Curso Moodle Básico - Turma 2
- https://ufal.br/servidor/capacitacao/eventos/anos-anteriores/2021/ii-semestre/inscricoes-encerradas/curso-moodle-basico-turma-2
- Curso Moodle Básico - Turma 2
- 2021-09-27T09:00:00-03:00
- 2021-10-11T12:00:00-03:00
27/09/2021 09h00 até 11/10/2021 12h00 (America/Maceio / UTC-300)
Público-alvo: Servidores Técnicos e Docentes da Universidade Federal de Alagoas em exercício.
Carga horária: 20h.
Período: 27/09 a 11/10/2021.
Horário: 9h às 12h (webconferência), 14h às 15h(ambiente moodle).
Metodologia: Para fins de metodologia e em virtude do momento em que vivemos, utilizaremos atividades síncronas, como encontros via web conferência.
Para atividades assíncronas, vamos utilizar a plataforma moodle para acompanhamento, disponibilização de conteúdos e avaliação.
Durante o curso vamos aprender “fazendo”. Assim, vamos disponibilizar um ambiente virtual (em www.moodlecloud.com) no qual todos os participantes serão capazes de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos e realizar as atividades propostas durante todo o curso.
Como recursos didáticos serão disponibilizados para os alunos, material no formato pdf, exemplos práticos e atividades.
Número de Vagas: 20.
Concluintes: 06.
Objetivo:
- Capacitar docentes e técnicos para utilização da Plataforma Moodle, no papel de professor, no nível Básico.
Instrutor/Tutor: - Italo Carlo Lopes Silva.
Coordenador: - Bruno Almeida de Jesus.
Para se inscrever, clique aqui
Conteúdo Programático:
- Introdução: a.Conceituação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); b.Tipos de AVA; c.Moodle: -Instalação; - Estrutura; -Templates; - Blocos.
- Cuidando do seu Curso: a.Configurações; b.Modo de Edição; c.Formatos e Layout; d.Página Inicial; e.Excluir
- Recursos no Moodle: a.Inserindo arquivos (Repositório); b.Livro; c.Página; d.Pasta: - Criando Pasta; - Inserindo arquivos; - Rótulo; - URL.
- Atividades no Moodle: a.Base de Dados; b.Chat; c.Escolha; d.Fórum; e.Glossário; f.Lição; g.Pesquisa de Avaliação; h.Questionário; i.Tarefa; j.Atividade Condicional.
- Ferramentas administrativas.
Cronograma de Atividaes/Aulas:
Instrutor(a): Italo Carlo Lopes Silva - 14h |
||||
Período da realização de cada atividade no ambiente virtual |
Data (considerar uma data de cada período de atividade realizada) |
Horário (web - conferência) |
Horário (ambiente moodle) |
Atividade |
27/09/2021 |
9:00 às 12:00 hs |
-Apresentação do Curso e sua estrutura. Apresentar -AVA do curso -Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 01 e 02 -Apresentar Ambiente Laboratório -Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos -Aplicar exemplos práticos |
||
27/09/2021 a 28/09/2021 |
27/09/2021 |
14:00 às 15:00hs |
Atividades avaliativas Ref ao cont Item 01 e 02 |
|
|
29/09/2021 |
09:00 às 11:00 hs |
-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 03 -Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos -Aplicar exemplos práticos |
|
29/09/2021 a 03/10/2021 |
29/09/2021 |
14:00 às 15:00hs |
Atividades avaliativas Ref ao cont Item 03 |
|
30/09/2021 |
09:00 às 12:00 |
-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 04 (a,b,c,d,e,f) -Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos -Aplicar exemplos práticos |
||
a 05/10/2021 |
04/10/2021
05/10/2021 |
9:00 às 12:00 14:00 às 15:00hs |
Atividades avaliativas Ref ao cont Item 04 (a,b,c,d,e,f) |
|
06/10/2021 |
09:00 às 11:00 |
-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 04 (g,h,i,j) e 05 -Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos Aplicar exemplos práticos |
||
07/10/2021 a 11/10/2021 |
08/10/2021 |
14:00 às 15:00hs |
Item 04 (g,h,i,j) |
Tutor(a): Italo Carlo Lopes Silva - 6h |
||||
Período de realização de cada atividade no ambiente virtual |
Data (considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada) |
Horário (web - conferência) |
Horário (ambiente moodle) |
Atividade |
27/09/2021 a 28/09/2021 |
27/09/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes -Esclarecimentos sobre o ambiente virtual que será utilizado para realização das atividades -Enviar mensagens individuais aos cursistas ausentes |
|
29/09/2021 a 29/09/2021 |
29/09/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo - Acompanhamento e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 01 referente a criação e configuração do curso -Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre a atividade e seu prazo |
|
30/09/2021 a 03/10/2021 |
01/10/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
- Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo - Acompanhamento e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 02 - Trabalhando com recursos -Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre a atividade e seu prazo |
|
04/10/2021 a 05/10/2021 |
05/10/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes -Avaliação das atividades 01 e 02 - Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre as avaliações |
|
06/10/2021 a 11/10/2021 |
08/10/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo da webconferência anterior -Acompanhamento e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 03 trabalhando com recursos -Envio de mensagem aos cursistas faltosos na conferência sobre o novo conteúdo e nova atividade |
|
11/10/2021 a 11/10/2021 |
11/10/2021 |
19:00 - 20:00 (1h) |
-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo da webconferência anterior -Acompanhamento e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 04 Incluindo atividades dinâmicas -Envio de mensagem aos cursistas faltosos na conferência sobre o novo conteúdo e nova atividade Avaliação das Atividades 03 e 04 |
Estimativa de Despesas (Pagamento GECC):
Instrutoria/Tutoria: - Italo Carlo Lopes Silva.
Cargo: Analista de Tecnologia da Informação.
Matrícula Siape: 1675436.
Lotação: NTI – Campus Arapiraca.
Valor instrutoria: R$ 2025,94.
Valor tutoria: R$ 573,36. (pagamento não solicitado em tempo hábil)
Coordenação: - Bruno Almeida de Jesus.
Cargo: Técnico de Laboratório Área: Informática.
Matrícula Siape: 1731973.
Lotação: CECA.
Valor: R$ 819,10.
Valor pago total da ação: R$2.845,04.