Curso Problem Based Learning: Potencializando o Trabalho Colaborativo em Sala de Aula
- https://ufal.br/servidor/capacitacao/formacao-docente/eventos/anos-anteriores/2020/ii-semestre/inscricoes-encerradas/curso-problem-based-learning-potencializando-o-trabalho-colaborativo-em-sala-de-aula
- Curso Problem Based Learning: Potencializando o Trabalho Colaborativo em Sala de Aula
- 2020-09-01T09:00:00-03:00
- 2020-09-30T12:00:00-03:00
01/09/2020 09h00 até 30/09/2020 12h00 (America/Maceio / UTC-300)
Público-alvo: Docentes atuantes no ensino presencial ou na educação a distância da Universidade Federal de Alagoas.
Carga horária: 20 horas.
Período: 1 a 30 de setembro.
Horário: 9h às 12h.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Conferência Web RNP.
Número de Participantes: 30 vagas.
Para se inscrever, clique aqui.
Objetivos:
- Instrumentalizar docentes com relação à estratégia metodológica PBL, de forma que possam explorar o potencial do trabalho colaborativo e problematizador entre os estudantes em sala de aula;
- Apresentar outros recursos da Internet – recursos web 2.0 (animação, infográficos, jogos virtuais, história em quadrinhos, avatar e outros) - como possibilidades pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem;
- Produzir materiais didáticos – casos de ensino (licenciaturas), cases (administração, engenharia, direito e outras), casos clínicos (área da saúde) – que serão utilizados no desenvolvimento do PBL pelos participantes do curso.
- Promover trocas de experiências entre professores de diferentes áreas, na perspectiva do trabalho colaborativo e da integração entre diversas formações.
Instrutora:
- Débora Cristina Massetto - CEDU/UFAL.
Tutora:
- Vera Lucia Pontes dos Santos - PROGRAD/UFAL.
Coordenador:
- Cícero Neilton dos Santos Oliveira. CEDU/UFAL.
Conteúdo Programático:
- Problematização: concepções filosófica e cognitivista;
- Proposição de problemas: critérios;
- PBL: origem, implicações pedagógicas, etapas e materiais;
- Avaliação no PBL: conceito e estratégias.
Cronograma:
Instrutor(a) período síncrono (webconferência) e assíncrono: Débora Cristina Massetto (6h +4h = 10h)
Data |
Horário |
Atividade |
1/09 |
2h |
Acolhimento; Apresentação da equipe formativa e dos participantes. Discussões sobre o referencial teórico. |
8/09 |
2h |
Discussões sobre o referencial teórico. Dinâmicas – metod. ativa. |
22/09 |
2h |
Avaliação do curso, atuação docente e autoavaliações. |
Instrutoria período assíncrono
Período da realização de cada atividade no ambiente virtual |
Data (considerar uma data de cada período de atividade realizada) |
Horário |
1/09 - 06/09 |
07/09 |
10h - 11h |
08/09 – 13/09 |
14/09 |
10h -11h |
15/09 – 20/09 |
21/09 |
10h – 11h |
22/09 - 27/09 |
28/09 |
10h – 11h |
Tutoria online: Vera Lucia Pontes dos Santos (10h)
Período da Tutoria |
Carga horária diária |
Conteúdo |
Atividade desenvolvida |
1/09 - 06/09 |
3h 5/09 9h às 12h |
Problematização: concepções filosófica e cognitivista |
Acolhimento dos cursistas (dúvidas de acesso, materiais e atividades). Apoio nas discussões virtuais (webconferência) e nas atividades do AVA sobre os assuntos. |
08/09 – 13/09 |
2h 11/09 9h às 11h |
Proposição de problemas: critérios |
Acompanhamento das atividades (fórum de dúvidas, mensagens de incentivo; acesso às tarefas de planejamento). |
15/09 – 20/09 |
2h 18/09 9h às 11h |
PBL: origem, implicações pedagógicas, etapas e materiais |
Feedback formativo – ferramentas base de dados e laboratório de avaliação; Monitoramento do acesso e frequência dos participantes. |
22/09 - 27/09 |
3h 25/09 9h às 12h |
Avaliação no PBL: conceito e estratégias |
Acompanhamento das atividades e envio de feedback formativo. |