Graduandos de Engenharia de Pesca homenageiam a reitora Ana Dayse


26/08/2011 15h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
Novos engenheiros de pesca com a reitora Ana Dayse e professores do curso

Novos engenheiros de pesca com a reitora Ana Dayse e professores do curso

Diana Monteiro - jornalista

A reitora Ana Dayse Dorea recebeu mais uma homenagem especial de graduandos do Campus Arapiraca, como reconhecimento à sua luta e ousadia na implantação da interiorização da Ufal. A homenagem foi durante a colação de grau da primeira turma de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo, na última quarta-feira, 24 de agosto, no Teatro Sete de Setembro.

"À magnífica reitora nosso breve agradecimento pela iniciativa de introduzir o curso de Engenharia de Pesca à nossa cidade, trazendo assim novas oportunidades e novos sonhos aos que aqui já se encontravam. Nós sabemos que é sempre difícil correr atrás dos sonhos que almejamos. Mas, quando temos os pilares certos em que apoiar, podemos superar as dificuldades que aparecem, sejam elas quais forem! À senhora o nosso muito obrigado!"

Essas foram as palavras dirigidas à reitora durante a solenidade, bastante prestigiada pelos familiares dos graduandos, representantes da gestão, da comunidade acadêmica da Unidade de Penedo, da sociedade local, do setor produtivo de Penedo e do poder público municipal. Também presente à colação de grau o representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Nélson, que é uma importante parceira da universidade no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Denominada de “Professor André Luiz Gentelini”, a primeira turma de concluintes de Engenharia de Pesca também fez homenagens a professora Taciana Krammer, ex-coordenadora do curso, e ao empresário local da Rede Fish, Fernando Filho. Em agradecimento ao apoio recebido pelo poder público municipal, foram homenageados o ex-prefeito Marcius Beltrão e o atual prefeito Israel Saldanha.

Criado em 2006 o Curso de Engenharia de Pesca do Campus Arapiraca contribui cientificamente com o desenvolvimento da Região do Baixo São Francisco e com o crescimento do Estado de Alagoas. A partir da sua implantação, importantes estudos científicos vêm sendo realizados pela comunidade acadêmica, firmando em suas ações parcerias locais e regionais e também promovendo o intercâmbio científico visando à formação acadêmica qualificada dos profissionais dessa área. Essa realidade é confirmada pelos caminhos que os novos profissionais já começam a trilhar concorrendo a vagas em pós-graduações ou já sendo absorvidos pelo mercado de trabalho.

O coordenador do curso, professor Petrônio Coelho Filho, defende que o município de Penedo assim como o Estado de Alagoas possuem características naturais necessárias para o desempenho da função do engenheiro de pesca, formado na única instituição de ensino superior local que oferta o curso nessa área. “Os Trabalhos de Conclusão de Cursos apresentados possuem aplicação direta, buscando solucionar questões apresentadas por alguns setores da cadeia produtiva. Apesar de os trabalhos terem foco local ou regional, os resultados podem ser reaplicados para outras regiões do país”, disse Petrônio.