Estudantes do ensino médio visitam a Expofísica 2011

- Atualizado em
Professores Tereza Araújo e Elton Nascimento, coordenadores da Expofísica

Madalena Fernandes - estudante de Jornalismo

Os estudantes do ensino médio "invadiram" o Campus Maceió na manhã dessa quarta-feira, 25 de maio, para visitar as ações e projetos da Expofísica 2011, evento anual de grande porte organizado pelo Instituto de Física. Esse ano, o tema abordado é a imagem 3D. A exposição, que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, apresenta produções acadêmicas e dará oportunidade para que os visitantes participem de atividades de laboratório e apresentações em estandes até a sexta-feira, 27 de maio, das 8h às 18h, nas instalações do Instituto de Física.

O tema da Expofísica 2011 teve origem no estande “Física em 3D”, ocorrido em 2010. “Vamos discutir os assuntos dentro do tema e complementaremos o conteúdo com a exibição de filmes, em que cada visitante receberá os óculos que permitem visualizar as cenas em imagens 3D”, ressalta o coordenador do estande, Elton Malta Nascimento.

Além dessa atração, os estandes de “Física Nuclear”, “Física do Corpo Humano”, “Física da Música” e outras mostras de experimentos didáticos também integram a programação.  Os visitantes – alunos de ensino médio da capital e do interior, além da própria comunidade acadêmica – passarão pelos quatro ciclos de atividades diárias que ocorrerão das 8h às 10h e das 10h às 12h. No ano anterior, a exposição teve uma média de mais de mil participantes por dia.

As inscrições para as visitas das escolas foram preenchidas na mesma manhã em que iniciaram os agendamentos: cada instituição trará 75 alunos para a exposição. Segundo a coordenadora, Tereza Araujo, mesmo quem não tenha agendado a visita pode assistir ao evento, desde que chegue no horário dos ciclos. “A Expofísica é um espaço onde a gente tenta informar aos estudantes e participantes em geral, de forma lúdica, onde e como a Física se apresenta no nosso dia a dia”, declara ela.

Todos os alunos do curso são envolvidos em algum tipo de tarefa: alguns participam como monitores itinerantes, que acompanham os visitantes e os expositores. “Os monitores itinerantes aprendem a recepcionar da melhor forma aos estudantes; já os expositores aprendem até assuntos que ainda vão ser abordados no decorrer da graduação”, explica Tereza Araújo, ressaltando que todos os graduandos recebem certificados de participação.

Ainda segundo a coordenadora da Expofísica, os expositores passam por uma semana de treinamento dentro dos laboratórios e recebem instruções dos professores; muitos começam a se preparar meses antes. “Na exposição, os secundaristas aprendem até conteúdos que não foram abordados na própria escola ou abordados com dificuldade, por isso os expositores precisam estar preparados”, assegura Tereza Araújo, que vê também na Expofísica uma maneira de mostrar a atuação do profissional em Física.