Relatório anual de atividades 2015
RELATORIO ANUAL DE ATIVIDADES 2015.pdf
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Relatório anual de atividades
6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015
Maceió
Janeiro de 2016
Relatório anual de atividades – 2015
Universidade Federal de Alagoas – Ufal
Reitor
Eurico de Barros Lôbo Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha de Almeida Barros
Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE-461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Alencar (MTE-352/AL)
Relações Públicas
Janaina Alves
Programadora Visual
Camila Fialho
Redes Sociais
Rose Ferreira
Repórteres
Diana Monteiro (MTE – 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE – 1.195/AL)
Lenilda Luna (MTE – 655/AL)
Manuella Soares (MTE – 2.530/PB)
Bolsistas de Jornalismo e Relações Públicas
Alexssandro Souza (comunicação institucional)
André Ferro (texto e foto)
David Cardoso (texto e foto)
Déborah Moraes (texto e foto – até setembro)
Deriky Pereira (clipping, texto, fotos e mensuração)
Dilson Fidelis (clipping e mensuração)
Emanuele Divino (texto, foto e mensuração – até março)
Eduardo Lira (clipping e mensuração)
Jônatas Medeiros (foto e redes sociais - até setembro)
Keila Oliveira (texto e foto)
Mariana Madeiro (comunicação institucional)
Natália Oliveira (texto e foto) – Espaço Cultural
Pedro Barros (texto e foto – até maio)
Rosiane Martins (texto e foto)
Thyeres de Medeiros (redes sociais)
Wende Cerqueira (texto e foto)
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
João Felipe Rezende (estudante de Design)
Beatriz Montenegro (estudante de Design – até maio)
2
Relatório anual de atividades – 2015
Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira
3
Relatório anual de atividades – 2015
Sumário
1. Apresentação...................................................................................................................... 5
2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (6 de dez/2014 a 31 de dez/2015) .................. 7
2.1. Total de matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal ....................................... 7
2.1.1. Comparativo com anos anteriores ............................................................................. 7
2.2. Revista Saber Ufal ........................................................................................................... 8
2.3. Newsletter Ufal em Dia ................................................................................................... 8
3. Portais .................................................................................................................................... 9
3.1. Acessos aos portais (em números) ................................................................................... 9
3.2. Gráficos do Google Analytics ........................................................................................ 10
3.2.1. Portal Geral ............................................................................................................. 10
3.2.2. Portal do Estudante.................................................................................................. 11
3.2.3. Portal do Servidor.................................................................................................... 13
4. Atendimento à Imprensa ................................................................................................... 14
4.1. Resultado do atendimento à Imprensa ........................................................................... 14
4.2. Atendimento direcionado à gestão ................................................................................. 15
5. Matérias enviadas para a mídia em 2015 ......................................................................... 15
5.1. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no quarto ano de gestão ................. 16
5.2. Comparativo com anos anteriores .................................................................................. 16
6. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal......................................................................................................................... 17
6.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais ............. 17
7. Ufal na Mídia ...................................................................................................................... 18
7.1. Jornal impresso .............................................................................................................. 18
7.1.1. Gazeta de Alagoas ................................................................................................... 19
7.1.2. Tribuna Independente .............................................................................................. 19
7.1.3. O Dia Alagoas ......................................................................................................... 20
7.2. TV .................................................................................................................................. 20
7.3. Rádio .............................................................................................................................. 21
7.4. Web ................................................................................................................................ 22
7.4.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia .............. 23
7.5. Subclassificação da clipagem (Ufal na Mídia) .............................................................. 24
8. Redes sociais da Ufal .......................................................................................................... 26
8.1. Análise do Facebook ...................................................................................................... 26
8.2. Análise do Instagram ..................................................................................................... 26
8.3. Análise do Twitter ......................................................................................................... 28
8.3.1. Pontos positivos ...................................................................................................... 29
8.3.2. Pontos negativos ...................................................................................................... 29
9. Ações de Relações Públicas e Comunicação Institucional .............................................. 30
9.1. Campanha: Parabéns, Ufal ............................................................................................. 30
9.2. Exposição Fotográfica: Sou Mulher, Sou Ufal .............................................................. 32
9.3. Consumo Consciente ..................................................................................................... 36
9.4. Dia Mundial da Saúde.................................................................................................... 38
9.5. Ufal no Maio Amarelo ................................................................................................... 39
9.6. Ufal In Love ................................................................................................................... 44
9.7. Considerações finais ...................................................................................................... 46
10. A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas .............................................................. 46
10.1. Números da Bienal 2015.............................................................................................. 47
10.2. Resumo da transmissão do evento nas redes sociais: .................................................. 51
4
Relatório anual de atividades – 2015
10.3. Alcance das redes sociais ............................................................................................. 51
10.3.1. Posts em destaque.................................................................................................. 51
10.3.2. Mensagens InBox na página do Facebook: ........................................................... 54
10.3.3. Twitter (20 de junho a 5 de dezembro) ................................................................. 55
10.3.4. Instagram (20 de junho a 5 de dezembro) ............................................................. 57
10.3.5. Snapchat ................................................................................................................ 59
10.3.6. Periscope ............................................................................................................... 60
10.4. Sugestões para a próxima edição ................................................................................. 61
10.4.1. Elogios a esta edição ............................................................................................. 61
10.4.2. Participação das redes da Ufal na Bienal .............................................................. 61
10.5. Destaques no Facebook da Ufal ................................................................................... 61
10.6. Impressões do Twitter da Ufal durante a Bienal .......................................................... 62
10.7 Publicação com maior interação no Instagram da Ufal ................................................ 62
10.7.1. Sugestões para a próxima edição: ......................................................................... 62
1. Apresentação
Dando continuidade à divulgação das ações institucionais de ensino, pesquisa e extensão da
Universidade Federal de Alagoas, a Assessoria de Comunicação (Ascom) manteve o foco na
comunicação externa, nos portais da Ufal e na intensificação da clipagem e da mensuração de
resultados, a fim de obter e comprovar o quanto a instituição está sendo divulgada para toda a
sociedade alagoana e apresenta, a partir de agora, mais um relatório de atividades.
Somados, os portais Geral, Estudante e Servidor, que são organizados pela Ascom no que diz
respeito à administração e à publicação de notícias, o setor contabilizou 1.597 matérias, no período de
6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, prazo estipulado para produção deste relatório.
Com esse número, alcançamos a segunda maior produção anual de conteúdo – ficando atrás apenas do
ano de 2013, quando produzimos 1.598. Merece destaque, inclusive, o crescimento de conteúdo do
Portal do Servidor que, com 322 matérias, alcançou o maior número dos últimos quatro anos, mesmo
com uma greve que durou quatro meses.
Nossos portais (Geral, Estudante e do Servidor) continuaram seguindo uma linha crescente
com acessos não só no Brasil, mas também em vários países. Tivemos, em 2015, mais de 14 milhões
de acessos, cinco milhões a mais que em 2014 – mais detalhes, podem ser lidos na página 8. Além
disso, tivemos, em 2015, a produção e a elaboração de mais uma revista Saber Ufal, na qual
destacamos os dez anos do processo de interiorização com reportagens especiais de projetos de
pesquisa, extensão e afins, ligados aos campi Arapiraca e do Sertão e suas respectivas unidades de
ensino.
No quesito relacionamento com a imprensa, a Ascom continuou a cumprir seu papel e
registrou ótimos índices em 2015. Mensuramos, por meio de nosso formulário de atendimento à
imprensa, quase 700 solicitações dos mais variados meios de comunicação. Desse total, 280 foram
5
Relatório anual de atividades – 2015
exclusivamente sobre assuntos relacionados à gestão. No envio de releases para a mídia,
contabilizamos 728 com repercussão total de 2.446 inserções na mídia.
Com relação à repercussão na mídia impressa, tivemos 1.133 inserções nos jornais O Dia
Alagoas, Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas. Neste último, foram contabilizadas 139 páginas
com informações positivas e neutras (as negativas são registradas, mas não mensuradas), o que
equivaleria a quase R$ 7 milhões em inserções. Nas TVs, foram 379 inserções, equivalentes a quase
R$ 3 milhões, caso a Ufal tivesse de pagar pela divulgação de suas ações. Em rádios, mesmo com
toda dificuldade que temos, conseguimos mensurar, por meio de nosso atendimento à imprensa, 94
inserções. Já nos sites de notícia, tivemos 4.235 inserções.
No geral, em 2015 conseguimos mensurar a presença da Ufal nos meios de comunicação
5.809 vezes, dentre matérias, notas, entrevistas, artigos e capas de jornal. Com esse resultado, a Ascom
obteve recorde em comparação aos últimos quatro anos. Como destaque, podemos apresentar o mês de
novembro que, durante seus 30 dias, registrou mais de 950 inserções da Universidade na mídia,
número histórico para a instituição e nunca antes registrado.
Continuamos com alta produção de artes gráficas e os dados se intensificaram ainda mais
depois de aderirmos, de forma oficial, aos nossos perfis nas redes sociais Facebook, Twitter e
Instagram, cujos dados poderão ser vistos a partir da página 25. Tivemos ações voltadas ao público
interno, por meio de nosso Núcleo de Relações Públicas (Nurp), como a campanha dos 54 anos da
Ufal, uma exposição intitulada Sou Mulher, Sou Ufal, no mês de março, e outra bastante especial
voltada ao Dia Mundial da Saúde.
O relatório chega ao fim com um capítulo especial sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de
Alagoas, realizada de 20 a 29 de novembro. Apresentamos dados, principalmente, de nossas redes
sociais, que alcançaram desempenhos expressivos, durante a semana do evento. Mostramos nossa
relação com a imprensa, o quanto teríamos gasto com as inserções nos meios de comunicação,
quantidade de matérias produzidas e etc.
Vamos chegando ao fim, porém, recordando como tudo começou. Em 2011, no início da
gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha, recebemos uma missão especial: colocar
a Ufal cada vez mais próxima da sociedade por meio de nossa relação com a imprensa. Estabelecemos
contato, atualizamos nosso mailing, enviamos diariamente nossas produções textuais e fechamos, de 6
de dezembro de 2011 a 31 de dezembro de 2015, com um total de 21.195 inserções da Ufal nos
meios de comunicação.
Com um trabalho integrado, entre bolsistas e servidores, a Ascom encerra mais uma prestação
de contas para a comunidade universitária, para os gestores e para toda a população, com o sentimento
de que a nossa missão foi cumprida com bastante sucesso.
Boa sorte à nova gestão da nossa Ufal.
Simoneide Araújo - coordenadora da Ascom
6
Relatório anual de atividades – 2015
2. Produção da Ascom nos últimos 12 meses (6 de dez/2014 a 31 de dez/2015)
Produtos
Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal
1.597
Artes gráficas
1.777
Outdoors (arte)
42
Revista Institucional
1
Atendimento à imprensa
- Direcionado à gestão: 280
686
Newsletter Ufal em Dia
232
2.1. Total de matérias produzidas e publicadas nos portais da Ufal
2015
Mês
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Dezembro 2014 (a
partir do dia 6)
59
7
29
Janeiro
61
13
32
Fevereiro
40
8
23
Março
89
39
46
Abril
101
30
37
Maio
113
20
45
Junho
112
12
19
Julho
38
14
24
Agosto
59
38
9
Setembro
70
11
11
Outubro
81
18
23
Novembro
132
16
15
Dezembro 2015
71
15
17
Total
1.026
241
330
Total geral
1.597
2.1.1. Comparativo com anos anteriores
Ano
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
TOTAL
2015
1.026
241
330
1.597
2014
935
242
255
1.432
2013
1.118
215
265
1.598
2012
-
-
-
1.073
7
Relatório anual de atividades – 2015
2.2. Revista Saber Ufal
A revista Saber Ufal produzida em 2015 foi uma
edição especial, alusiva aos 10 anos de interiorização da
Universidade.
Nas 76 páginas dessa edição, destacamos entrevistas e
reportagens com gestores e com alunos dos campi Arapiraca e
do Sertão e suas unidades de ensino, que relataram a
importância da instituição no avanço, no desenvolvimento e
na economia das respectivas regiões.
Também
apresentamos
pesquisas,
projetos
extensionistas e ações culturais.
2.3. Newsletter Ufal em Dia
O envio da newsletter Ufal em Dia é feito diariamente, de segunda a sexta, para um grupo de
1.044 pessoas credenciadas, todas da Universidade. No período referente a esse relatório, foram
enviadas 232 newsletters a partir de uma plataforma gratuita, por isso, não conseguimos ampliar o
cadastro de novos e-mails, devido ao limite determinado pelo Mailchimp.
Em relação ao envio da newsletter, vale salientar que que nem todas as 1.044 pessoas
interagem com o material recebido todos os dias. O índice de visualizações e cliques nas matérias é
muito pequeno, o que deduzimos ser falta de hábito. No entanto, mantivemos o envio para reafirmar a
importância dessa ferramenta.
8
Relatório anual de atividades – 2015
3. Portais
Em 2015, chegamos a quase 1,6 mil notícias produzidas e publicadas nos portais Geral, do
Estudante e do Servidor. A partir dessa produção, pudemos comprovar um aumento significativo no
número de acessos nesses canais.
Saímos de quase 9,5 milhões para mais de 14 milhões de acessos, com mais de 1 milhão de
usuários únicos, conforme a ferramenta Google Analytics. Essa evolução mostra o grande potencial
que têm os portais da Ufal para difusão de assuntos de interesse da comunidade universitária e da
sociedade em geral.
Dos mais de 14 milhões de acessos, 9,6 milhões foram no portal Geral; 3,6 milhões no portal
do Estudante; e 995 mil no do Servidor. Esses números podem ser conferidos com mais detalhes na
tabela e nos gráficos abaixo.
3.1. Acessos aos portais (em números)
Acessos em 2015 (visualizações de página)
Mês
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Dez 2014 – 6 a 31
600.646
187.980
76.182
Janeiro
936.678
469.059
76.109
Fevereiro
830.397
353.725
89.454
Março
1.030.575
436.530
124.243
Abril
793.829
282.555
113.192
Maio
790.799
272.555
122.080
Junho
568.141
199.783
72.400
Julho
521.821
230.613
59.230
Agosto
456.327
212.105
48.774
Setembro
491.246
167.677
52.142
Outubro
903.865
310.556
80.386
Novembro
1.090.355
257.125
86.677
Dezembro
648.924
265.479
71.101
Total
9.663.603
3.645.742
995.854
Visitantes únicos
768.740
245.150
53.289
9
Relatório anual de atividades – 2015
3.2. Gráficos do Google Analytics
3.2.1. Portal Geral
3.2.1.1. Acessos ao portal Geral – países e cidades (os dez que mais acessaram)
10
Relatório anual de atividades – 2015
3.2.1.2. Acessos ao portal Geral via celular
3.2.2. Portal do Estudante
3.2.2.1. Acessos ao portal do Estudante – países e cidades (os dez que mais
acessaram)
11
Relatório anual de atividades – 2015
3.2.2.2. Acessos ao portal do Estudante via celular
12
Relatório anual de atividades – 2015
3.2.3. Portal do Servidor
3.2.3.1. Acessos ao portal do Servidor – países e cidades (os dez que mais acessaram)
13
Relatório anual de atividades – 2015
3.2.3.2. Acessos ao portal do Servidor via celular
4. Atendimento à Imprensa
Veículo
Local
Nacional
Total
TV
290
10
300
Rádio
100
2
102
Jornal Impresso
101
11
112
Site
103
14
117
Assessorias
41
2
43
Revista
2
10
12
Total geral
637
49
686
4.1. Resultado do atendimento à Imprensa
Local
Nacional
Total
Entrevista em TV
85
-
85
Entrevista em Rádio
95
2
97
Matéria em TV
153
8
161
Matéria em Site
80
8
88
Matéria em Jornal Impresso
80
9
89
Matéria em Revista
5
8
13
Outras Informações
102
16
118
Total
600
51
651
Veículos
Total geral
1.302
14
Relatório anual de atividades – 2015
4.2. Atendimento direcionado à gestão
Período
Quantidade
Dezembro 2014 (a partir do dia 6)
2
Janeiro 2015
15
Fevereiro 2015
12
Março 2015
36
Abril 2015
12
Maio 2015
33
Junho 2015
28
Julho 2015
12
Agosto 2015
22
Setembro 2015
22
Outubro 2015
38
Novembro 2015
36
Dezembro 2015
12
Total geral
280
5. Matérias enviadas para a mídia em 2015
Total
Repercussão (Site, TV, Impresso e Rádio)
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
61
278
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro 2015
Total
55
35
59
63
71
56
25
42
59
52
100
50
728
256
114
132
189
248
226
107
170
166
204
243
113
2.446
Mês
15
Relatório anual de atividades – 2015
5.1. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom no quarto ano de gestão
2015
Mês
Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Site
Impresso
TV
Rádio
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
191
79
6
2
Janeiro
186
63
2
5
Fevereiro
81
31
2
0
Março
117
9
4
2
Abril
158
20
6
5
Maio
197
31
9
11
Junho
155
61
3
7
Julho
80
21
3
3
Agosto
155
12
2
1
Setembro
141
13
5
7
Outubro
167
20
13
4
Novembro
206
24
13
0
Dezembro 2015
90
11
12
0
1.924
395
80
47
Total
Total geral
2.446
5.2. Comparativo com anos anteriores
Ano
Repercussão
2015
2.446
2014
2.466
2013
2.497
2012
2.825
16
Relatório anual de atividades – 2015
6. Repercussão das matérias produzidas pela Ascom nas redes sociais a partir dos
portais da Ufal
A entrada da Universidade nas redes sociais de forma oficial fez com que os números de
nossas inserções nesses veículos aumentassem ainda mais. Mensuramos e apresentamos abaixo a
quantidade de compartilhamentos, por mês, nas redes Twitter e Facebook e que foram feitos
diretamente de nossos três portais: Geral, Estudante e Servidor.
Mês
Portal Geral
Portal do Estudante
Portal do Servidor
Twitter
Facebook
Twitter
Facebook
Twitter
Facebook
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
220
5.960
21
573
2
631
Janeiro
297
6.560
45
1.130
15
114
Fevereiro
174
3.597
35
396
23
822
Março
239
10.648
172
5.772
8
351
Abril
165
4.596
70
1.554
13
165
Maio
343
9.642
44
2.255
10
1.155
Junho
254
9.621
33
666
9
2.301
Julho
117
11.299
37
3.304
1
79
Agosto
133
11.499
83
8.933
1
79
Setembro
217
10.976
21
360
8
1.307
Outubro
208
15.019
28
2.177
1
1.156
Novembro
1
15.703
0*
747
0*
774
Dezembro 2015
0
6.612
0*
5.035
0*
1.703
Total
2.348
121.722
589
32.902
91
10.637
* Twitter só até outubro porque a janela foi retirada do ar automaticamente
6.1. Matérias com maior número de recomendações no Facebook nos três portais
Mês
Portal
Títulos das matérias
Quantidade
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
Geral
Ufal abre inscrições para Cursos de Verão
2015
1.300
Janeiro
Geral
7ª Bienal do Livro de Alagoas terá dez
dias de agenda cheia
667
Fevereiro
Geral
Inscrições abertas para o 1º Congresso de
Inovação Pedagógica
565
Março
Geral
Professora da Ufal é a primeira do
Nordeste indicada para a Academia
Nacional de Ciências
2.400
17
Relatório anual de atividades – 2015
Abril
Geral
Fenômeno previsto por Físicos da Ufal é
observado por pesquisadores americanos
1.100
Maio
Estudante
Estudante de Matemática faz doutorado
no Impa antes de terminar a graduação
1.900
Junho
Geral
Ufal não recebe repasse do MEC em
junho e bolsas deixam de ser pagas
3.500
Julho
Geral
Contagem regressiva para a 7ª Bienal do
Livro de Alagoas
4.300
Agosto
Estudante
Ex-aluno de Computação da Ufal
disponibiliza software para editoração de
trabalhos acadêmicos
7.850
Setembro
Geral
Volta às aulas na Ufal será dia 5 de
outubro
2.900
Outubro
Geral
Como transformar sonhos em realidade
2.500
Novembro
Geral
Matemática a distância da Ufal recebe
nota 5 e fica entre os melhores do país
1.900
Dezembro 2015
Geral
De Igaci para a Nasa
4.850
7. Ufal na Mídia
Todo o espaço que a Ufal consegue na mídia é gratuito, seja de forma espontânea ou sugerido
pela Assessoria de Comunicação. O que é divulgado sobre a Universidade é mensurado pela Ascom e,
assim, temos a dimensão de quantas vezes a instituição foi citada como referência. Esse
acompanhamento é disponibilizado no portal geral, pelo link Ufal na mídia. Veja o desempenho:
7.1. Jornal impresso
A maior inserção de notícias sobre a Ufal foi no jornal Gazeta de Alagoas com quase 139
páginas com informações positivas e neutras, o que equivaleria, em reais, a quase R$ 7 milhões. Na
Tribuna Independente, quase 36 páginas positivas e neutras, o que corresponderia a cerca de meio
milhão de reais.
No semanário O Dia, cujos exemplares recebemos gratuitamente, a Ufal teve quase apenas o
equivalente a 3,19 páginas positivas e neutras, o que convertendo em reais, seria o equivalente a quase
R$ 10 mil. É necessário destacar que esse semanário não está mais sendo fornecido, por isso não
temos números precisos em relação às inserções.
18
Relatório anual de atividades – 2015
Veículo
Páginas
(Positivas e Neutras)
Páginas
(Negativas)
Total geral
de páginas
Total de
inserções
Gazeta
138,84
24,84
163,68
597
Tribuna
35,98
5,77
41,75
528
O Dia
3,19
2,19
5,38
8
Total
178,01
32,80
210,81
1.133
7.1.1. Gazeta de Alagoas
Mês
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
9,64
Janeiro
3,41
Fevereiro
9,08
Março
7,91
Abril
11,00
Maio
18,27
Junho
11,91
Julho
7,21
Agosto
7,80
Setembro
17,21
Outubro
11,88
Novembro
13,74
Dezembro 2015
9,78
Total de páginas
138,84
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real
(por página)
Total (em reais)
138,84
R$ 45.799,02
6.358.735,92
7.1.2. Tribuna Independente
Mês
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Dezembro 2014 (A
partir do dia 6)
2,72
Janeiro
4,03
Fevereiro
2,56
19
Relatório anual de atividades – 2015
Março
1,07
Abril
3,32
Maio
4,88
Junho
3,19
Julho
3,56
Agosto
1,77
Setembro
2,18
Outubro
3,00
Novembro
3,49
Dezembro 2015
0,21
Total de Páginas
35,98
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real (por
página)
Total (em reais)
35,98
R$ 10.389,00
373.796,22
7.1.3. O Dia Alagoas
Mês
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Dezembro 2014 (A
partir do dia 6)
0,01
Abril
3,18
Maio
-
Total de páginas
3,19
Total de Páginas
(Positivas e Neutras)
Valor em Real
(por página)
Total (em reais)
3,19
R$ 3.000,00
R$ 9.570,00
7.2. TV
No prazo estipulado para nosso relatório, conseguimos registrar um total de 379 inserções da
Ufal nas TVs. Como destaque, duas dessas não foram nas mídias locais. Tivemos uma inserção na
Globo Nordeste, de Recife, e outra, também numa retransmissora global, em Sergipe. Nesta, porém,
não conseguimos contato com o setor comercial da emissora para saber quanto seria a referida
inserção se transformada em valores financeiros.
20
Relatório anual de atividades – 2015
Em mais um ano, a TV Gazeta de Alagoas foi o veículo televisivo que mais exibiu conteúdos
sobre a Ufal, chegando a quase 270. Isso convertido em reais chegou a mais de R$ 2,1 milhões como
mostra a tabela abaixo. A TV Pajuçara exibiu 81 conteúdos e a TV Alagoas, 14. No total, foram quase
R$ 2,9 milhões que teriam sido gastos.
Teriam sido, pois a mídia da Ufal é gratuita, ou seja, nem a Ufal e nem a Ascom pagam nada
para ter essas informações divulgadas. Boa parte, no entanto, é difundida por meio de sugestão da
Ascom no momento de envio, por e-mail, de suas matérias produzidas e publicadas nos Portais.
Inserções
(Positivas e neutras)
Inserções
(Negativas*)
Total de
inserções
Total (em reais)
TV Gazeta
256
24
269
2.120.586,85
TV Pajuçara
65
18
81
624.077,54
TV Alagoas
10
4
14
141.799,10
Globo
Nordeste*
1
0
1
12.969,30
TV Sergipe**
1
-
1
-
TOTAL
333
46
379
R$ 2.899.432,79
Veículo
* Não contabilizadas para os cálculos em reais
** Não conseguimos contato para saber o valor da inserção do telejornal
7.3. Rádio
Mesmo com todas as dificuldades de acompanhar e mensurar o que sai sobre a Ufal nas emissoras
de rádio, conseguimos identificar 94 inserções durante o último ano. O que apontamos na tabela
abaixo é resultado dos registros no nosso formulário de atendimento à imprensa. A emissora que mais
abriu espaço para a Universidade foi a Rádio Difusora, com 32 inserções, seguida da Gazeta, com 23.
Veículo
Total de Inserções por mês
Difusora
32
Gazeta (AM ou Gazetaweb)
23
Educativa
9
Globo Maceió
7
CBN Maceió
7
Jovem Pan
5
Jornal AM
3
Pajuçara FM
3
Não identificado
1
Imprima
1
Rádio Bandeirantes
1
21
Relatório anual de atividades – 2015
Voz do Brasil
1
Justiça
1
TOTAL
94
7.4. Web
Em 2015, conseguimos registrar um total de 4.235 inserções da Ufal nos sites de notícia.
Como forma de padronizar o trabalho, o setor contabiliza, desde o início do processo, um total de 25
sites-padrão para busca de informações, ou seja, aqueles que costumam publicar mais conteúdos sobre
a Universidade. Este ano, porém, alguns deles saíram do ar, mas não tiveram seus dados eliminados do
nosso trabalho.
Com os dados abaixo registrados, percebemos, também, o quanto a Ufal foi citada, por
exemplo, em sites institucionais de outros órgãos, como Agência Alagoas, do Governo do Estado, e
Agência Maceió, da Prefeitura de Maceió. A Ufal teve citações em matérias que envolviam diversos
assuntos, como por exemplo, pesquisadores convidados a participar de eventos realizados por órgãos
estaduais e municipais, além de parcerias feitas com a instituição para realização de grandes eventos,
como foi o caso da 3ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite
2015) e da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas (ver a partir da página 36).
Vale reforçar que, apesar de termos um número de 25 sites, não deixamos de olhar vários
outros que também publicam conteúdos relacionados à Ufal. Esse número está devidamente registrado
na categoria de Outros Sites.
Sites
Total de Inserções por mês
Aqui Acontece
364
4 Cantos Alagoas
292
TNH 1
268
Cada Minuto
202
7 Segundos
199
Alagoas 24 Horas
191
Agência Alagoas
186
Alagoas Em Tempo Real
185
Tribuna Hoje
172
Jornal de Alagoas*
146
Gazetaweb
145
Repórter Alagoas
140
Prefeitura de Maceió
130
Já É Notícia
126
22
Relatório anual de atividades – 2015
Alagoas na NET
106
Primeiro Momento
105
G1 Alagoas
103
Painel Notícias
87
TopGyn*
58
Rota do Sertão
57
Diário de Arapiraca
47
Melhor Notícia
34
Agência Municípios Alagoanos*
27
Vale Agora
26
Primeira Edição
21
Outros Sites
818
TOTAL
4.235
* Saíram do ar
7.4.1. Avaliação das matérias publicadas nos sites e clipadas no Ufal na mídia
Das 4.235 matérias veiculadas sobre a Ufal nos sites, 2.142 foram mídia espontânea. Desse
total, 1.656 foram avaliadas como mídia positiva, 349 como negativa e 127, neutra. Vale registrar que
a Ascom só avalia o que é mídia espontânea, o que não inclui o conteúdo enviado para divulgação pela
assessoria.
Avaliação
Mês
Positiva
Negativa
Neutra
Dezembro 2014
(a partir do dia 6)
90
28
0
Janeiro
60
0
9
Fevereiro
45
30
9
Março
46
15
2
Abril
102
12
6
Maio
61
57
4
Junho
161
20
16
Julho
113
33
4
Agosto
144
35
14
Setembro
195
81
40
Outubro
128
18
5
Novembro
454
20
18
Dezembro 2015
69
0
0
23
Relatório anual de atividades – 2015
Total
1.666
349
Total geral
127
2.142
7.5. Subclassificação da clipagem (Ufal na Mídia)
Os dados registrados de 6 de dezembro de 2014 até 31 de dezembro de 2015 nos mostraram
que a Ufal teve pouco mais de 5,8 mil inserções em jornais, sites e TVs (somando mídia espontânea e
a sugerida pela Ascom). Isso significa que houve 484 inserções mensais e uma média de 16,1
inserções por dia. O dado, inclusive, é o maior já alcançado desde que a Ascom iniciou o processo de
mensuração de resultados.
Em 2015, o destaque vai para o mês de novembro, no qual foram registradas 954 inserções –
maior número já registrado desde quando a Ascom deu início ao processo de mensuração de
resultados, em 2012. Isso quer dizer que, durante o mês, foram clipadas e publicadas no Ufal na Mídia,
cerca de 31,8 inserções por dia.
Outro grande destaque de 2015, também no mês de novembro, foi a quantidade de inserções
clipadas e mensuradas sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Tudo o que saiu sobre o
maior evento cultural e literário do Estado foi devidamente assinalado em nossa subclassificação,
como vemos abaixo, no assunto Edufal. Do total de 602 inserções no prazo de análise para nosso
relatório, 474 foram registradas apenas em novembro. Para ser ainda mais preciso, entre os dias 20 e
29 de novembro, a Ascom clipou e mensurou 359 matérias veiculadas sobre a 7ª Bienal.
Vale reforçar que todo o material clipado e mensurado pela Ascom pode ser encontrado no
link Ufal na Mídia, disponível a qualquer pessoa que acessar o Portal Geral.
Inserções por Gênero
Matérias
4.847
Notas e Colunas
680
Entrevistas
202
Artigos
38
Capas
42
TOTAL
5.809
Ano
Comparativo de Inserções
2015
5.809
2014
5.653
2013
5.735
2012
3.998 [março a dezembro]
24
Relatório anual de atividades – 2015
Subclassificação do Gênero (assunto)
1.266
Gestão (Institucional)
Graduação
326
Pós-graduação
141
Extensão
216
Equipamentos Culturais
559
Ocorrências
35
Educação a Distância
21
Hospital Universitário / Ebserh
272
Enem/SiSU
194
Edufal
602
Entidades
296
Concursos
79
Inovação e Empreendedorismo
93
Assuntos Gerais
1.709
TOTAL
5.809
Todo o processo de mensuração de resultados teve início em março de 2012 e, desde então, os
números registrados pela Ascom sempre foram bastante expressivos. A título de comparação, por
exemplo, somente no primeiro ano (2012), subclassificamos um total de 3.998 matérias clipadas e
publicadas no link Ufal na Mídia, disponível a todos que acessarem o nosso portal Geral.
A clipagem sempre foi feita na Ascom, mas a partir da implantação do processo de
mensuração de resultados, passou a ser ainda mais bem trabalhada. A cada ano, passamos a comprovar
que o nosso trabalho estava dando certo e a meta estipulada pela gestão, em dezembro de 2011, estava
sendo alcançada. Estávamos, a cada dia, mês e ano, levando o nome da Universidade Federal de
Alagoas cada vez mais próximo da sociedade.
Do início de nosso trabalho, em 2012, até o dia 31 de dezembro de 2015, a Ascom registrou
mais de 21 mil inserções sobre a Ufal nos meios de comunicação – entre sites, TVs, jornais impressos
e rádios. Um número bastante expressivo e comemorado pela equipe.
Total de inserções entre março de 2012 e 11 de dezembro de 2015
21.195
25
Relatório anual de atividades – 2015
8. Redes sociais da Ufal
8.1. Análise do Facebook
De 6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015, foram 590 publicações, com um
alcance de 1.587.038 pessoas. O número de curtidas em 05/12/2014 era de 7.987 pessoas. Em
31/12/2015, o número de curtidas saltou para 16.512 pessoas. Procuramos dar espaço a todas as
unidades da Ufal, com a divulgação de eventos e atividades de várias unidades acadêmicas.
8.2. Análise do Instagram
Essa rede social tem um papel diferente das demais. Sua função não é divulgação de notícias
do portal (sendo a única exceção em casos de extrema relevância, como o término da grave). O
Instagram é usado para agregar valor à marca Ufal, por meio de fotos que mostrem outro olhar sobre a
instituição, sejam produzidas pela comunidade acadêmica em suas redes pessoais e postadas com a
hashtag #SouUfal.
Estas imagens são repostadas no nosso perfil, com o objetivo de aproximar a Universidade de
seus públicos e criar uma interação e sentimento de pertencimento de ambos os lados. Com isso,
pretendemos que as pessoas “vistam a camisa” e se orgulhem de mostrar que fazem parte da Ufal. Por
26
Relatório anual de atividades – 2015
outro lado, a Universidade melhora sua imagem diante da sociedade, valorizando alunos, servidores e
os campi. Em 2015, foram feitas 358 publicações, atingindo um somatório de 53.302 curtidas em
todas as publicações do ano.
Por questões técnicas da própria rede social, não é possível ver exatamente o número de
seguidores em cada período de tempo. Porém, o perfil da Ufal no Instagram tinha mais de 7 mil
seguidores no final de 2015. Desde o início da campanha, em 2014, até 31 de dezembro de 2015, já
foram postadas mais de 2.500 fotos com a #SouUfal como mostra a imagem abaixo.
27
Relatório anual de atividades – 2015
8.3. Análise do Twitter
Criado em 2009, esta é a maior rede social da Ufal. Atualmente, temos 51.189 seguidores,
com a média de 70.000 visualizações dos tweets mensalmente. Ao longo de 2015, foram 1.722
postagens. Inicialmente, a rede foi programada para publicar todas as matérias postadas nos Portais.
Um diferencial do ano passado foi o fato de adotar uma nova política de publicações nesta
rede: passamos a utilizar as imagens animadas no formato de .GIF para comunicar. Desde então, estas
publicações estão sempre entre as que contam com o maior número de interações, do qual também
somos responsáveis por respondê-las.
28
Relatório anual de atividades – 2015
Além das postagens sem relação direta com o portal, utilizamos os memes e gifs para interagir
com os seguidores nesta rede. Esta nova forma de interação reforça a sensação de pertencimento e de
modernidade, que há em abundância nesta rede social.
Memes: imagens, geralmente da cultura pop, que são frequentemente compartilhadas nas
redes sociais. Essas imagens, além de aproximar o público, demonstrando mais intimidade com os
seguidores, mostra a modernidade e atualidade da página, que se mostra não apenas como um local
para propagação de notícias, e sim uma rede social para diálogo com os seguidores.
Gif: imagens em formato de vídeo, com repetição automática, muito popular no Twitter. Essas
imagens estão disponíveis na internet e são geralmente retirados de filmes e programas de TV. Além
de trazer referências da cultura pop que agradam os seguidores, os gifs deixam a página mais dinâmica
e com um caráter de propagação de notícias menor.
8.3.1. Pontos positivos
Aproximação com o público, através de respostas rápidas e personalizadas, tanto através dos
comentários deixados nas publicações, quanto nas mensagens enviadas Inbox;
Realização de campanhas de valorização da instituição e do sentimento de pertencimento a ela
(#SouUfal; #Ufal54Anos);
Bom resultado na divulgação semanal do cardápio do RU;
Parcerias com órgãos e instituições através de compartilhamentos e citações nas redes
(exemplos: Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas, Fapeal e etc.).
8.3.2. Pontos negativos
O longo período de greve prejudicou o desempenho das redes sociais, tendo em vista que a
equipe ficou restrita a apenas um servidor. Além disso, por mais que as postagens tentassem ser
variadas, as mesmas perguntas se repetiam: "Quando a greve acaba?" "Há riscos de perdermos o
semestre?", mesmo em publicações que não tinham nada a ver com o assunto;
O constante atraso das bolsas foi outro ponto de tensão e geração de crise nas redes sociais ao
longo do ano;
Ausência de conteúdo exclusivo;
Somos uma equipe pequena (um servidor e dois bolsistas).
29
Relatório anual de atividades – 2015
9. Ações de Relações Públicas e Comunicação Institucional
9.1. Campanha: Parabéns, Ufal
Dando continuidade às ações do planejamento de relações públicas e comunicação
institucional para o ano de 2015, iniciamos o ano com a campanha Parabéns, Ufal, cuja finalidade foi
integrar servidores e alunos dos três campi em torno do aniversário de 54 anos da Universidade
Federal de Alagoas.
Voluntários de várias unidades de ensino enviaram vídeos para a Ascom, que os veiculou nas
redes sociais durante o mês de janeiro, culminando com a participação do reitor Eurico Lôbo, no dia
25 de janeiro. A campanha movimentou a página oficial da Ufal no Facebook, gerando engajamento
entre os seus seguidores. Foram 579 curtidas e 8.707 visualizações ao longo dos nove dias de
campanha.
Vídeo do Campus Arapiraca
30
Relatório anual de atividades – 2015
Produtor cultural da Unidade de Penedo, Samy Dantas, parabeniza Ufal
O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, parabenizou a instituição
31
Relatório anual de atividades – 2015
9.2. Exposição Fotográfica: Sou Mulher, Sou Ufal
Em março, o Núcleo de Relações Públicas realizou a campanha Sou Mulher, Sou Ufal. A
iniciativa promoveu, nos três campi da instituição, uma exposição de fotos em homenagem ao Dia
Internacional da Mulher, cujo objetivo foi retratar o dia a dia das mulheres que fazem parte da
Universidade Federal de Alagoas, em seus ambientes de trabalho.
O alvo da mostra foi a valorização de professoras, alunas, técnicas e prestadoras de serviço
que, com sua beleza e sua força, engrandecem a Ufal e a ajudam a nossa Universidade a se destacar
nos mais altos padrões de excelência acadêmica. Para isso, visitamos setores administrativos, unidades
acadêmicas, os campi do interior de Alagoas e os equipamentos culturais, para que pudéssemos
apresentar suas representantes.
A técnica escolhida foi fotografia em preto e branco no papel fosco. Acreditarmos que, desta
forma, há uma maior atenção sobre as nuances do contraste entre luz e sombra, realçando os traços e
valorizando a beleza própria que existe em cada mulher.
Turma da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep)
32
Relatório anual de atividades – 2015
Álbum está disponível na página oficial da Ufal no Facebook
Álbum está disponível na página oficial da Ufal no Facebook
33
Relatório anual de atividades – 2015
Vice-reitora, Rachel Rocha.
Valéria Correia, com equipe da Faculdade de Serviço Social onde, à época, atuava como diretora
34
Relatório anual de atividades – 2015
Após a sessão de fotos, que buscou contemplar o máximo de participantes possível, a estrutura
da exposição visitou, durante o mês de março, o hall da Reitoria e da Biblioteca Central, no Campus
A.C. Simões, em Maceió, os campi de Arapiraca e do Sertão.
A exposição também ganhou espaço nas redes sociais e no portal da Ufal, com a divulgação
da matéria1.
1
Confira matéria sobre a exposição clicando em: <http://www.ufal.edu.br/noticias/2015/03/ufal-lancaexposicao-em-homenagem-ao-dia-internacional-da-mulher>
35
Relatório anual de atividades – 2015
9.3. Consumo Consciente
Em consonância com os apelos mundiais pelo uso consciente dos recursos naturais, a
Universidade Federal de Alagoas lançou, em abril, a campanha Consumo Consciente. Tal ação
consistiu em peças gráficas impressas e digitais com mensagens positivas sobre o consumo de água e
luz nas dependências da Ufal.
36
Relatório anual de atividades – 2015
37
Relatório anual de atividades – 2015
9.4. Dia Mundial da Saúde
A ação pelo Dia Mundial da Saúde foi planejada pela Ascom em parceria com o Coordenação
de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Ufal e buscou, dentre outras coisas, proporcionar um
momento de cuidados com a saúde dos servidores e alunos.
Foram oferecidas vacinas, aferição de pressão, glicemia, massagens reiki, reflexologia podal,
entre outros serviços de prevenção e promoção à saúde. A iniciativa serviu, ainda, para fomentar a
integração entre os cursos de saúde, com a participação de alunos de diversas Ligas da Faculdade de
Medicina (Famed).
38
Relatório anual de atividades – 2015
9.5. Ufal no Maio Amarelo
Esta ação foi desenvolvida pela Ascom e pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), em parceria
com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió e o Detran Alagoas, e
contou com ações variadas de conscientização e de educação para um trânsito mais seguro. Nas redes
sociais a campanha movimentou cerca de 100 curtidas e 9 comentários.
As atividades foram desenvolvidas durante todo o mês de maio e atingiram os variados
públicos da Ufal. Houve palestras e depoimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, que
fizeram parte do programa Ufal em Defesa da Vida, intervenções artísticas no Campus A.C. Simões,
em Maceió, além de blitz educativa, curso de atualização para os motoristas da divisão de transportes.
Curso para motoristas
39
Relatório anual de atividades – 2015
Motoristas de ônibus também foram conscientizados em blitz educativa
Blitz Educativa com a comunidade universitária contou com agentes da SMTT
40
Relatório anual de atividades – 2015
Motoristas de ônibus também foram conscientizados em blitz educativa
Intervenção artística no Campus A.C. Simões
41
Relatório anual de atividades – 2015
42
Relatório anual de atividades – 2015
43
Relatório anual de atividades – 2015
9.6. Ufal In Love
No mês de junho, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Ascom, lançou a campanha
que lembrou o Dia dos Namorados. A ideia foi retratar casais que trabalham na Ufal. De uma forma
lúdica e divertida, a campanha celebrou “todas as formas de amor”, numa alusão à tolerância e à
diversidade.
Com um formato pensado predominantemente para o público interno, foram publicados no
portal servidor, sete histórias de professores e técnicos que dividem o dia a dia como colegas de
trabalho e são casais. O objetivo, mais uma vez, foi agregar servidores, alunos e comunidade
acadêmica, além de gerar neles um clima favorável e de identificação com a Universidade, mostrando
que a Ufal pode produzir conteúdo interessante além do tripé ensino, pesquisa e extensão e que o
capital humano é o que a torna tão especial.
Nas redes sociais, alunos foram incentivados a postarem fotos de casais usando #UfalInLove.
A interação gerada pela campanha foi bastante alta: mais de 34 mil pessoas alcançadas e um
engajamento de 5 mil pessoas, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.
44
Relatório anual de atividades – 2015
45
Relatório anual de atividades – 2015
9.7. Considerações finais
As campanhas institucionais buscaram, ao longo de todo o ano de 2015, integrar a
Universidade com seus públicos por meio de um fluxo direto e constante, contribuindo para o
desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento dos objetivos
institucionais da Ufal e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas
potencialidades.
É importante, contudo, salientar, que o período de greve impossibilitou que outras campanhas
e outras ações fossem levadas a diante, o que consideramos ter sido uma perda para a instituição e seus
públicos. Mesmo assim, buscamos estabelecer um vínculo com a sociedade alagoana, proporcionado
pelas interações nas redes sociais e na mídia.
Algumas ações iniciadas em 2014 foram mantidas, como a política de valorização das
profissões, o envio de cartões de aniversário para os servidores e o envio de newsletter.
10. A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
No ano de 2015, assim como em 2013, a Ascom assumiu a divulgação e fez todo o trabalho de
Assessoria de Comunicação para a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento, realizado
entre os dias 20 e 29 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá,
mobilizou grande parte da equipe do setor, que se transferiu para o local e trabalhou, durante os dez
dias, de forma intensa com a intenção de informar, não só a comunidade universitária, mas toda a
sociedade alagoana sobre tudo o que aconteceu no maior evento cultural e literário do Estado.
Realizada das 10h às 22h, sempre aberta ao público, passaram pela 7ª Bienal de Alagoas mais
de 300 mil visitantes, número que superou todas as expectativas da organização do evento, que teve
duração de 100 horas. O número de visitas dos estudantes e professores, no decorrer do evento,
também foi bastante expressivo: 900 escolas, em sua maioria da rede pública de ensino. Além disso,
tivemos 144 expositores, cerca de 60 palestras e bate-papos com salas lotadas e, só da Editora da
Universidade Federal de Alagoas (Edufal), foram 60 livros lançados.
Os números foram comemorados pela diretora da Edufal, Stela Lameiras, que também foi
responsável pela estruturação do evento. Ela vibrou, ainda mais, com a sinalização de que em 2017,
será realizada a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Quem também comemorou foi
o reitor Eurico Lôbo ao dizer, em entrevista sobre o balanço do evento, que o evento não é mais da
Universidade, mas de toda a sociedade. Como se sabe, a Bienal de Alagoas é a única no país a ser
organizada por uma Universidade. Ainda falando de coisas boas, a Ascom, por sua vez, também
comemora os números alcançados em sua produção.
Toda a equipe, empenhada em levar o melhor do evento, trabalhou intensamente nos dez dias,
mas a divulgação da 7ª Bienal de Alagoas começou logo cedo, lá em dezembro de 2014, com a
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Relatório anual de atividades – 2015
primeira matéria sobre o assunto, que falava sobre os editais que estavam sendo lançados para
publicação de livros durante a maratona literário-cultural. Para este capítulo, dedicado especialmente à
Bienal, selecionamos dados que envolvem clipagem e mensuração no mesmo prazo de nosso relatório:
entre 6 de dezembro de 2014 e 31 de dezembro de 2015.
Somados os portais da Ufal e o blog da Bienal, tivemos um total de 264 matérias produzidas
sobre o evento e, dessas, mais de 150 foram enviadas para os meios de comunicação por meio de
nosso mailing. Com relação aos compartilhamentos destas matérias produzidas nas redes sociais, no
Twitter tivemos 161 e no Facebook, 24.510. Os números de artes elaboradas e publicadas nas redes
sociais oficiais do evento também foram bastante expressivos. Ao somarmos Twitter, Facebook e
Instagram, tivemos um total de 1.140 produções gráficas.
A 7ª Bienal de Alagoas também foi notícia nos meios de comunicação do Estado. Dentre
conteúdos positivos, negativos e neutros, no jornal Gazeta de Alagoas tivemos um quantitativo de
inserções sobre a 7ª Bienal de Alagoas equivalente a quase R$ 314 mil reais; já no jornal Tribuna
Independente, foram pouco mais de R$ 8,6 mil.
Nas TVs, tivemos 23 inserções na TV Gazeta de Alagoas o que, transformando em reais,
seria equivalente a quase R$ 163 mil. Na TV Pajuçara, com 12 inserções, teríamos gasto pouco mais
de R$ 135 mil; por fim, na TV Alagoas, em 5 inserções, o valor foi equivalente a R$ 43 mil. Na soma
das três emissoras, a Ufal teria gasto um total de mais de R$ 341 mil.
No que se refere aos sites de notícia, a nossa equipe contabilizou quase 500 inserções sobre a
7ª Bienal de Alagoas durante o prazo de nosso relatório, de 6 de dezembro de 2014 a 31 de dezembro
de 2015. Mas, falando somente entre os dias 20 e 29 de novembro, prazo de realização da Bienal,
foram 359 matérias mensuradas sobre o evento.
O relacionamento com a imprensa também foi bastante trabalhado, seja durante o evento, com
estande montado exclusivamente para o atendimento aos colegas jornalistas, ou antes, com a
elaboração de releases sobre o assunto que, publicadas nos Portais da Ufal e da Bienal, sempre eram
enviadas para a mídia por meio de nosso mailing.
Para a edição de 2015, a 7ª Bienal de Alagoas também inovou nas redes sociais e aderiu a
perfis no Snapchat e Periscope, onde realizou transmissões ao vivo de vários eventos. Com grande
destaque, na primeira rede citada, dentre vídeos e fotos publicados e exibidos, foram um total de 540.
Confira os dados em detalhes mais abaixo.
10.1. Números da Bienal 2015
O blog da 7ª Bienal de Alagoas teve mais de 24 mil visualizações, de setembro a dezembro de
2015. Nas figuras abaixo, você poderá conferir os detalhes:
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Relatório anual de atividades – 2015
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10.2. Resumo da transmissão do evento nas redes sociais:
Facebook
Publicação de posts de divulgação dos estandes, através da #DicasDaBienal;
Publicação do vídeo oficial (teaser) da Bienal;
Seleção diária das matérias do dia publicadas no blog bienalalagoas.com para serem
compartilhadas;
Publicação de artes de divulgação geral do evento;
Interação com os participantes e autores através dos comentários e mensagens InBox.
Instagram
Repost de fotos marcadas com #BienalAlagoas;
Curtidas nas postagens marcadas com # BienalAlagoas
Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
Interação com os participantes através dos comentários e mensagens no direct.
Twitter
Publicação de todas as matérias do site da Bienal;
Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
Interação com público através de RT’s e curtidas nas postagens marcadas com #BienalAlagoas;
Acompanhamento das citações do perfil (@bienalalagoas).
Snapchat
Publicação fotos e vídeos do evento em geral;
Postagem de fotos e vídeos das atividades que aconteceram durante o evento;
Interação com público através de das mensagens diretas;
Participação de blogueiros para cobrir o evento e entrevistar alguns autores.
Periscope
Transmissão total ou parcial das atividades destaques do dia;
Transmissão das entrevistas com autores nacionais realizadas pelos repórteres da Ascom/Ufal.
10.3. Alcance das redes sociais
Facebook (20 de junho a 5 de dezembro)
Publicações: 299
Pessoas alcançadas: 878.489
Pessoas alcançadas de 18/11 a 1º/12: 376.206
Visualizações de conteúdo: 3.548.716
10.3.1. Posts em destaque
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Relatório anual de atividades – 2015
53.767 pessoas alcançadas
3.080 curtidas, comentários e compartilhamentos
543.065 pessoas alcançadas
20.126 curtidas, comentários e compartilhamentos
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Relatório anual de atividades – 2015
53.644 pessoas alcançadas
2.712 curtidas, comentários e compartilhamentos
50.905 pessoas alcançadas
2.835 curtidas, comentários e compartilhamentos
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Relatório anual de atividades – 2015
10.3.2. Mensagens InBox na página do Facebook:
Tivemos, seja antes ou durante a realização da 7ª Bienal de Alagoas, diversas mensagens que
nos chegavam diretamente pelo nosso perfil oficial no Facebook.
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Relatório anual de atividades – 2015
10.3.3. Twitter (20 de junho a 5 de dezembro)
Publicações: 610 - janeiro a junho
Visualizações de conteúdo: 281.700
Visualizações de conteúdo durante a Bienal: 141.300
Ficamos entre os assuntos mais comentados em Alagoas todos os dias do evento
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Relatório anual de atividades – 2015
Tweets em destaque:
Impressões: 19.452
Impressões: 7.267
Impressões: 4.499
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Relatório anual de atividades – 2015
10.3.1.1. Entre os assuntos mais comentados
10.3.4. Instagram (20 de junho a 5 de dezembro)
Publicações: 231
2.556 fotos com marcadas com #BienalAlagoas
10.3.4.1. Promoções realizadas
Sorteio de vale-livro de R$100 na Livraria Leitura
439 curtidas
1.633 comentários
Alcance estimado: 6.536
Sorteio de livro “Quem eu?” autografado
592 curtidas
1.169 comentários
Alcance estimado: 3.507
Sorteio kit de livros gastronômicos do Senac
204 curtidas
262 comentários
Alcance estimado: 786
Sorteio de vale-livro de R$150 na Edufal
404 curtidas
2.557 comentários
Alcance estimado: 7.671
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Relatório anual de atividades – 2015
Sorteio de vale-livro de R$100 na Livraria Nobel
1.563 curtidas
3.070 comentários
Alcance estimado: 12.280
Sorteio de vale-livro de R$150 na Editora Vozes
1.296 curtidas
3.526 comentários
Alcance estimado: 14.108
Sorteio de vale-livro de R$150 na Editora Cortez
2.192 curtidas
3.070 comentários
Alcance estimado: 20.388
Soma de todo alcance estimado dos sorteios: 65.276 pessoas
10.3.4.1. Publicações mais curtidas
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10.3.4.2. Publicações mais comentadas
10.3.5. Snapchat
Publicações de fotos e vídeos sem sequência e frequência definida;
Média de visualizações das publicações durante o evento: 500;
Alcance máximo das publicações durante o evento: 620;
Participação de seis blogueiros, que obtiveram os picos de visualizações.
Interações na pergunta “Qual seu autor favorito” no Snapchat
Obs: Por definição técnica da própria rede social, não é possível saber a
quantidade exata de seguidores.
Pico de visualizações do Snapchat
durante participação do
blogueiro Diogo Moreira (Maceió
Ordinário)
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10.3.6. Periscope
267 seguidores
14.932 curtidas no somatório de todas as transmissões
19 transmissões ao vivo do evento, entre entrevistas, bate-papos e palestras.
Impressões durante a semana da Bienal: 40.900 (visualizações) - 13 a 23 de junho
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Relatório anual de atividades – 2015
10.4. Sugestões para a próxima edição
Elaborar o site com a participação e a aprovação da Assessoria de Comunicação, para também
ser otimizado para versão mobile;
Divulgar as redes sociais na papelaria e em backdrops do evento;
10.4.1. Elogios a esta edição
Internet do NTI;
Organização geral do evento;
Parcerias enriquecedoras, como a da Semed, que promoveu o vale-livro;
Escolha dos autores.
10.4.2. Participação das redes da Ufal na Bienal
- Reposts, compartilhamentos e retweets no que era divulgado pelas redes da Bienal.
- Divulgação dos eventos promovidos pela Ufal ou Edufal, dentro da Bienal.
- Seleção das matérias postadas sobre a Bienal no site da instituição para destaque de postagem.
- Interação com os participantes através dos comentários e mensagens in box.
10.5. Destaques no Facebook da Ufal
6.610 pessoas alcançadas
216 curtidas, comentários
6.187 pessoas alcançadas
331 curtidas, comentários
5.440 pessoas alcançadas
234 curtidas, comentários
e compartilhamentos
e compartilhamentos
e compartilhamentos
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10.6. Impressões do Twitter da Ufal durante a Bienal
10.7 Publicação com maior interação no Instagram da Ufal
10.7.1. Sugestões para a próxima edição:
- Melhorar a divulgação da hashtag (#ufalnabienal) - insistir no uso; instruir em postagens qual o
objetivo da hashtag; divulgá-la em material impresso; inserir fotos e divulgação com a hashtag para
que haja engajamento.
- Mais peças próprias sobre o evento.
- Ter um selo próprio para fotos divulgadas.
10.7.1.1. Elogios para esta edição:
- Ótimo trabalho do NTI, visto que a internet funcionou 100% satisfatória para equipe da Ascom;
- Parceria com as redes sociais da Bienal Alagoas;
- Organização de horários da equipe.
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