O que muda em 2023?

Para o ano de 2023, o Órgão Central do SIPEC introduziu uma nova abordagem metodológica para inserção das necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos federais em seus órgãos. A partir deste momento, este processo de inserção passa a ter mais participação dos servidores, diretamente em suas unidades. Antes, as unidades somente encaminhavam as suas necessidades de desenvolvimento, sendo a PROGEP, a responsável pela análise e elaboração do PDP. Agora, caberá a cada unidade a escolha dos representantes cadastrador e validador, sendo estes os atores atuais da indicação e cadastramento das necessidades, diretamente no portal SIPEC. Para tanto, os representantes participaram de reuniões e treinamentos, bem como foi realizado o cadastramento destes no portal. A PROGEP adotou em cronograma que as etapas de cadastramento dos representantes, e posterior inclusão e validação das necessidades setoriais, se estenderiam de julho a agosto, ficando a Gerência de Capacitação/PROGEP responsável pela análise e compilação de todas as ações de desenvolvimento da UFAL, durante o mês de setembro de 2022. A autoridade máxima da UFA,L ao fim desse processo, encaminhará o PDP 2023 consolidado para apreciação do Órgão Central do SIPEC. A partir do retorno da manifestação técnica pelo SIPEC, a UFAL poderá por em prática o seu plano de desenvolvimento de pessoas para o ano de 2023.