Relatório anual de atividades 2014
Relatório anual de atividades 2014.pdf
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Relatório anual de atividades – 2014
Relatório anual de atividades
7 de dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014
Maceió, dezembro/2014
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Relatório anual de atividades – 2014
Universidade Federal de Alagoas - Ufal
Reitor
Eurico de Barros Lôbo Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha de Almeida Barros
Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE-461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Rejane de Alencar (MTE-352/AL)
Relações Públicas
Janaina Alves Pereira Almeida dos Santos
Responsável pelas redes sociais
Rose Ferreira
Repórteres
Diana Monteiro de Carvalho (MTE- 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE – 1.195/AL)
Lenilda Luna (MTE - 655/AL)
Manuella Soares (MTE – 2.530/PB)
Bolsistas de Jornalismo e Relações Públicas
Alexssandro Souza (clipagem e mensuração)
André Ferro (clipagem e mensuração)
Déborah Moraes (texto e foto)
Deriky Pereira (clipping, texto, fotos e mensuração)
Dilson Fidelis (texto e foto)
Emanuel Ronaldy (comunicação institucional)
Emanuele Divino (texto, foto e mensuração)
Jônatas Medeiros (foto e redes sociais)
Keila Katiany (clipping, texto, fotos e mensuração)
Mariana Madeiro (comunicação institucional)
Natália Oliveira (texto e foto) – Espaço Cultural
Rosiane Martins (texto e foto)
Sarah Azevedo (clipagem e mensuração)
Wende Cerqueira do Evangelho (texto e foto)
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
Marília Carvalho (estudante de Design)
Maria Tamiris (estudante de Design)
Matheus Mendonça (estudante de Design)
Fotógrafo
Manoel Mota
Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira
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Relatório anual de atividades – 2014
Sumário
Apresentação ................................................................................................................. 5
Produção da Ascom nos últimos 12 meses ................................................................... 7
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal ................................................... 12
Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2015 - acesso aos portais ...... 13
Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal ............................................................................................................. 14
Atendimento à imprensa .............................................................................................. 15
Resultado do atendimento à imprensa (7 dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014) .. 16
Acesso aos portais ........................................................................................................17
Ufal na mídia: O que saiu nos jornais impressos, TV, rádio e sites (mídia gratuita –
espontânea e sugerida pela Ascom) ........................................................................................ 23
Subclassificação da Clipagem (Ufal na mídia) ........................................................... 34
Mídias sociais ...............................................................................................................35
Ações de Relações Públicas e Comunicação institucional ......................................... 48
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Relatório anual de atividades – 2014
1. Apresentação
Em mais um ano de atividades, a Assessoria de Comunicação conseguiu manter a meta da
gestão da Universidade Federal de Alagoas, que é de aproximar, cada vez mais, a instituição
da sociedade. Esse processo se dá por meio da divulgação na mídia de suas ações acadêmicas
e científicas e dos projetos desenvolvidos. Em 2014, conseguimos mais uma forma de dar
publicidade ao que acontece de positivo na Ufal e interagir com os diversos públicos.
Implantamos as redes sociais oficias e ampliamos em mais de 200% a interação com nossos
públicos. Tínhamos apenas o Twitter com 12 mil seguidores e ampliamos para um público de
40 mil pessoas entre Facebook, Twitter e Instagram.
A estratégia de mediar o diálogo da Ufal com a mídia e, consequentemente, com a
sociedade está em consonância com as demandas da gestão. O trabalho de divulgação
das ações é pautado na transparência e buscamos dar respostas rápidas e eficazes,
principalmente em tempos de redes sociais, uma vez que somos procurados diariamente para
dar informações das mais diversas.
Nossa produção de matérias publicadas nos portais ultrapassou as 1.400, mesmo em ano
sem Bienal, sendo que 584 foram específicas com demandas da gestão. Ultrapassamos os 500
atendimentos à imprensa e enviamos mais de 200 edições da Newsletter Ufal em Dia. Por
falar em newsletter, implantamos uma nova ferramenta gratuita, que facilitou e muito a
comunicação com nosso público interno.
Do total de matérias produzidas, tivemos um retorno muito positivo, chegando a 2.466
publicações em sites, jornais impressos, rádio e TVs. As matérias publicadas nos portais
tiveram repercussão nas redes sociais, antes mesmo de a Ufal ter a fanpage oficial do
Facebook. Foram mais 71 mil recomendações, sendo 53.462 nas matérias publicadas no
portal geral, 8.778 nas do portal do estudante e 9.183 nas do portal do servidor.
Em 2014, tivemos mudanças na estrutura dos nossos portais para atender às
especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. Isso fez
aumentar o acesso às nossas páginas. Só no portal geral ultrapassamos os 6,5 milhões de
acessos, com 782 mil usuários únicos. Windows e Android são os sistemas operacionais por
onde mais os portais são acessados. Os dispositivos móveis estão em segundo lugar e
aumentamos o número de acessos após a mudança na estrutura dos portais.
5
Relatório anual de atividades – 2014
Em relação à inserção da Ufal na mídia, todo o espaço conseguido é gratuito, seja de forma
espontânea ou sugerido pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a
Universidade é mensurado pela Ascom e, assim, temos a dimensão de quantas vezes a
instituição foi citada como referência. Esse acompanhamento é disponibilizado no portal
geral, pelo link Ufal na mídia.
Pelo que foi mensurado, a Ufal teve mais de 5,6 mil inserções em 2014. No impresso, a
maior inserção de notícias foi no Jornal Gazeta de Alagoas. Foram quase 89 páginas com
informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a mais de R$ 2 milhões.
Na TV, mantivemos números impressionantes, apesar de na conversão em reais o valor ter
sido reduzido. Nos três veículos foram 404 inserções, sendo 375 positivas e neutras e 29
negativas. Na TV Gazeta foram 249 inserções de notícias positivas e neutras, o que
representaria, em reais, quase R$ 1,9 milhão. Na Pajuçara, foram 112, o que equivaleria a
quase R$ 1 milhão. Na TV Alagoas, o número de notícias contabilizadas como positivas e
neutras foi 14, que corresponderia a quase R$ 51 mil.
Em 2014, assim como no impresso, a Ascom excluiu do cálculo para conversão em reais a
avaliação negativa. Isso porque ninguém pagaria para publicar algo negativo sobre a própria
instituição. Também inauguramos a inserção da Ufal em noticiário internacional. Trata-se de
um jornal do Japão, o The Mainichi (em inglês), resultado e atendimento à imprensa.
Das 3.998 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 1.782 foram mídia espontânea. Desse
total, 1.500 foram avaliadas como mídia positiva, 136 como negativa e 146, neutra. Vale
salientar que a Ascom só avalia com esses critérios o que é mídia espontânea.
Em todas as matérias publicadas nos sites de notícias, também houve repercussão nas
mídias sociais e a Universidade conseguiu mais de 89 mil curtidas no Twitter e no Facebook.
Neste relatório você poderá acompanhar essas e outras informações sobre a exposição da Ufal
na mídia, sobre os projetos de comunicação institucional e os projetos propostos para 2015.
Boa leitura!
Simoneide Araújo - coordenadora da Ascom
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Relatório anual de atividades – 2014
2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (7 de dez/2013 a 5 de dez/2014)
2.1. Produtos
Produtos
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal
- 584 foram específicas da gestão
1.432
Banners virtuais (arte)
- 78 sobre ações da gestão
140
Banner para impressão (arte)
Convite (arte)
20
Outdoors (arte)
- 26 sobre ações da gestão
52
Revista institucional
1
Atendimento à imprensa
- 121 foram solicitações à gestão
565
Newsletter
221
2.2. Portais
A partir de agosto de 2014, os portais da Universidade (Geral, Estudante, Servidor e da
Transparência) passaram a ter uma nova estrutura para atender às especificidades de cada
dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular. A técnica de desenvolvimento de sites
utilizada, chamada responsividade, facilita a navegação por parte dos usuários, ou seja, uma
única versão para vários tamanhos de tela. A mudança foi feita pelo NTI e a Ascom passou a
adequar as publicações desde então. Agora, aumentamos nosso número de usuários e,
consequentemente, aumenta nossa responsabilidade em relação à periodicidade de
informações e notícias disponibilizadas.
7
Relatório anual de atividades – 2014
As páginas ficaram mais clean, com mais chamadas de notícias e de eventos nos três
portais e links para as redes sociais oficiais da Ufal. Sobre elas voltaremos a falar mais
adiante.
8
Relatório anual de atividades – 2014
2.3. Outros produtos desenvolvidos
Em agosto de 2014, lançamos a revista
institucional Saber Ufal, uma publicação que tem
o propósito de difundir o que está sendo produzido
pela maior instituição de ensino superior de
Alagoas, nas áreas de gestão, graduação, pesquisa,
inovação e extensão.
A revista terá periodicidade semestral. O próximo
número está previsto para o primeiro semestre de
2015.
Em 2014, enviamos 221 edições da
Newsletter Ufal em Dia. O alcance são
mais de 950 pessoas (na maioria
professores e técnicos, mas alguns
estudantes também pediram para receber)
que se cadastraram e solicitaram
recebimento da ferramenta.
Até outubro, enviávamos de forma
caseira e manual, mas a partir de
novembro, passamos a utilizar uma
ferramenta gratuita. Fizemos campanha
para que as pessoas pudessem se cadastrar
para receber a Newsletter. Tivemos um
aumento considerável, mas ainda
queremos mais. Para isso, repetiremos a
campanha em 2015.
O envio de notícias produzidas pela
Universidade foi requalificado por meio
da introdução de uma nova ferramenta.
Após um workshop sobre novas
tecnologias para comunicadores, foi
possível implantar o MailChimp.com,
uma plataforma on-line para edição e
envio de newsletter.
9
Relatório anual de atividades – 2014
Tal mecanismo possibilitou, ainda, o gerenciamento dos informativos enviados, sendo,
portanto, possível, verificar dentre os e-mails remetidos quantos foram abertos pelos
destinatários, quantas interações foram feitas com os links disponíveis nas matérias e nas
redes sociais. Agora, é possível, ainda, automatizar a inclusão e exclusão dos assinantes,
tornando o trabalho da Ascom tão profissional quanto o de outras instituições que utilizam
essa ferramenta de comunicação, inclusive com feedbacks positivos por parte dos servidores.
10
Relatório anual de atividades – 2014
A ferramenta possibilita à Ascom saber quantos usuários abrem a newsletter, quantos links
são abertos e, também, deixa o usuário livre para deixar de receber, no momento em que não
tenha mais interesse em estar cadastrado.
11
Relatório anual de atividades – 2014
3. Matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal
2014
Mês
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Dezembro 2013
83
7
16
Janeiro
56
11
16
Fevereiro
63
10
15
Março
68
29
22
Abril
43
32
17
Maio
75
31
20
Junho
54
16
17
Julho
63
16
27
Agosto
103
29
22
Setembro
95
10
28
Outubro
121
27
35
Novembro
96
16
20
Dezembro 2014
15
8
8
TOTAL
935
242
255
TOTAL GERAL
1.432
3.1. Matérias sobre ações da gestão
Portal Geral
Portal do Servidor
Portal do Estudante
346
171
67
Gestão
TOTAL
584
3.2. Comparativo com anos anteriores
ANO
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
TOTAL
2014
935
242
255
1.432
2013
1.118
215
265
1.598
2012
-
-
-
1.073
12
Relatório anual de atividades – 2014
4. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no terceiro ano de gestão
2014
Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Mês
Site
Impresso
TV
Rádio
Dezembro*
64
9
3
-
Janeiro
196
27
7
3
Fevereiro
157
26
11
7
Março
129
20
9
4
Abril
85
8
5
1
Maio
107
10
9
4
Junho
92
24
7
1
Julho
171
36
9
17
Agosto
205
26
7
4
Setembro
159
47
8
7
Outubro
289
52
10
1
Novembro
253
36
11
1
Dezembro
58
28
4
2
1.965
349
100
52
TOTAL
TOTAL GERAL
2.466
4.1. Comparativo com anos anteriores
Ano
Repercussão
2014
2.466
2013
2.497
2012
2.825
5. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal
As matérias publicadas nos portais tiveram repercussão nas redes sociais, antes mesmo de
a Ufal ter a fanpage oficial do Facebook. Foram mais 71 mil recomendações, sendo 53.462
nas matérias publicadas no portal geral, 8.778 nas do portal do estudante e 9.183 nas do portal
13
Relatório anual de atividades – 2014
do servidor. Em relação ao Twitter, foram quase 2,5 mil tweets, sendo 1.677 a partir do geral,
370 do estudante e 400 do servidor.
Meses
Portal Geral
Twitter Facebook
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Twitter
Facebook
Twitter
Facebook
Dezembro 2013
48
4.560
0
0
12
115
Janeiro
87
6.091
21
509
4
879
Fevereiro
75
4.227
12
532
9
313
Março
48
2.724
10
874
0
157
Abril
65
2.812
31
598
5
52
Maio
19
138
24
563
19
138
Junho
54
2.006
18
636
3
452
Julho
64
3.191
28
412
22
317
Agosto
201
2.487
51
508
13
509
Setembro
345
8.422
41
1.086
47
435
Outubro
372
10.451
70
2.313
257
5.609
Novembro
257
5.609
38
456
8
298
Dezembro 2014
42
744
26
291
1
199
TOTAL
1.677
53.462
370
8.778
400
9.183
5.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais
Meses
Portal
Dezembro 2013
Geral
Ufal abre edital para fabricante de
pomada que cura verrugas do HPV
+ de 1.300
Janeiro
Geral
Ano letivo de 2014 na Ufal começa dia
10 de março
+ de 1.400
Fevereiro
Geral
Cerca de 200 alunos do curso de
Geografia são aprovados em concurso
642
Março
Títulos das matérias
Estudante Abertas inscrições para prática de
esportes no campus
Quantidade
338
Abril
Geral
Estudantes da Ufal ganham o primeiro
lugar no Startup Weekend Arapiraca
303
Maio
Geral
Novo Restaurante Universitário começa
a funcionar na segunda-feira
388
Junho
Servidor
Professora obtém nota máxima na
265
14
Relatório anual de atividades – 2014
defesa da tese de doutorado em
Portugal
Julho
Geral
Ufal terá representante em congresso
científico em Portugal
278
Agosto
Geral
Liga Acadêmica de Inovação em
Engenharia se apresenta no Caiite 2014
408
Setembro
Geral
Projeto do Cacon aumenta autoestima
de pacientes com câncer
479
Outubro
Geral
Ufal abre inscrições para 15 cursos de
mestrado
900
Novembro
Geral
Teoria do Design Inteligente é tema de
debate sobre a origem da vida
568
Dezembro 2014
Servidor
Professor da Fanut coordena Projeto
Nacional sobre saúde quilombola
191
6. Atendimento à Imprensa
Veículo
Local
Nacional
Total
TV
305
5
310
Rádio
94
1
95
Jornal Impresso
46
14
60
Site
61
12
73
Assessorias
15
1
16
Revista
1
10
11
TOTAL GERAL
565
15
Relatório anual de atividades – 2014
6.1. Resultado do atendimento à Imprensa
Veículos
Local
Nacional
Total
Entrevista em TV
104
-
104
Entrevista em Rádio
94
1
95
Matéria em TV
161
1
162
Matéria em Site
39
7
46
Matéria em Jornal Impresso
33
11
44
Matéria em Revista
1
4
5
Outras Informações
95
14
109
TOTAL GERAL
565
6.2. Atendimento direcionado à gestão
Período
Quantidade
Dezembro 2013
4
Janeiro 2014
18
Fevereiro 2014
3
Março 2014
25
Abril 2014
15
Maio 2014
11
Junho 2014
6
16
Relatório anual de atividades – 2014
Julho 2014
13
Agosto 2014
9
Setembro 2014
6
Outubro 2014
5
Novembro 2014
6
Dezembro 2014
-
TOTAL GERAL
121
7. Acessos aos portais (em números)
Acessos em 2014 (visualizações de página)
Mês
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Dez 2013 – 7 a 31
203.498
69.856
30.416
Janeiro
521.639
200.553
56.265
Fevereiro
468.086
149.977
49.136
Março
408.040
172.889
48.816
Abril
318.336
120.442
41.187
Maio
375.295
116.948
37.787
Junho
315.604
96.388
39.456
Julho
433.877
157.692
68.260
Agosto
645.937
353.095
43.914*
Setembro
797.219
283.267
43.914*
Outubro
1.035.821
304.792
43.914*
Novembro
824.771
292.548
43.914*
Dez – até dia 5
183.187
61.795
7.080**
TOTAL
6.531.310
2.380.242
554.059*
Visitantes únicos
782.460
224.603
39.770
* média dos sete meses anteriores;
** média diária com base no número de acessos mensal.
De 7 de dezembro de 2013 a 5 de dezembro de 2014, o número de acessos ao portal geral
da Ufal ultrapassou os 6,5 milhões, com a média mensal de quase 550 mil e um total de mais
de 780 mil usuários únicos. Os meses com maior número de registro de acessos foram
outubro (1.035.821), novembro (824.771) e setembro (797.219). No mês de realização do
17
Relatório anual de atividades – 2014
Caiite 2014, o portal geral teve mais de 640 mil acessos. O portal do estudante teve mais de 2
milhões de acessos, numa média mensal de mais de 198 mil visualizações. O mês com maior
número foi agosto, com mais de 350 mil acessos, período de realização do Caiite 2014. Já o
portal do Servidor obteve quase 400 mil acessos de dezembro de 2013 a julho de 2014, sendo
cerca de 40 mil usuários únicos. Os meses com maior visualização de página foram julho
(68.260), janeiro (56.265) e fevereiro (49.136).
OBS.: Vale salientar que de dezembro de 2013 a julho de 2014, os dados são reais, mas a
partir de agosto, com a mudança feita pelo NTI – quando os portais (Geral, Estudante,
Servidor e da Transparência) passaram a ter uma nova estrutura para atender às
especificidades de cada dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular – o contador
do Google Analytics deixou de funcionar no portal do Servidor. Dessa forma, de agosto aos
cinco primeiros dias de dezembro de 2014, tivemos de calcular a média dos sete meses
anteriores para preencher as lacunas. Com certeza, tivemos um número de acessos bem
maior nos meses de outubro, novembro e dezembro, por conta das campanhas
institucionais, mas não temos como comprovar.
18
Relatório anual de atividades – 2014
19
Relatório anual de atividades – 2014
7.1. Gráficos do Google Analytics
- Portal Geral
- Portal do Estudante
20
Relatório anual de atividades – 2014
- Portal do Servidor
7.2. Acessos ao portal geral – países e cidades (os dez que mais acessaram)
O portal geral é mais acessado no Brasil, com mais de dois milhões de sessões. Os
Estados Unidos são o segundo país que mais acessa a página. Maceió continua sendo a
cidade onde é registrado o maior número de acessos ao portal.
21
Relatório anual de atividades – 2014
7.3. Acessos ao portal geral por sistema operacional
O portal geral foi mais acessado pelo sistema operacional Windows; o sistema Android
foi o segundo, como demonstrado no gráfico abaixo. O mesmo se repetiu nos portais do
estudante e do servidor.
22
Relatório anual de atividades – 2014
7.4. Acessos ao portal do estudante por sistema operacional
7.5. Acessos ao portal do servidor por sistema operacional
8. Ufal na mídia
Todo o espaço que a Ufal consegue na mídia é gratuito, seja de forma espontânea ou
sugerido pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a Universidade é
mensurado pela Ascom e, assim, temos a dimensão de quantas vezes a instituição foi citada
como referência. Esse acompanhamento é disponibilizado no portal geral, pelo link Ufal na
mídia. Veja o desempenho:
23
Relatório anual de atividades – 2014
8.1. Jornal impresso
A maior inserção de notícias sobre a Ufal foi no Jornal Gazeta de Alagoas. Foram quase
89 páginas com informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a mais de R$
2 milhões. Na Tribuna Independente, mais de 32 páginas positivas e neutras, o que
corresponderia a cerca de meio milhão de reais. No semanário O Dia, cujos exemplares
recebemos gratuitamente, a Ufal teve quase dez páginas positivas e neutras, o que
convertendo em reais, seria o equivalente a pouco mais de R$ 30 mil. É necessário destacar
que esse semanário não está mais sendo fornecido, por isso não temos números precisos
em relação às inserções.
Veículo
Páginas
(Positivas e Neutras)
Páginas
(Negativas)
Total geral
de páginas
Total de
inserções
Total (em reais)
Gazeta
88,72
23,13
111,85
574
R$ 2.112.238,92
Tribuna
32,36
12,80
45,16
528
R$ 336.188,04
O Dia
9,22
0,93
10,15
35
R$ 27.660,00
Total
130,3
36,86
164,16
1.137
R$ 2.476.086,96
A partir de 2014, a Ascom passou a fazer uma análise quantitativa e qualitativa das
inserções da Ufal na mídia. No total, foram 164,16 páginas publicadas, sendo 130,3
positivas e neutras e 36,86 negativas. No entanto, só convertemos em reais as positivas e
neutras. Se fôssemos pagar pelas inserções da Ufal, ou seja, pelas 130,3 páginas positivas e
neutras, seria o equivalente a quase R$ 2,5 milhões.
24
Relatório anual de atividades – 2014
Toda mídia da Ufal é gratuita e, no total, a Ascom conseguiu mensurar 1.137 inserções
nos jornais impressos. Uma média de 94,75 por mês e 3,1 por dia.
Em 2014, a Ufal também conseguiu inserção em um jornal do Japão, o The Mainichi
(em inglês). Foi publicada, em outubro, uma matéria sobre a disputa do 2º turno das
eleições presidenciais no Brasil, com cientistas políticos da Ufal, os professores Ranulfo
Paranhos e Elder Maia. Esse foi um dos atendimentos que a Ascom fez à imprensa. A
matéria não foi contabilizada porque não temos como mensurar, só consta na
subclassificação da clipagem.
- Gazeta de Alagoas
Mês
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real
(por página)
Total (em reais)
Dezembro
6,11
10.710,00
65.438,00
Janeiro
3,08
10.710,00
32.986,00
Fevereiro
7,38
10.710,00
79.039,80
Março
10,39
26.816,40
278.622,40
Abril
4,65
26.816,40
124.696,26
Maio
10,43
26.816,40
279.695,05
Junho
8,02
26.816,40
215.067,52
Julho
10,97
26.816,40
294.175,91
Agosto
8,36
26.816,40
224.185,10
Setembro
6,70
26.816,40
179.669,88
Outubro
7,29
26.816,40
195.491,56
Novembro
4,69
26.816,40
125.740,78
Dezembro
0,65
26.816,40
17.430,66
Total de páginas
88,72
Total em reais
2.112.238,92
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real
(por página)
Total (em reais)
Dezembro
0,60
10.389,00
6.233,40
Janeiro
1,68
10.389,00
17.453,52
Fevereiro
2,35
10.389,00
24.414,15
Março
2,34
10.389,00
24.310,26
- Tribuna Independente
Mês
25
Relatório anual de atividades – 2014
Abril
2,41
10.389,00
25.037,49
Maio
3,17
10.389,00
32.933,13
Junho
3,51
10.389,00
36.465,39
Julho
3,82
10.389,00
39.685,98
Agosto
3,21
10.389,00
33.348,69
Setembro
3,11
10.389,00
32.309,79
Outubro
3,72
10.389,00
38.647,08
Novembro
1,77
10.389,00
18.388,53
Dezembro
0,67
10.389,00
6.960,63
Total de páginas
32,36
Total em real
336.188,04
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real
(por página)
Total (em reais)
Dezembro
1,70
3.000,00
5.100,00
Janeiro
1,16
3.000,00
3.480,00
Fevereiro
1,25
3.000,00
3.750,00
Março
2,33
3.000,00
6.990,00
Abril
0,21
3.000,00
630,00
Maio
2,44
3.000,00
7.320,00
Novembro
0,13
3.000,00
390,00
Total de páginas
10,15
Total em real
27.660,00
- O Dia Alagoas
Mês
Em 2013, o jornal O Dia Alagoas teve oito meses sem registro de inserções, porque a
entrega não é regular, justamente por ser cortesia. No total, o valor convertido em reais foi
maior que em 2014, que teve seis meses sem registro.
8.2. TV
O espaço conquistado na TV mantém números impressionantes, apesar de na conversão
em reais o valor ter sido reduzido. Nos três veículos foram 404 inserções, sendo 375
positivas e neutras e 29 negativas.
Na TV Gazeta foram 249 inserções de notícias positivas e neutras, o que representaria,
em reais, quase R$ 1,9 milhão. Na Pajuçara, foram 112, o que equivaleria a quase R$ 1
26
Relatório anual de atividades – 2014
milhão. Na TV Alagoas, o número de notícias contabilizadas como positivas e neutras foi
14, que corresponderia a quase R$ 51 mil.
Assim como no impresso, a Ascom excluiu do cálculo para conversão em reais a
avaliação negativa. Isso porque ninguém pagaria para publicar algo negativo sobre a
instituição. Também é importante frisar que a Ufal teve mais inserções nas TVs abertas e
nas fechadas, mas nem sempre o que é veiculado nesses veículos fica disponível na
internet e, por isso, a Ascom não tem como mensurar.
Veículo
Inserções
Inserções
(Positivas e neutras) (Negativas*)
Total de
inserções
Total
(em reais)
TV Gazeta
249
12
261
1.897.994,01
TV Pajuçara
112
14
126
937.235,04
TV Alagoas
14
3
17
50.933,14
375
29
404
2.886.162,19
TOTAL
* Não contabilizadas para os cálculos em reais
AVALIAÇÃO
TV GAZETA
TV PAJUÇARA
TV ALAGOAS
TOTAL
Positiva
228
91
8
327
Negativa
12
14
3
29
Neutra
21
21
6
48
261
126
17
404
TOTAL
27
Relatório anual de atividades – 2014
8.3. Rádio
A Ascom continua com dificuldades para mensurar a inserção da Ufal no rádio porque
não há disponibilização do que é veiculado na internet e, também, não existe um sistema
de rádio escuta montado. Pelo que conseguimos constatar a partir do nosso atendimento à
imprensa, a Ufal teve 94 inserções no rádio, mas esse número não é real porque sabemos
que muitas entrevistas são agendadas diretamente com professor, pesquisador ou
responsável pela realização de algum evento na instituição. Então, são diversos os fatores
que dificultam a mensuração mais apurada.
Veículo
Total de Inserções por mês
Jovem Pan
26
Difusora
21
CBN Maceió
19
Gazeta (AM ou Gazetaweb)
17
Educativa
6
Jornal AM
3
Pajuçara FM
1
96 FM
1
TOTAL
94
8.3. Web
A Ufal teve 3.998 inserções, durante o ano, em sites alagoanos e nacionais. Esse número
representa a mídia espontânea, ou seja, o que produzido pelo próprio veículo, e que é
28
Relatório anual de atividades – 2014
sugerido e enviado pela Ascom. Vinte e cinco desses veículos estão identificados na tabela
abaixo porque são os que mais divulgam diariamente a Universidade. Os demais, que têm
uma periodicidade de publicação menor, estão como outros, que representam pouco mais
de 700 inserções.
Sites
Total de Inserções por mês
4 Cantos Alagoas
428
Aqui Acontece
366
Alagoas 24 Horas
298
7 Segundos
216
Alagoas na NET
212
Cada Minuto
211
AL 1
186
Tribuna Hoje
182
TNH 1
176
Alagoas Em Tempo Real
118
Agência Alagoas
113
Gazetaweb
112
Painel Notícias
111
Já É Notícia
87
G1 Alagoas
85
Prefeitura de Maceió
75
Tudo Notícia
63
Alagoas Web
61
Primeira Edição
40
Rota do Sertão
39
Andifes
31
Jornal Extra Alagoas
22
Conexão Penedo
13
Maceió Agora
6
Repórter Alagoas
5
Outros Sites
742
TOTAL
3.998
29
Relatório anual de atividades – 2014
8.3.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia
Das 3.998 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 1.782 foram mídia espontânea.
Desse total, 1.500 foram avaliadas como mídia positiva, 136 como negativa e 146, neutra.
Vale salientar que a Ascom só avalia o que é mídia espontânea.
Avaliação
Mês
Positiva
Negativa
Neutra
Dezembro 2013
76
9
6
Janeiro
93
15
20
Fevereiro
91
14
14
Março
146
35
12
Abril
141
8
16
Maio
94
26
38
Junho
93
9
14
Julho
133
-
-
Agosto
159
7
6
Setembro
179
5
7
Outubro
151
5
5
Novembro
117
3
-
Dezembro 2014
27
-
8
1.500
136
146
TOTAL
TOTAL GERAL
1.782
30
Relatório anual de atividades – 2014
31
Relatório anual de atividades – 2014
8.3.2. Repercussão das matérias nas redes sociais a partir da publicação nos sites
A partir das matérias veiculadas nos sites, a Ufal teve repercussão de mais de 89 mil
curtidas nas redes sociais, sendo 11.347 tweets e 77.874 recomendações no Facebook.
Meses
Rede Social
Twitter
Facebook
Dezembro 2013
194
3.957
Janeiro
421
5.693
Fevereiro
624
9.429
Março
3.958
20.768
Abril
790
2.162
Maio
1.332
9.892
Junho
1.033
4.487
Julho
413
1.812
Agosto
678
5.200
Setembro
372
3.574
Outubro
1.231
9.165
Novembro
265
862
Dezembro 2014
36
873
11.347
77.874
TOTAL
TOTAL GERAL
89.221
32
Relatório anual de atividades – 2014
9. Subclassificação da clipagem (Ufal na mídia)
Com a clipagem feita pela Ascom e disponibilizada no Ufal na mídia, link disponível no
portal geral, qualquer pessoa tem acesso ao que conseguimos mensurar em termos de
exposição da Universidade nos veículos de comunicação – sites, jornais impressos e TVs. Os
dados registrados de 7 de dezembro de 2013 até 5 de dezembro de 2014 demonstram que a
Ufal teve mais de 5,6 mil inserções em jornais, sites e TVs (mídia espontânea e sugerida pela
Ascom). Isso significa que houve 468 inserções mensais e uma média de 15,4 inserções dia.
Inserções por Gênero
Matérias
4.552
Notas e Colunas
806
Entrevistas
211
Artigos
45
Capas
31
TOTAL
5.653
Ano
Comparativo de Inserções
2014
5.653
2013
5.735
33
Relatório anual de atividades – 2014
Subclassificação do Gênero (assunto)
Gestão (Institucional)
901
Graduação
654
Pós-graduação
248
Extensão
355
Equipamentos Culturais
861
Ocorrências
75
Educação a Distância
150
Hospital Universitário / Ebserh
273
Enem/SiSU
177
Edufal
102
Entidades
207
Concursos
95
Inovação e Empreendedorismo
90
Assuntos Gerais
1.465
TOTAL
5.653
10. Redes sociais da Ufal
10.1. Facebook – 8.150 curtidas
A fanpage oficial da Ufal no Facebook foi
ao ar em setembro de 2014 e, de lá para cá, as
curtidas e compartilhamentos só têm
aumentado. Alcançamos 8.150 curtidas em 72
dias de página no ar (de 24 de setembro a 5 de
dezembro) e o envolvimento total alcançou
60.780
curtidas,
comentários
e
compartilhamentos. Mas há outros números
impressionantes. Em relação ao alcance total,
ou seja, visualização que a página teve,
chegamos a 785.540 usuários. Se formos
analisar o número de vezes que o conteúdo da
página foi visto (o total de impressões), aí
chegamos a 1.544.839 de conteúdos
relacionados à página.
A soma total de cliques de conteúdos na
página (curtidas, comentários, cliques nas fotos
e compartilhamentos) alcançou 97.526. O total
de check-ins foi de 3.583 (quando você chega à Universidade e marca que está nesse local).
A média diária de fãs conectados no Facebook da Ufal chega a 5.993 usuários únicos. Isso
significa que das mais de oito mil pessoas que curtem a página, aproximadamente 75% estão
34
Relatório anual de atividades – 2014
on-line diariamente. Isso mostra que a maioria das pessoas que curte a página da Ufal é
usuário ativo.
Provavelmente, a Universidade Federal de Alagoas foi uma das últimas instituições
federais a trabalhar com essa rede social. No entanto, só poderíamos assumir esse
compromisso dando carga total a essa ferramenta. Nós a utilizamos como forma de aproximar
a Ufal da sociedade, de interagir com os diversos públicos.
Nossa estratégia de publicação dos posts é baseada nos horários com maior audiência,
fornecidos pelo próprio Facebook. Os horários de pico são meio-dia, 18h e entre 20h e 21h. A
diferença não é tão grande em relação à semana, mas sexta-feira, sábado e domingo são os
dias com maior audiência, por isso, sempre temos publicações programadas para esses dias.
Publicação com maior número de pessoas alcançadas e a segunda mais clicada da
página:
35
Relatório anual de atividades – 2014
Publicação com mais cliques na página:
Segunda publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:
36
Relatório anual de atividades – 2014
Terceira publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:
Terceira publicação com mais cliques na página:
37
Relatório anual de atividades – 2014
Quinta publicação com maior número de pessoas alcançadas da página:
Procuramos dar espaço a todas as unidades da Ufal. A postagem das fotos com o evento
promovido pelo Campus do Sertão foi a mais clicada da página e a foto da sede do Campus
do Sertão desejando bom fim de semana foi a terceira publicação com mais clicks na página.
A foto que mostra a frente da Reitoria coberta de flores amarelas foi postada pela beleza
plástica mesmo, mas não imaginávamos que teria a repercussão que teve. É assim com
mensagens simples e despretensiosas, sobre assuntos que não têm ligação com ensino,
pesquisa e extensão, que vamos aumentado nossos contatos e as idas à página da Ufal.
10.2. Twitter – 23.205
O Twitter da Ufal foi criado em 2009
e vinha se mantendo de forma estática,
sendo apenas um espelho das matérias
publicadas no portal Geral, mas sem
muita ou quase nenhuma interação. No
entanto, com a implantação das redes
sociais da Ufal, de forma oficial
(Facebook, Instagram e Flickr),
conseguimos movimentar o Twitter a
partir de junho e intensificar seu uso em
setembro, com a consolidação das
demais ferramentas de interação.
Em
junho
tínhamos
12.815
seguidores e, em setembro, com a
instituição de uma equipe de servidores
e bolsistas da Ascom que assumiu as redes sociais da Ufal, subimos para 17.091 seguidores.
Em dezembro (até dia 5), praticamente dobramos esse número: alcançamos 23.205
seguidores.
38
Relatório anual de atividades – 2014
39
Relatório anual de atividades – 2014
10.3. Instagram – 504 seguidores
Essa rede social tem um papel
diferente das demais. Sua função não
é divulgação de notícias do portal. O
Instagram é usado para agregar valor
à marca #Ufal, por meio de fotos que
mostrem outro olhar sobre a
instituição, sejam produzidas pela
Ascom e também postadas pela
comunidade acadêmica em suas redes
pessoais e repostadas no nosso perfil.
O
objetivo
é
aproximar
a
Universidade de seus públicos e criar
uma interação e sentimento de
pertencimento de ambos os lados.
Com isso, pretendemos que as
pessoas “vistam a camisa” e se
orgulhem de mostrar que fazem parte da Ufal. Por outro lado, a Universidade melhora sua
imagem diante da sociedade, valorizando alunos, servidores e os campi.
Nossa meta não é quantitativa; é alcançar um feedback positivo e despertar um sentimento
agradável nas pessoas que seguem nosso Instagram. Para exemplificar, em três meses de
existência, não tivemos nenhum comentário negativo.
40
Relatório anual de atividades – 2014
41
Relatório anual de atividades – 2014
10.3. Flickr
Seguindo a linha do Instagram, o Flickr é usado para manter um acervo de fotos
profissionais da estrutura física da Universidade, que está à disposição da sociedade e da
mídia em geral para reprodução.
11. Ações de Relações Públicas e Comunicação institucional
A partir do mês de setembro, a Ascom recebeu a primeira servidora para o cargo de
relações públicas da Ufal e passou a trabalhar de forma estratégica a comunicação interna,
com o objetivo de agregar servidores, alunos e comunidade acadêmica, além de gerar neles
um clima favorável e de identificação com a Universidade.
As campanhas institucionais buscaram, desta forma, integrar a Ufal com seus públicos por
meio de um fluxo direto e constante, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção de
um clima positivo, propício ao cumprimento dos objetivos institucionais da Universidade, ao
crescimento continuado das atividades e serviços e à expansão de suas potencialidades.
Além disso, foi possível estabelecer um vínculo com a sociedade alagoana, proporcionado
pelas interações nas redes sociais e na mídia, o que corrobora com a finalidade da Ufal de
intervir para o desenvolvimento do Estado e do povo alagoano.
Nesse sentido, foram propostas algumas adequações nas rotinas internas do Núcleo de
Relações Públicas (Nurp), reativado com a chegada da relações públicas, para ajudar no
desenvolvimento das ações.
11.1. Atualização do banco de dados:
Visando a uma melhor dinâmica de trabalho interno da equipe, foram atualizados os dados
internos, tais como: nome, telefone, e-mail e cargo dos servidores dos três campi, separados
por categorias: diretores de unidade, coordenadores de curso, docentes e técnicoadministrativos; contato das Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas, das
Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e mailing das principais redações do Estado.
Foi implantada, ainda, uma ferramenta, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da
Informação (NTI), a partir da qual é possível realizar buscas de e-mails dos alunos da Ufal.
Esse mecanismo permite que a Ascom possa divulgar de modo personalizado as
42
Relatório anual de atividades – 2014
comunicações voltadas para o corpo discente, caracterizando-se por ser uma forma de
comunicação dirigida a esse público.
11.2. Cartão de boas festas
Encaminhado por e-mail, em nome do reitor e da vice-reitora, para todos os servidores.
11.3. Política de valorização das profissões
A partir do levantamento das profissões existentes na Universidade, foi possível
elaborar um calendário anual com datas comemorativas das profissões. Com base nesse
calendário, foram elaboradas mensagens de felicitação para os servidores. O objetivo dessa
ação é cativar o servidor lembrando-o da importância de sua atuação para a Ufal.
Ao longo dos quatro últimos meses de 2014, foram trabalhadas as profissões de médico,
arquivista, biomédico, músico, fonoaudiólogo, engenheiro e arquiteto. Além disso, foi
realizada uma campanha especial voltada para os servidores públicos, pela passagem de
seu dia, no mês de outubro.
As homenagens foram prestadas pela Universidade por meio do site institucional
(portais geral e do servidor), em formato de banners, e dos perfis da Ufal no Facebook e no
Instagram. Algumas também foram veiculadas em outdoor e enviadas por e-mail para cada
servidor. Nesse caso, tivemos muitos retornos de agradecimento pela homenagem
recebida.
Vale salientar que essas ações são institucionais, ou seja, algumas são veiculadas em
outdoor e enviadas por e-mail em nome da gestão da Universidade.
43
Relatório anual de atividades – 2014
11.4. Ufal no Outubro Rosa
Esta campanha teve como principal objetivo a conscientização de servidores, alunos e
pessoas da comunidade em geral acerca do câncer de mama. Aproveitando a data tão
emblemática no mundo todo, a Ufal, enquanto instituição socialmente responsável,
engajou-se nesse processo pela primeira vez.
44
Relatório anual de atividades – 2014
No entanto, a Ascom notou que muito mais do que informação, essa campanha foi
capaz de gerar mobilização de várias frentes. O evento proporcionou integração entre os
servidores, participação entre os alunos, divulgação na mídia e a formalização de muitas
parcerias de órgãos internos como a Progep, a Edufal e o HU, além de entidades, empresas
e órgãos externos como Sintufal, Geap, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria
de Estado da Saúde.
Além disso, esse conjunto de ações conseguiu mobilizar também a Ufal no interior. Na
Unidade de Ensino de Penedo houve palestras sobre o tema, vacinação, sarau e
apresentação de filmes e documentários. A Ascom conseguiu deixar a Reitoria iluminada
de rosa e o prédio foi um dos símbolos da campanha, assim como aconteceu em outros
prédios públicos do Estado e do País. Também houve ação no HU e no Restaurante
Universitário.
O que a Ascom pretende com esse tipo de iniciativa é que a Ufal se engaje em ações
mesmo que não estejam diretamente ligadas a ensino, pesquisa e extensão. A aproximação
com a sociedade está no planejamento estratégico da gestão, por isso, vimos que o Outubro
Rosa seria uma boa oportunidade de estreitarmos essa relação e mostrarmos que a Ufal vai
além da produção do conhecimento científico; ela também mobiliza pessoas em prol de
causas socais.
45
Relatório anual de atividades – 2014
A divulgação do evento foi feita por meio de convites enviados por e-mail para os
servidores, matérias nos portais, nas redes sociais oficiais, na mídia local, além da
distribuição de laços rosa para alunos no Restaurante Universitário e na Biblioteca Central
e para pacientes do Cacon, no Hospital Universitário.
Durante todo o mês de outubro houve demonstração de engajamento com a campanha.
Nas redes sociais, por exemplo, foram oito publicações no Facebook, sendo um álbum com
fotos do evento realizado na Reitoria. O alcance total foi de 1.600 pessoas. O envolvimento
gerado, ou seja, o total de curtidas, comentários e compartilhamentos, foi de 274 pessoas
aproximadamente, com 2.800 cliques.
No Instagram, foram 44 publicações com a hashtag #UfalNoOutubroRosa, o que
significa dizer que as pessoas marcaram o perfil da Ufal nessa rede. Essa campanha,
inclusive, marcou a inauguração da página oficial da Universidade no Instagram.
Vale ressaltar que a campanha foi destacada em outras páginas, como a da Rede
Feminina de Combate ao Câncer.
11.5. Enem e Enade
Estas campanhas foram voltadas aos estudantes e tiveram como objetivo principal
informá-los sobre os dois principais exames nacionais voltados para este público. Em
ambas as campanhas, a Universidade buscou utilizar uma linguagem compatível com o
público-alvo e com a ferramenta utilizada, a rede Facebook. Dessa forma, foram feitas
publicações diárias com dicas sobre a preparação para a prova ou, no caso do Enade, para o
preenchimento do formulário obrigatório.
No caso do Enem, foram feitas nove publicações com alcance total de 14 mil pessoas,
das quais 10.374 não haviam curtido ou interagido com a página da Ufal na rede antes da
campanha. O envolvimento gerado pela campanha foi de, aproximadamente, 500 pessoas,
com cerca de 600 cliques.
Já no caso do Enade, foram feitas seis publicações com alcance total de 4.200 pessoas e
um envolvimento de 123 pessoas. No Instagram, foram cinco publicações e 70 curtidas.
11.6. Ufal Solidária
A primeira campanha, em 2014, foi no período natalino. O objetivo principal foi
arrecadar donativos para dois abrigos de idosos: Lar São Francisco de Assis e Casa do
Pobre, ambos em Maceió. A iniciativa da instituição, encabeçada pela Ascom, contou com
a colaboração de servidores de vários setores da Universidade que fizeram doações.
46
Relatório anual de atividades – 2014
Além de ajudar aos que mais precisam no período do Natal, a campanha busca também
incentivar atitudes solidárias entre os públicos que fazem a Ufal. Reforçando o papel social
que a instituição tem com o Estado de Alagoas.
Ao todo, foram arrecadados 356 itens (pacotes de fraldas geriátricas, alimentos não
perecíveis e material de higiene pessoal).
12. Propostas de Comunicação Institucional para 2015
12.1. Projeto voltado aos servidores aposentados
Parte do planejamento de relações públicas para o ano de 2015 contempla a homenagem
aos servidores aposentados. O projeto foi encaminhado para análise da gestão. A proposta
é criar uma cultura de valorização dos servidores aposentados, como forma de
agradecimento pelos anos de contribuição para a Universidade. Essa medida é importante
porque aproxima a gestão da Ufal dos servidores e gera um clima positivo de engajamento
entre eles, fazendo com que se reconheçam como Universidade e sintam o retorno da
instituição.
12.2. Acesso aos portais
Novas ferramentas de comunicação têm mudado a comunicação externa e interna das
instituições também no setor público. O advento da tecnologia da informática, associado ao
47
Relatório anual de atividades – 2014
uso das redes sociais, tem levado as instituições a se conectarem e divulgarem seu trabalho
(serviços e produtos) até o outro lado do mundo.
É prioritário à Ascom, nesse contexto, procurar conhecer o que pensam e sentem os
servidores da Universidade em relação às diferentes variáveis comunicacionais que afetam
o clima organizacional. Isso porque se forem de natureza positiva, esclarecedora e
transparente geram a boa vontade dentro da organização. Por outro lado, se o público
interno decodifica ações negativamente, sucedem as frustrações, que são indicativos certos
para conflitos futuros e que, consequentemente, interferirão no conceito da imagem
institucional para com demais públicos.
Isso inclui certamente atender suas necessidades e respeitar seus direitos. Pretende-se
desenvolver um sistema de comunicação eficiente e transparente e avaliar se as
expectativas estão sendo atendidas, promovendo o ciclo da comunicação.
Assim sendo, a Ascom realiza mensalmente a mensuração das visualizações dos seus
portais, buscando conhecer quais as notícias e informações que atingiram estudantes e
servidores, com o objetivo de conhecer as preferências de cada público.
Do mesmo modo, a partir desse levantamento é possível consolidar os portais da Ufal
como ferramentas de comunicação interna, bem como qualificar o público que acessa os
portais e identificar a audiência que o site tem.
Nossa intenção é levar o servidor e o estudante a visitarem diariamente os respectivos
portais, para que os mesmos sejam usados como ferramentas de comunicação eficiente.
12.3. Requalificação do Jornal Mural Minuto do Servidor
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: aproximar os servidores do portal do servidor, por meio de matérias
de assuntos variados, incluindo os assuntos de cunho administrativo;
12.4. Recepção dos calouros
Público envolvido: alunos.
Objetivos da ação: conquistar a empatia dos alunos recém-chegados, fazendo que eles
sejam multiplicadores das ações da Universidade, com maior ênfase nas redes sociais;
12.5. Elaboração do Manual de Uso de Redes Sociais
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: criar um padrão no uso das redes sociais da Universidade; auxiliar
servidores e alunos que administram páginas com o nome da Ufal a utilizarem uma
identidade visual padronizada; melhorar a qualidade de texto e imagem nas redes sociais
da Ufal;
12.6. Implantação do Mural Digital (tela dos computadores)
Público envolvido: servidores.
Objetivos da ação: criar um canal de comunicação interno, onde os servidores possam
ser informados de modo ágil e eficiente sobre assuntos relacionados ao cotidiano da
instituição a exemplo de avisos e lembretes de datas comemorativas. Esta ação é proposta
em parceria com o NTI, o qual se responsabilizará pela operacionalização e suporte
técnico.
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