Curso Inclusão Social e Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência ou Déficit de Aprendizagem

Quando

02/07/2020 16h00 até 30/07/2020 16h00 (America/Maceio / UTC-300)

Adicionar evento ao calendário

iCal

Público-alvo: Professores, TAEs (Técnicos em Assuntos Educacionais) e pedagogos(as) da Universidade Federal de Alagoas.
Carga horária: 20 horas.
Período: 02 a 30/07/20, com encontros virtuais síncronos, nas seguintes datas: 02, 09, 16, 23 e 30/07).
Horário: 14 às 15:00 (encontros virtuais síncronos, nas seguintes datas: 02, 09, 23 e 30/07)
14 às 16:00 (terceiro encontro virtual síncrono, no dia 16/07).
Local: AVA, YOUTUBE, MEET.
Número de Participantes: 30 vagas.

Para se inscrever, clique aqui.

Objetivo: Proporcionar um espaço colaborativo para fomentar a inclusão social. com o uso de tecnologias assistivas para estudantes com dificuldade ou déficit de aprendizagem.

Instrutoras:

Abdizia Maria Alves Barros - CEDU/UFAL.

- Maria Dolores fortes Alves - CEDU/UFAL.

Tutora:

- Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes - PROGRAD/UFAL.

Coordenadora:

- Josenilda Rodrigues de Lima - BC/UFAL.

Conteúdo Programático:

1)  Apresentação do curso Tecnologia Assistiva

2) Concepções sobre Inclusão social de pessoas com deficiência e os principais déficit de aprendizagem

3) Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas no Processo Educacional e Serviços de TA

4) Criando, usando ou adaptando recursos de TA para possibilitar autonomia de pessoas com deficiência. Compreender as normas de ABNT de acessibilidade e de ajudas técnicas

5) A utilização a acessibilidade no computador/tablets, celular. Processo Básico de Avaliação de Tecnologia Assistiva

6) A utilização de recursos para pessoas com deficiência física, visual, intelectual e auditivas,

pessoas com TEA, dislexia e outros

7) Criar soluções de acesso ao computador para cada aluno(a)

8) O auxilio a pessoa com deficiência para encontrar um recurso de acesso ao computador. Como percebo as respostas emitidas pelo computador.

9) Processamento das informações. O computador como ferramenta de comunicação oral

10) Mobiliário e Equipamentos, Softwares e Referências bibliográficas

Cronograma:

Instrutor(a):  Abdizia Maria Alves Barros 

Data

Horário

Atividade

02/07

14h às 16h

14h à 15h meet

15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário)

16/07

14h às 17h

14h à 16h Oficinas pelo meet, círculos de diálogo

16 às 17h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário)

30/07

14h às 15h

14h às 15h Meet, PBL, círculos de diálogo

Instrutor(a): Maria Dolores Fortes Alves

Data

Horário

Atividade

09/07

14h às 16h

14h à 15h meet

15 às 16h atividades no AVA, círculos de diálogo

23/07

14h às 16h

14h à 15h Oficinas virtuais, círculos de diálogo no meet

15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário)

30/07

14h às 16h

14h às 15h Meet, PBL, círculos de diálogo

15 às 16h atividades no AVA (atividades como fóruns, tarefa e glossário)

Tutor(a): Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes 

Data

Horário

Atividade

02/07

14h às 16h

Acompanhar o primeiro encontro virtual; Abrir fóruns, Orientar  atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a iniciar as atividades 

  1. Apresentação do curso Tecnologia Assistiva 
  2. Concepções sobre Inclusão social de pessoas com deficiência e os principais déficit de aprendizagem

09/07

16h às 18h

Abrir fóruns, Orientar  atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a continuar com a realização das atividades 

  1. Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas no Processo Educacional e Serviços de TA
  2. Criando, usando ou adaptando recursos de TA para possibilitar autonomia de pessoas com deficiência. Compreender as normas de ABNT de acessibilidade e de ajudas técnicas 

16/07

16h às 17h

Abrir fóruns, Orientar  atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a continuar com a realização das atividades

  1. A utilização a acessibilidade no computador/tablets, celular. Processo Básico de Avaliação de TA.
  2. A utilização de recursos para pessoas com deficiência física, visual, intelectual e auditivas, pessoas com  TEA, dislexia e outros 

23/07

16h às 17h

Abrir fóruns, Orientar  atividades assíncronas e acompanhar o acesso dos cursistas ao AVA, motivando-os a finalizar as atividades

  1. Criar soluções de acesso ao computador para cada aluno(a)
  2. O auxílio  a pessoa com deficiência para encontrar um recurso de acesso ao computador. Como percebendo as respostas emitidas pelo computador.

30/07

14 às 16h

Acompanhar o último encontro virtual do curso e preparar o relatório final de tutoria

  1. Processamento das informações. O computador como ferramenta de comunicação oral.
  2. Mobiliário e Equipamentos, Softwares e Referências bibliográficas