionais e vem tendo repercussão bastante significativa, constando inclusive nos Anais do Seminário Nacional de Extensão em Ações do Meio Ambiente, realizado no Paraná em 2010”, destaca a coordenadora Alba Correia.