Incentivo à leitura marca programação da Bienal


16/10/2009 17h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h41
Ruy Castro profere palestra na sexta, 6 de novembro

Ruy Castro profere palestra na sexta, 6 de novembro

Com a proposta de continuidade da III Bienal, a IV edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores e comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.

 

Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a IV Bienal terá, em sua agenda cultural, 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

 

Pela primeira vez, acontecerá em uma Bienal o Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

Nessa mesma temática, Ruy Castro e Heloísa Seixas, do Rio de Janeiro, farão a palestra “O Leitor Apaixonado”, na sexta-feira, 6 de novembro, às 19h. Heloisa Seixas é tradutora, romancista, cronista e jornalista pela UFF. Sua coluna, “Contos Mínimos”, mantida na revista Domingo, do Jornal do Brasil, faz sucesso entre seus inúmeros leitores. Ruy Castro é jornalista, tradutor e escritor, reconhecido pela produção de biografias e livros-reportagem. Além das obras jornalísticas,  Ruy Castro já publicou ficção, como o livro de literatura juvenil, O Pai que era Mãe, e adaptações para as histórias de Frankenstein, de Mary Shelley, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. É autor das biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda

Ignácio de Loyola Brandão presenteará o público com a palestra “Memória, Imaginação, Realidade. O processo de criação e a chamada inspiração” no sábado, 7 de novembro, também às 19h.  Ignácio de Loyola Brandão é romancista, contista, cronista e jornalista. Iniciou sua carreira como jornalista com a publicação de uma crítica de cinema no jornal A Folha Ferroviária, em 1952. Atualmente, escreve crônicas no jornal O Estado de S. Paulo.

A programação completa da Bienal pode ser acessada no site do evento. Acompanhe a cobertura completa através dos sites da Ufal e do Portal Literal.

Leia também:

Direito e Composição Musical integram a IV Bienal do Livro de Alagoas 

Dermeval Saviani discute Educação na IV Bienal

Poesia e Jornalismo presentes na IV Bienal