Universidade do Texas abre inscrições para cátedras em diversas áreas

- Atualizado em

Ciências e Políticas Ambientais

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para a Cátedra Fulbright em Ciências e Políticas Ambientais na Universidade do Texas, Austin. A Cátedra será realizada no período de quatro meses, entre janeiro e abril de 2012.

Professores e pesquisadores das áreas de ciências ou políticas ambientais interessados em participar da seleção deverão apresentar uma proposta para ministrar um curso de três horas semanais, para graduação avançada ou pós-graduação, em uma das seguintes áreas: Direito e Políticas Ambientais; Justiça Ambiental; Governança Ambiental; e Direito e Política de Recursos Naturais. Em sua proposta, o candidato deverá incluir tema com breve descrição de um seminário a ser realizado durante a permanência nos EUA.

Os candidatos deverão ter concluído o doutorado antes de 2007 e ter dez anos de experiência profissional qualificada nas ciências/políticas ambientais com produção intelectual compatível.

O candidato selecionado receberá um grant de US$ 26,000; passagem aérea de ida e volta; seguro saúde; auxílio moradia no valor de US$ 8,000. Mais informações no site.

Ciências Agrícolas

Doutores com dez anos de experiência profissional qualificada e produção intelectual compatível nas áreas de bioenergia (biodiesel, gaseificação, matéria primas de biomassa); ciência de plantas e hidrologia podem participar da seleção para a Cátedra Fulbright em Ciências Agrícolas na Universidade do Nebraska, Lincoln, nos Estados Unidos. O candidato selecionado deverá desenvolver pesquisa e, eventualmente, participar de atividades de ensino na área de ciências agrícolas, por quatro meses, no período de janeiro a maio de 2012.

Para participar da seleção, os candidatos deverão ter concluído seu doutoramento antes de 2007. Será dada preferência a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 31 de maio.

O candidato selecionado receberá um grant de US$ 20,000; moradia, sem custos, em Lincoln, Nebraska; passagem aérea de ida e volta e seguro saúde. Mais informações no site.

Direitos Humanos

Doutores brasileiros, com doutorado concluído antes de 2007 e pelo menos dez anos de experiência profissional acadêmica e de pesquisa na área de direitos humanos, podem concorrer à Cátedra Fulbright em Direitos Humanos na Universidade de Notre Dame, Indiana, nos EUA.

As atividades da Cátedra se desenvolverão por três meses, de janeiro a abril de 2012. O candidato selecionado receberá um grant de US$ 15.500; moradia, sem custos, na cidade de Notre Dame; passagem aérea; e seguro saúde.

As inscrições estão abertas até 31 de maio de 2011, exclusivamente pela internet. Será dada preferência a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA. Para mais informações, acesse o site.