Relatório anual de atividades 2015

Arquivo
RELATORIO ANUAL DE ATIVIDADES 2015.pdf
Documento PDF (9.4MB)
                    Relatório anual de atividades
6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015

Maceió
Janeiro de 2016

Relatório anual de atividades – 2015

Universidade Federal de Alagoas – Ufal

Reitor
Eurico de Barros Lôbo Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha de Almeida Barros
Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE-461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Alencar (MTE-352/AL)
Relações Públicas
Janaina Alves
Programadora Visual
Camila Fialho
Redes Sociais
Rose Ferreira
Repórteres
Diana Monteiro (MTE – 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE – 1.195/AL)
Lenilda Luna (MTE – 655/AL)
Manuella Soares (MTE – 2.530/PB)
Bolsistas de Jornalismo e Relações Públicas
Alexssandro Souza (comunicação institucional)
André Ferro (texto e foto)
David Cardoso (texto e foto)
Déborah Moraes (texto e foto – até setembro)
Deriky Pereira (clipping, texto, fotos e mensuração)
Dilson Fidelis (clipping e mensuração)
Emanuele Divino (texto, foto e mensuração – até março)
Eduardo Lira (clipping e mensuração)
Jônatas Medeiros (foto e redes sociais - até setembro)
Keila Oliveira (texto e foto)
Mariana Madeiro (comunicação institucional)
Natália Oliveira (texto e foto) – Espaço Cultural
Pedro Barros (texto e foto – até maio)
Rosiane Martins (texto e foto)
Thyeres de Medeiros (redes sociais)
Wende Cerqueira (texto e foto)
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
João Felipe Rezende (estudante de Design)
Beatriz Montenegro (estudante de Design – até maio)

2

Relatório anual de atividades – 2015

Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira

3

Relatório anual de atividades – 2015

Sumário
1. Apresentação...................................................................................................................... 5
2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (6 de dez/2014 a 31 de dez/2015) .................. 7
2.1. Total de matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal ....................................... 7
2.1.1. Comparativo com anos anteriores ............................................................................. 7
2.2. Revista Saber Ufal ........................................................................................................... 8
2.3. Newsletter Ufal em Dia ................................................................................................... 8
3. Portais .................................................................................................................................... 9
3.1. Acessos aos portais (em números) ................................................................................... 9
3.2. Gráficos do Google Analytics ........................................................................................ 10
3.2.1. Portal Geral ............................................................................................................. 10
3.2.2. Portal do Estudante.................................................................................................. 11
3.2.3. Portal do Servidor.................................................................................................... 13
4. Atendimento à Imprensa ................................................................................................... 14
4.1. Resultado do atendimento à Imprensa ........................................................................... 14
4.2. Atendimento direcionado à gestão ................................................................................. 15
5. Matérias enviadas para a mídia em 2015 ......................................................................... 15
5.1. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no quarto ano de gestão ................. 16
5.2. Comparativo com anos anteriores .................................................................................. 16
6. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal......................................................................................................................... 17
6.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais ............. 17
7. Ufal na Mídia ...................................................................................................................... 18
7.1. Jornal impresso .............................................................................................................. 18
7.1.1. Gazeta de Alagoas ................................................................................................... 19
7.1.2. Tribuna Independente .............................................................................................. 19
7.1.3. O Dia Alagoas ......................................................................................................... 20
7.2. TV .................................................................................................................................. 20
7.3. Rádio .............................................................................................................................. 21
7.4. Web ................................................................................................................................ 22
7.4.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia .............. 23
7.5. Subclassificação da clipagem (Ufal na Mídia) .............................................................. 24
8. Redes sociais da Ufal .......................................................................................................... 26
8.1. Análise do Facebook ...................................................................................................... 26
8.2. Análise do Instagram ..................................................................................................... 26
8.3. Análise do Twitter ......................................................................................................... 28
8.3.1. Pontos positivos ...................................................................................................... 29
8.3.2. Pontos negativos ...................................................................................................... 29
9. Ações de Relações Públicas e Comunicação Institucional .............................................. 30
9.1. Campanha: Parabéns, Ufal ............................................................................................. 30
9.2. Exposição Fotográfica: Sou Mulher, Sou Ufal .............................................................. 32
9.3. Consumo Consciente ..................................................................................................... 36
9.4. Dia Mundial da Saúde.................................................................................................... 38
9.5. Ufal no Maio Amarelo ................................................................................................... 39
9.6. Ufal In Love ................................................................................................................... 44
9.7. Considerações finais ...................................................................................................... 46
10. A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas .............................................................. 46
10.1. Números da Bienal 2015.............................................................................................. 47
10.2. Resumo da transmissão do evento nas redes sociais: .................................................. 51
4

Relatório anual de atividades – 2015

10.3. Alcance das redes sociais ............................................................................................. 51
10.3.1. Posts em destaque.................................................................................................. 51
10.3.2. Mensagens InBox na página do Facebook: ........................................................... 54
10.3.3. Twitter (20 de junho a 5 de dezembro) ................................................................. 55
10.3.4. Instagram (20 de junho a 5 de dezembro) ............................................................. 57
10.3.5. Snapchat ................................................................................................................ 59
10.3.6. Periscope ............................................................................................................... 60
10.4. Sugestões para a próxima edição ................................................................................. 61
10.4.1. Elogios a esta edição ............................................................................................. 61
10.4.2. Participação das redes da Ufal na Bienal .............................................................. 61
10.5. Destaques no Facebook da Ufal ................................................................................... 61
10.6. Impressões do Twitter da Ufal durante a Bienal .......................................................... 62
10.7 Publicação com maior interação no Instagram da Ufal ................................................ 62
10.7.1. Sugestões para a próxima edição: ......................................................................... 62

1. Apresentação
Dando continuidade à divulgação das ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão da
Universidade Federal de Alagoas, a Assessoria de Comunicação (Ascom) manteve o foco na
comunicação externa, nos portais da Ufal e na intensificação da clipagem e da mensuração de
resultados, a fim de obter e comprovar o quanto a instituição está sendo divulgada para toda a
sociedade alagoana e apresenta, a partir de agora, mais um relatório de atividades.
Somados, os portais Geral, Estudante e Servidor, que são organizados pela Ascom no que diz
respeito à administração e à publicação de notícias, o setor contabilizou 1.597 matérias, no período de
6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, prazo estipulado para produção deste relatório.
Com esse número, alcançamos a segunda maior produção anual de conteúdo – ficando atrás apenas do
ano de 2013, quando produzimos 1.598. Merece destaque, inclusive, o crescimento de conteúdo do
Portal do Servidor que, com 322 matérias, alcançou o maior número dos últimos quatro anos, mesmo
com uma greve que durou quatro meses.
Nossos portais (Geral, Estudante e do Servidor) continuaram seguindo uma linha crescente
com acessos não só no Brasil, mas também em vários países. Tivemos, em 2015, mais de 14 milhões
de acessos, cinco milhões a mais que em 2014 – mais detalhes, podem ser lidos na página 8. Além
disso, tivemos, em 2015, a produção e a elaboração de mais uma revista Saber Ufal, na qual
destacamos os dez anos do processo de interiorização com reportagens especiais de projetos de
pesquisa, extensão e afins, ligados aos campi Arapiraca e do Sertão e suas respectivas unidades de
ensino.
No quesito relacionamento com a imprensa, a Ascom continuou a cumprir seu papel e
registrou ótimos índices em 2015. Mensuramos, por meio de nosso formulário de atendimento à
imprensa, quase 700 solicitações dos mais variados meios de comunicação. Desse total, 280 foram

5

Relatório anual de atividades – 2015

exclusivamente sobre assuntos relacionados à gestão. No envio de releases para a mídia,
contabilizamos 728 com repercussão total de 2.446 inserções na mídia.
Com relação à repercussão na mídia impressa, tivemos 1.133 inserções nos jornais O Dia
Alagoas, Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas. Neste último, foram contabilizadas 139 páginas
com informações positivas e neutras (as negativas são registradas, mas não mensuradas), o que
equivaleria a quase R$ 7 milhões em inserções. Nas TVs, foram 379 inserções, equivalentes a quase
R$ 3 milhões, caso a Ufal tivesse de pagar pela divulgação de suas ações. Em rádios, mesmo com
toda dificuldade que temos, conseguimos mensurar, por meio de nosso atendimento à imprensa, 94
inserções. Já nos sites de notícia, tivemos 4.235 inserções.
No geral, em 2015 conseguimos mensurar a presença da Ufal nos meios de comunicação
5.809 vezes, dentre matérias, notas, entrevistas, artigos e capas de jornal. Com esse resultado, a Ascom
obteve recorde em comparação aos últimos quatro anos. Como destaque, podemos apresentar o mês de
novembro que, durante seus 30 dias, registrou mais de 950 inserções da Universidade na mídia,
número histórico para a instituição e nunca antes registrado.
Continuamos com alta produção de artes gráficas e os dados se intensificaram ainda mais
depois de aderirmos, de forma oficial, aos nossos perfis nas redes sociais Facebook, Twitter e
Instagram, cujos dados poderão ser vistos a partir da página 25. Tivemos ações voltadas ao público
interno, por meio de nosso Núcleo de Relações Públicas (Nurp), como a campanha dos 54 anos da
Ufal, uma exposição intitulada Sou Mulher, Sou Ufal, no mês de março, e outra bastante especial
voltada ao Dia Mundial da Saúde.
O relatório chega ao fim com um capítulo especial sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de
Alagoas, realizada de 20 a 29 de novembro. Apresentamos dados, principalmente, de nossas redes
sociais, que alcançaram desempenhos expressivos, durante a semana do evento. Mostramos nossa
relação com a imprensa, o quanto teríamos gasto com as inserções nos meios de comunicação,
quantidade de matérias produzidas e etc.
Vamos chegando ao fim, porém, recordando como tudo começou. Em 2011, no início da
gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha, recebemos uma missão especial: colocar
a Ufal cada vez mais próxima da sociedade por meio de nossa relação com a imprensa. Estabelecemos
contato, atualizamos nosso mailing, enviamos diariamente nossas produções textuais e fechamos, de 6
de dezembro de 2011 a 31 de dezembro de 2015, com um total de 21.195 inserções da Ufal nos
meios de comunicação.
Com um trabalho integrado, entre bolsistas e servidores, a Ascom encerra mais uma prestação
de contas para a comunidade universitária, para os gestores e para toda a população, com o sentimento
de que a nossa missão foi cumprida com bastante sucesso.
Boa sorte à nova gestão da nossa Ufal.
Simoneide Araújo - coordenadora da Ascom

6

Relatório anual de atividades – 2015

2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (6 de dez/2014 a 31 de dez/2015)
Produtos
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal

1.597

Artes gráficas

1.777

Outdoors (arte)

42

Revista Institucional

1

Atendimento à imprensa
- Direcionado à gestão: 280

686

Newsletter Ufal em Dia

232

2.1. Total de matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal
2015
Mês

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Dezembro 2014 (a
partir do dia 6)

59

7

29

Janeiro

61

13

32

Fevereiro

40

8

23

Março

89

39

46

Abril

101

30

37

Maio

113

20

45

Junho

112

12

19

Julho

38

14

24

Agosto

59

38

9

Setembro

70

11

11

Outubro

81

18

23

Novembro

132

16

15

Dezembro 2015

71

15

17

Total

1.026

241

330

Total geral

1.597

2.1.1. Comparativo com anos anteriores
Ano

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

TOTAL

2015

1.026

241

330

1.597

2014

935

242

255

1.432

2013

1.118

215

265

1.598

2012

-

-

-

1.073

7

Relatório anual de atividades – 2015

2.2. Revista Saber Ufal
A revista Saber Ufal produzida em 2015 foi uma
edição especial, alusiva aos 10 anos de interiorização da
Universidade.
Nas 76 páginas dessa edição, destacamos entrevistas e
reportagens com gestores e com alunos dos campi Arapiraca e
do Sertão e suas unidades de ensino, que relataram a
importância da instituição no avanço, no desenvolvimento e
na economia das respectivas regiões.
Também

apresentamos

pesquisas,

projetos

extensionistas e ações culturais.

2.3. Newsletter Ufal em Dia
O envio da newsletter Ufal em Dia é feito diariamente, de segunda a sexta, para um grupo de
1.044 pessoas credenciadas, todas da Universidade. No período referente a esse relatório, foram
enviadas 232 newsletters a partir de uma plataforma gratuita, por isso, não conseguimos ampliar o
cadastro de novos e-mails, devido ao limite determinado pelo Mailchimp.

Em relação ao envio da newsletter, vale salientar que que nem todas as 1.044 pessoas
interagem com o material recebido todos os dias. O índice de visualizações e cliques nas matérias é
muito pequeno, o que deduzimos ser falta de hábito. No entanto, mantivemos o envio para reafirmar a
importância dessa ferramenta.

8

Relatório anual de atividades – 2015

3. Portais
Em 2015, chegamos a quase 1,6 mil notícias produzidas e publicadas nos portais Geral, do
Estudante e do Servidor. A partir dessa produção, pudemos comprovar um aumento significativo no
número de acessos nesses canais.
Saímos de quase 9,5 milhões para mais de 14 milhões de acessos, com mais de 1 milhão de
usuários únicos, conforme a ferramenta Google Analytics. Essa evolução mostra o grande potencial
que têm os portais da Ufal para difusão de assuntos de interesse da comunidade universitária e da
sociedade em geral.
Dos mais de 14 milhões de acessos, 9,6 milhões foram no portal Geral; 3,6 milhões no portal
do Estudante; e 995 mil no do Servidor. Esses números podem ser conferidos com mais detalhes na
tabela e nos gráficos abaixo.

3.1. Acessos aos portais (em números)
Acessos em 2015 (visualizações de página)
Mês

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Dez 2014 – 6 a 31

600.646

187.980

76.182

Janeiro

936.678

469.059

76.109

Fevereiro

830.397

353.725

89.454

Março

1.030.575

436.530

124.243

Abril

793.829

282.555

113.192

Maio

790.799

272.555

122.080

Junho

568.141

199.783

72.400

Julho

521.821

230.613

59.230

Agosto

456.327

212.105

48.774

Setembro

491.246

167.677

52.142

Outubro

903.865

310.556

80.386

Novembro

1.090.355

257.125

86.677

Dezembro

648.924

265.479

71.101

Total

9.663.603

3.645.742

995.854

Visitantes únicos

768.740

245.150

53.289

9

Relatório anual de atividades – 2015

3.2. Gráficos do Google Analytics
3.2.1. Portal Geral

3.2.1.1. Acessos ao portal Geral – países e cidades (os dez que mais acessaram)

10

Relatório anual de atividades – 2015

3.2.1.2. Acessos ao portal Geral via celular

3.2.2. Portal do Estudante

3.2.2.1. Acessos ao portal do Estudante – países e cidades (os dez que mais
acessaram)

11

Relatório anual de atividades – 2015

3.2.2.2. Acessos ao portal do Estudante via celular

12

Relatório anual de atividades – 2015

3.2.3. Portal do Servidor

3.2.3.1. Acessos ao portal do Servidor – países e cidades (os dez que mais acessaram)

13

Relatório anual de atividades – 2015

3.2.3.2. Acessos ao portal do Servidor via celular

4. Atendimento à Imprensa

Veículo

Local

Nacional

Total

TV

290

10

300

Rádio

100

2

102

Jornal Impresso

101

11

112

Site

103

14

117

Assessorias

41

2

43

Revista

2

10

12

Total geral

637

49

686

4.1. Resultado do atendimento à Imprensa
Local

Nacional

Total

Entrevista em TV

85

-

85

Entrevista em Rádio

95

2

97

Matéria em TV

153

8

161

Matéria em Site

80

8

88

Matéria em Jornal Impresso

80

9

89

Matéria em Revista

5

8

13

Outras Informações

102

16

118

Total

600

51

651

Veículos

Total geral

1.302

14

Relatório anual de atividades – 2015

4.2. Atendimento direcionado à gestão

Período

Quantidade

Dezembro 2014 (a partir do dia 6)

2

Janeiro 2015

15

Fevereiro 2015

12

Março 2015

36

Abril 2015

12

Maio 2015

33

Junho 2015

28

Julho 2015

12

Agosto 2015

22

Setembro 2015

22

Outubro 2015

38

Novembro 2015

36

Dezembro 2015

12

Total geral

280

5. Matérias enviadas para a mídia em 2015

Total

Repercussão (Site, TV, Impresso e Rádio)

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

61

278

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro 2015
Total

55
35
59
63
71
56
25
42
59
52
100
50
728

256
114
132
189
248
226
107
170
166
204
243
113
2.446

Mês

15

Relatório anual de atividades – 2015

5.1. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no quarto ano de gestão

2015
Mês

Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Site

Impresso

TV

Rádio

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

191

79

6

2

Janeiro

186

63

2

5

Fevereiro

81

31

2

0

Março

117

9

4

2

Abril

158

20

6

5

Maio

197

31

9

11

Junho

155

61

3

7

Julho

80

21

3

3

Agosto

155

12

2

1

Setembro

141

13

5

7

Outubro

167

20

13

4

Novembro

206

24

13

0

Dezembro 2015

90

11

12

0

1.924

395

80

47

Total
Total geral

2.446

5.2. Comparativo com anos anteriores

Ano

Repercussão

2015

2.446

2014

2.466

2013

2.497

2012

2.825

16

Relatório anual de atividades – 2015

6. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal
A entrada da Universidade nas redes sociais de forma oficial fez com que os números de
nossas inserções nesses veículos aumentassem ainda mais. Mensuramos e apresentamos abaixo a
quantidade de compartilhamentos, por mês, nas redes Twitter e Facebook e que foram feitos
diretamente de nossos três portais: Geral, Estudante e Servidor.
Mês

Portal Geral

Portal do Estudante

Portal do Servidor

Twitter

Facebook

Twitter

Facebook

Twitter

Facebook

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

220

5.960

21

573

2

631

Janeiro

297

6.560

45

1.130

15

114

Fevereiro

174

3.597

35

396

23

822

Março

239

10.648

172

5.772

8

351

Abril

165

4.596

70

1.554

13

165

Maio

343

9.642

44

2.255

10

1.155

Junho

254

9.621

33

666

9

2.301

Julho

117

11.299

37

3.304

1

79

Agosto

133

11.499

83

8.933

1

79

Setembro

217

10.976

21

360

8

1.307

Outubro

208

15.019

28

2.177

1

1.156

Novembro

1

15.703

0*

747

0*

774

Dezembro 2015

0

6.612

0*

5.035

0*

1.703

Total

2.348

121.722

589

32.902

91

10.637

* Twitter só até outubro porque a janela foi retirada do ar automaticamente

6.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais

Mês

Portal

Títulos das matérias

Quantidade

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

Geral

Ufal abre inscrições para Cursos de Verão
2015

1.300

Janeiro

Geral

7ª Bienal do Livro de Alagoas terá dez
dias de agenda cheia

667

Fevereiro

Geral

Inscrições abertas para o 1º Congresso de
Inovação Pedagógica

565

Março

Geral

Professora da Ufal é a primeira do
Nordeste indicada para a Academia
Nacional de Ciências

2.400

17

Relatório anual de atividades – 2015

Abril

Geral

Fenômeno previsto por Físicos da Ufal é
observado por pesquisadores americanos

1.100

Maio

Estudante

Estudante de Matemática faz doutorado
no Impa antes de terminar a graduação

1.900

Junho

Geral

Ufal não recebe repasse do MEC em
junho e bolsas deixam de ser pagas

3.500

Julho

Geral

Contagem regressiva para a 7ª Bienal do
Livro de Alagoas

4.300

Agosto

Estudante

Ex-aluno de Computação da Ufal
disponibiliza software para editoração de
trabalhos acadêmicos

7.850

Setembro

Geral

Volta às aulas na Ufal será dia 5 de
outubro

2.900

Outubro

Geral

Como transformar sonhos em realidade

2.500

Novembro

Geral

Matemática a distância da Ufal recebe
nota 5 e fica entre os melhores do país

1.900

Dezembro 2015

Geral

De Igaci para a Nasa

4.850

7. Ufal na Mídia
Todo o espaço que a Ufal consegue na mídia é gratuito, seja de forma espontânea ou sugerido
pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a Universidade é mensurado pela Ascom e,
assim, temos a dimensão de quantas vezes a instituição foi citada como referência. Esse
acompanhamento é disponibilizado no portal geral, pelo link Ufal na mídia. Veja o desempenho:

7.1. Jornal impresso
A maior inserção de notícias sobre a Ufal foi no jornal Gazeta de Alagoas com quase 139
páginas com informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a quase R$ 7 milhões. Na
Tribuna Independente, quase 36 páginas positivas e neutras, o que corresponderia a cerca de meio
milhão de reais.
No semanário O Dia, cujos exemplares recebemos gratuitamente, a Ufal teve quase apenas o
equivalente a 3,19 páginas positivas e neutras, o que convertendo em reais, seria o equivalente a quase
R$ 10 mil. É necessário destacar que esse semanário não está mais sendo fornecido, por isso não
temos números precisos em relação às inserções.

18

Relatório anual de atividades – 2015

Veículo

Páginas
(Positivas e Neutras)

Páginas
(Negativas)

Total geral
de páginas

Total de
inserções

Gazeta

138,84

24,84

163,68

597

Tribuna

35,98

5,77

41,75

528

O Dia

3,19

2,19

5,38

8

Total

178,01

32,80

210,81

1.133

7.1.1. Gazeta de Alagoas

Mês

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

9,64

Janeiro

3,41

Fevereiro

9,08

Março

7,91

Abril

11,00

Maio

18,27

Junho

11,91

Julho

7,21

Agosto

7,80

Setembro

17,21

Outubro

11,88

Novembro

13,74

Dezembro 2015

9,78

Total de páginas

138,84

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real
(por página)

Total (em reais)

138,84

R$ 45.799,02

6.358.735,92

7.1.2. Tribuna Independente
Mês

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Dezembro 2014 (A
partir do dia 6)

2,72

Janeiro

4,03

Fevereiro

2,56

19

Relatório anual de atividades – 2015

Março

1,07

Abril

3,32

Maio

4,88

Junho

3,19

Julho

3,56

Agosto

1,77

Setembro

2,18

Outubro

3,00

Novembro

3,49

Dezembro 2015

0,21

Total de Páginas

35,98

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real (por
página)

Total (em reais)

35,98

R$ 10.389,00

373.796,22

7.1.3. O Dia Alagoas

Mês

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Dezembro 2014 (A
partir do dia 6)

0,01

Abril

3,18

Maio

-

Total de páginas

3,19

Total de Páginas
(Positivas e Neutras)

Valor em Real
(por página)

Total (em reais)

3,19

R$ 3.000,00

R$ 9.570,00

7.2. TV
No prazo estipulado para nosso relatório, conseguimos registrar um total de 379 inserções da
Ufal nas TVs. Como destaque, duas dessas não foram nas mídias locais. Tivemos uma inserção na
Globo Nordeste, de Recife, e outra, também numa retransmissora global, em Sergipe. Nesta, porém,
não conseguimos contato com o setor comercial da emissora para saber quanto seria a referida
inserção se transformada em valores financeiros.

20

Relatório anual de atividades – 2015

Em mais um ano, a TV Gazeta de Alagoas foi o veículo televisivo que mais exibiu conteúdos
sobre a Ufal, chegando a quase 270. Isso convertido em reais chegou a mais de R$ 2,1 milhões como
mostra a tabela abaixo. A TV Pajuçara exibiu 81 conteúdos e a TV Alagoas, 14. No total, foram quase
R$ 2,9 milhões que teriam sido gastos.
Teriam sido, pois a mídia da Ufal é gratuita, ou seja, nem a Ufal e nem a Ascom pagam nada
para ter essas informações divulgadas. Boa parte, no entanto, é difundida por meio de sugestão da
Ascom no momento de envio, por e-mail, de suas matérias produzidas e publicadas nos Portais.

Inserções
(Positivas e neutras)

Inserções
(Negativas*)

Total de
inserções

Total (em reais)

TV Gazeta

256

24

269

2.120.586,85

TV Pajuçara

65

18

81

624.077,54

TV Alagoas

10

4

14

141.799,10

Globo
Nordeste*

1

0

1

12.969,30

TV Sergipe**

1

-

1

-

TOTAL

333

46

379

R$ 2.899.432,79

Veículo

* Não contabilizadas para os cálculos em reais
** Não conseguimos contato para saber o valor da inserção do telejornal

7.3. Rádio
Mesmo com todas as dificuldades de acompanhar e mensurar o que sai sobre a Ufal nas emissoras
de rádio, conseguimos identificar 94 inserções durante o último ano. O que apontamos na tabela
abaixo é resultado dos registros no nosso formulário de atendimento à imprensa. A emissora que mais
abriu espaço para a Universidade foi a Rádio Difusora, com 32 inserções, seguida da Gazeta, com 23.

Veículo

Total de Inserções por mês

Difusora

32

Gazeta (AM ou Gazetaweb)

23

Educativa

9

Globo Maceió

7

CBN Maceió

7

Jovem Pan

5

Jornal AM

3

Pajuçara FM

3

Não identificado

1

Imprima

1

Rádio Bandeirantes

1

21

Relatório anual de atividades – 2015

Voz do Brasil

1

Justiça

1

TOTAL

94

7.4. Web
Em 2015, conseguimos registrar um total de 4.235 inserções da Ufal nos sites de notícia.
Como forma de padronizar o trabalho, o setor contabiliza, desde o início do processo, um total de 25
sites-padrão para busca de informações, ou seja, aqueles que costumam publicar mais conteúdos sobre
a Universidade. Este ano, porém, alguns deles saíram do ar, mas não tiveram seus dados eliminados do
nosso trabalho.
Com os dados abaixo registrados, percebemos, também, o quanto a Ufal foi citada, por
exemplo, em sites institucionais de outros órgãos, como Agência Alagoas, do Governo do Estado, e
Agência Maceió, da Prefeitura de Maceió. A Ufal teve citações em matérias que envolviam diversos
assuntos, como por exemplo, pesquisadores convidados a participar de eventos realizados por órgãos
estaduais e municipais, além de parcerias feitas com a instituição para realização de grandes eventos,
como foi o caso da 3ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite
2015) e da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas (ver a partir da página 36).
Vale reforçar que, apesar de termos um número de 25 sites, não deixamos de olhar vários
outros que também publicam conteúdos relacionados à Ufal. Esse número está devidamente registrado
na categoria de Outros Sites.
Sites

Total de Inserções por mês

Aqui Acontece

364

4 Cantos Alagoas

292

TNH 1

268

Cada Minuto

202

7 Segundos

199

Alagoas 24 Horas

191

Agência Alagoas

186

Alagoas Em Tempo Real

185

Tribuna Hoje

172

Jornal de Alagoas*

146

Gazetaweb

145

Repórter Alagoas

140

Prefeitura de Maceió

130

Já É Notícia

126

22

Relatório anual de atividades – 2015

Alagoas na NET

106

Primeiro Momento

105

G1 Alagoas

103

Painel Notícias

87

TopGyn*

58

Rota do Sertão

57

Diário de Arapiraca

47

Melhor Notícia

34

Agência Municípios Alagoanos*

27

Vale Agora

26

Primeira Edição

21

Outros Sites

818
TOTAL

4.235

* Saíram do ar

7.4.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia
Das 4.235 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 2.142 foram mídia espontânea. Desse
total, 1.656 foram avaliadas como mídia positiva, 349 como negativa e 127, neutra. Vale registrar que
a Ascom só avalia o que é mídia espontânea, o que não inclui o conteúdo enviado para divulgação pela
assessoria.

Avaliação
Mês

Positiva

Negativa

Neutra

Dezembro 2014
(a partir do dia 6)

90

28

0

Janeiro

60

0

9

Fevereiro

45

30

9

Março

46

15

2

Abril

102

12

6

Maio

61

57

4

Junho

161

20

16

Julho

113

33

4

Agosto

144

35

14

Setembro

195

81

40

Outubro

128

18

5

Novembro

454

20

18

Dezembro 2015

69

0

0

23

Relatório anual de atividades – 2015

Total

1.666

349

Total geral

127

2.142

7.5. Subclassificação da clipagem (Ufal na Mídia)
Os dados registrados de 6 de dezembro de 2014 até 31 de dezembro de 2015 nos mostraram
que a Ufal teve pouco mais de 5,8 mil inserções em jornais, sites e TVs (somando mídia espontânea e
a sugerida pela Ascom). Isso significa que houve 484 inserções mensais e uma média de 16,1
inserções por dia. O dado, inclusive, é o maior já alcançado desde que a Ascom iniciou o processo de
mensuração de resultados.
Em 2015, o destaque vai para o mês de novembro, no qual foram registradas 954 inserções –
maior número já registrado desde quando a Ascom deu início ao processo de mensuração de
resultados, em 2012. Isso quer dizer que, durante o mês, foram clipadas e publicadas no Ufal na Mídia,
cerca de 31,8 inserções por dia.
Outro grande destaque de 2015, também no mês de novembro, foi a quantidade de inserções
clipadas e mensuradas sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Tudo o que saiu sobre o
maior evento cultural e literário do Estado foi devidamente assinalado em nossa subclassificação,
como vemos abaixo, no assunto Edufal. Do total de 602 inserções no prazo de análise para nosso
relatório, 474 foram registradas apenas em novembro. Para ser ainda mais preciso, entre os dias 20 e
29 de novembro, a Ascom clipou e mensurou 359 matérias veiculadas sobre a 7ª Bienal.
Vale reforçar que todo o material clipado e mensurado pela Ascom pode ser encontrado no
link Ufal na Mídia, disponível a qualquer pessoa que acessar o Portal Geral.

Inserções por Gênero
Matérias

4.847

Notas e Colunas

680

Entrevistas

202

Artigos

38

Capas

42

TOTAL

5.809

Ano

Comparativo de Inserções

2015

5.809

2014

5.653

2013

5.735

2012

3.998 [março a dezembro]

24

Relatório anual de atividades – 2015

Subclassificação do Gênero (assunto)
1.266
Gestão (Institucional)
Graduação

326

Pós-graduação

141

Extensão

216

Equipamentos Culturais

559

Ocorrências

35

Educação a Distância

21

Hospital Universitário / Ebserh

272

Enem/SiSU

194

Edufal

602

Entidades

296

Concursos

79

Inovação e Empreendedorismo

93

Assuntos Gerais

1.709

TOTAL

5.809

Todo o processo de mensuração de resultados teve início em março de 2012 e, desde então, os
números registrados pela Ascom sempre foram bastante expressivos. A título de comparação, por
exemplo, somente no primeiro ano (2012), subclassificamos um total de 3.998 matérias clipadas e
publicadas no link Ufal na Mídia, disponível a todos que acessarem o nosso portal Geral.
A clipagem sempre foi feita na Ascom, mas a partir da implantação do processo de
mensuração de resultados, passou a ser ainda mais bem trabalhada. A cada ano, passamos a comprovar
que o nosso trabalho estava dando certo e a meta estipulada pela gestão, em dezembro de 2011, estava
sendo alcançada. Estávamos, a cada dia, mês e ano, levando o nome da Universidade Federal de
Alagoas cada vez mais próximo da sociedade.
Do início de nosso trabalho, em 2012, até o dia 31 de dezembro de 2015, a Ascom registrou
mais de 21 mil inserções sobre a Ufal nos meios de comunicação – entre sites, TVs, jornais impressos
e rádios. Um número bastante expressivo e comemorado pela equipe.
Total de inserções entre março de 2012 e 11 de dezembro de 2015
21.195

25

Relatório anual de atividades – 2015

8. Redes sociais da Ufal

8.1. Análise do Facebook
De 6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, foram 590 publicações, com um
alcance de 1.587.038 pessoas. O número de curtidas em 05/12/2014 era de 7.987 pessoas. Em
31/12/2015, o número de curtidas saltou para 16.512 pessoas. Procuramos dar espaço a todas as
unidades da Ufal, com a divulgação de eventos e atividades de várias unidades acadêmicas.

8.2. Análise do Instagram

Essa rede social tem um papel diferente das demais. Sua função não é divulgação de notícias
do portal (sendo a única exceção em casos de extrema relevância, como o término da grave). O
Instagram é usado para agregar valor à marca Ufal, por meio de fotos que mostrem outro olhar sobre a
instituição, sejam produzidas pela comunidade acadêmica em suas redes pessoais e postadas com a
hashtag #SouUfal.
Estas imagens são repostadas no nosso perfil, com o objetivo de aproximar a Universidade de
seus públicos e criar uma interação e sentimento de pertencimento de ambos os lados. Com isso,
pretendemos que as pessoas “vistam a camisa” e se orgulhem de mostrar que fazem parte da Ufal. Por

26

Relatório anual de atividades – 2015

outro lado, a Universidade melhora sua imagem diante da sociedade, valorizando alunos, servidores e
os campi. Em 2015, foram feitas 358 publicações, atingindo um somatório de 53.302 curtidas em
todas as publicações do ano.
Por questões técnicas da própria rede social, não é possível ver exatamente o número de
seguidores em cada período de tempo. Porém, o perfil da Ufal no Instagram tinha mais de 7 mil
seguidores no final de 2015. Desde o início da campanha, em 2014, até 31 de dezembro de 2015, já
foram postadas mais de 2.500 fotos com a #SouUfal como mostra a imagem abaixo.

27

Relatório anual de atividades – 2015

8.3. Análise do Twitter
Criado em 2009, esta é a maior rede social da Ufal. Atualmente, temos 51.189 seguidores,
com a média de 70.000 visualizações dos tweets mensalmente. Ao longo de 2015, foram 1.722
postagens. Inicialmente, a rede foi programada para publicar todas as matérias postadas nos Portais.
Um diferencial do ano passado foi o fato de adotar uma nova política de publicações nesta
rede: passamos a utilizar as imagens animadas no formato de .GIF para comunicar. Desde então, estas
publicações estão sempre entre as que contam com o maior número de interações, do qual também
somos responsáveis por respondê-las.

28

Relatório anual de atividades – 2015

Além das postagens sem relação direta com o portal, utilizamos os memes e gifs para interagir
com os seguidores nesta rede. Esta nova forma de interação reforça a sensação de pertencimento e de
modernidade, que há em abundância nesta rede social.
Memes: imagens, geralmente da cultura pop, que são frequentemente compartilhadas nas
redes sociais. Essas imagens, além de aproximar o público, demonstrando mais intimidade com os
seguidores, mostra a modernidade e atualidade da página, que se mostra não apenas como um local
para propagação de notícias, e sim uma rede social para diálogo com os seguidores.
Gif: imagens em formato de vídeo, com repetição automática, muito popular no Twitter. Essas
imagens estão disponíveis na internet e são geralmente retirados de filmes e programas de TV. Além
de trazer referências da cultura pop que agradam os seguidores, os gifs deixam a página mais dinâmica
e com um caráter de propagação de notícias menor.

8.3.1. Pontos positivos
Aproximação com o público, através de respostas rápidas e personalizadas, tanto através dos
comentários deixados nas publicações, quanto nas mensagens enviadas Inbox;
Realização de campanhas de valorização da instituição e do sentimento de pertencimento a ela
(#SouUfal; #Ufal54Anos);
Bom resultado na divulgação semanal do cardápio do RU;
Parcerias com órgãos e instituições através de compartilhamentos e citações nas redes
(exemplos: Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas, Fapeal e etc.).
8.3.2. Pontos negativos
O longo período de greve prejudicou o desempenho das redes sociais, tendo em vista que a
equipe ficou restrita a apenas um servidor. Além disso, por mais que as postagens tentassem ser
variadas, as mesmas perguntas se repetiam: "Quando a greve acaba?" "Há riscos de perdermos o
semestre?", mesmo em publicações que não tinham nada a ver com o assunto;
O constante atraso das bolsas foi outro ponto de tensão e geração de crise nas redes sociais ao
longo do ano;
Ausência de conteúdo exclusivo;
Somos uma equipe pequena (um servidor e dois bolsistas).

29

Relatório anual de atividades – 2015

9. Ações de Relações Públicas e Comunicação Institucional
9.1. Campanha: Parabéns, Ufal
Dando continuidade às ações do planejamento de relações públicas e comunicação
institucional para o ano de 2015, iniciamos o ano com a campanha Parabéns, Ufal, cuja finalidade foi
integrar servidores e alunos dos três campi em torno do aniversário de 54 anos da Universidade
Federal de Alagoas.
Voluntários de várias unidades de ensino enviaram vídeos para a Ascom, que os veiculou nas
redes sociais durante o mês de janeiro, culminando com a participação do reitor Eurico Lôbo, no dia
25 de janeiro. A campanha movimentou a página oficial da Ufal no Facebook, gerando engajamento
entre os seus seguidores. Foram 579 curtidas e 8.707 visualizações ao longo dos nove dias de
campanha.

Vídeo do Campus Arapiraca

30

Relatório anual de atividades – 2015

Produtor cultural da Unidade de Penedo, Samy Dantas, parabeniza Ufal

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, parabenizou a instituição

31

Relatório anual de atividades – 2015

9.2. Exposição Fotográfica: Sou Mulher, Sou Ufal
Em março, o Núcleo de Relações Públicas realizou a campanha Sou Mulher, Sou Ufal. A
iniciativa promoveu, nos três campi da instituição, uma exposição de fotos em homenagem ao Dia
Internacional da Mulher, cujo objetivo foi retratar o dia a dia das mulheres que fazem parte da
Universidade Federal de Alagoas, em seus ambientes de trabalho.
O alvo da mostra foi a valorização de professoras, alunas, técnicas e prestadoras de serviço
que, com sua beleza e sua força, engrandecem a Ufal e a ajudam a nossa Universidade a se destacar
nos mais altos padrões de excelência acadêmica. Para isso, visitamos setores administrativos, unidades
acadêmicas, os campi do interior de Alagoas e os equipamentos culturais, para que pudéssemos
apresentar suas representantes.
A técnica escolhida foi fotografia em preto e branco no papel fosco. Acreditarmos que, desta
forma, há uma maior atenção sobre as nuances do contraste entre luz e sombra, realçando os traços e
valorizando a beleza própria que existe em cada mulher.

Turma da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep)

32

Relatório anual de atividades – 2015

Álbum está disponível na página oficial da Ufal no Facebook

Álbum está disponível na página oficial da Ufal no Facebook

33

Relatório anual de atividades – 2015

Vice-reitora, Rachel Rocha.

Valéria Correia, com equipe da Faculdade de Serviço Social onde, à época, atuava como diretora

34

Relatório anual de atividades – 2015

Após a sessão de fotos, que buscou contemplar o máximo de participantes possível, a estrutura
da exposição visitou, durante o mês de março, o hall da Reitoria e da Biblioteca Central, no Campus
A.C. Simões, em Maceió, os campi de Arapiraca e do Sertão.
A exposição também ganhou espaço nas redes sociais e no portal da Ufal, com a divulgação
da matéria1.

1

Confira matéria sobre a exposição clicando em: <http://www.ufal.edu.br/noticias/2015/03/ufal-lancaexposicao-em-homenagem-ao-dia-internacional-da-mulher>

35

Relatório anual de atividades – 2015

9.3. Consumo Consciente
Em consonância com os apelos mundiais pelo uso consciente dos recursos naturais, a
Universidade Federal de Alagoas lançou, em abril, a campanha Consumo Consciente. Tal ação
consistiu em peças gráficas impressas e digitais com mensagens positivas sobre o consumo de água e
luz nas dependências da Ufal.

36

Relatório anual de atividades – 2015

37

Relatório anual de atividades – 2015

9.4. Dia Mundial da Saúde
A ação pelo Dia Mundial da Saúde foi planejada pela Ascom em parceria com o Coordenação
de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Ufal e buscou, dentre outras coisas, proporcionar um
momento de cuidados com a saúde dos servidores e alunos.
Foram oferecidas vacinas, aferição de pressão, glicemia, massagens reiki, reflexologia podal,
entre outros serviços de prevenção e promoção à saúde. A iniciativa serviu, ainda, para fomentar a
integração entre os cursos de saúde, com a participação de alunos de diversas Ligas da Faculdade de
Medicina (Famed).

38

Relatório anual de atividades – 2015

9.5. Ufal no Maio Amarelo
Esta ação foi desenvolvida pela Ascom e pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), em parceria
com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió e o Detran Alagoas, e
contou com ações variadas de conscientização e de educação para um trânsito mais seguro. Nas redes
sociais a campanha movimentou cerca de 100 curtidas e 9 comentários.
As atividades foram desenvolvidas durante todo o mês de maio e atingiram os variados
públicos da Ufal. Houve palestras e depoimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, que
fizeram parte do programa Ufal em Defesa da Vida, intervenções artísticas no Campus A.C. Simões,
em Maceió, além de blitz educativa, curso de atualização para os motoristas da divisão de transportes.

Curso para motoristas

39

Relatório anual de atividades – 2015

Motoristas de ônibus também foram conscientizados em blitz educativa

Blitz Educativa com a comunidade universitária contou com agentes da SMTT

40

Relatório anual de atividades – 2015

Motoristas de ônibus também foram conscientizados em blitz educativa

Intervenção artística no Campus A.C. Simões

41

Relatório anual de atividades – 2015

42

Relatório anual de atividades – 2015

43

Relatório anual de atividades – 2015

9.6. Ufal In Love
No mês de junho, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Ascom, lançou a campanha
que lembrou o Dia dos Namorados. A ideia foi retratar casais que trabalham na Ufal. De uma forma
lúdica e divertida, a campanha celebrou “todas as formas de amor”, numa alusão à tolerância e à
diversidade.
Com um formato pensado predominantemente para o público interno, foram publicados no
portal servidor, sete histórias de professores e técnicos que dividem o dia a dia como colegas de
trabalho e são casais. O objetivo, mais uma vez, foi agregar servidores, alunos e comunidade
acadêmica, além de gerar neles um clima favorável e de identificação com a Universidade, mostrando
que a Ufal pode produzir conteúdo interessante além do tripé ensino, pesquisa e extensão e que o
capital humano é o que a torna tão especial.
Nas redes sociais, alunos foram incentivados a postarem fotos de casais usando #UfalInLove.
A interação gerada pela campanha foi bastante alta: mais de 34 mil pessoas alcançadas e um
engajamento de 5 mil pessoas, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

44

Relatório anual de atividades – 2015

45

Relatório anual de atividades – 2015

9.7. Considerações finais
As campanhas institucionais buscaram, ao longo de todo o ano de 2015, integrar a
Universidade com seus públicos por meio de um fluxo direto e constante, contribuindo para o
desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento dos objetivos
institucionais da Ufal e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas
potencialidades.
É importante, contudo, salientar, que o período de greve impossibilitou que outras campanhas
e outras ações fossem levadas a diante, o que consideramos ter sido uma perda para a instituição e seus
públicos. Mesmo assim, buscamos estabelecer um vínculo com a sociedade alagoana, proporcionado
pelas interações nas redes sociais e na mídia.
Algumas ações iniciadas em 2014 foram mantidas, como a política de valorização das
profissões, o envio de cartões de aniversário para os servidores e o envio de newsletter.

10. A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
No ano de 2015, assim como em 2013, a Ascom assumiu a divulgação e fez todo o trabalho de
Assessoria de Comunicação para a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento, realizado
entre os dias 20 e 29 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá,
mobilizou grande parte da equipe do setor, que se transferiu para o local e trabalhou, durante os dez
dias, de forma intensa com a intenção de informar, não só a comunidade universitária, mas toda a
sociedade alagoana sobre tudo o que aconteceu no maior evento cultural e literário do Estado.
Realizada das 10h às 22h, sempre aberta ao público, passaram pela 7ª Bienal de Alagoas mais
de 300 mil visitantes, número que superou todas as expectativas da organização do evento, que teve
duração de 100 horas. O número de visitas dos estudantes e professores, no decorrer do evento,
também foi bastante expressivo: 900 escolas, em sua maioria da rede pública de ensino. Além disso,
tivemos 144 expositores, cerca de 60 palestras e bate-papos com salas lotadas e, só da Editora da
Universidade Federal de Alagoas (Edufal), foram 60 livros lançados.
Os números foram comemorados pela diretora da Edufal, Stela Lameiras, que também foi
responsável pela estruturação do evento. Ela vibrou, ainda mais, com a sinalização de que em 2017,
será realizada a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Quem também comemorou foi
o reitor Eurico Lôbo ao dizer, em entrevista sobre o balanço do evento, que o evento não é mais da
Universidade, mas de toda a sociedade. Como se sabe, a Bienal de Alagoas é a única no país a ser
organizada por uma Universidade. Ainda falando de coisas boas, a Ascom, por sua vez, também
comemora os números alcançados em sua produção.
Toda a equipe, empenhada em levar o melhor do evento, trabalhou intensamente nos dez dias,
mas a divulgação da 7ª Bienal de Alagoas começou logo cedo, lá em dezembro de 2014, com a

46

Relatório anual de atividades – 2015

primeira matéria sobre o assunto, que falava sobre os editais que estavam sendo lançados para
publicação de livros durante a maratona literário-cultural. Para este capítulo, dedicado especialmente à
Bienal, selecionamos dados que envolvem clipagem e mensuração no mesmo prazo de nosso relatório:
entre 6 de dezembro de 2014 e 31 de dezembro de 2015.
Somados os portais da Ufal e o blog da Bienal, tivemos um total de 264 matérias produzidas
sobre o evento e, dessas, mais de 150 foram enviadas para os meios de comunicação por meio de
nosso mailing. Com relação aos compartilhamentos destas matérias produzidas nas redes sociais, no
Twitter tivemos 161 e no Facebook, 24.510. Os números de artes elaboradas e publicadas nas redes
sociais oficiais do evento também foram bastante expressivos. Ao somarmos Twitter, Facebook e
Instagram, tivemos um total de 1.140 produções gráficas.
A 7ª Bienal de Alagoas também foi notícia nos meios de comunicação do Estado. Dentre
conteúdos positivos, negativos e neutros, no jornal Gazeta de Alagoas tivemos um quantitativo de
inserções sobre a 7ª Bienal de Alagoas equivalente a quase R$ 314 mil reais; já no jornal Tribuna
Independente, foram pouco mais de R$ 8,6 mil.
Nas TVs, tivemos 23 inserções na TV Gazeta de Alagoas o que, transformando em reais,
seria equivalente a quase R$ 163 mil. Na TV Pajuçara, com 12 inserções, teríamos gasto pouco mais
de R$ 135 mil; por fim, na TV Alagoas, em 5 inserções, o valor foi equivalente a R$ 43 mil. Na soma
das três emissoras, a Ufal teria gasto um total de mais de R$ 341 mil.
No que se refere aos sites de notícia, a nossa equipe contabilizou quase 500 inserções sobre a
7ª Bienal de Alagoas durante o prazo de nosso relatório, de 6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro
de 2015. Mas, falando somente entre os dias 20 e 29 de novembro, prazo de realização da Bienal,
foram 359 matérias mensuradas sobre o evento.
O relacionamento com a imprensa também foi bastante trabalhado, seja durante o evento, com
estande montado exclusivamente para o atendimento aos colegas jornalistas, ou antes, com a
elaboração de releases sobre o assunto que, publicadas nos Portais da Ufal e da Bienal, sempre eram
enviadas para a mídia por meio de nosso mailing.
Para a edição de 2015, a 7ª Bienal de Alagoas também inovou nas redes sociais e aderiu a
perfis no Snapchat e Periscope, onde realizou transmissões ao vivo de vários eventos. Com grande
destaque, na primeira rede citada, dentre vídeos e fotos publicados e exibidos, foram um total de 540.
Confira os dados em detalhes mais abaixo.
10.1. Números da Bienal 2015
O blog da 7ª Bienal de Alagoas teve mais de 24 mil visualizações, de setembro a dezembro de
2015. Nas figuras abaixo, você poderá conferir os detalhes:

47

Relatório anual de atividades – 2015

48

Relatório anual de atividades – 2015

49

Relatório anual de atividades – 2015

50

Relatório anual de atividades – 2015

10.2. Resumo da transmissão do evento nas redes sociais:
Facebook
 Publicação de posts de divulgação dos estandes, através da #DicasDaBienal;
 Publicação do vídeo oficial (teaser) da Bienal;
 Seleção diária das matérias do dia publicadas no blog bienalalagoas.com para serem
compartilhadas;
 Publicação de artes de divulgação geral do evento;
 Interação com os participantes e autores através dos comentários e mensagens InBox.
Instagram
 Repost de fotos marcadas com #BienalAlagoas;
 Curtidas nas postagens marcadas com # BienalAlagoas
 Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
 Interação com os participantes através dos comentários e mensagens no direct.
Twitter
 Publicação de todas as matérias do site da Bienal;
 Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
 Interação com público através de RT’s e curtidas nas postagens marcadas com #BienalAlagoas;
 Acompanhamento das citações do perfil (@bienalalagoas).
Snapchat
 Publicação fotos e vídeos do evento em geral;
 Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
 Interação com público através de das mensagens diretas;
 Participação de blogueiros para cobrir o evento e entrevistar alguns autores.
Periscope
 Transmissão total ou parcial das atividades destaques do dia;
 Transmissão das entrevistas com autores nacionais realizadas pelos repórteres da Ascom/Ufal.
10.3. Alcance das redes sociais
Facebook (20 de junho a 5 de dezembro)
 Publicações: 299
 Pessoas alcançadas: 878.489
 Pessoas alcançadas de 18/11 a 1º/12: 376.206
 Visualizações de conteúdo: 3.548.716

10.3.1. Posts em destaque

51

Relatório anual de atividades – 2015

53.767 pessoas alcançadas
3.080 curtidas, comentários e compartilhamentos

543.065 pessoas alcançadas
20.126 curtidas, comentários e compartilhamentos

52

Relatório anual de atividades – 2015

53.644 pessoas alcançadas
2.712 curtidas, comentários e compartilhamentos

50.905 pessoas alcançadas
2.835 curtidas, comentários e compartilhamentos

53

Relatório anual de atividades – 2015

10.3.2. Mensagens InBox na página do Facebook:
Tivemos, seja antes ou durante a realização da 7ª Bienal de Alagoas, diversas mensagens que
nos chegavam diretamente pelo nosso perfil oficial no Facebook.

54

Relatório anual de atividades – 2015

10.3.3. Twitter (20 de junho a 5 de dezembro)
 Publicações: 610 - janeiro a junho
 Visualizações de conteúdo: 281.700
 Visualizações de conteúdo durante a Bienal: 141.300
 Ficamos entre os assuntos mais comentados em Alagoas todos os dias do evento

55

Relatório anual de atividades – 2015

Tweets em destaque:

Impressões: 19.452

Impressões: 7.267

Impressões: 4.499

56

Relatório anual de atividades – 2015

10.3.1.1. Entre os assuntos mais comentados

10.3.4. Instagram (20 de junho a 5 de dezembro)
 Publicações: 231
 2.556 fotos com marcadas com #BienalAlagoas
10.3.4.1. Promoções realizadas
 Sorteio de vale-livro de R$100 na Livraria Leitura
439 curtidas
1.633 comentários
Alcance estimado: 6.536
 Sorteio de livro “Quem eu?” autografado
592 curtidas
1.169 comentários
Alcance estimado: 3.507
 Sorteio kit de livros gastronômicos do Senac
204 curtidas
262 comentários
Alcance estimado: 786
 Sorteio de vale-livro de R$150 na Edufal
404 curtidas
2.557 comentários
Alcance estimado: 7.671
57

Relatório anual de atividades – 2015

 Sorteio de vale-livro de R$100 na Livraria Nobel
1.563 curtidas
3.070 comentários
Alcance estimado: 12.280
 Sorteio de vale-livro de R$150 na Editora Vozes
1.296 curtidas
3.526 comentários
Alcance estimado: 14.108
 Sorteio de vale-livro de R$150 na Editora Cortez
2.192 curtidas
3.070 comentários
Alcance estimado: 20.388
Soma de todo alcance estimado dos sorteios: 65.276 pessoas

10.3.4.1. Publicações mais curtidas

58

Relatório anual de atividades – 2015

10.3.4.2. Publicações mais comentadas

10.3.5. Snapchat
 Publicações de fotos e vídeos sem sequência e frequência definida;
 Média de visualizações das publicações durante o evento: 500;
 Alcance máximo das publicações durante o evento: 620;
 Participação de seis blogueiros, que obtiveram os picos de visualizações.

Interações na pergunta “Qual seu autor favorito” no Snapchat

Obs: Por definição técnica da própria rede social, não é possível saber a
quantidade exata de seguidores.

Pico de visualizações do Snapchat
durante participação do
blogueiro Diogo Moreira (Maceió
Ordinário)

59

Relatório anual de atividades – 2015

10.3.6. Periscope
 267 seguidores
 14.932 curtidas no somatório de todas as transmissões
 19 transmissões ao vivo do evento, entre entrevistas, bate-papos e palestras.
 Impressões durante a semana da Bienal: 40.900 (visualizações) - 13 a 23 de junho

60

Relatório anual de atividades – 2015

10.4. Sugestões para a próxima edição
 Elaborar o site com a participação e a aprovação da Assessoria de Comunicação, para também
ser otimizado para versão mobile;
 Divulgar as redes sociais na papelaria e em backdrops do evento;
10.4.1. Elogios a esta edição
 Internet do NTI;
 Organização geral do evento;
 Parcerias enriquecedoras, como a da Semed, que promoveu o vale-livro;
 Escolha dos autores.
10.4.2. Participação das redes da Ufal na Bienal
- Reposts, compartilhamentos e retweets no que era divulgado pelas redes da Bienal.
- Divulgação dos eventos promovidos pela Ufal ou Edufal, dentro da Bienal.
- Seleção das matérias postadas sobre a Bienal no site da instituição para destaque de postagem.
- Interação com os participantes através dos comentários e mensagens in box.

10.5. Destaques no Facebook da Ufal

6.610 pessoas alcançadas
216 curtidas, comentários

6.187 pessoas alcançadas
331 curtidas, comentários

5.440 pessoas alcançadas
234 curtidas, comentários

e compartilhamentos

e compartilhamentos

e compartilhamentos

61

Relatório anual de atividades – 2015

10.6. Impressões do Twitter da Ufal durante a Bienal

10.7 Publicação com maior interação no Instagram da Ufal

10.7.1. Sugestões para a próxima edição:
- Melhorar a divulgação da hashtag (#ufalnabienal) - insistir no uso; instruir em postagens qual o
objetivo da hashtag; divulgá-la em material impresso; inserir fotos e divulgação com a hashtag para
que haja engajamento.
- Mais peças próprias sobre o evento.
- Ter um selo próprio para fotos divulgadas.

10.7.1.1. Elogios para esta edição:
- Ótimo trabalho do NTI, visto que a internet funcionou 100% satisfatória para equipe da Ascom;
- Parceria com as redes sociais da Bienal Alagoas;
- Organização de horários da equipe.

62
                
Logo do chatbot Mundaú