Curso Webquest – Explorando o Potencial da Internet na Sala de Aula

Quando

01/10/2020 09h00 até 30/10/2020 12h00 (America/Maceio / UTC-300)

Adicionar evento ao calendário

iCal

Público-alvo: Docentes atuantes no ensino presencial ou educação a distância da Universidade Federal de Alagoas, bem como técnicos administrativos diretamente envolvidos com o ensino.
Carga horária: 20 horas.
Período: 1 a 30 de outubro.
Horário: 9h às 12h.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Conferência Web RNP.
Número de Participantes: 30 vagas.

Para se inscrever, clique aqui.

Objetivos:
- Instrumentalizar professores e técnicos com relação à metodologia WebQuest, de forma que possam explorar o potencial da Internet em sala de aula e criar suas próprias WebQuests;
- Apresentar outros recursos da Internet como possibilidades pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem;
- Promover trocas de experiências entre professores de diferentes áreas, na perspectiva do trabalho colaborativo e da integração entre diversas formações;
- Publicar as WebQuests elaboradas em um repositório, de maneira a compor um banco de WebQuests que possam ser utilizadas por outros professores.

Instrutora:

Débora Cristina Massetto - CEDU/UFAL.

Tutora:

- Vera Lucia Pontes dos Santos - PROGRAD/UFAL.

Coordenador:

Cícero Neilton dos Santos Oliveira - CEDU/UFAL.

Conteúdo Programático:

- Noções conceituais e estudo da relação entre Educação e Tecnologias;

- Estudo sobre WebQuest;

- Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Equipes com WQ;

- A WebQuest no Ensino Superior;

- Planejamento da WQ: conhecendo o contexto educativo e criação de um esquema;

-  A elaboração da WQ: introdução e tarefa;

- Elaboração da WQ: processo, avaliação, conclusão e créditos.

Cronograma:

Instrutor(a) período síncrono (webconferência) e assíncrono:  Débora Cristina Massetto (6h+4h=10h)

Data

Horário

Atividade



06/10



10h-12h 

Discussões;

 Dinâmicas virtuais(metodologia ativa).



13/10



10h-12h

Discussões;

 Dinâmicas virtuais(metodologia ativa).



21/10

10h-12h

Elaboração da WQ no site webquestfacil

Instrutoria período assíncrono

Período da realização de cada atividade no ambiente virtual

Data (considerar uma data de cada período de atividade realizada)


Horário

20/10 – 26/10

26/10

10h às 12h

27/10 – 30/10

30/10

10h às 12h

Tutoria online: Vera Lucia Pontes dos Santos (10h)

Período da Tutoria

Carga horária diária

Conteúdo

Atividade desenvolvida

06/10 – 12/10

3h


09/10

9h às 12h

Educação e Tecnologias; Webquest e 

Metodologias ativas: 

Acolhimento dos cursistas (dúvidas de acesso, materiais e atividades). 


Apoio nas discussões virtuais (webconferência) e nas atividades do AVA sobre os assuntos.

13/10 – 20/10 

2h

16/10

9h às 11h

Planejamento da WQ: 

Acompanhamento das atividades (fórum de dúvidas, mensagens de incentivo; acesso às tarefas de planejamento).

21/10 -26/10

2h

23/10

9h às 11h

Iniciando a elaboração da WQ: 

Feedback formativo – ferramenta tarefa e laboratório de avaliação;

Monitoramento do acesso e frequência dos participantes.

27/10 – 30/10

3h

30/10

9h às 12h

Finalização da WQ e teste de validação: 

Acompanhamento das atividades e envio de feedback formativo.