Relatório anual de atividades 2012
Relatório anual de atividades 2012.pdf
Documento PDF (2.9MB)
Documento PDF (2.9MB)
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Relatório anual de atividades
Dezembro de 2011 a dezembro de 2012
2
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Ufal
Reitor
Eurico Lôbo de Barros Filho
Vice-reitora
Rachel Rocha
Assessoria de Comunicação - Ascom
Coordenadora de Comunicação
Simoneide Araújo (MTE 461/AL)
Chefe de Redação
Márcia Rejane de Alencar (MTE-352/AL)
Jornalistas
Diana Monteiro de Carvalho (MTE- 343/AL)
Jhonathan Pino (MTE - 1195/AL)
Lenilda Luna (MTE - 655/AL)
Manuella Soraes (MTE - 2530/PB)
Bolsistas de Jornalismo
Bruno Cavalcante (texto e fotos)
Deriky Pereira (Clipping, texto, fotos e mensuração)
Laís Oliveira (Clipping, mensuração e texto)
Myllena Diniz (texto e foto)
Renata Menezes (texto e foto) – Espaço Cultural
Bolsistas do Núcleo de Design (NUD)
Marília Carvalho (estudante de Design)
Maria Tamiris (estudante de Design)
Núcleo de Relações Públicas (NURP)
Luciana Silva - relações-públicas e jornalista (MTE - 2006/AL)
Ana Carolina Lira Moreira e Silva – relações-públicas (mensuração de resultados)
Bolsista de Relações Públicas
Keila Katiany (comunicação interna)
Fotógrafo
Manoel Mota
Área administrativa
Rose Ferreira
Jacqueline Freire
Edmilson da Silva Pereira
3
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Sumário
Apresentação ........................................................................................................ 4
Introdução ............................................................................................................ 6
A Assessoria de Comunicação (Missão, Visão e Valores) .................................. 8
Produção da Ascom nos últimos 12 meses
– Tabela 1 – Produtos....................................................................................... 9
– Produtos e ações .......................................................................................... 9
Tabela 2 – Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal ........................ 17
Acesso aos portais (em números) ...................................................................... 18
Tabela 3 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2011 ........... 20
Tabela 4 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2012 .......... 21
Atendimento à imprensa ................................................................................... 22
Resultado do atendimento à imprensa
(dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012) ........................................................ 23
Ufal na mídia
– O que saiu nos jornais impressos, TV, rádio e sites (mídia gratuita – espontânea e
sugestão da Ascom) .................................................................................................... 24
Tabela 5 – Subclassificação do Clipping (Ufal na Mídia) ................................ 31
Anexos .............................................................................................................. 33
4
Relatório anual de atividades - 2011-2012
1. Apresentação
A partir da posse da atual gestão, em 1º de dezembro de 2011, a Assessoria de
Comunicação (Ascom) recebeu a missão de melhorar a comunicação externa da Universidade
Federal de Alagoas. O reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha e a comunidade
acadêmica dos campi, localizados em Maceió e no interior, demandaram maior visibilidade e
“prestação de contas” sobre o que se produz na Ufal para formação de mão de obra e pesquisa
científica. O objetivo, claro, é comprovar a importância da instituição para o desenvolvimento
do Estado.
Diante do desafio, a Ascom, mediadora do diálogo da Ufal com a mídia e a sociedade, fez
seu planejamento estratégico afinado com as demandas da gestão e definiu a comunicação
externa como uma das prioridades a ser trabalhada. Divulgar a produção acadêmica e cultural
da instituição e informar a atuação da administração central são ações que fazem parte da
missão do setor.
Colocar essas ações em prática não foi tarefa fácil, por isso usamos como estratégia nos
aproximar dos meios de comunicação locais, de forma a facilitar os fluxos de informações da
Ufal para o público externo. Trabalhamos o espaço editorial dos jornais locais, emissoras de
rádio, TV, sites de notícias, blogs e veículos de circulação nacional.
Os grandes aliados para desenvolvermos esse trabalho foram a disponibilidade dos nossos
gestores, professores e pesquisadores para responderem às demandas da mídia e a
implantação da nova página da Ufal na internet, que passou a ter a estrutura de portal. A
ferramenta foi reformulada (www.ufal.edu.br) e funciona como uma espécie de agência de
notícias. Todos os dias são produzidas e postadas de seis a oito matérias sobre as pesquisas
desenvolvidas, os eventos e vários outros assuntos de interesse da instituição. O portal
demonstra seu sucesso de aceitação com quase 163 mil acessos/mês, oriundos de Alagoas, do
Brasil e de mais 30 países, em média (ver anexos), além de servir de referência nas redações
de sites, rádios, jornais e TVs.
O reforço foi dado por meio das editorias “Divulgação Científica” e “Ufal na Mídia”.
Além de atualizar diariamente o portal, outra ação foi o envio de releases/matérias para os
veículos de comunicação locais e nacionais. Aliado a isso, fazemos o contato com editores,
produtores e repórteres sobre o que está sendo enviado como sugestão de pauta e isso nos
rendeu e está rendendo ótimos frutos. Para acompanhar o avanço da comunicação externa,
criamos o sistema de mensuração de resultados e o serviço de registro de atendimento à
imprensa (ver anexos).
5
Relatório anual de atividades - 2011-2012
A Ascom demonstra esse trabalho com números, que são extremamente eficazes para
comprovar sua importância como setor estratégico. Se compararmos 2011 com 2012, nossa
produção de matérias foi praticamente a mesma. No entanto, o que mudou nos últimos 12
meses foi a repercussão desse material na mídia (jornal, rádio, TV e site). De janeiro a
novembro de 2011, foram produzidas 963; de dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012
(ver tabela 2), período referente ao primeiro ano de gestão do reitor Eurico Lôbo e da vicereitora Rachel Rocha, foram 1.073, das quais 151 foram de divulgação científica.
De janeiro a novembro de 2011, tivemos 663 matérias publicadas em sites e 547 em
impressos, a maioria mídia espontânea. De dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012,
constatamos que a Ufal teve inserções gratuitas em sites, com 1.906 matérias publicadas; em
jornais impressos, com 552 matérias; em TVs locais e nacionais, com 238 matérias (VTs,
notas e entrevistas gravadas e ao vivo); e rádios, com 129 entrevistas realizadas em emissoras
da capital e do interior. A maioria sugerida ou provocada pela Ascom.
Fechamos o primeiro ano da gestão com números bastante positivos em relação as nossas
inserções na mídia. Mas temos muito mais a comemorar: com produção em alta, o aumento
no número de acessos ao portal e a repercussão na mídia do material produzido –comprovada
com o clipping online (Ufal na Mídia), disponível no portal –, tivemos maior procura pelos
serviços da Ascom pelo público interno – alunos, professores e técnicos. E isso vai se refletir
no avanço da comunicação interna, nosso grande desafio.
Temos recebido uma média de cem solicitações mensais para divulgação. Os pedidos
chegam por e-mail, telefone ou pessoalmente. Muitos são transformados em matérias, outros
em notas para eventos, coberturas fotográficas e material gráfico. Estamos conquistando a
credibilidade do nosso público interno e isso vai gerar maior produção para nosso público
externo. Estamos no caminho certo e vamos cumprir nossa meta de atender aos anseios da
gestão e de toda comunidade acadêmica no que diz respeito à inserção da universidade, por
meio da mídia, na sociedade alagoana e brasileira. A Ufal é a maior e melhor instituição
pública de ensino superior do Estado e nossa missão, enquanto Assessoria de Comunicação, é
estampar esse título para o mundo e mostrar como e por que conquistamos esse título.
O resultado do trabalho realizado em 2012 também rendeu à Ascom o segundo lugar no
Prêmio Braskem de Jornalismo, com o case “Como melhorar a comunicação entre a Ufal e
sociedade”.
Simoneide Araújo
Coordenadora da Ascom
6
Relatório anual de atividades - 2011-2012
2. Introdução
O Relatório Anual de Atividades 2012 da Ascom traz os avanços conquistados nos últimos
12 meses e mostra que as ações da Assessoria de Comunicação estão afinadas com a Reitoria
e com a comunidade interna.
Além do planejamento estratégico proposto, com metas
definidas para os quatro anos da gestão atual, a Ascom mudou de estratégia e conseguiu mais
espaço de mídia espontânea (gratuita) para a Ufal nos veículos locais e nacionais.
Com a criação de duas importantes editorias no novo portal da Ufal, “Divulgação
Científica” e “Ufal na Mídia”, e a ampliação do contato com os veículos de comunicação
locais e nacionais, a Ascom conseguiu organizar as demandas e ampliar sua produção. Para
acompanhar esse processo de mudança, foi criado o sistema de mensuração de resultados.
Todos os passos são monitorados e transformados em números. Desde o atendimento à
imprensa, seja de forma espontânea ou como retorno as nossas sugestões de pauta, as
solicitações internas até nosso produto final, a notícia, tudo é mensurado.
Para se ter uma ideia de como a Ufal está inserida no noticiário local, nos jornais impressos
os números são impressionantes. De março a 7 de dezembro de 2012, a universidade ocupou
um espaço equivalente a 104,34 páginas, que em reais corresponderia a R$ 482.740,00, ou
seja, a Ufal economizou quase meio milhão de reais em mídia impressa.
Mas as ações da Ascom não se resumem à comunicação com o público externo; também
criamos novas ferramentas para melhorar o nosso diálogo e o da gestão central com a
comunidade interna. No portal do servidor, procuramos manter informações atualizadas e de
interesse de todos. Implantamos as editorias “Sou Ufal” e “Além da Academia”. Esta
apresenta o que os servidores fazem além do trabalho técnico e docente. Aquela ressalta a
importância de quem faz a universidade, suas histórias e a contribuição de cada um para
crescimento da instituição. Também destacamos o aposentado do mês.
Outro projeto implantado para nosso público interno foi o Minuto do Servidor, um boletim
semanal, voltado a docentes e técnicos e distribuído nos setores para ser afixado nos murais
administrativos. Ele também é disponibilizado no portal da Ufal.
O portfólio da Ascom está se ampliando a cada dia. São produtos digitais, como os portais,
o clipping (Ufal na Mídia), que acompanha a veiculação do nome da Ufal na maioria dos
veículos locais e alguns nacionais, e a versão online do Minuto do Servidor. Mas também são
produzidas artes para outdoors, banners, cartões de aniversários e de outras datas
comemorativas – entregues pela gestão aos servidores.
7
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Este ano, a Ascom também conseguiu produzir o Manual de Identidade Visual da Ufal,
elaborado pelo publicitário da instituição, Victor Sarmento, para normatizar o uso da marca
(será disponibilizado no portal); o Manual de Redação e Estilo, idealizado e organizado pelas
servidoras Mauricélia Ramos e Simoneide Araújo, para auxiliar no trabalho dos jornalistas,
relações-públicas e bolsistas do setor e os que atuam nos demais órgãos da universidade.
Além da Newesletter “Ufal em Dia”, enviada diariamente, por e-mail, com as notícias
publicadas no portal para todos os gestores da administração central, secretarias, diretores de
unidades acadêmicas, coordenadores de cursos e quem se cadastrar solicitando receber o novo
veículo.
Outro projeto voltado ao público interno, realizado em parceria com a Pró-reitoria de
Gestão de Pessoas e do Trabalho, foi a capacitação Agentes de Comunicação para os gestores
e a campanha Circuito Saúde Ufal, no Dia Mundial da Saúde.
Este relatório traz números, tabelas, quadros e gráficos que dão o panorama do trabalho
diário da Ascom e mostram como está a comunicação interna e a comunicação da Ufal com a
sociedade. As informações têm caráter quantitativo, mas o objetivo para os próximos anos é
conseguir avaliar de forma qualitativa textos, produtos gráficos e impressos que compõem o
portfólio da Assessoria de Comunicação.
8
Relatório anual de atividades - 2011-2012
3. A Assessoria de Comunicação
Órgão de apoio administrativo, responsável pela comunicação institucional, com um
núcleo central diretamente subordinado ao Gabinete do Reitor, reunindo assessorias em
diversos setores da Ufal. Engloba as seguintes áreas de atuação: jornalismo, relações públicas,
publicidade e difusão cultural.
Missão
Conceber e executar a política de comunicação da Ufal e contribuir para o alinhamento das
ações de gestão com os interesses da comunidade interna. Divulgar a produção acadêmica e
cultural da instituição e informar as ações da administração central para os públicos interno e
externo com abrangência local, nacional e internacional.
Mostrar a importância da Ufal, revelando os reflexos positivos das suas atividades de
ensino, pesquisa e extensão, em benefício da sociedade e do desenvolvimento do Estado de
Alagoas.
Visão
Ser um setor-referência em comunicação integrada e sistêmica, trabalhando de forma
proativa, eficiente e eficaz no planejamento e desenvolvimento de ações para cumprir sua
missão com credibilidade, transparência e construção participativa.
Princípios/Valores
A Ascom norteia-se pelos princípios do trabalho com ética, credibilidade, compromisso e
proatividade, seguindo a visão integrada e sistêmica da comunicação, na busca da unidade do
discurso e da qualidade das informações divulgadas.
9
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4. Produção da Ascom nos últimos 12 meses
4.1. Tabela 1 – Produtos
Produtos
Total
Matérias produzidas e publicadas
no portal da Ufal
(Divulgação Científica)
922
Banner virtual (artes produzidas)
189
189
Banner impresso
24
24
Faixa de mesa
2
2
Faixas de tecido
41
41
Outdoor
38
38
Atendimento à imprensa
807
807
1.073
151
4.2. Produtos e ações
4.2.1. Portais
10
Relatório anual de atividades - 2011-2012
11
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.2. Implantação da editoria DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA no portal (na versão
atual não consta o nome da editoria, mas semanalmente são postadas duas matérias
sobre divulgação científicas, com chamadas em locais fixos na primeira página)
4.2.3. Manual de Redação e Estilo da Ascom/Ufal - para auxiliar no trabalho dos
jornalistas, relações-públicas e bolsistas do setor e os que atuam nos demais órgãos da
universidade.
12
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.4. Oficina de planejamento estratégico da Ascom (incluindo bolsistas e
profissionais que atuam em outros órgãos da Ufal)
4.2.5. Manual de Identidade Visual – normas para uso da marca Ufal – elaborado
pelo publicitário Victor Sarmento (servidor do Museu Théo Brandão)
13
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.6. Circuito Saúde Ufal - Dia Mundial da Saúde – projeto de comunicação interna
4.2.7. Apoio às ações do Programa Ufal em Defesa da Vida: conseguimos 1.700
mudas de árvores com Usina Coruripe, Arboretum e Sempma
4.2.8. Projeto de identificação de servidores – proposta foi aprovada pelo vicereitora, mas não concretizada. O DAP assumiu a responsabilidade de viabilizar o
projeto;
14
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.9. Anúncio institucional – tamanho A4, publicado na revista da Fapeal, edição de
novembro de 2012
4.2.10. Outdoors
15
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.11. Banners virtuais (portais)
16
Relatório anual de atividades - 2011-2012
4.2.12. Projetos de comunicação interna:
4.2.12.1. Cartão de aniversário – encaminhado por e-mail, em nome do reitor e da
vice-reitora, para todos os servidores
4.2.12.2. Minuto do Servidor – boletim impresso em tamanho A3, com
publicação semanal, distribuído às quintas-feiras em todos os setores da Ufal e afixado
nos murais administrativos. Ele também fica disponível no portal, no link Sala de
Imprensa.
4.2.12.3. Newsletter Ufal em Dia - enviada diariamente, por e-mail, com as
notícias publicadas nos portais
17
Relatório anual de atividades - 2011-2012
5. Tabela 2 – Matérias produzidas e publicadas no portal da Ufal
2011
2012
Mês
Total de matérias
produzidas
Mês
Total de matérias
produzidas
Janeiro
75
Janeiro
70
Fevereiro
79
Fevereiro
80
Março
88
Março
94
Abril
68
Abril
109
Maio
84
Maio
114
Junho
71
Junho
61
Julho
65
Julho
69
Agosto
81
Agosto
90
Setembro
43
Setembro
99
Outubro
138
Outubro
109
Novembro
84
Novembro
95
Dezembro
57
Dezembro (até 7/12)
27
933
TOTAL
1.017
Total do 1º ano de gestão
1.074
TOTAL
18
Relatório anual de atividades - 2011-2012
6. Acessos aos portais da Ufal (em números)
- De janeiro a 7 de dezembro de 2012 – a média de acessos no portal geral da Ufal é
de 162.592; no portal do Servidor é de 17.057; e no portal do Estudante é de 39.311
Acessos aos Portais
250.000
GERAL
222.371
SERVIDOR
ESTUDANTE
215.257
200.000
178.482
163.671
150.000
100.000
64.661
49.437
50.000
42.483
15.305
14.553
18.714
Janeiro
Feveiro
Março
36.108
17.700
0
Abril
19
Relatório anual de atividades - 2011-2012
6.1. Acessos aos Portais da Ufal - Países e cidades (os dez que mais acessam)
País
Número de acessos de 1º a 7 de dezembro de 2012
Brasil
37.963
Estados Unidos
121
Portugal
84
Espanha
59
Chile
25
Canadá
20
França
18
Colômbia
17
Reino Unido
15
Argentina
12
20
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Cidade
Número de acessos de 1º a 7 de dezembro de 2012
Maceió
26.767
Arapiraca
1.746
Recife
1.726
Belo Horizonte
1.167
Rio de Janeiro
749
São Paulo
745
Salvador
467
Aracaju
420
Esteio-RS
410
Brasília
324
7. Tabela 3 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2011
2011
Onde foram publicadas
Mês
Site
Impresso
TV*
Rádio*
Janeiro
11
39
-
-
Fevereiro
44
43
-
-
Março
44
59
-
-
Abril
42
48
-
-
Maio
77
52
-
-
Junho
55
62
-
-
Julho
33
34
-
-
Agosto
56
37
-
-
Setembro
69
51
-
-
Outubro
113
77
-
-
Novembro
36
37
-
-
Dezembro
83
8
-
-
TOTAL
663
547
-
-
* Em 2011 não havia mensuração de TV nem de rádio.
21
Relatório anual de atividades - 2011-2012
8. Tabela 4 – Repercussão das matérias produzidas pela Ascom em 2012
2012
Onde foram veiculadas (mídia gratuita)
Mês
Site
Impresso*
TV
Rádio
Janeiro
106
9
7
8
Fevereiro
55
18
11
1
Março
75
40
9
6
Abril
134
52
7
19
Maio
161
50
18
16
Junho
252
94
40
18
Julho
262
92
46
4
Agosto
411
78
48
10
Setembro
407
92
39
19
Outubro
206
24
13
16
Novembro
206
22
9
10
Dezembro
43
5
4
2
TOTAL
1.906
552
238
129
*Os números do impresso podem ser muito mais, mas não conseguimos
mensurar tudo porque a greve dos servidores atrasou o processo de
renovação dos periódicos e ficamos sem assinatura dos jornais por mais
de quatro meses. Aliado a isso, o O Jornal deixou de circular a partir de
novembro de 2012.
22
Relatório anual de atividades - 2011-2012
9. Atendimento à Imprensa
- Dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012
Canal
Local
Nacional
Total
TV
249
7
256
Rádio
262
8
270
Jornal Impresso
124
17
141
Site
83
22
105
Assessoria de
Comunicação
17
5
22
Revista
2
10
12
Editora
-
1
1
TOTAL
807
23
Relatório anual de atividades - 2011-2012
10. Resultado do atendimento à Imprensa – dezembro de 2011 a 7 de dezembro de 2012
Canal
Local
Nacional
Não identificado
Totral
Entrevista / Rádio
116
5
-
121
Entrevista / TV
66
3
29
98
Matéria TV
74
2
5
81
Matéria Site
56
10
5
71
Matéria Jornal
Impresso
82
5
10
97
Matéria Revista
-
1
1
2
Editora
-
1
-
1
50
471
TOTAL
421
24
Relatório anual de atividades - 2011-2012
11. Ufal na mídia
Toda mídia da Ufal é gratuita, produzida de forma espontânea ou sugerida pela
Ascom. O acompanhamento do material que sai sobre a Ufal é importante porque
podemos ter a noção de quantas vezes a universidade foi citada, em sua maioria de
forma positiva. Acompanhe o desempenho:
11.1. Nos jornais impressos
- A mensuração dos jornais impressos começou a ser feita a partir do mês de março de
2012. Mesmo assim, os números são impressionantes. Tivemos um espaço equivalente
a 104,34 páginas, que em reais corresponderia a R$ 482.740,00, ou seja, a Ufal
economizou quase meio milhão de reais em mídia impressa.
- Alguns meses foram comprometidos pela falta de recebimento dos exemplares; por
conta da greve dos servidores houve atraso na renovação das assinaturas dos
periódicos
- Para se chegar ao nº de páginas, dividimos o valor medido em centímetros por 306,
que é o tamanho de uma página de jornal impresso. Confira as tabelas a seguir:
25
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Veículo
Texto e fotos
(em cm)
Total de páginas
Gazeta
744
2,4
Gazeta
1.213
Gazeta
Total
(R$)
Mês
5.500,00
13.200,00
Março
3,9
5.500,00
21.450,00
Abril
1.996,1
6,5
5.500,00
35.750,00
Maio
Gazeta
2.189,3
7,15
5.500,00
39.325,00
Junho
Gazeta
3.024,6
9,88
5.500,00
54.340,00
Julho
Gazeta
2.841,8
9,28
5.500,00
51.040,00
Agosto
Gazeta
2.936,1
9,6
5.500,00
52.800,00
Setembro
Gazeta
1.926,1
6,2
5.500,00
34.100,00
Outubro
Gazeta
1.155,55
3,7
5.500,00
20.350,00
Novembro
Gazeta
506,6
1,65
5.500,00
9.075,00
Dezembro
Total de páginas 60,26
Veículo
Texto e fotos
(em cm)
Total de páginas
Tribuna
446,5
1,5
Tribuna
245,5
Tribuna
Valor em Real
(por página)
Total em Real 331.430,00
Total
(R$)
Mês
3.000,00
4.500,00
Março
0,8
3.000,00
2.400.00
Abril
315,5
1,1
3.000,00
3.300,00
Maio
Tribuna
716,5
2,3
3.000,00
6.900,00
Junho
Tribuna
1.315,25
4,3
3.000,00
12.900,00
Julho
Tribuna
655
2,2
3.000,00
6.600,00
Agosto
Tribuna
1.376,3
4,5
3.000,00
13.500,00
Setembro
Tribuna
1.482,7
4,8
3.000,00
14.400,00
Outubro
Tribuna
1.195,3
3,9
3.000,00
11.700,00
Novembro
Tribuna
237,6
0,77
3.000,00
2.310,00
Dezembro
Total de páginas 26,17
Valor em Real (por
página)
Total em Real 78.510,00
26
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Veículo
Texto e fotos
(em cm)
Total de páginas
O Jornal
2016,25
6,5
4.000,00
26.000,00
Junho
O Jornal
583,25
1,9
4.000,00
7.600,00
Julho
O Jornal
102
0,3
4.000,00
1.200,00
Agosto
O Jornal
278,5
0,9
4.000,00
3.600,00
Setembro
O Jornal
1.268,7
4,8
4.000,00
19.200,00
Outubro
O Jornal
1.182,3
3,8
4.000,00
15.200,00
Novembro
Total de páginas 18,2
Valor em Real (por
página)
Total
(R$)
Mês
Total em Real 72.800,00
UFAL NO IMPRESSO
TOTAL DE INSERÇÕES
Gazeta de Alagoas
395
O Jornal
106
Tribuna Independente
225
Valor Econômico
2
O Globo
1
Folha de São Paulo
1
TOTAL
730
Ufal no Impresso
1
2 1
Gazeta de Alagoas
O Jornal
225
Tribuna Independente
Valor Econômico
395
O Globo
Folha de São Paulo
106
27
Relatório anual de atividades - 2011-2012
11.2. Na TV
UFAL NA TV
TOTAL DE INSERÇÕES
Gazeta de Alagoas
178
Pajuçara
100
Assembleia
1
Educativa
28
Alagoas
5
Globo
11
Band
17
Record
1
Globo News
3
SBT
2
Futura
1
TOTAL
347
28
Relatório anual de atividades - 2011-2012
11.3. Na Web
UFAL NA WEB
TOTAL DE INSERÇÕES
TNH 1/ Tudo na Hora
199
Gazetaweb
158
Alagoas 24 Horas
177
Cada Minuto
194
Mais.AL
186
Minuto Arapiraca
65
Alagoas em Tempo Real
109
Aqui Acontece
76
Tribuna Hoje
85
7 Segundos
90
Maceió Agora
114
Conexão Penedo
63
Repórter Alagoas
84
Agência Alagoas
59
Painel de Notícias
108
Primeira Edição
128
IG
2
G1 Nacional
4
G1 Alagoas
4
Estadão
4
Outros: Panorama Acuícola Magazine, Alagoas na Net,
Concurso no Brasil, 4 Cantos Alagoas, PCI Concursos,
SBMET, 51 Notícias, Blog Afogados online, Blog RN
Informa, Scribd, Portal Terra, Blog Dimas Santos, Boa
Informação, Inter Jornal, Almanaque Alagoas, Alagoas Última
Hora, Agência Sebrae de Notícias, Geledés, R7, Prefeitura de
Arapiraca, Senador Renan Calheiros, Real Deodorense,
Sistema Nordeste de Notícias, ESP Brasil, Maceió.com.br,
Rota do Sertão, Secretaria do Estado, da Ciência e da
Tecnologia de Alagoas, Secretaria de Pesca de Alagoas, Bolg
O pensanti, Comunidade Católica Pantokrator, Sertão 24
Horas, O Nordeste.com, Estadão, Revista Exame online,
Secretaria de Estado da Promoção da Paz, COSEMS, Inhapi
Informes, A voz popular, IZP- Instituto Zumbi dos Palmares,
Drogas Nunca, São Miguel Point, Canal Penedo, SeagriSecretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento
Agrário, Física Fácil, Pilar em Foco, Rádio 96 FM Arapiraca,
Estado de Minas, Alagoas Web, Oriundi Digital, Balaio de
Fatos, JusBrasil, Codevasf, Uneal, IMA- Instituto do Meio
Ambiente, O Globo online, Tribuna do Agreste, NEJAL Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, ITEC (Instituto de
Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas),
Municípios Alagoanos, Neafa (Núcleo de Educação Ambiental
Francisco de Assis), Diário Gestão, Valor Mercado, Folha de
São Paulo online, Alagoanos, Correio dos municípios, It’s
mag, Correio Braziliense, EBC, MPF/ AL, Melhor concurso,
715
29
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Maceió 40 graus, Emergência 190, Concursos no Brasil,
Arapiraca News, Blog Polícia Penal, Melhor Notícia, Diário
Oficial online nº 175, Jornal Extra de Alagoas, Diário do
Congresso, Jornal Visão, Blog do Enem, SGAP
(Superintendência Geral de Administração Penitenciária)
TOTAL
2.628
11.4. No Rádio
UFAL NO RÁDIO
TOTAL DE INSERÇÕES
Jovem Pan AM
47
Gazeta AM
23
Difusora
12
Delmiro
5
Alternativa
1
Educativa
8
CBN Maceió
6
Novo Tempo
1
Bandeirantes (RS)
1
30
Relatório anual de atividades - 2011-2012
CBN (RJ)
1
EBC
1
Jovem Pan (SP)
1
96 Arapiraca
1
Pajuçara Arapiraca
1
Jornal
2
Palmares
1
TOTAL
112
31
Relatório anual de atividades - 2011-2012
12. Tabela 5 – Subclassificação do clipping
GÊNERO
Matéria
3.336
Nota/ Coluna
278
Artigo
21
Entrevista
242
Capa
12
Errata
-
SUBCLASSIFICAÇÃO
Eventos (Científicos, Culturais e Esportivos)
241
Institucional (gestão)
244
Extensão
146
Pós-graduação
44
Enem/ SISU
181
Educação a distância
19
Prêmios e Distinções
29
Greves/ Manifestações/ Paralisações
502
Enade
6
Ações afirmativas (cotas)
65
Concursos
52
Campus Arapiraca
278
Campus do Sertão
25
Ocorrências (roubos, furtos, acidentes, etc.)
157
Graduação
16
Servidores (destaques, prêmios, etc.)
120
DCE
10
Espaço Cultural
75
Unidades Acadêmicas
162
Divulgação científica
284
Ciência e Tecnologia
67
Intercâmbio
36
Geral
639
Museus
71
32
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Estudantes
133
Hospital Universitário
104
Edufal
23
Adufal
31
33
Relatório anual de atividades - 2011-2012
ANEXOS
34
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Editoria Divulgação Científica
35
Relatório anual de atividades - 2011-2012
Formulários de atendimento à imprensa
36
Relatório anual de atividades - 2011-2012
37