‘Cozinha Brasil’ ensina preparo de refeições de baixo custo

30/08/2011 11h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08
As atividades serão desenvolvidas na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social

Fonte: Ascom Seades

O Serviço Social da Indústria (Sesi) traz a Maceió o Cozinha Brasil – um programa de responsabilidade social empresarial, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que ensina a comunidade a preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos.

O Programa, que contribui para viabilizar políticas de inclusão social e combate à fome, se desenvolve na capital alagoana também com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que vai ceder profissionais da área de nutrição. Um dos pontos básicos do Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos. As receitas utilizam aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, folhas e sementes, respeitando as diversidades regionais.

As atividades iniciaram na última terça-feira (30), na sede da Seades, com carga horária de curta e média duração, e destinam-se aos interessados em aprender a aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família. Desde 2004, esses cursos são oferecidos em caminhões adaptados em cozinhas-escolas, desenvolvidas para chegar aos lugares mais distantes.

O objetivo é mostrar à comunidade que é possível se alimentar com qualidade sem gastar muito. “Os pratos são elaborados com temperos e ingredientes conhecidos da população e disponíveis a cada estação, respeitando as diversidades culturais e regionais”, explica a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella.

Em Maceió, serão duas turmas, uma à tarde e outra à noite. As inscrições foram feitas na sede da Seades (Av. Comendador Calaça, 1399, Poço) e também nas associações de bairros como Jacintinho, Joaquim Leão e Reginaldo. As atividades se estendem até o próximo dia 1º de setembro.