Programa Nacional de Incentivo à Leitura integra atividades da IV Bienal

23/10/2009 17h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42

A IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas terá pela primeira vez a realização de atividades do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de fortalecer ações de estímulo à leitura e possibilitar aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

Na terça-feira, 3 de novembro, haverá a abertura do V Encontro Estadual do Proler, e no dia seguinte, 4, começam as atividades: pela manhã, o tema “Biblioteca Viva – Uma Proposta de Espaços Multiculturais em Alagoas” será discutido com Adriana Guimarães, Gilvan Rodrigues, Wilma Nóbrega e Maria Luiza Russo; e pela tarde, as mesas redondas “Tecendo os fios da leitura”, com Aglaé d´Ávila Fontes, de Sergipe, e “Lendo e formando leitores”, com Walda Antunes e Wilma Nóbrega, trarão à tona temas importantes.

O Proler traz também as oficinas “Dê um susto em seus pais: leia um livro”, com Lúcia Galvão, e “Literatura Infantil e Livro Didático: mal resolvida parceria”, que pretende identificar em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (1º ao 5º ano) o uso de textos literários infantis e avaliar as atividades propostas nos livros didáticos a partir das funções da literatura, tendo como suporte teórico os escritos de Antônio Cândido, Ieda de Oliveira, Marisa Lajolo.

Ainda na quarta-feira, 4, será realizada a oficina “Pesquisa ou Copisa? Que prática é essa?”, com os facilitadores Elias Barbosa, bibliotecário da Ufal, e Wilma Nóbrega, professora da Uneal, visando contextualizar a problemática da pesquisa escolar na atualidade, a partir da prática dos envolvidos no processo (professor – aluno – bibliotecário); discutir a utilização das novas tecnologias na pesquisa escolar; e propor um novo direcionamento às atividades de pesquisa nas escolas de educação básica.

A programação completa da Bienal pode ser acessada no site do evento. Acompanhe a cobertura completa através dos portais da Ufal e do Portal Literal.