Relatório anual de atividades 2014

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                    Relatório anual de atividades – 2014

Relatório anual de atividades
7 de dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014

Maceió, dezembro/2014
2

Relatório anual de atividades – 2014

Universidade Federal de Alagoas - Ufal
Reitor
Eurico de Barros Lôbo Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha de Almeida Barros
Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE-461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Rejane de Alencar (MTE-352/AL)
Relações Públicas
Janaina Alves Pereira Almeida dos Santos
Responsável pelas redes sociais
Rose Ferreira
Repórteres
Diana Monteiro de Carvalho (MTE- 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE – 1.195/AL)
Lenilda Luna (MTE - 655/AL)
Manuella Soares (MTE – 2.530/PB)
Bolsistas de Jornalismo e Relações Públicas
Alexssandro Souza (clipagem e mensuração)
André Ferro (clipagem e mensuração)
Déborah Moraes (texto e foto)
Deriky Pereira (clipping, texto, fotos e mensuração)
Dilson Fidelis (texto e foto)
Emanuel Ronaldy (comunicação institucional)
Emanuele Divino (texto, foto e mensuração)
Jônatas Medeiros (foto e redes sociais)
Keila Katiany (clipping, texto, fotos e mensuração)
Mariana Madeiro (comunicação institucional)
Natália Oliveira (texto e foto) – Espaço Cultural
Rosiane Martins (texto e foto)
Sarah Azevedo (clipagem e mensuração)
Wende Cerqueira do Evangelho (texto e foto)
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
Marília Carvalho (estudante de Design)
Maria Tamiris (estudante de Design)
Matheus Mendonça (estudante de Design)
Fotógrafo
Manoel Mota
Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira

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Relatório anual de atividades – 2014

Sumário

Apresentação ................................................................................................................. 5
Produção da Ascom nos últimos 12 meses ................................................................... 7
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal ................................................... 12
Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2015 - acesso aos portais ...... 13
Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal ............................................................................................................. 14
Atendimento à imprensa .............................................................................................. 15
Resultado do atendimento à imprensa (7 dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014) .. 16
Acesso aos portais ........................................................................................................17
Ufal na mídia: O que saiu nos jornais impressos, TV, rádio e sites (mídia gratuita –
espontânea e sugerida pela Ascom) ........................................................................................ 23

Subclassificação da Clipagem (Ufal na mídia) ........................................................... 34
Mídias sociais ...............................................................................................................35
Ações de Relações Públicas e Comunicação institucional ......................................... 48

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Relatório anual de atividades – 2014

1. Apresentação

Em mais um ano de atividades, a Assessoria de Comunicação conseguiu manter a meta da
gestão da Universidade Federal de Alagoas, que é de aproximar, cada vez mais, a instituição
da sociedade. Esse processo se dá por meio da divulgação na mídia de suas ações acadêmicas
e científicas e dos projetos desenvolvidos. Em 2014, conseguimos mais uma forma de dar
publicidade ao que acontece de positivo na Ufal e interagir com os diversos públicos.
Implantamos as redes sociais oficias e ampliamos em mais de 200% a interação com nossos
públicos. Tínhamos apenas o Twitter com 12 mil seguidores e ampliamos para um público de
40 mil pessoas entre Facebook, Twitter e Instagram.
A estratégia de mediar o diálogo da Ufal com a mídia e, consequentemente, com a
sociedade está em consonância com as demandas da gestão. O trabalho de divulgação
das ações é pautado na transparência e buscamos dar respostas rápidas e eficazes,
principalmente em tempos de redes sociais, uma vez que somos procurados diariamente para
dar informações das mais diversas.
Nossa produção de matérias publicadas nos portais ultrapassou as 1.400, mesmo em ano
sem Bienal, sendo que 584 foram específicas com demandas da gestão. Ultrapassamos os 500
atendimentos à imprensa e enviamos mais de 200 edições da Newsletter Ufal em Dia. Por
falar em newsletter, implantamos uma nova ferramenta gratuita, que facilitou e muito a
comunicação com nosso público interno.
Do total de matérias produzidas, tivemos um retorno muito positivo, chegando a 2.466
publicações em sites, jornais impressos, rádio e TVs. As matérias publicadas nos portais
tiveram repercussão nas redes sociais, antes mesmo de a Ufal ter a fanpage oficial do
Facebook. Foram mais 71 mil recomendações, sendo 53.462 nas matérias publicadas no
portal geral, 8.778 nas do portal do estudante e 9.183 nas do portal do servidor.
Em 2014, tivemos mudanças na estrutura dos nossos portais para atender às
especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. Isso fez
aumentar o acesso às nossas páginas. Só no portal geral ultrapassamos os 6,5 milhões de
acessos, com 782 mil usuários únicos. Windows e Android são os sistemas operacionais por
onde mais os portais são acessados. Os dispositivos móveis estão em segundo lugar e
aumentamos o número de acessos após a mudança na estrutura dos portais.

5

Relatório anual de atividades – 2014

Em relação à inserção da Ufal na mídia, todo o espaço conseguido é gratuito, seja de forma
espontânea ou sugerido pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a
Universidade é mensurado pela Ascom e, assim, temos a dimensão de quantas vezes a
instituição foi citada como referência. Esse acompanhamento é disponibilizado no portal
geral, pelo link Ufal na mídia.
Pelo que foi mensurado, a Ufal teve mais de 5,6 mil inserções em 2014. No impresso, a
maior inserção de notícias foi no Jornal Gazeta de Alagoas. Foram quase 89 páginas com
informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a mais de R$ 2 milhões.
Na TV, mantivemos números impressionantes, apesar de na conversão em reais o valor ter
sido reduzido. Nos três veículos foram 404 inserções, sendo 375 positivas e neutras e 29
negativas. Na TV Gazeta foram 249 inserções de notícias positivas e neutras, o que
representaria, em reais, quase R$ 1,9 milhão. Na Pajuçara, foram 112, o que equivaleria a
quase R$ 1 milhão. Na TV Alagoas, o número de notícias contabilizadas como positivas e
neutras foi 14, que corresponderia a quase R$ 51 mil.
Em 2014, assim como no impresso, a Ascom excluiu do cálculo para conversão em reais a
avaliação negativa. Isso porque ninguém pagaria para publicar algo negativo sobre a própria
instituição. Também inauguramos a inserção da Ufal em noticiário internacional. Trata-se de
um jornal do Japão, o The Mainichi (em inglês), resultado e atendimento à imprensa.
Das 3.998 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 1.782 foram mídia espontânea. Desse
total, 1.500 foram avaliadas como mídia positiva, 136 como negativa e 146, neutra. Vale
salientar que a Ascom só avalia com esses critérios o que é mídia espontânea.
Em todas as matérias publicadas nos sites de notícias, também houve repercussão nas
mídias sociais e a Universidade conseguiu mais de 89 mil curtidas no Twitter e no Facebook.
Neste relatório você poderá acompanhar essas e outras informações sobre a exposição da Ufal
na mídia, sobre os projetos de comunicação institucional e os projetos propostos para 2015.
Boa leitura!

Simoneide Araújo - coordenadora da Ascom

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Relatório anual de atividades – 2014

2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (7 de dez/2013 a 5 de dez/2014)

2.1. Produtos
Produtos
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal
- 584 foram específicas da gestão

1.432

Banners virtuais (arte)
- 78 sobre ações da gestão

140

Banner para impressão (arte)
Convite (arte)

20

Outdoors (arte)
- 26 sobre ações da gestão

52

Revista institucional

1

Atendimento à imprensa
- 121 foram solicitações à gestão

565

Newsletter

221

2.2. Portais
A partir de agosto de 2014, os portais da Universidade (Geral, Estudante, Servidor e da
Transparência) passaram a ter uma nova estrutura para atender às especificidades de cada
dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. A técnica de desenvolvimento de sites
utilizada, chamada responsividade, facilita a navegação por parte dos usuários, ou seja, uma
única versão para vários tamanhos de tela. A mudança foi feita pelo NTI e a Ascom passou a
adequar as publicações desde então. Agora, aumentamos nosso número de usuários e,
consequentemente, aumenta nossa responsabilidade em relação à periodicidade de
informações e notícias disponibilizadas.

7

Relatório anual de atividades – 2014

As páginas ficaram mais clean, com mais chamadas de notícias e de eventos nos três
portais e links para as redes sociais oficiais da Ufal. Sobre elas voltaremos a falar mais
adiante.

8

Relatório anual de atividades – 2014

2.3. Outros produtos desenvolvidos
Em agosto de 2014, lançamos a revista
institucional Saber Ufal, uma publicação que tem
o propósito de difundir o que está sendo produzido
pela maior instituição de ensino superior de
Alagoas, nas áreas de gestão, graduação, pesquisa,
inovação e extensão.
A revista terá periodicidade semestral. O próximo
número está previsto para o primeiro semestre de
2015.

Em 2014, enviamos 221 edições da
Newsletter Ufal em Dia. O alcance são
mais de 950 pessoas (na maioria
professores e técnicos, mas alguns
estudantes também pediram para receber)
que se cadastraram e solicitaram
recebimento da ferramenta.
Até outubro, enviávamos de forma
caseira e manual, mas a partir de
novembro, passamos a utilizar uma
ferramenta gratuita. Fizemos campanha
para que as pessoas pudessem se cadastrar
para receber a Newsletter. Tivemos um
aumento considerável, mas ainda
queremos mais. Para isso, repetiremos a
campanha em 2015.
O envio de notícias produzidas pela
Universidade foi requalificado por meio
da introdução de uma nova ferramenta.
Após um workshop sobre novas
tecnologias para comunicadores, foi
possível implantar o MailChimp.com,
uma plataforma on-line para edição e
envio de newsletter.

9

Relatório anual de atividades – 2014

Tal mecanismo possibilitou, ainda, o gerenciamento dos informativos enviados, sendo,
portanto, possível, verificar dentre os e-mails remetidos quantos foram abertos pelos
destinatários, quantas interações foram feitas com os links disponíveis nas matérias e nas
redes sociais. Agora, é possível, ainda, automatizar a inclusão e exclusão dos assinantes,
tornando o trabalho da Ascom tão profissional quanto o de outras instituições que utilizam
essa ferramenta de comunicação, inclusive com feedbacks positivos por parte dos servidores.

10

Relatório anual de atividades – 2014

A ferramenta possibilita à Ascom saber quantos usuários abrem a newsletter, quantos links
são abertos e, também, deixa o usuário livre para deixar de receber, no momento em que não
tenha mais interesse em estar cadastrado.

11

Relatório anual de atividades – 2014

3. Matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal

2014
Mês

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Dezembro 2013

83

7

16

Janeiro

56

11

16

Fevereiro

63

10

15

Março

68

29

22

Abril

43

32

17

Maio

75

31

20

Junho

54

16

17

Julho

63

16

27

Agosto

103

29

22

Setembro

95

10

28

Outubro

121

27

35

Novembro

96

16

20

Dezembro 2014

15

8

8

TOTAL

935

242

255

TOTAL GERAL

1.432

3.1. Matérias sobre ações da gestão

Portal Geral

Portal do Servidor

Portal do Estudante

346

171

67

Gestão
TOTAL

584

3.2. Comparativo com anos anteriores

ANO

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

TOTAL

2014

935

242

255

1.432

2013

1.118

215

265

1.598

2012

-

-

-

1.073

12

Relatório anual de atividades – 2014

4. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no terceiro ano de gestão

2014
Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Mês

Site

Impresso

TV

Rádio

Dezembro*

64

9

3

-

Janeiro

196

27

7

3

Fevereiro

157

26

11

7

Março

129

20

9

4

Abril

85

8

5

1

Maio

107

10

9

4

Junho

92

24

7

1

Julho

171

36

9

17

Agosto

205

26

7

4

Setembro

159

47

8

7

Outubro

289

52

10

1

Novembro

253

36

11

1

Dezembro

58

28

4

2

1.965

349

100

52

TOTAL
TOTAL GERAL

2.466

4.1. Comparativo com anos anteriores

Ano

Repercussão

2014

2.466

2013

2.497

2012

2.825

5. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal
As matérias publicadas nos portais tiveram repercussão nas redes sociais, antes mesmo de
a Ufal ter a fanpage oficial do Facebook. Foram mais 71 mil recomendações, sendo 53.462
nas matérias publicadas no portal geral, 8.778 nas do portal do estudante e 9.183 nas do portal
13

Relatório anual de atividades – 2014

do servidor. Em relação ao Twitter, foram quase 2,5 mil tweets, sendo 1.677 a partir do geral,
370 do estudante e 400 do servidor.

Meses

Portal Geral
Twitter Facebook

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Twitter

Facebook

Twitter

Facebook

Dezembro 2013

48

4.560

0

0

12

115

Janeiro

87

6.091

21

509

4

879

Fevereiro

75

4.227

12

532

9

313

Março

48

2.724

10

874

0

157

Abril

65

2.812

31

598

5

52

Maio

19

138

24

563

19

138

Junho

54

2.006

18

636

3

452

Julho

64

3.191

28

412

22

317

Agosto

201

2.487

51

508

13

509

Setembro

345

8.422

41

1.086

47

435

Outubro

372

10.451

70

2.313

257

5.609

Novembro

257

5.609

38

456

8

298

Dezembro 2014

42

744

26

291

1

199

TOTAL

1.677

53.462

370

8.778

400

9.183

5.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais

Meses

Portal

Dezembro 2013

Geral

Ufal abre edital para fabricante de
pomada que cura verrugas do HPV

+ de 1.300

Janeiro

Geral

Ano letivo de 2014 na Ufal começa dia
10 de março

+ de 1.400

Fevereiro

Geral

Cerca de 200 alunos do curso de
Geografia são aprovados em concurso

642

Março

Títulos das matérias

Estudante Abertas inscrições para prática de
esportes no campus

Quantidade

338

Abril

Geral

Estudantes da Ufal ganham o primeiro
lugar no Startup Weekend Arapiraca

303

Maio

Geral

Novo Restaurante Universitário começa
a funcionar na segunda-feira

388

Junho

Servidor

Professora obtém nota máxima na

265
14

Relatório anual de atividades – 2014

defesa da tese de doutorado em
Portugal
Julho

Geral

Ufal terá representante em congresso
científico em Portugal

278

Agosto

Geral

Liga Acadêmica de Inovação em
Engenharia se apresenta no Caiite 2014

408

Setembro

Geral

Projeto do Cacon aumenta autoestima
de pacientes com câncer

479

Outubro

Geral

Ufal abre inscrições para 15 cursos de
mestrado

900

Novembro

Geral

Teoria do Design Inteligente é tema de
debate sobre a origem da vida

568

Dezembro 2014

Servidor

Professor da Fanut coordena Projeto
Nacional sobre saúde quilombola

191

6. Atendimento à Imprensa

Veículo

Local

Nacional

Total

TV

305

5

310

Rádio

94

1

95

Jornal Impresso

46

14

60

Site

61

12

73

Assessorias

15

1

16

Revista

1

10

11

TOTAL GERAL

565

15

Relatório anual de atividades – 2014

6.1. Resultado do atendimento à Imprensa

Veículos

Local

Nacional

Total

Entrevista em TV

104

-

104

Entrevista em Rádio

94

1

95

Matéria em TV

161

1

162

Matéria em Site

39

7

46

Matéria em Jornal Impresso

33

11

44

Matéria em Revista

1

4

5

Outras Informações

95

14

109

TOTAL GERAL

565

6.2. Atendimento direcionado à gestão

Período

Quantidade

Dezembro 2013

4

Janeiro 2014

18

Fevereiro 2014

3

Março 2014

25

Abril 2014

15

Maio 2014

11

Junho 2014

6
16

Relatório anual de atividades – 2014

Julho 2014

13

Agosto 2014

9

Setembro 2014

6

Outubro 2014

5

Novembro 2014

6

Dezembro 2014

-

TOTAL GERAL

121

7. Acessos aos portais (em números)

Acessos em 2014 (visualizações de página)
Mês

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Dez 2013 – 7 a 31

203.498

69.856

30.416

Janeiro

521.639

200.553

56.265

Fevereiro

468.086

149.977

49.136

Março

408.040

172.889

48.816

Abril

318.336

120.442

41.187

Maio

375.295

116.948

37.787

Junho

315.604

96.388

39.456

Julho

433.877

157.692

68.260

Agosto

645.937

353.095

43.914*

Setembro

797.219

283.267

43.914*

Outubro

1.035.821

304.792

43.914*

Novembro

824.771

292.548

43.914*

Dez – até dia 5

183.187

61.795

7.080**

TOTAL

6.531.310

2.380.242

554.059*

Visitantes únicos

782.460

224.603

39.770

* média dos sete meses anteriores;
** média diária com base no número de acessos mensal.

De 7 de dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014, o número de acessos ao portal geral
da Ufal ultrapassou os 6,5 milhões, com a média mensal de quase 550 mil e um total de mais
de 780 mil usuários únicos. Os meses com maior número de registro de acessos foram
outubro (1.035.821), novembro (824.771) e setembro (797.219). No mês de realização do

17

Relatório anual de atividades – 2014

Caiite 2014, o portal geral teve mais de 640 mil acessos. O portal do estudante teve mais de 2
milhões de acessos, numa média mensal de mais de 198 mil visualizações. O mês com maior
número foi agosto, com mais de 350 mil acessos, período de realização do Caiite 2014. Já o
portal do Servidor obteve quase 400 mil acessos de dezembro de 2013 a julho de 2014, sendo
cerca de 40 mil usuários únicos. Os meses com maior visualização de página foram julho
(68.260), janeiro (56.265) e fevereiro (49.136).
OBS.: Vale salientar que de dezembro de 2013 a julho de 2014, os dados são reais, mas a
partir de agosto, com a mudança feita pelo NTI – quando os portais (Geral, Estudante,
Servidor e da Transparência) passaram a ter uma nova estrutura para atender às
especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular – o contador
do Google Analytics deixou de funcionar no portal do Servidor. Dessa forma, de agosto aos
cinco primeiros dias de dezembro de 2014, tivemos de calcular a média dos sete meses
anteriores para preencher as lacunas. Com certeza, tivemos um número de acessos bem
maior nos meses de outubro, novembro e dezembro, por conta das campanhas
institucionais, mas não temos como comprovar.

18

Relatório anual de atividades – 2014

19

Relatório anual de atividades – 2014

7.1. Gráficos do Google Analytics
- Portal Geral

- Portal do Estudante

20

Relatório anual de atividades – 2014

- Portal do Servidor

7.2. Acessos ao portal geral – países e cidades (os dez que mais acessaram)

O portal geral é mais acessado no Brasil, com mais de dois milhões de sessões. Os
Estados Unidos são o segundo país que mais acessa a página. Maceió continua sendo a
cidade onde é registrado o maior número de acessos ao portal.
21

Relatório anual de atividades – 2014

7.3. Acessos ao portal geral por sistema operacional
O portal geral foi mais acessado pelo sistema operacional Windows; o sistema Android
foi o segundo, como demonstrado no gráfico abaixo. O mesmo se repetiu nos portais do
estudante e do servidor.

22

Relatório anual de atividades – 2014

7.4. Acessos ao portal do estudante por sistema operacional

7.5. Acessos ao portal do servidor por sistema operacional

8. Ufal na mídia
Todo o espaço que a Ufal consegue na mídia é gratuito, seja de forma espontânea ou
sugerido pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a Universidade é
mensurado pela Ascom e, assim, temos a dimensão de quantas vezes a instituição foi citada
como referência. Esse acompanhamento é disponibilizado no portal geral, pelo link Ufal na
mídia. Veja o desempenho:

23

Relatório anual de atividades – 2014

8.1. Jornal impresso
A maior inserção de notícias sobre a Ufal foi no Jornal Gazeta de Alagoas. Foram quase
89 páginas com informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a mais de R$
2 milhões. Na Tribuna Independente, mais de 32 páginas positivas e neutras, o que
corresponderia a cerca de meio milhão de reais. No semanário O Dia, cujos exemplares
recebemos gratuitamente, a Ufal teve quase dez páginas positivas e neutras, o que
convertendo em reais, seria o equivalente a pouco mais de R$ 30 mil. É necessário destacar
que esse semanário não está mais sendo fornecido, por isso não temos números precisos
em relação às inserções.

Veículo

Páginas
(Positivas e Neutras)

Páginas
(Negativas)

Total geral
de páginas

Total de
inserções

Total (em reais)

Gazeta

88,72

23,13

111,85

574

R$ 2.112.238,92

Tribuna

32,36

12,80

45,16

528

R$ 336.188,04

O Dia

9,22

0,93

10,15

35

R$ 27.660,00

Total

130,3

36,86

164,16

1.137

R$ 2.476.086,96

A partir de 2014, a Ascom passou a fazer uma análise quantitativa e qualitativa das
inserções da Ufal na mídia. No total, foram 164,16 páginas publicadas, sendo 130,3
positivas e neutras e 36,86 negativas. No entanto, só convertemos em reais as positivas e
neutras. Se fôssemos pagar pelas inserções da Ufal, ou seja, pelas 130,3 páginas positivas e
neutras, seria o equivalente a quase R$ 2,5 milhões.

24

Relatório anual de atividades – 2014

Toda mídia da Ufal é gratuita e, no total, a Ascom conseguiu mensurar 1.137 inserções
nos jornais impressos. Uma média de 94,75 por mês e 3,1 por dia.
Em 2014, a Ufal também conseguiu inserção em um jornal do Japão, o The Mainichi
(em inglês). Foi publicada, em outubro, uma matéria sobre a disputa do 2º turno das
eleições presidenciais no Brasil, com cientistas políticos da Ufal, os professores Ranulfo
Paranhos e Elder Maia. Esse foi um dos atendimentos que a Ascom fez à imprensa. A
matéria não foi contabilizada porque não temos como mensurar, só consta na
subclassificação da clipagem.

- Gazeta de Alagoas

Mês

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real
(por página)

Total (em reais)

Dezembro

6,11

10.710,00

65.438,00

Janeiro

3,08

10.710,00

32.986,00

Fevereiro

7,38

10.710,00

79.039,80

Março

10,39

26.816,40

278.622,40

Abril

4,65

26.816,40

124.696,26

Maio

10,43

26.816,40

279.695,05

Junho

8,02

26.816,40

215.067,52

Julho

10,97

26.816,40

294.175,91

Agosto

8,36

26.816,40

224.185,10

Setembro

6,70

26.816,40

179.669,88

Outubro

7,29

26.816,40

195.491,56

Novembro

4,69

26.816,40

125.740,78

Dezembro

0,65

26.816,40

17.430,66

Total de páginas

88,72

Total em reais

2.112.238,92

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real
(por página)

Total (em reais)

Dezembro

0,60

10.389,00

6.233,40

Janeiro

1,68

10.389,00

17.453,52

Fevereiro

2,35

10.389,00

24.414,15

Março

2,34

10.389,00

24.310,26

- Tribuna Independente

Mês

25

Relatório anual de atividades – 2014

Abril

2,41

10.389,00

25.037,49

Maio

3,17

10.389,00

32.933,13

Junho

3,51

10.389,00

36.465,39

Julho

3,82

10.389,00

39.685,98

Agosto

3,21

10.389,00

33.348,69

Setembro

3,11

10.389,00

32.309,79

Outubro

3,72

10.389,00

38.647,08

Novembro

1,77

10.389,00

18.388,53

Dezembro

0,67

10.389,00

6.960,63

Total de páginas

32,36

Total em real

336.188,04

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real
(por página)

Total (em reais)

Dezembro

1,70

3.000,00

5.100,00

Janeiro

1,16

3.000,00

3.480,00

Fevereiro

1,25

3.000,00

3.750,00

Março

2,33

3.000,00

6.990,00

Abril

0,21

3.000,00

630,00

Maio

2,44

3.000,00

7.320,00

Novembro

0,13

3.000,00

390,00

Total de páginas

10,15

Total em real

27.660,00

- O Dia Alagoas

Mês

Em 2013, o jornal O Dia Alagoas teve oito meses sem registro de inserções, porque a
entrega não é regular, justamente por ser cortesia. No total, o valor convertido em reais foi
maior que em 2014, que teve seis meses sem registro.

8.2. TV
O espaço conquistado na TV mantém números impressionantes, apesar de na conversão
em reais o valor ter sido reduzido. Nos três veículos foram 404 inserções, sendo 375
positivas e neutras e 29 negativas.
Na TV Gazeta foram 249 inserções de notícias positivas e neutras, o que representaria,
em reais, quase R$ 1,9 milhão. Na Pajuçara, foram 112, o que equivaleria a quase R$ 1
26

Relatório anual de atividades – 2014

milhão. Na TV Alagoas, o número de notícias contabilizadas como positivas e neutras foi
14, que corresponderia a quase R$ 51 mil.
Assim como no impresso, a Ascom excluiu do cálculo para conversão em reais a
avaliação negativa. Isso porque ninguém pagaria para publicar algo negativo sobre a
instituição. Também é importante frisar que a Ufal teve mais inserções nas TVs abertas e
nas fechadas, mas nem sempre o que é veiculado nesses veículos fica disponível na
internet e, por isso, a Ascom não tem como mensurar.

Veículo

Inserções
Inserções
(Positivas e neutras) (Negativas*)

Total de
inserções

Total
(em reais)

TV Gazeta

249

12

261

1.897.994,01

TV Pajuçara

112

14

126

937.235,04

TV Alagoas

14

3

17

50.933,14

375

29

404

2.886.162,19

TOTAL

* Não contabilizadas para os cálculos em reais

AVALIAÇÃO

TV GAZETA

TV PAJUÇARA

TV ALAGOAS

TOTAL

Positiva

228

91

8

327

Negativa

12

14

3

29

Neutra

21

21

6

48

261

126

17

404

TOTAL

27

Relatório anual de atividades – 2014

8.3. Rádio
A Ascom continua com dificuldades para mensurar a inserção da Ufal no rádio porque
não há disponibilização do que é veiculado na internet e, também, não existe um sistema
de rádio escuta montado. Pelo que conseguimos constatar a partir do nosso atendimento à
imprensa, a Ufal teve 94 inserções no rádio, mas esse número não é real porque sabemos
que muitas entrevistas são agendadas diretamente com professor, pesquisador ou
responsável pela realização de algum evento na instituição. Então, são diversos os fatores
que dificultam a mensuração mais apurada.

Veículo

Total de Inserções por mês

Jovem Pan

26

Difusora

21

CBN Maceió

19

Gazeta (AM ou Gazetaweb)

17

Educativa

6

Jornal AM

3

Pajuçara FM

1

96 FM

1
TOTAL

94

8.3. Web
A Ufal teve 3.998 inserções, durante o ano, em sites alagoanos e nacionais. Esse número
representa a mídia espontânea, ou seja, o que produzido pelo próprio veículo, e que é
28

Relatório anual de atividades – 2014

sugerido e enviado pela Ascom. Vinte e cinco desses veículos estão identificados na tabela
abaixo porque são os que mais divulgam diariamente a Universidade. Os demais, que têm
uma periodicidade de publicação menor, estão como outros, que representam pouco mais
de 700 inserções.

Sites

Total de Inserções por mês

4 Cantos Alagoas

428

Aqui Acontece

366

Alagoas 24 Horas

298

7 Segundos

216

Alagoas na NET

212

Cada Minuto

211

AL 1

186

Tribuna Hoje

182

TNH 1

176

Alagoas Em Tempo Real

118

Agência Alagoas

113

Gazetaweb

112

Painel Notícias

111

Já É Notícia

87

G1 Alagoas

85

Prefeitura de Maceió

75

Tudo Notícia

63

Alagoas Web

61

Primeira Edição

40

Rota do Sertão

39

Andifes

31

Jornal Extra Alagoas

22

Conexão Penedo

13

Maceió Agora

6

Repórter Alagoas

5

Outros Sites

742
TOTAL

3.998

29

Relatório anual de atividades – 2014

8.3.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia
Das 3.998 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 1.782 foram mídia espontânea.
Desse total, 1.500 foram avaliadas como mídia positiva, 136 como negativa e 146, neutra.
Vale salientar que a Ascom só avalia o que é mídia espontânea.

Avaliação
Mês

Positiva

Negativa

Neutra

Dezembro 2013

76

9

6

Janeiro

93

15

20

Fevereiro

91

14

14

Março

146

35

12

Abril

141

8

16

Maio

94

26

38

Junho

93

9

14

Julho

133

-

-

Agosto

159

7

6

Setembro

179

5

7

Outubro

151

5

5

Novembro

117

3

-

Dezembro 2014

27

-

8

1.500

136

146

TOTAL
TOTAL GERAL

1.782

30

Relatório anual de atividades – 2014

31

Relatório anual de atividades – 2014

8.3.2. Repercussão das matérias nas redes sociais a partir da publicação nos sites
A partir das matérias veiculadas nos sites, a Ufal teve repercussão de mais de 89 mil
curtidas nas redes sociais, sendo 11.347 tweets e 77.874 recomendações no Facebook.
Meses

Rede Social
Twitter

Facebook

Dezembro 2013

194

3.957

Janeiro

421

5.693

Fevereiro

624

9.429

Março

3.958

20.768

Abril

790

2.162

Maio

1.332

9.892

Junho

1.033

4.487

Julho

413

1.812

Agosto

678

5.200

Setembro

372

3.574

Outubro

1.231

9.165

Novembro

265

862

Dezembro 2014

36

873

11.347

77.874

TOTAL
TOTAL GERAL

89.221

32

Relatório anual de atividades – 2014

9. Subclassificação da clipagem (Ufal na mídia)

Com a clipagem feita pela Ascom e disponibilizada no Ufal na mídia, link disponível no
portal geral, qualquer pessoa tem acesso ao que conseguimos mensurar em termos de
exposição da Universidade nos veículos de comunicação – sites, jornais impressos e TVs. Os
dados registrados de 7 de dezembro de 2013 até 5 de dezembro de 2014 demonstram que a
Ufal teve mais de 5,6 mil inserções em jornais, sites e TVs (mídia espontânea e sugerida pela
Ascom). Isso significa que houve 468 inserções mensais e uma média de 15,4 inserções dia.

Inserções por Gênero
Matérias

4.552

Notas e Colunas

806

Entrevistas

211

Artigos

45

Capas

31
TOTAL

5.653

Ano

Comparativo de Inserções

2014

5.653

2013

5.735

33

Relatório anual de atividades – 2014

Subclassificação do Gênero (assunto)
Gestão (Institucional)

901

Graduação

654

Pós-graduação

248

Extensão

355

Equipamentos Culturais

861

Ocorrências

75

Educação a Distância

150

Hospital Universitário / Ebserh

273

Enem/SiSU

177

Edufal

102

Entidades

207

Concursos

95

Inovação e Empreendedorismo

90

Assuntos Gerais

1.465
TOTAL

5.653

10. Redes sociais da Ufal
10.1. Facebook – 8.150 curtidas
A fanpage oficial da Ufal no Facebook foi
ao ar em setembro de 2014 e, de lá para cá, as
curtidas e compartilhamentos só têm
aumentado. Alcançamos 8.150 curtidas em 72
dias de página no ar (de 24 de setembro a 5 de
dezembro) e o envolvimento total alcançou
60.780
curtidas,
comentários
e
compartilhamentos. Mas há outros números
impressionantes. Em relação ao alcance total,
ou seja, visualização que a página teve,
chegamos a 785.540 usuários. Se formos
analisar o número de vezes que o conteúdo da
página foi visto (o total de impressões), aí
chegamos a 1.544.839 de conteúdos
relacionados à página.
A soma total de cliques de conteúdos na
página (curtidas, comentários, cliques nas fotos
e compartilhamentos) alcançou 97.526. O total
de check-ins foi de 3.583 (quando você chega à Universidade e marca que está nesse local).
A média diária de fãs conectados no Facebook da Ufal chega a 5.993 usuários únicos. Isso
significa que das mais de oito mil pessoas que curtem a página, aproximadamente 75% estão

34

Relatório anual de atividades – 2014

on-line diariamente. Isso mostra que a maioria das pessoas que curte a página da Ufal é
usuário ativo.
Provavelmente, a Universidade Federal de Alagoas foi uma das últimas instituições
federais a trabalhar com essa rede social. No entanto, só poderíamos assumir esse
compromisso dando carga total a essa ferramenta. Nós a utilizamos como forma de aproximar
a Ufal da sociedade, de interagir com os diversos públicos.

Nossa estratégia de publicação dos posts é baseada nos horários com maior audiência,
fornecidos pelo próprio Facebook. Os horários de pico são meio-dia, 18h e entre 20h e 21h. A
diferença não é tão grande em relação à semana, mas sexta-feira, sábado e domingo são os
dias com maior audiência, por isso, sempre temos publicações programadas para esses dias.
Publicação com maior número de pessoas alcançadas e a segunda mais clicada da
página:

35

Relatório anual de atividades – 2014

Publicação com mais cliques na página:

Segunda publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:

36

Relatório anual de atividades – 2014

Terceira publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:

Terceira publicação com mais cliques na página:

37

Relatório anual de atividades – 2014

Quinta publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:

Procuramos dar espaço a todas as unidades da Ufal. A postagem das fotos com o evento
promovido pelo Campus do Sertão foi a mais clicada da página e a foto da sede do Campus
do Sertão desejando bom fim de semana foi a terceira publicação com mais clicks na página.
A foto que mostra a frente da Reitoria coberta de flores amarelas foi postada pela beleza
plástica mesmo, mas não imaginávamos que teria a repercussão que teve. É assim com
mensagens simples e despretensiosas, sobre assuntos que não têm ligação com ensino,
pesquisa e extensão, que vamos aumentado nossos contatos e as idas à página da Ufal.

10.2. Twitter – 23.205
O Twitter da Ufal foi criado em 2009
e vinha se mantendo de forma estática,
sendo apenas um espelho das matérias
publicadas no portal Geral, mas sem
muita ou quase nenhuma interação. No
entanto, com a implantação das redes
sociais da Ufal, de forma oficial
(Facebook, Instagram e Flickr),
conseguimos movimentar o Twitter a
partir de junho e intensificar seu uso em
setembro, com a consolidação das
demais ferramentas de interação.
Em
junho
tínhamos
12.815
seguidores e, em setembro, com a
instituição de uma equipe de servidores
e bolsistas da Ascom que assumiu as redes sociais da Ufal, subimos para 17.091 seguidores.
Em dezembro (até dia 5), praticamente dobramos esse número: alcançamos 23.205
seguidores.
38

Relatório anual de atividades – 2014

39

Relatório anual de atividades – 2014

10.3. Instagram – 504 seguidores

Essa rede social tem um papel
diferente das demais. Sua função não
é divulgação de notícias do portal. O
Instagram é usado para agregar valor
à marca #Ufal, por meio de fotos que
mostrem outro olhar sobre a
instituição, sejam produzidas pela
Ascom e também postadas pela
comunidade acadêmica em suas redes
pessoais e repostadas no nosso perfil.
O
objetivo
é
aproximar
a
Universidade de seus públicos e criar
uma interação e sentimento de
pertencimento de ambos os lados.
Com isso, pretendemos que as
pessoas “vistam a camisa” e se
orgulhem de mostrar que fazem parte da Ufal. Por outro lado, a Universidade melhora sua
imagem diante da sociedade, valorizando alunos, servidores e os campi.
Nossa meta não é quantitativa; é alcançar um feedback positivo e despertar um sentimento
agradável nas pessoas que seguem nosso Instagram. Para exemplificar, em três meses de
existência, não tivemos nenhum comentário negativo.

40

Relatório anual de atividades – 2014

41

Relatório anual de atividades – 2014

10.3. Flickr
Seguindo a linha do Instagram, o Flickr é usado para manter um acervo de fotos
profissionais da estrutura física da Universidade, que está à disposição da sociedade e da
mídia em geral para reprodução.

11. Ações de Relações Públicas e Comunicação institucional
A partir do mês de setembro, a Ascom recebeu a primeira servidora para o cargo de
relações públicas da Ufal e passou a trabalhar de forma estratégica a comunicação interna,
com o objetivo de agregar servidores, alunos e comunidade acadêmica, além de gerar neles
um clima favorável e de identificação com a Universidade.
As campanhas institucionais buscaram, desta forma, integrar a Ufal com seus públicos por
meio de um fluxo direto e constante, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção de
um clima positivo, propício ao cumprimento dos objetivos institucionais da Universidade, ao
crescimento continuado das atividades e serviços e à expansão de suas potencialidades.
Além disso, foi possível estabelecer um vínculo com a sociedade alagoana, proporcionado
pelas interações nas redes sociais e na mídia, o que corrobora com a finalidade da Ufal de
intervir para o desenvolvimento do Estado e do povo alagoano.
Nesse sentido, foram propostas algumas adequações nas rotinas internas do Núcleo de
Relações Públicas (Nurp), reativado com a chegada da relações públicas, para ajudar no
desenvolvimento das ações.
11.1. Atualização do banco de dados:
Visando a uma melhor dinâmica de trabalho interno da equipe, foram atualizados os dados
internos, tais como: nome, telefone, e-mail e cargo dos servidores dos três campi, separados
por categorias: diretores de unidade, coordenadores de curso, docentes e técnicoadministrativos; contato das Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas, das
Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e mailing das principais redações do Estado.
Foi implantada, ainda, uma ferramenta, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da
Informação (NTI), a partir da qual é possível realizar buscas de e-mails dos alunos da Ufal.
Esse mecanismo permite que a Ascom possa divulgar de modo personalizado as
42

Relatório anual de atividades – 2014

comunicações voltadas para o corpo discente, caracterizando-se por ser uma forma de
comunicação dirigida a esse público.
11.2. Cartão de boas festas
Encaminhado por e-mail, em nome do reitor e da vice-reitora, para todos os servidores.

11.3. Política de valorização das profissões
A partir do levantamento das profissões existentes na Universidade, foi possível
elaborar um calendário anual com datas comemorativas das profissões. Com base nesse
calendário, foram elaboradas mensagens de felicitação para os servidores. O objetivo dessa
ação é cativar o servidor lembrando-o da importância de sua atuação para a Ufal.
Ao longo dos quatro últimos meses de 2014, foram trabalhadas as profissões de médico,
arquivista, biomédico, músico, fonoaudiólogo, engenheiro e arquiteto. Além disso, foi
realizada uma campanha especial voltada para os servidores públicos, pela passagem de
seu dia, no mês de outubro.
As homenagens foram prestadas pela Universidade por meio do site institucional
(portais geral e do servidor), em formato de banners, e dos perfis da Ufal no Facebook e no
Instagram. Algumas também foram veiculadas em outdoor e enviadas por e-mail para cada
servidor. Nesse caso, tivemos muitos retornos de agradecimento pela homenagem
recebida.
Vale salientar que essas ações são institucionais, ou seja, algumas são veiculadas em
outdoor e enviadas por e-mail em nome da gestão da Universidade.

43

Relatório anual de atividades – 2014

11.4. Ufal no Outubro Rosa
Esta campanha teve como principal objetivo a conscientização de servidores, alunos e
pessoas da comunidade em geral acerca do câncer de mama. Aproveitando a data tão
emblemática no mundo todo, a Ufal, enquanto instituição socialmente responsável,
engajou-se nesse processo pela primeira vez.

44

Relatório anual de atividades – 2014

No entanto, a Ascom notou que muito mais do que informação, essa campanha foi
capaz de gerar mobilização de várias frentes. O evento proporcionou integração entre os
servidores, participação entre os alunos, divulgação na mídia e a formalização de muitas
parcerias de órgãos internos como a Progep, a Edufal e o HU, além de entidades, empresas
e órgãos externos como Sintufal, Geap, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria
de Estado da Saúde.
Além disso, esse conjunto de ações conseguiu mobilizar também a Ufal no interior. Na
Unidade de Ensino de Penedo houve palestras sobre o tema, vacinação, sarau e
apresentação de filmes e documentários. A Ascom conseguiu deixar a Reitoria iluminada
de rosa e o prédio foi um dos símbolos da campanha, assim como aconteceu em outros
prédios públicos do Estado e do País. Também houve ação no HU e no Restaurante
Universitário.
O que a Ascom pretende com esse tipo de iniciativa é que a Ufal se engaje em ações
mesmo que não estejam diretamente ligadas a ensino, pesquisa e extensão. A aproximação
com a sociedade está no planejamento estratégico da gestão, por isso, vimos que o Outubro
Rosa seria uma boa oportunidade de estreitarmos essa relação e mostrarmos que a Ufal vai
além da produção do conhecimento científico; ela também mobiliza pessoas em prol de
causas socais.

45

Relatório anual de atividades – 2014

A divulgação do evento foi feita por meio de convites enviados por e-mail para os
servidores, matérias nos portais, nas redes sociais oficiais, na mídia local, além da
distribuição de laços rosa para alunos no Restaurante Universitário e na Biblioteca Central
e para pacientes do Cacon, no Hospital Universitário.
Durante todo o mês de outubro houve demonstração de engajamento com a campanha.
Nas redes sociais, por exemplo, foram oito publicações no Facebook, sendo um álbum com
fotos do evento realizado na Reitoria. O alcance total foi de 1.600 pessoas. O envolvimento
gerado, ou seja, o total de curtidas, comentários e compartilhamentos, foi de 274 pessoas
aproximadamente, com 2.800 cliques.
No Instagram, foram 44 publicações com a hashtag #UfalNoOutubroRosa, o que
significa dizer que as pessoas marcaram o perfil da Ufal nessa rede. Essa campanha,
inclusive, marcou a inauguração da página oficial da Universidade no Instagram.
Vale ressaltar que a campanha foi destacada em outras páginas, como a da Rede
Feminina de Combate ao Câncer.
11.5. Enem e Enade

Estas campanhas foram voltadas aos estudantes e tiveram como objetivo principal
informá-los sobre os dois principais exames nacionais voltados para este público. Em
ambas as campanhas, a Universidade buscou utilizar uma linguagem compatível com o
público-alvo e com a ferramenta utilizada, a rede Facebook. Dessa forma, foram feitas
publicações diárias com dicas sobre a preparação para a prova ou, no caso do Enade, para o
preenchimento do formulário obrigatório.
No caso do Enem, foram feitas nove publicações com alcance total de 14 mil pessoas,
das quais 10.374 não haviam curtido ou interagido com a página da Ufal na rede antes da
campanha. O envolvimento gerado pela campanha foi de, aproximadamente, 500 pessoas,
com cerca de 600 cliques.
Já no caso do Enade, foram feitas seis publicações com alcance total de 4.200 pessoas e
um envolvimento de 123 pessoas. No Instagram, foram cinco publicações e 70 curtidas.
11.6. Ufal Solidária
A primeira campanha, em 2014, foi no período natalino. O objetivo principal foi
arrecadar donativos para dois abrigos de idosos: Lar São Francisco de Assis e Casa do
Pobre, ambos em Maceió. A iniciativa da instituição, encabeçada pela Ascom, contou com
a colaboração de servidores de vários setores da Universidade que fizeram doações.

46

Relatório anual de atividades – 2014

Além de ajudar aos que mais precisam no período do Natal, a campanha busca também
incentivar atitudes solidárias entre os públicos que fazem a Ufal. Reforçando o papel social
que a instituição tem com o Estado de Alagoas.
Ao todo, foram arrecadados 356 itens (pacotes de fraldas geriátricas, alimentos não
perecíveis e material de higiene pessoal).

12. Propostas de Comunicação Institucional para 2015
12.1. Projeto voltado aos servidores aposentados
Parte do planejamento de relações públicas para o ano de 2015 contempla a homenagem
aos servidores aposentados. O projeto foi encaminhado para análise da gestão. A proposta
é criar uma cultura de valorização dos servidores aposentados, como forma de
agradecimento pelos anos de contribuição para a Universidade. Essa medida é importante
porque aproxima a gestão da Ufal dos servidores e gera um clima positivo de engajamento
entre eles, fazendo com que se reconheçam como Universidade e sintam o retorno da
instituição.
12.2. Acesso aos portais
Novas ferramentas de comunicação têm mudado a comunicação externa e interna das
instituições também no setor público. O advento da tecnologia da informática, associado ao

47

Relatório anual de atividades – 2014

uso das redes sociais, tem levado as instituições a se conectarem e divulgarem seu trabalho
(serviços e produtos) até o outro lado do mundo.
É prioritário à Ascom, nesse contexto, procurar conhecer o que pensam e sentem os
servidores da Universidade em relação às diferentes variáveis comunicacionais que afetam
o clima organizacional. Isso porque se forem de natureza positiva, esclarecedora e
transparente geram a boa vontade dentro da organização. Por outro lado, se o público
interno decodifica ações negativamente, sucedem as frustrações, que são indicativos certos
para conflitos futuros e que, consequentemente, interferirão no conceito da imagem
institucional para com demais públicos.
Isso inclui certamente atender suas necessidades e respeitar seus direitos. Pretende-se
desenvolver um sistema de comunicação eficiente e transparente e avaliar se as
expectativas estão sendo atendidas, promovendo o ciclo da comunicação.
Assim sendo, a Ascom realiza mensalmente a mensuração das visualizações dos seus
portais, buscando conhecer quais as notícias e informações que atingiram estudantes e
servidores, com o objetivo de conhecer as preferências de cada público.
Do mesmo modo, a partir desse levantamento é possível consolidar os portais da Ufal
como ferramentas de comunicação interna, bem como qualificar o público que acessa os
portais e identificar a audiência que o site tem.
Nossa intenção é levar o servidor e o estudante a visitarem diariamente os respectivos
portais, para que os mesmos sejam usados como ferramentas de comunicação eficiente.
12.3. Requalificação do Jornal Mural Minuto do Servidor
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: aproximar os servidores do portal do servidor, por meio de matérias
de assuntos variados, incluindo os assuntos de cunho administrativo;
12.4. Recepção dos calouros
Público envolvido: alunos.
Objetivos da ação: conquistar a empatia dos alunos recém-chegados, fazendo que eles
sejam multiplicadores das ações da Universidade, com maior ênfase nas redes sociais;
12.5. Elaboração do Manual de Uso de Redes Sociais
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: criar um padrão no uso das redes sociais da Universidade; auxiliar
servidores e alunos que administram páginas com o nome da Ufal a utilizarem uma
identidade visual padronizada; melhorar a qualidade de texto e imagem nas redes sociais
da Ufal;
12.6. Implantação do Mural Digital (tela dos computadores)
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: criar um canal de comunicação interno, onde os servidores possam
ser informados de modo ágil e eficiente sobre assuntos relacionados ao cotidiano da
instituição a exemplo de avisos e lembretes de datas comemorativas. Esta ação é proposta
em parceria com o NTI, o qual se responsabilizará pela operacionalização e suporte
técnico.

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