Curso Webquest – Explorando o Potencial da Internet na Sala de Aula
- https://ufal.br/servidor/capacitacao/formacao-docente/eventos/anos-anteriores/2020/ii-semestre/inscricoes-encerradas/curso-webquest-2013-explorando-o-potencial-da-internet-na-sala-de-aula
- Curso Webquest – Explorando o Potencial da Internet na Sala de Aula
- 2020-10-01T09:00:00-03:00
- 2020-10-30T12:00:00-03:00
01/10/2020 09h00 até 30/10/2020 12h00 (America/Maceio / UTC-300)
Público-alvo: Docentes atuantes no ensino presencial ou educação a distância da Universidade Federal de Alagoas, bem como técnicos administrativos diretamente envolvidos com o ensino.
Carga horária: 20 horas.
Período: 1 a 30 de outubro.
Horário: 9h às 12h.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Conferência Web RNP.
Número de Participantes: 30 vagas.
Para se inscrever, clique aqui.
Objetivos:
- Instrumentalizar professores e técnicos com relação à metodologia WebQuest, de forma que possam explorar o potencial da Internet em sala de aula e criar suas próprias WebQuests;
- Apresentar outros recursos da Internet como possibilidades pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem;
- Promover trocas de experiências entre professores de diferentes áreas, na perspectiva do trabalho colaborativo e da integração entre diversas formações;
- Publicar as WebQuests elaboradas em um repositório, de maneira a compor um banco de WebQuests que possam ser utilizadas por outros professores.
Instrutora:
- Débora Cristina Massetto - CEDU/UFAL.
Tutora:
- Vera Lucia Pontes dos Santos - PROGRAD/UFAL.
Coordenador:
- Cícero Neilton dos Santos Oliveira - CEDU/UFAL.
Conteúdo Programático:
- Noções conceituais e estudo da relação entre Educação e Tecnologias;
- Estudo sobre WebQuest;
- Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Equipes com WQ;
- A WebQuest no Ensino Superior;
- Planejamento da WQ: conhecendo o contexto educativo e criação de um esquema;
- A elaboração da WQ: introdução e tarefa;
- Elaboração da WQ: processo, avaliação, conclusão e créditos.
Cronograma:
Instrutor(a) período síncrono (webconferência) e assíncrono: Débora Cristina Massetto (6h+4h=10h)
Data |
Horário |
Atividade |
06/10 |
10h-12h |
Discussões; Dinâmicas virtuais(metodologia ativa). |
13/10 |
10h-12h |
Discussões; Dinâmicas virtuais(metodologia ativa). |
21/10 |
10h-12h |
Elaboração da WQ no site webquestfacil |
Instrutoria período assíncrono
Período da realização de cada atividade no ambiente virtual |
Data (considerar uma data de cada período de atividade realizada) |
Horário |
20/10 – 26/10 |
26/10 |
10h às 12h |
27/10 – 30/10 |
30/10 |
10h às 12h |
Tutoria online: Vera Lucia Pontes dos Santos (10h)
Período da Tutoria |
Carga horária diária |
Conteúdo |
Atividade desenvolvida |
06/10 – 12/10 |
3h 09/10 9h às 12h |
Educação e Tecnologias; Webquest e Metodologias ativas: |
Acolhimento dos cursistas (dúvidas de acesso, materiais e atividades). Apoio nas discussões virtuais (webconferência) e nas atividades do AVA sobre os assuntos. |
13/10 – 20/10 |
2h 16/10 9h às 11h |
Planejamento da WQ: |
Acompanhamento das atividades (fórum de dúvidas, mensagens de incentivo; acesso às tarefas de planejamento). |
21/10 -26/10 |
2h 23/10 9h às 11h |
Iniciando a elaboração da WQ: |
Feedback formativo – ferramenta tarefa e laboratório de avaliação; Monitoramento do acesso e frequência dos participantes. |
27/10 – 30/10 |
3h 30/10 9h às 12h |
Finalização da WQ e teste de validação: |
Acompanhamento das atividades e envio de feedback formativo. |