Relatório anual de atividades 2012

Arquivo
Relatório anual de atividades 2012.pdf
Documento PDF (2.9MB)
                    Relatório anual de atividades - 2011-2012

Relatório anual de atividades
Dezembro de 2011 a dezembro de 2012

2

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Ufal
Reitor
Eurico Lôbo de Barros Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha

Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE 461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Rejane de Alencar (MTE-352/AL)
Jornalistas
Diana Monteiro de Carvalho (MTE- 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE - 1195/AL)
Lenilda Luna (MTE - 655/AL)
Manuella Soraes (MTE - 2530/PB)
Bolsistas de Jornalismo
Bruno Cavalcante (texto e fotos)
Deriky Pereira (Clipping, texto, fotos e mensuração)
Laís Oliveira (Clipping, mensuração e texto)
Myllena Diniz (texto e foto)
Renata Menezes (texto e foto) – Espaço Cultural
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
Marília Carvalho (estudante de Design)
Maria Tamiris (estudante de Design)
Núcleo de Relações Públicas (NURP)
Luciana Silva - relações-públicas e jornalista (MTE - 2006/AL)
Ana Carolina Lira Moreira e Silva – relações-públicas (mensuração de resultados)
Bolsista de Relações Públicas
Keila Katiany (comunicação interna)
Fotógrafo
Manoel Mota
Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira

3

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Sumário
Apresentação ........................................................................................................ 4
Introdução ............................................................................................................ 6
A Assessoria de Comunicação (Missão, Visão e Valores) .................................. 8
Produção da Ascom nos últimos 12 meses
– Tabela 1 – Produtos....................................................................................... 9
– Produtos e ações .......................................................................................... 9
Tabela 2 – Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal ........................ 17
Acesso aos portais (em números) ...................................................................... 18
Tabela 3 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2011 ........... 20
Tabela 4 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2012 .......... 21
Atendimento à imprensa ................................................................................... 22
Resultado do atendimento à imprensa
(dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012) ........................................................ 23

Ufal na mídia
– O que saiu nos jornais impressos, TV, rádio e sites (mídia gratuita – espontânea e
sugestão da Ascom) .................................................................................................... 24

Tabela 5 – Subclassificação do Clipping (Ufal na Mídia) ................................ 31
Anexos .............................................................................................................. 33

4

Relatório anual de atividades - 2011-2012

1. Apresentação

A partir da posse da atual gestão, em 1º de dezembro de 2011, a Assessoria de
Comunicação (Ascom) recebeu a missão de melhorar a comunicação externa da Universidade
Federal de Alagoas. O reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha e a comunidade
acadêmica dos campi, localizados em Maceió e no interior, demandaram maior visibilidade e
“prestação de contas” sobre o que se produz na Ufal para formação de mão de obra e pesquisa
científica. O objetivo, claro, é comprovar a importância da instituição para o desenvolvimento
do Estado.
Diante do desafio, a Ascom, mediadora do diálogo da Ufal com a mídia e a sociedade, fez
seu planejamento estratégico afinado com as demandas da gestão e definiu a comunicação
externa como uma das prioridades a ser trabalhada. Divulgar a produção acadêmica e cultural
da instituição e informar a atuação da administração central são ações que fazem parte da
missão do setor.
Colocar essas ações em prática não foi tarefa fácil, por isso usamos como estratégia nos
aproximar dos meios de comunicação locais, de forma a facilitar os fluxos de informações da
Ufal para o público externo. Trabalhamos o espaço editorial dos jornais locais, emissoras de
rádio, TV, sites de notícias, blogs e veículos de circulação nacional.
Os grandes aliados para desenvolvermos esse trabalho foram a disponibilidade dos nossos
gestores, professores e pesquisadores para responderem às demandas da mídia e a
implantação da nova página da Ufal na internet, que passou a ter a estrutura de portal. A
ferramenta foi reformulada (www.ufal.edu.br) e funciona como uma espécie de agência de
notícias. Todos os dias são produzidas e postadas de seis a oito matérias sobre as pesquisas
desenvolvidas, os eventos e vários outros assuntos de interesse da instituição. O portal
demonstra seu sucesso de aceitação com quase 163 mil acessos/mês, oriundos de Alagoas, do
Brasil e de mais 30 países, em média (ver anexos), além de servir de referência nas redações
de sites, rádios, jornais e TVs.
O reforço foi dado por meio das editorias “Divulgação Científica” e “Ufal na Mídia”.
Além de atualizar diariamente o portal, outra ação foi o envio de releases/matérias para os
veículos de comunicação locais e nacionais. Aliado a isso, fazemos o contato com editores,
produtores e repórteres sobre o que está sendo enviado como sugestão de pauta e isso nos
rendeu e está rendendo ótimos frutos. Para acompanhar o avanço da comunicação externa,
criamos o sistema de mensuração de resultados e o serviço de registro de atendimento à
imprensa (ver anexos).

5

Relatório anual de atividades - 2011-2012

A Ascom demonstra esse trabalho com números, que são extremamente eficazes para
comprovar sua importância como setor estratégico. Se compararmos 2011 com 2012, nossa
produção de matérias foi praticamente a mesma. No entanto, o que mudou nos últimos 12
meses foi a repercussão desse material na mídia (jornal, rádio, TV e site). De janeiro a
novembro de 2011, foram produzidas 963; de dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012
(ver tabela 2), período referente ao primeiro ano de gestão do reitor Eurico Lôbo e da vicereitora Rachel Rocha, foram 1.073, das quais 151 foram de divulgação científica.
De janeiro a novembro de 2011, tivemos 663 matérias publicadas em sites e 547 em
impressos, a maioria mídia espontânea. De dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012,
constatamos que a Ufal teve inserções gratuitas em sites, com 1.906 matérias publicadas; em
jornais impressos, com 552 matérias; em TVs locais e nacionais, com 238 matérias (VTs,
notas e entrevistas gravadas e ao vivo); e rádios, com 129 entrevistas realizadas em emissoras
da capital e do interior. A maioria sugerida ou provocada pela Ascom.
Fechamos o primeiro ano da gestão com números bastante positivos em relação as nossas
inserções na mídia. Mas temos muito mais a comemorar: com produção em alta, o aumento
no número de acessos ao portal e a repercussão na mídia do material produzido –comprovada
com o clipping online (Ufal na Mídia), disponível no portal –, tivemos maior procura pelos
serviços da Ascom pelo público interno – alunos, professores e técnicos. E isso vai se refletir
no avanço da comunicação interna, nosso grande desafio.
Temos recebido uma média de cem solicitações mensais para divulgação. Os pedidos
chegam por e-mail, telefone ou pessoalmente. Muitos são transformados em matérias, outros
em notas para eventos, coberturas fotográficas e material gráfico. Estamos conquistando a
credibilidade do nosso público interno e isso vai gerar maior produção para nosso público
externo. Estamos no caminho certo e vamos cumprir nossa meta de atender aos anseios da
gestão e de toda comunidade acadêmica no que diz respeito à inserção da universidade, por
meio da mídia, na sociedade alagoana e brasileira. A Ufal é a maior e melhor instituição
pública de ensino superior do Estado e nossa missão, enquanto Assessoria de Comunicação, é
estampar esse título para o mundo e mostrar como e por que conquistamos esse título.
O resultado do trabalho realizado em 2012 também rendeu à Ascom o segundo lugar no
Prêmio Braskem de Jornalismo, com o case “Como melhorar a comunicação entre a Ufal e
sociedade”.

Simoneide Araújo
Coordenadora da Ascom

6

Relatório anual de atividades - 2011-2012

2. Introdução

O Relatório Anual de Atividades 2012 da Ascom traz os avanços conquistados nos últimos
12 meses e mostra que as ações da Assessoria de Comunicação estão afinadas com a Reitoria
e com a comunidade interna.

Além do planejamento estratégico proposto, com metas

definidas para os quatro anos da gestão atual, a Ascom mudou de estratégia e conseguiu mais
espaço de mídia espontânea (gratuita) para a Ufal nos veículos locais e nacionais.
Com a criação de duas importantes editorias no novo portal da Ufal, “Divulgação
Científica” e “Ufal na Mídia”, e a ampliação do contato com os veículos de comunicação
locais e nacionais, a Ascom conseguiu organizar as demandas e ampliar sua produção. Para
acompanhar esse processo de mudança, foi criado o sistema de mensuração de resultados.
Todos os passos são monitorados e transformados em números. Desde o atendimento à
imprensa, seja de forma espontânea ou como retorno as nossas sugestões de pauta, as
solicitações internas até nosso produto final, a notícia, tudo é mensurado.
Para se ter uma ideia de como a Ufal está inserida no noticiário local, nos jornais impressos
os números são impressionantes. De março a 7 de dezembro de 2012, a universidade ocupou
um espaço equivalente a 104,34 páginas, que em reais corresponderia a R$ 482.740,00, ou
seja, a Ufal economizou quase meio milhão de reais em mídia impressa.
Mas as ações da Ascom não se resumem à comunicação com o público externo; também
criamos novas ferramentas para melhorar o nosso diálogo e o da gestão central com a
comunidade interna. No portal do servidor, procuramos manter informações atualizadas e de
interesse de todos. Implantamos as editorias “Sou Ufal” e “Além da Academia”. Esta
apresenta o que os servidores fazem além do trabalho técnico e docente. Aquela ressalta a
importância de quem faz a universidade, suas histórias e a contribuição de cada um para
crescimento da instituição. Também destacamos o aposentado do mês.
Outro projeto implantado para nosso público interno foi o Minuto do Servidor, um boletim
semanal, voltado a docentes e técnicos e distribuído nos setores para ser afixado nos murais
administrativos. Ele também é disponibilizado no portal da Ufal.
O portfólio da Ascom está se ampliando a cada dia. São produtos digitais, como os portais,
o clipping (Ufal na Mídia), que acompanha a veiculação do nome da Ufal na maioria dos
veículos locais e alguns nacionais, e a versão online do Minuto do Servidor. Mas também são
produzidas artes para outdoors, banners, cartões de aniversários e de outras datas
comemorativas – entregues pela gestão aos servidores.

7

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Este ano, a Ascom também conseguiu produzir o Manual de Identidade Visual da Ufal,
elaborado pelo publicitário da instituição, Victor Sarmento, para normatizar o uso da marca
(será disponibilizado no portal); o Manual de Redação e Estilo, idealizado e organizado pelas
servidoras Mauricélia Ramos e Simoneide Araújo, para auxiliar no trabalho dos jornalistas,
relações-públicas e bolsistas do setor e os que atuam nos demais órgãos da universidade.
Além da Newesletter “Ufal em Dia”, enviada diariamente, por e-mail, com as notícias
publicadas no portal para todos os gestores da administração central, secretarias, diretores de
unidades acadêmicas, coordenadores de cursos e quem se cadastrar solicitando receber o novo
veículo.
Outro projeto voltado ao público interno, realizado em parceria com a Pró-reitoria de
Gestão de Pessoas e do Trabalho, foi a capacitação Agentes de Comunicação para os gestores
e a campanha Circuito Saúde Ufal, no Dia Mundial da Saúde.
Este relatório traz números, tabelas, quadros e gráficos que dão o panorama do trabalho
diário da Ascom e mostram como está a comunicação interna e a comunicação da Ufal com a
sociedade. As informações têm caráter quantitativo, mas o objetivo para os próximos anos é
conseguir avaliar de forma qualitativa textos, produtos gráficos e impressos que compõem o
portfólio da Assessoria de Comunicação.

8

Relatório anual de atividades - 2011-2012

3. A Assessoria de Comunicação

Órgão de apoio administrativo, responsável pela comunicação institucional, com um
núcleo central diretamente subordinado ao Gabinete do Reitor, reunindo assessorias em
diversos setores da Ufal. Engloba as seguintes áreas de atuação: jornalismo, relações públicas,
publicidade e difusão cultural.

Missão

Conceber e executar a política de comunicação da Ufal e contribuir para o alinhamento das
ações de gestão com os interesses da comunidade interna. Divulgar a produção acadêmica e
cultural da instituição e informar as ações da administração central para os públicos interno e
externo com abrangência local, nacional e internacional.
Mostrar a importância da Ufal, revelando os reflexos positivos das suas atividades de
ensino, pesquisa e extensão, em benefício da sociedade e do desenvolvimento do Estado de
Alagoas.

Visão

Ser um setor-referência em comunicação integrada e sistêmica, trabalhando de forma
proativa, eficiente e eficaz no planejamento e desenvolvimento de ações para cumprir sua
missão com credibilidade, transparência e construção participativa.

Princípios/Valores

A Ascom norteia-se pelos princípios do trabalho com ética, credibilidade, compromisso e
proatividade, seguindo a visão integrada e sistêmica da comunicação, na busca da unidade do
discurso e da qualidade das informações divulgadas.

9

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4. Produção da Ascom nos últimos 12 meses
4.1. Tabela 1 – Produtos
Produtos

Total

Matérias produzidas e publicadas
no portal da Ufal
(Divulgação Científica)

922

Banner virtual (artes produzidas)

189

189

Banner impresso

24

24

Faixa de mesa

2

2

Faixas de tecido

41

41

Outdoor

38

38

Atendimento à imprensa

807

807

1.073
151

4.2. Produtos e ações
4.2.1. Portais

10

Relatório anual de atividades - 2011-2012

11

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.2. Implantação da editoria DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA no portal (na versão
atual não consta o nome da editoria, mas semanalmente são postadas duas matérias
sobre divulgação científicas, com chamadas em locais fixos na primeira página)

4.2.3. Manual de Redação e Estilo da Ascom/Ufal - para auxiliar no trabalho dos
jornalistas, relações-públicas e bolsistas do setor e os que atuam nos demais órgãos da
universidade.

12

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.4. Oficina de planejamento estratégico da Ascom (incluindo bolsistas e
profissionais que atuam em outros órgãos da Ufal)

4.2.5. Manual de Identidade Visual – normas para uso da marca Ufal – elaborado
pelo publicitário Victor Sarmento (servidor do Museu Théo Brandão)

13

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.6. Circuito Saúde Ufal - Dia Mundial da Saúde – projeto de comunicação interna

4.2.7. Apoio às ações do Programa Ufal em Defesa da Vida: conseguimos 1.700
mudas de árvores com Usina Coruripe, Arboretum e Sempma

4.2.8. Projeto de identificação de servidores – proposta foi aprovada pelo vicereitora, mas não concretizada. O DAP assumiu a responsabilidade de viabilizar o
projeto;

14

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.9. Anúncio institucional – tamanho A4, publicado na revista da Fapeal, edição de
novembro de 2012

4.2.10. Outdoors

15

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.11. Banners virtuais (portais)

16

Relatório anual de atividades - 2011-2012

4.2.12. Projetos de comunicação interna:
4.2.12.1. Cartão de aniversário – encaminhado por e-mail, em nome do reitor e da
vice-reitora, para todos os servidores

4.2.12.2. Minuto do Servidor – boletim impresso em tamanho A3, com
publicação semanal, distribuído às quintas-feiras em todos os setores da Ufal e afixado
nos murais administrativos. Ele também fica disponível no portal, no link Sala de
Imprensa.

4.2.12.3. Newsletter Ufal em Dia - enviada diariamente, por e-mail, com as
notícias publicadas nos portais

17

Relatório anual de atividades - 2011-2012

5. Tabela 2 – Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal

2011

2012

Mês

Total de matérias
produzidas

Mês

Total de matérias
produzidas

Janeiro

75

Janeiro

70

Fevereiro

79

Fevereiro

80

Março

88

Março

94

Abril

68

Abril

109

Maio

84

Maio

114

Junho

71

Junho

61

Julho

65

Julho

69

Agosto

81

Agosto

90

Setembro

43

Setembro

99

Outubro

138

Outubro

109

Novembro

84

Novembro

95

Dezembro

57

Dezembro (até 7/12)

27

933

TOTAL

1.017

Total do 1º ano de gestão

1.074

TOTAL

18

Relatório anual de atividades - 2011-2012

6. Acessos aos portais da Ufal (em números)
- De janeiro a 7 de dezembro de 2012 – a média de acessos no portal geral da Ufal é
de 162.592; no portal do Servidor é de 17.057; e no portal do Estudante é de 39.311

Acessos aos Portais
250.000

GERAL
222.371

SERVIDOR

ESTUDANTE

215.257

200.000

178.482
163.671

150.000
100.000
64.661
49.437

50.000

42.483

15.305

14.553

18.714

Janeiro

Feveiro

Março

36.108
17.700

0

Abril

19

Relatório anual de atividades - 2011-2012

6.1. Acessos aos Portais da Ufal - Países e cidades (os dez que mais acessam)

País

Número de acessos de 1º a 7 de dezembro de 2012

Brasil

37.963

Estados Unidos

121

Portugal

84

Espanha

59

Chile

25

Canadá

20

França

18

Colômbia

17

Reino Unido

15

Argentina

12

20

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Cidade

Número de acessos de 1º a 7 de dezembro de 2012

Maceió

26.767

Arapiraca

1.746

Recife

1.726

Belo Horizonte

1.167

Rio de Janeiro

749

São Paulo

745

Salvador

467

Aracaju

420

Esteio-RS

410

Brasília

324

7. Tabela 3 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2011
2011
Onde foram publicadas
Mês
Site

Impresso

TV*

Rádio*

Janeiro

11

39

-

-

Fevereiro

44

43

-

-

Março

44

59

-

-

Abril

42

48

-

-

Maio

77

52

-

-

Junho

55

62

-

-

Julho

33

34

-

-

Agosto

56

37

-

-

Setembro

69

51

-

-

Outubro

113

77

-

-

Novembro

36

37

-

-

Dezembro

83

8

-

-

TOTAL

663

547

-

-

* Em 2011 não havia mensuração de TV nem de rádio.

21

Relatório anual de atividades - 2011-2012

8. Tabela 4 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2012

2012
Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Mês
Site

Impresso*

TV

Rádio

Janeiro

106

9

7

8

Fevereiro

55

18

11

1

Março

75

40

9

6

Abril

134

52

7

19

Maio

161

50

18

16

Junho

252

94

40

18

Julho

262

92

46

4

Agosto

411

78

48

10

Setembro

407

92

39

19

Outubro

206

24

13

16

Novembro

206

22

9

10

Dezembro

43

5

4

2

TOTAL

1.906

552

238

129

*Os números do impresso podem ser muito mais, mas não conseguimos
mensurar tudo porque a greve dos servidores atrasou o processo de
renovação dos periódicos e ficamos sem assinatura dos jornais por mais
de quatro meses. Aliado a isso, o O Jornal deixou de circular a partir de
novembro de 2012.

22

Relatório anual de atividades - 2011-2012

9. Atendimento à Imprensa

- Dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012
Canal

Local

Nacional

Total

TV

249

7

256

Rádio

262

8

270

Jornal Impresso

124

17

141

Site

83

22

105

Assessoria de
Comunicação

17

5

22

Revista

2

10

12

Editora

-

1

1

TOTAL

807

23

Relatório anual de atividades - 2011-2012

10. Resultado do atendimento à Imprensa – dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012

Canal

Local

Nacional

Não identificado

Totral

Entrevista / Rádio

116

5

-

121

Entrevista / TV

66

3

29

98

Matéria TV

74

2

5

81

Matéria Site

56

10

5

71

Matéria Jornal
Impresso

82

5

10

97

Matéria Revista

-

1

1

2

Editora

-

1

-

1

50

471

TOTAL

421

24

Relatório anual de atividades - 2011-2012

11. Ufal na mídia

Toda mídia da Ufal é gratuita, produzida de forma espontânea ou sugerida pela
Ascom. O acompanhamento do material que sai sobre a Ufal é importante porque
podemos ter a noção de quantas vezes a universidade foi citada, em sua maioria de
forma positiva. Acompanhe o desempenho:
11.1. Nos jornais impressos
- A mensuração dos jornais impressos começou a ser feita a partir do mês de março de
2012. Mesmo assim, os números são impressionantes. Tivemos um espaço equivalente
a 104,34 páginas, que em reais corresponderia a R$ 482.740,00, ou seja, a Ufal
economizou quase meio milhão de reais em mídia impressa.
- Alguns meses foram comprometidos pela falta de recebimento dos exemplares; por
conta da greve dos servidores houve atraso na renovação das assinaturas dos
periódicos
- Para se chegar ao nº de páginas, dividimos o valor medido em centímetros por 306,
que é o tamanho de uma página de jornal impresso. Confira as tabelas a seguir:

25

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Veículo

Texto e fotos
(em cm)

Total de páginas

Gazeta

744

2,4

Gazeta

1.213

Gazeta

Total
(R$)

Mês

5.500,00

13.200,00

Março

3,9

5.500,00

21.450,00

Abril

1.996,1

6,5

5.500,00

35.750,00

Maio

Gazeta

2.189,3

7,15

5.500,00

39.325,00

Junho

Gazeta

3.024,6

9,88

5.500,00

54.340,00

Julho

Gazeta

2.841,8

9,28

5.500,00

51.040,00

Agosto

Gazeta

2.936,1

9,6

5.500,00

52.800,00

Setembro

Gazeta

1.926,1

6,2

5.500,00

34.100,00

Outubro

Gazeta

1.155,55

3,7

5.500,00

20.350,00

Novembro

Gazeta

506,6

1,65

5.500,00

9.075,00

Dezembro

Total de páginas 60,26

Veículo

Texto e fotos
(em cm)

Total de páginas

Tribuna

446,5

1,5

Tribuna

245,5

Tribuna

Valor em Real
(por página)

Total em Real 331.430,00

Total
(R$)

Mês

3.000,00

4.500,00

Março

0,8

3.000,00

2.400.00

Abril

315,5

1,1

3.000,00

3.300,00

Maio

Tribuna

716,5

2,3

3.000,00

6.900,00

Junho

Tribuna

1.315,25

4,3

3.000,00

12.900,00

Julho

Tribuna

655

2,2

3.000,00

6.600,00

Agosto

Tribuna

1.376,3

4,5

3.000,00

13.500,00

Setembro

Tribuna

1.482,7

4,8

3.000,00

14.400,00

Outubro

Tribuna

1.195,3

3,9

3.000,00

11.700,00

Novembro

Tribuna

237,6

0,77

3.000,00

2.310,00

Dezembro

Total de páginas 26,17

Valor em Real (por
página)

Total em Real 78.510,00

26

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Veículo

Texto e fotos
(em cm)

Total de páginas

O Jornal

2016,25

6,5

4.000,00

26.000,00

Junho

O Jornal

583,25

1,9

4.000,00

7.600,00

Julho

O Jornal

102

0,3

4.000,00

1.200,00

Agosto

O Jornal

278,5

0,9

4.000,00

3.600,00

Setembro

O Jornal

1.268,7

4,8

4.000,00

19.200,00

Outubro

O Jornal

1.182,3

3,8

4.000,00

15.200,00

Novembro

Total de páginas 18,2

Valor em Real (por
página)

Total
(R$)

Mês

Total em Real 72.800,00

UFAL NO IMPRESSO

TOTAL DE INSERÇÕES

Gazeta de Alagoas

395

O Jornal

106

Tribuna Independente

225

Valor Econômico

2

O Globo

1

Folha de São Paulo

1

TOTAL

730

Ufal no Impresso
1

2 1

Gazeta de Alagoas
O Jornal

225

Tribuna Independente
Valor Econômico
395

O Globo

Folha de São Paulo
106

27

Relatório anual de atividades - 2011-2012

11.2. Na TV

UFAL NA TV

TOTAL DE INSERÇÕES

Gazeta de Alagoas

178

Pajuçara

100

Assembleia

1

Educativa

28

Alagoas

5

Globo

11

Band

17

Record

1

Globo News

3

SBT

2

Futura

1

TOTAL

347

28

Relatório anual de atividades - 2011-2012

11.3. Na Web

UFAL NA WEB

TOTAL DE INSERÇÕES

TNH 1/ Tudo na Hora

199

Gazetaweb

158

Alagoas 24 Horas

177

Cada Minuto

194

Mais.AL

186

Minuto Arapiraca

65

Alagoas em Tempo Real

109

Aqui Acontece

76

Tribuna Hoje

85

7 Segundos

90

Maceió Agora

114

Conexão Penedo

63

Repórter Alagoas

84

Agência Alagoas

59

Painel de Notícias

108

Primeira Edição

128

IG

2

G1 Nacional

4

G1 Alagoas

4

Estadão

4

Outros: Panorama Acuícola Magazine, Alagoas na Net,
Concurso no Brasil, 4 Cantos Alagoas, PCI Concursos,
SBMET, 51 Notícias, Blog Afogados online, Blog RN
Informa, Scribd, Portal Terra, Blog Dimas Santos, Boa
Informação, Inter Jornal, Almanaque Alagoas, Alagoas Última
Hora, Agência Sebrae de Notícias, Geledés, R7, Prefeitura de
Arapiraca, Senador Renan Calheiros, Real Deodorense,
Sistema Nordeste de Notícias, ESP Brasil, Maceió.com.br,
Rota do Sertão, Secretaria do Estado, da Ciência e da
Tecnologia de Alagoas, Secretaria de Pesca de Alagoas, Bolg
O pensanti, Comunidade Católica Pantokrator, Sertão 24
Horas, O Nordeste.com, Estadão, Revista Exame online,
Secretaria de Estado da Promoção da Paz, COSEMS, Inhapi
Informes, A voz popular, IZP- Instituto Zumbi dos Palmares,
Drogas Nunca, São Miguel Point, Canal Penedo, SeagriSecretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento
Agrário, Física Fácil, Pilar em Foco, Rádio 96 FM Arapiraca,
Estado de Minas, Alagoas Web, Oriundi Digital, Balaio de
Fatos, JusBrasil, Codevasf, Uneal, IMA- Instituto do Meio
Ambiente, O Globo online, Tribuna do Agreste, NEJAL Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, ITEC (Instituto de
Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas),
Municípios Alagoanos, Neafa (Núcleo de Educação Ambiental
Francisco de Assis), Diário Gestão, Valor Mercado, Folha de
São Paulo online, Alagoanos, Correio dos municípios, It’s
mag, Correio Braziliense, EBC, MPF/ AL, Melhor concurso,

715

29

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Maceió 40 graus, Emergência 190, Concursos no Brasil,
Arapiraca News, Blog Polícia Penal, Melhor Notícia, Diário
Oficial online nº 175, Jornal Extra de Alagoas, Diário do
Congresso, Jornal Visão, Blog do Enem, SGAP
(Superintendência Geral de Administração Penitenciária)

TOTAL

2.628

11.4. No Rádio
UFAL NO RÁDIO

TOTAL DE INSERÇÕES

Jovem Pan AM

47

Gazeta AM

23

Difusora

12

Delmiro

5

Alternativa

1

Educativa

8

CBN Maceió

6

Novo Tempo

1

Bandeirantes (RS)

1

30

Relatório anual de atividades - 2011-2012

CBN (RJ)

1

EBC

1

Jovem Pan (SP)

1

96 Arapiraca

1

Pajuçara Arapiraca

1

Jornal

2

Palmares

1

TOTAL

112

31

Relatório anual de atividades - 2011-2012

12. Tabela 5 – Subclassificação do clipping

GÊNERO
Matéria

3.336

Nota/ Coluna

278

Artigo

21

Entrevista

242

Capa

12

Errata

-

SUBCLASSIFICAÇÃO

Eventos (Científicos, Culturais e Esportivos)

241

Institucional (gestão)

244

Extensão

146

Pós-graduação

44

Enem/ SISU

181

Educação a distância

19

Prêmios e Distinções

29

Greves/ Manifestações/ Paralisações

502

Enade

6

Ações afirmativas (cotas)

65

Concursos

52

Campus Arapiraca

278

Campus do Sertão

25

Ocorrências (roubos, furtos, acidentes, etc.)

157

Graduação

16

Servidores (destaques, prêmios, etc.)

120

DCE

10

Espaço Cultural

75

Unidades Acadêmicas

162

Divulgação científica

284

Ciência e Tecnologia

67

Intercâmbio

36

Geral

639

Museus

71

32

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Estudantes

133

Hospital Universitário

104

Edufal

23

Adufal

31

33

Relatório anual de atividades - 2011-2012

ANEXOS

34

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Editoria Divulgação Científica

35

Relatório anual de atividades - 2011-2012

Formulários de atendimento à imprensa

36

Relatório anual de atividades - 2011-2012

37
                
Logo do chatbot Mundaú