Começa nesta sexta-feira a IV Bienal: um mundo de conhecimento à disposição de todos

A abertura oficial será nesta sexta-feira, 30, às 19h30, com a presença da reitora Ana Dayse Dorea, da diretora da Edufal, Sheila Maluf, do governador Teotônio Vilela e muitos outros ilustres convidados.

27/10/2009 11h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h43

A IV edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, vem cheia de novidades, parcerias e lançamentos, a fim de levar conhecimento e incentivar à leitura os mais diferentes públicos que a visitarão gratuitamente, desde crianças a adultos.

O evento, que será aberto ao público a partir das 10h do sábado, 31 de outubro, também integra as comemorações do Ano da França no Brasil e tem como patrono José Marques de Melo. A ênfase da programação está na inclusão de todos no mundo da leitura através de 14 oficinas inclusivas voltadas para deficientes visuais, auditivos, crianças com síndrome de down e outras deficiências.

Trezentas editoras estarão na Bienal expondo cerca de 20 mil títulos. 100 livros serão lançados, sendo 70 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Ao todo, dez países estarão representados aqui em Maceió com o objetivo de difundir sua literatura e cultura: México, Peru, Costa Rica, Colômbia, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Paralelamente às palestras e mesas redondas, dez outros eventos estarão acontecendo na Bienal, a exemplo do Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias; II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Culturas e Literaturas; e III Encontro de Gestores de Bibliotecas Públicas.

Já estão confirmadas presenças internacionais – como Ignacy Sachs (França), Ondjaki (Angola) e Juan Felipe Córdoba Restrepo (Colômbia) – e nacionais, a exemplo de Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Ana Paula Pedro, Celso Antunes e Maitê Proença. A maioria deles ministrará palestras e estará disponível para autógrafos e bate-papo.

A organização do evento estima que, este ano, 130 mil pessoas visitem a Bienal, incluindo o público cativo de cerca de 40 mil alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular que já estão com visitas agendadas através de suas escolas.

A programação completa da Bienal pode ser acessada no site do evento. Acompanhe a cobertura completa através dos portais da Ufal e do Portal Literal.