Poesia e Jornalismo presentes na IV Bienal


13/10/2009 16h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Jessier Quirino palestrando na III Bienal, em 2007

Jessier Quirino palestrando na III Bienal, em 2007

A programação da IV Bienal Internacional do Livro, entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro, está bem diversificada e promete agradar a todos os públicos. Muitas atividades acontecerão ao mesmo tempo: palestras, bate-papo com autores, lançamento de livros, oficinas e seminários.

 

Na noite do domingo, 1º de novembro, a poesia vai pairar sobre o Centro de Convenções através da presença de Jessier Quirino, que falará sobre “Poesia Popular”. Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção, Jessier é paraibano de Campina Grande e autor dos livros "Paisagem de Interior", "A Miudinha", "O Chapéu Mau e O Lobinho Vermelho", "Agruras da Lata D'Água", "Prosa Morena", "Política de Pé de Muro" e "A Folha de Boldo - Notícias de Cachaceiros", além de cordéis, causos, músicas e outros escritos. Jessier também esteve presente na III Bienal Nacional do Livro de Alagoas, em 2007, e foi sucesso garantido devido ao seu interesse na causa poética e na tradição oral do seu povo, que o faz perseguir fatos e histórias do interior nordestino com olhos e faro de rastejador.

O Jornalismo terá espaço garantido na palestra “As fronteiras entre o Jornalismo, a História e a Literatura”, proferida por Domingos Meirelles, que também lançará um livro na segunda-feira, 2 de novembro. Jornalista desde 1965, Meirelles atualmente é repórter especial da Rede Globo, mas tem desenvolvido a literatura paralelamente, sendo autor de “As noites das grandes fogueiras”, sobre a Coluna Prestes, e “1930: os órfãos da Revolução”, sobre o período compreendido entre 1927 e a Revolução de 1930, ambos publicados pela Editora Record.

 

A programação completa da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas pode ser acessada no site do evento. Acompanhe a cobertura completa através do site da Ufal e do Portal Literal.

 

Leia também: Dermeval Saviani discute Educação na IV Bienal