Capacitação Docente para Integração de Laboratórios Virtuais no Ensino na Saúde: Inovação, Metodologias Ativas e Práticas Digitais

Quando

07/11/2025 18h30 até 26/11/2025 20h30 (America/Maceio / UTC-300)

Adicionar evento ao calendário

iCal

Público-alvo: Professores da Faculdade de Medicina e demais cursos da área da saúde da UFAL.
Carga horária: 20h.
Período: 07/11 a 26/11.

Horário: 18:30 às 20:30.

Modalidade: on-line

Número de Participantes: 30 vagas.
Objetivo:
Capacitar docentes para integrar de forma crítica e inovadora os laboratórios virtuais Algetec ao ensino, pesquisa e extensão na saúde, promovendo práticas pedagógicas alinhadas às metodologias ativas que potencializem o aprendizado, o engajamento e o desenvolvimento de competências nos aprendentes.
Para se inscrever, clique aqui

Caso queira desistir, clique aqui

Conteúdo Programático:

  • Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal); 

  • Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; Imersão em cenário de simulação virtual;

  • Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde;

  • Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal, inclusão das práticas virtuais, inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos;  

  • Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD);

  • Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL, Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

  • Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

  • Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

  • Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec; 

  • Uso de ferramentas complementares (Inteligência Artificial (IA) Generativa (ChatGPT, Gemini) e planilha eletrônica) para aprofundamento de aspectos pedagógicos relacionados aos laboratórios virtuais, nos contextos de ensino, pesquisa e extensão.

  • Aplicação de práticas virtuais no contexto da graduação ou pós-graduação – Relatos de experiências.

Cronograma de Atividades/Aulas:

Instrutor(a):   Professora Dra. Maria Lusia de Morais Belo Bezerra                                                                                                       

Carga horária:  14 horas                                                             

Data

Horário Web

Horário Moodle

Atividade



Conteúdo

Instrutor/a

responsável

07.11.2025

***

2 horas (18:30 às 20:30)




Fórum/

atividade prática 

Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal).

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

10.11.2025

2 horas (18:30 às 20:30)




****

Webinário

Oficina síncrona: Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; 

Imersão em cenário de simulação virtual.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

13.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário

Oficina síncrona: Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde; Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal e inclusão das práticas virtuais; inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos; Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD).

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra




17.11.25

****

2 horas (18:30 às 20:30)

Atividade Prática

Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (PBL, ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

19.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário 

Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

21.11.25

****

2 horas (18:30 às 20:30)

Atividade/ Fórum de discussão

Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário

Uso de ferramentas complementares (Inteligência Artificial (IA) Generativa (ChatGPT, Gemini) e planilha eletrônica) para aprofundamento de aspectos pedagógicos relacionados aos laboratórios virtuais, nos contextos de ensino, pesquisa e extensão;

Aplicação de práticas virtuais no contexto da graduação ou pós-graduação – Relatos de experiências.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

Tutor(a): Weidila de Miranda Siqueira Gomes                                                                                              

Carga horária: 6 horas  

Data

Horário Web

Horário Moodle

Atividade

Conteúdo

07.11.2025

19:30 às 20:30

Fórum/

atividade prática - 

interagir no fórum e esclarecimentos de dúvidas sobre a atividade prática e acompanhar a entrega.

Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal).

10.11.2025

18:30 às 19:30

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.

Oficina síncrona: Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; 

Imersão em cenário de simulação virtual.

13.11.25

18:30 às 19:30

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.




Oficina síncrona: Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde; Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal e inclusão das práticas virtuais; inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos; Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD).




17.11.25

18:30 às 19:30

Atividade Prática - esclarecimentos de dúvidas sobre  construção do plano e acompanhar a entrega da atividade.

Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (PBL, ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

19.11.25

19:30 às 20:30 

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.

Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

21.11.25

18:30 às 19:30

Atividade/ Fórum de discussão - esclarecimentos de dúvidas sobre a atividade prática,  acompanhar a entrega da dessa atividade e interagir no fórum.

Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec.

Estimativa de Despesas:


Instrutora: - Maria Lusia de Morais Belo Bezerra.

Cargo: Professora Associada Nível II.

Matrícula SIAPE: 1670139.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor (14h de instrutoria + 6h de elaboração de material didático): R$ 3.154,60.

Tutora: - Weidila Siqueira de Miranda Gomes.

Cargo: Técnico de Laboratório - área.

Matrícula SIAPE: 1288330.

Lotação: FAMED.

Valor (6h): R$ 624,96.

Coordenação: - Rômulo Nunes de Oliveira.

Cargo: Professor do Magistério Superior.

Matrícula SIAPE: 1544192.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor (10h): R$ 1.190,40.

Valor total da ação: R$ 4.969,96.

Público-alvo: Professores da Faculdade de Medicina e demais cursos da área da saúde da UFAL.
Carga horária: 20h.
Período: 07/11 a 26/11.

Horário: 18:30 às 20:30.

Modalidade: on-line

Número de Participantes: 30 vagas.
Objetivo:
Capacitar docentes para integrar de forma crítica e inovadora os laboratórios virtuais Algetec ao ensino, pesquisa e extensão na saúde, promovendo práticas pedagógicas alinhadas às metodologias ativas que potencializem o aprendizado, o engajamento e o desenvolvimento de competências nos aprendentes.
Para se inscrever, clique aqui

Caso queira desistir, clique aqui

Conteúdo Programático:

  • Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal); 

  • Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; Imersão em cenário de simulação virtual;

  • Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde;

  • Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal, inclusão das práticas virtuais, inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos;  

  • Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD);

  • Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL, Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

  • Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

  • Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

  • Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec; 

  • Uso de ferramentas complementares (Inteligência Artificial (IA) Generativa (ChatGPT, Gemini) e planilha eletrônica) para aprofundamento de aspectos pedagógicos relacionados aos laboratórios virtuais, nos contextos de ensino, pesquisa e extensão.

  • Aplicação de práticas virtuais no contexto da graduação ou pós-graduação – Relatos de experiências.

Cronograma de Atividades/Aulas:

Instrutor(a):   Professora Dra. Maria Lusia de Morais Belo Bezerra                                                                                                       

Carga horária:  14 horas                                                             

Data

Horário Web

Horário Moodle

Atividade



Conteúdo

Instrutor/a

responsável

07.11.2025

***

2 horas (18:30 às 20:30)




Fórum/

atividade prática 

Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal).

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

10.11.2025

2 horas (18:30 às 20:30)




****

Webinário

Oficina síncrona: Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; 

Imersão em cenário de simulação virtual.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

13.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário

Oficina síncrona: Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde; Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal e inclusão das práticas virtuais; inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos; Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD).

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra




17.11.25

****

2 horas (18:30 às 20:30)

Atividade Prática

Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (PBL, ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

19.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário 

Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

21.11.25

****

2 horas (18:30 às 20:30)

Atividade/ Fórum de discussão

Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26.11.25

2 horas (18:30 às 20:30)

****

Webinário

Uso de ferramentas complementares (Inteligência Artificial (IA) Generativa (ChatGPT, Gemini) e planilha eletrônica) para aprofundamento de aspectos pedagógicos relacionados aos laboratórios virtuais, nos contextos de ensino, pesquisa e extensão;

Aplicação de práticas virtuais no contexto da graduação ou pós-graduação – Relatos de experiências.

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

Tutor(a): Weidila de Miranda Siqueira Gomes                                                                                              

Carga horária: 6 horas  

Data

Horário Web

Horário Moodle

Atividade

Conteúdo

07.11.2025

19:30 às 20:30

Fórum/

atividade prática - 

interagir no fórum e esclarecimentos de dúvidas sobre a atividade prática e acompanhar a entrega.

Introdução ao uso de simulação aplicada ao ensino: conceitos básicos e laboratórios virtuais Algetec (histórico, benefícios e implementação no âmbito da Ufal).

10.11.2025

18:30 às 19:30

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.

Oficina síncrona: Navegação em ambientes laboratoriais virtuais algetec: explorando as ferramentas didáticas e estratégias avaliativas (módulos, pré e pós testes, experimento, entrega de atividade); o Moodle como plataforma para acesso aos laboratórios virtuais algetec; 

Imersão em cenário de simulação virtual.

13.11.25

18:30 às 19:30

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.




Oficina síncrona: Práticas virtuais algetec disponíveis para aplicação no ensino na saúde; Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) via Sistema para Criação de Ambientes no Moodle (SICAM) da Ufal e inclusão das práticas virtuais; inspeção dos cenários de prática e seleção de conteúdos; Dicas para aplicação dos laboratórios virtuais no ensino presencial e no Ensino à Distância (EaD).




17.11.25

18:30 às 19:30

Atividade Prática - esclarecimentos de dúvidas sobre  construção do plano e acompanhar a entrega da atividade.

Construção de plano de aula com integração pedagógica práticas virtuais à metodologias ativas (PBL, ABP, sala de aula invertida) para aplicação na graduação ou pós-graduação; 

19.11.25

19:30 às 20:30 

Webinário -

Acompanhar a aula síncrona e conduzir as dúvidas e perguntas para a instrutora no momento do webinário.

Procedimentos para acompanhar o engajamento dos aprendentes nas práticas virtuais; 

Estratégias avaliativas complementares para potencializar o aprendizado nos laboratórios virtuais (relatórios digitais, quizzes, formulário google, etc);

21.11.25

18:30 às 19:30

Atividade/ Fórum de discussão - esclarecimentos de dúvidas sobre a atividade prática,  acompanhar a entrega da dessa atividade e interagir no fórum.

Experiências formativas e discussão sobre as potencialidades e limites dos laboratórios virtuais Algetec.

Estimativa de Despesas:


Instrutora: - Maria Lusia de Morais Belo Bezerra.

Cargo: Professora Associada Nível II.

Matrícula SIAPE: 1670139.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor (14h de instrutoria + 6h de elaboração de material didático): R$ 3.154,60.

Tutora: - Weidila Siqueira de Miranda Gomes.

Cargo: Técnico de Laboratório - área.

Matrícula SIAPE: 1288330.

Lotação: FAMED.

Valor (6h): R$ 624,96.

Coordenação: - Rômulo Nunes de Oliveira.

Cargo: Professor do Magistério Superior.

Matrícula SIAPE: 1544192.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor (10h): R$ 1.190,40.

Valor total da ação: R$ 4.969,96.

Logo do chatbot Mundaú