Assine o RSS
Enciclopédia virtual colaborativa reúne informações sobre Alagoas
Sexta, 02/09/2011 às 11h58
Enciclopédia virtual colaborativa reúne informações sobre Alagoas

Com as rotinas diárias cada vez mais ligadas ao mundo tecnológico, a adaptação da vida social ao mundo virtual vem se caracterizando como um processo inevitável. Como a internet tornou-se uma prática ferramenta para a realização de pesquisas em diferentes âmbitos e carrega característica de ativa participação dos seus usuários, o surgimento de enciclopédias colaborativas vem ganhando cada vez mais aceitação. E o estado de Alagoas agora conta um espaço específico para apresentar os seus 102 municípios: a plataforma Wikialagoas, gerenciada por um grupo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal.

Pesquisa: informação, tecnologia e cultura digital
Sexta, 02/09/2011 às 11h37
Pesquisa: informação, tecnologia e cultura digital

Facebook, Orkut, Twitter, Linkedin, blogs... São tantas as ferramentas de relacionamento online que cada vez mais os cientistas se voltam para o estudo sobre as consequências deste fenômeno. Já se fala até em “fadiga virtual”. Mas não se pode negar que as redes sociais estão incorporadas ao cotidiano de milhares de pessoas em todo o mundo. Desta forma, as empresas também se dedicam a desenvolver estratégias de interação com os internautas.

Treinamento no Sie tira dúvidas de servidores
Quinta, 01/09/2011 às 16h05
Treinamento no Sie tira dúvidas de servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) promove nesta segunda-feira, 5 de setembro, mais um treinamento dos módulos de Protocolo e de Compras do Sistema de Informações para o Ensino (Sie) no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), no Campus Maceió.

Quinta, 01/09/2011 às 10h53
Fapeal prorroga inscrições para o Pronem
Inscrições abertas para oito cursos de capacitação de servidores
Terça, 30/08/2011 às 15h20
Inscrições abertas para oito cursos de capacitação de servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Progep) continua com a oferta de cursos modulares em setembro. Neste mês sete cursos devem começar as aulas: Compras e Serviços Gerais, Internet e Suporte Básico em Informática, BROFFICE calc/excel avançado, Comunicação Interpessoal, Planejamento Estratégico, Gestão de Convênios e Atualização em Português.

Terça, 30/08/2011 às 15h19
Inscrições abertas para 8 cursos de capacitação de servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Propep) continua com a oferta de cursos modulares em setembro. Neste mês sete cursos devem começar as aulas: Compras e Serviços Gerais, Internet e Suporte Básico em Informática, BROFFICE calc/excel avançado, Comunicação Interpessoal, Planejamento Estratégico, Gestão de Convênios e Atualização em Português.

Terça, 30/08/2011 às 12h51
Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo

Dados de avaliação de escolas públicas mostram que só 1 em cada 6 unidades com estudantes mais pobres dão 80% da matéria prevista

Terça, 30/08/2011 às 11h01
Programa Pró-Extensão realiza seminário
Segunda, 29/08/2011 às 09h18
MPF/AL convida sociedade para discutir questões ligadas ao Programa Saúde da Família

Audiência pública acontece dia 29 de agosto, no auditório da Reitoria da Ufal

Sexta, 26/08/2011 às 11h31
Empenho da Andifes dá resultado: Presidente Dilma encaminha PL de criação de cargos

O Projeto de Lei 2134/2011 autoriza a criação de 77.178 cargos no âmbito do Ministério da Educação para redistribuição às instituições federais de ensino.

Historiadores resgatam a trajetória dos militantes da esquerda em Alagoas
Sexta, 26/08/2011 às 10h37
Historiadores resgatam a trajetória dos militantes da esquerda em Alagoas

Em todas as partes do mundo, a História foi escrita pelos vencedores. Mas, muitas vezes, os vencidos encontraram alternativas para manter viva a memória dos que lutaram contra a ordem estabelecida. Aqui em Alagoas, esses testemunhos dos rebeldes ficaram abafados por muito tempo. Por isso, um grupo de pesquisadores resolveu se dedicar a recuperar estes arquivos e recontar alguns fatos históricos do ponto de vista de quem lutou contra o poder e pagou um preço alto por esta ousadia.

Campus Arapiraca participa de projeto pioneiro para apontar talentos esportivos
Sexta, 26/08/2011 às 09h44
Campus Arapiraca participa de projeto pioneiro para apontar talentos esportivos

O professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, do curso de Educação Física do Campus Arapiraca, é um dos coordenadores do projeto “Relação entre Dermatoglifia e os Genes ACNT3 e ECA em Atletas”, que tem como objetivo correlacionar o padrão dermatoglífico e a manifestação dos genes ACNT3 e ECA em atletas com o intuito de identificar marcas genéticas que apontem talentos de jovens em modalidades esportivas.

Ufal debate Plano Brasil sem Miséria
Quinta, 25/08/2011 às 10h50
Ufal debate Plano Brasil sem Miséria
Terça, 23/08/2011 às 16h31
Festival de Cinema em Penedo é adiado para o mês de novembro

Com o adiamento, as inscrições continuam abertas até o dia 26 de setembro.