Curso de Metodologias Ativas: Uso de Portfólios
- https://ufal.br/servidor/capacitacao/formacao-docente/eventos/2023/i-semestre/inscricoes-encerradas/curso-de-metodologias-ativas-uso-de-portfolios
- Curso de Metodologias Ativas: Uso de Portfólios
- 2023-06-26T19:00:00-03:00
- 2023-07-14T22:00:00-03:00
26/06/2023 19h00 até 14/07/2023 22h00 (America/Maceio / UTC-300)
Público-alvo: Docentes em exercício efetivo.
Carga horária: 20h.
Objetivo:
- Capacitar docentes para o uso adequado e atualizado das metodologias de ensino com uso de portfólio.
2- Autorreflexão na construção de portfólio;
3- Os tipos de portfólio, concepção e implementação na docência e vida profissional; Produção do portfólio individual.
4- Estrutura, modelos, alcances que o portfólio pode promover e uso do e-portfólio; Produção do portfólio individual.
5- Passo a passo construção do portfólio e uso como ferramenta de avaliação; Produção do portfólio individual.
6- Estruturação e avaliação do portfólio: verso e reverso; Produção do portfólio individual.
Cronograma de Atividades/Aulas:
Instrutor(a) KAROL FIREMAN DE FARIAS |
||||
Período de realização de cada módulo no ambiente virtual |
Realização das atividades em cada módulo |
Horário (eventos síncronos) |
Horário (eventos Assíncronos) |
Descrição da Atividade |
SEMANA 1 26/06, 29/06 e 30/06/2023 (7h) |
26/06/2023 (Segunda-feira) (3h) |
19:00h – 22:00h (3h) |
__________ |
1 - Conferência Web para ministração de conteúdo do curso e atividade prática. |
29/06/2023 e 30/06/2023 (4h) |
__________ |
20h – 22h (2h) |
1 e 2 Acompanhamento na Plataforma AVA, auxiliar nas atividades, esclarecer dúvidas e acompanhamento pedagógico. |
|
20h – 22h (2h) |
||||
SEMANA 2
03/07/2023 e 07/07/2023 (3h) |
03/07/2023 (segunda-feira) (2h) |
19:00h – 21:00h (2h) |
_________ |
2 - Conferência Web para ministração de conteúdo do curso. |
07/07/2023 (sexta-feira) (1h) |
_______ |
20h – 22h (1h) |
3 Acompanhamento na Plataforma AVA, auxiliar nas atividades, esclarecer dúvidas e acompanhamento pedagógico |
|
SEMANA 3 10/07/2023 a 15/07/2023 4h |
10/07/2023 (Segunda-feira) (2h) |
19:00h – 21:00h (2h) |
_________ |
3 - Conferência Web para ministração de conteúdo do curso e atividade prática |
14/07/2023 (Sexta-feira) (2h) |
_______ |
20h – 22h (2h) |
4 Acompanhamento na Plataforma AVA, auxiliar nas atividades, esclarecer dúvidas e acompanhamento pedagógico. |
|
Tutor(a) = Humberto Meira de Araujo Neto (6h) |
||||
Período de realização de cada atividade no ambiente virtual |
Data (considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada) |
Horário (web - conferência) |
Horário (ambiente moodle) |
Atividade |
SEMANA 1 26/06, 29/06 e 30/06/2023 (2h)
|
26/06/2023 (Segunda-feira) (1h) |
Webconferência 20h-21h (1h) |
_____________ |
Dar suporte pedagógico ao/à instrutor/a durante os encontros síncronos. |
30/06/2023 (Sexta-feira) (1h) |
_____________ |
20h - 21h (1h) |
Acompanhar o percurso individual dos/as cursistas, orientando, mediando e intervindo. Responder às mensagens dos cursistas no AVA. |
|
SEMANA 2 03/07/2023 e 07/07/2023 (2h) |
03/07/2023 (Segunda-feira) (1h) |
Webconferência 20h-21h (1h) |
_____________ |
Dar suporte pedagógico ao/à instrutor/a durante os encontros síncronos. Acompanhar o percurso individual dos/as cursistas, orientando, mediando e intervindo. |
07/07/2023 (sexta-feira) (1h) |
___________ |
20h-21h (1h) |
Publicar avisos sobre prazos e atividades. Enviar mensagens individuais aos cursistas ausentes, auxiliando-os para que atinjam os objetivos. Apreciar as produções dos cursistas e dar feedback formativo. Ser fluente nas interações, comunicando-se de forma gentil e cordial. |
|
SEMANA 3 10/07/2023 a 15/07/2023 (2h) |
10/07/2023 (1h) |
Webconferência 20h-21h (1h) |
___________ |
Dar suporte pedagógico ao/à instrutor/a durante os encontros síncronos. Acompanhar o percurso individual dos/as cursistas, orientando, mediando e intervindo. |
14/07/2023 (1h) |
____________ |
20h-21h (1h) |
Intervir pedagogicamente nos fóruns, tarefas e outras atividades do AVA. Publicar avisos sobre prazos e atividades. Enviar mensagens individuais aos cursistas ausentes, auxiliando-os para que atinjam os objetivos. Apreciar as produções dos cursistas e dar feedback formativo. |