Curso Inclusão Social e Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência ou Déficit de Aprendizagem
- https://ufal.br/servidor/capacitacao/formacao-docente/eventos/anos-anteriores/2020/ii-semestre/inscricoes-encerradas/curso-inclusao-social-e-tecnologias-assistivas-para-pessoas-com-deficiencia-ou-deficit-de-aprendizagem
- Curso Inclusão Social e Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência ou Déficit de Aprendizagem
- 2020-07-02T16:00:00-03:00
- 2020-07-30T16:00:00-03:00
02/07/2020 16h00 até 30/07/2020 16h00 (America/Maceio / UTC-300)
Público-alvo: Professores, TAEs (Técnicos em Assuntos Educacionais) e pedagogos(as) da Universidade Federal de Alagoas.
Carga horária: 20 horas.
Período: 02 a 30/07/20, com encontros virtuais síncronos, nas seguintes datas: 02, 09, 16, 23 e 30/07).
Horário: 14 às 15:00 (encontros virtuais síncronos, nas seguintes datas: 02, 09, 23 e 30/07)
14 às 16:00 (terceiro encontro virtual síncrono, no dia 16/07).
Local: AVA, YOUTUBE, MEET.
Número de Participantes: 30 vagas.
Para se inscrever, clique aqui.
Objetivo: Proporcionar um espaço colaborativo para fomentar a inclusão social. com o uso de tecnologias assistivas para estudantes com dificuldade ou déficit de aprendizagem.
Instrutoras:
- Abdizia Maria Alves Barros - CEDU/UFAL.
- Maria Dolores fortes Alves - CEDU/UFAL.
Tutora:
- Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes - PROGRAD/UFAL.
Coordenadora:
- Josenilda Rodrigues de Lima - BC/UFAL.
Conteúdo Programático:
1) Apresentação do curso Tecnologia Assistiva
2) Concepções sobre Inclusão social de pessoas com deficiência e os principais déficit de aprendizagem
3) Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas no Processo Educacional e Serviços de TA
4) Criando, usando ou adaptando recursos de TA para possibilitar autonomia de pessoas com deficiência. Compreender as normas de ABNT de acessibilidade e de ajudas técnicas
5) A utilização a acessibilidade no computador/tablets, celular. Processo Básico de Avaliação de Tecnologia Assistiva
6) A utilização de recursos para pessoas com deficiência física, visual, intelectual e auditivas,
pessoas com TEA, dislexia e outros
7) Criar soluções de acesso ao computador para cada aluno(a)
8) O auxilio a pessoa com deficiência para encontrar um recurso de acesso ao computador. Como percebo as respostas emitidas pelo computador.
9) Processamento das informações. O computador como ferramenta de comunicação oral
10) Mobiliário e Equipamentos, Softwares e Referências bibliográficas
Cronograma:
Instrutor(a): Abdizia Maria Alves Barros
Data |
Horário |
Atividade |
02/07 |
14h às 16h |
14h à 15h meet 15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário) |
16/07 |
14h às 17h |
14h à 16h Oficinas pelo meet, círculos de diálogo 16 às 17h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário) |
30/07 |
14h às 15h |
14h às 15h Meet, PBL, círculos de diálogo |
Instrutor(a): Maria Dolores Fortes Alves
Data |
Horário |
Atividade |
09/07 |
14h às 16h |
14h à 15h meet 15 às 16h atividades no AVA, círculos de diálogo |
23/07 |
14h às 16h |
14h à 15h Oficinas virtuais, círculos de diálogo no meet 15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário) |
30/07 |
14h às 16h |
14h às 15h Meet, PBL, círculos de diálogo 15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário) |
Tutor(a): Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes
Data |
Horário |
Atividade |
|||
02/07 |
14h às 16h |
Acompanhar o primeiro encontro virtual; Abrir fóruns, Orientar atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a iniciar as atividades |
|
||
09/07 |
16h às 18h |
Abrir fóruns, Orientar atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a continuar com a realização das atividades |
|
||
16/07 |
16h às 17h |
Abrir fóruns, Orientar atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a continuar com a realização das atividades |
|
||
23/07 |
16h às 17h |
Abrir fóruns, Orientar atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a finalizar as atividades |
|
||
30/07 |
14 às 16h |
Acompanhar o último encontro virtual do curso e preparar o relatório final de tutoria |
|