2017
Plano Anual de Capacitacão 2017.pdf
Documento PDF (745.7KB)
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Universidade Federal de Alagoas
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gerência de Capacitação
PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO
UFAL / 2017
Março, 2017
Reitora
MARIA VALÉRIA COSTA CORREIA
Vice-Reitor
JOSÉ VIEIRA DA CRUZ
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho
CAROLINA GONÇALVES DE ABREU
Coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos
FAUSTINO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR
Gerente de Capacitação
PATRÍCIA ARAÚJO FERREIRA DA SILVA
Equipe
ADRIANA DA SILVA VIEIRA
ÉDINA FERREIRA DE SÁ
IOLANDA DOS SANTOS SILVA
IRIS CRISTINA MELO NASCIMENTO
MELINDA TORRES BARROS FERREIRA
E-mail: capacitacao@progep.ufal.br
Contato: (82) 3214-1046
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ............................................................................................................ 3
BASE LEGAL.................................................................................................................... 4
DIRETRIZES .................................................................................................................... 5
OBJETIVOS ...................................................................................................................... 6
PÚBLICO-ALVO .............................................................................................................. 7
METAS DA GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO ............................................................. 8
CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS ............................. 9
7.1 Linhas de Desenvolvimento…………….……………………………………………9
7.1.1 Iniciação ao Serviço Público…………………………..…..…………………………....9
7.1.2 Formação Geral……………………….………………..….………………………...….9
7.1.3 Gestão……………………………..……………………………………….…..10
7.1.4 Formação Específica……………..…………………………………….……..10
7.2 Programas…………………………………………………………………………...12
7.2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor (PINS)…..……….………………12
7.2.2 Programa de Capacitação…………………..……………………….……..…13
7.2.3 Programa de Qualificação…….……………………………………..……..…13
7.2.4 Programa de Desenvolvimento de Equipes….…………………..…….……..13
7.2.5 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior
(PROFORD)…………………………………………………………………………............13
7.3 Eventos Externos………...……….…………………………………………………16
VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO ............................................................ 19
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS ....................... 20
PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ................................................................................... 21
DISPOSIÇÕES GERAIS ................................................................................................ 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................. 23
APRESENTAÇÃO
O Plano Anual de Capacitação - PAC é um instrumento de planejamento das ações de
capacitação e desenvolvimento do quadro de servidores da Universidade Federal de Alagoas -UFAL,
que tem como base o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que estabelece a Política e as
Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e
Fundacional. Este plano foi desenvolvido através das demandas identificadas no Levantamento de
Necessidades de Capacitação encaminhado aos Órgãos/Pró-Reitorias/Unidades Acadêmicas e na
Avaliação de Desempenho dos servidores Técnico-administrativos.
O PAC busca promover o desenvolvimento integral do servidor através de ações e estratégias
de aprendizagem, visando à melhoria do desempenho em sua função atual, bem como com as
perspectivas para o exercício de novas atribuições. Este PAC foi construído considerando as linhas de
desenvolvimento descritas no Decreto 5.825, de 2006, buscando proporcionar o aprimoramento e o
aperfeiçoamento das competências técnicas e comportamentais do corpo de servidores desta
Instituição.
Para Borges-Andrade e Abbad O-C (1996) as organizações estão em constante busca para criar
oportunidades de aprendizagem para os seus colaboradores, o que faria jus as ações voltadas para o
treinamento e desenvolvimento. Além disso, o treinamento está vinculado à identificação e à
superação de lacunas no desempenho, à preparação para novas funções, bem como à adaptação de
colaboradores à implementação de novas tecnologias do trabalho (BORGES-ANDRADE, 2002).
Assim, o treinamento pode ser descrito como uma tecnologia que envolve o planejamento de um
conjunto de princípios e prescrições organizados entre si, agindo como um mecanismo que oferece
alternativas eficazes para problemas de desempenho e de planejamento sistemático de eventos
institucionais (GONDIM et al., 2007).
Dessa forma, as ações de capacitação contempladas nesse plano visam priorizar cada vez mais
o progresso e o aperfeiçoamento de seus servidores – Técnico-administrativos e Docentes – buscando
elevar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica, bem como aos cidadãos que
utilizam seus serviços, contribuindo, dessa forma, para que a Universidade Federal de Alagoas cumpra
com sua missão de “formar continuamente competências por meio da produção, multiplicação e
recriação dos saberes coletivos e do diálogo com a sociedade1”.
1
Citação retirada do PDI/UFAL (2013-2017).
3
BASE LEGAL
O Plano de Capacitação dos servidores da UFAL está fundamentado nas diretrizes definidas
nas Leis e Decretos abaixo:
Lei 11.091, de 2005 - estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos
em Educação - PCCTAE e define também a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos
Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação,
integrado pelo Programa de Dimensionamento, Programa de Avaliação de Desempenho e
Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Lei 12.772, de 2012 - estrutura o Plano de Carreiras dos Docentes das Instituições de
Ensino Superior – IFE, inclusive dos professores do Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico e do Ensino Básico Federal.
Decreto 5.707, de 2006 - institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de
Pessoal da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional e
regulamenta dispositivos da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. O citado Decreto, em
seus arts. 1º e 3º, dispõe sobre as finalidades e as diretrizes da Política Nacional de
Desenvolvimento de Pessoal.
Decreto 5.824, de 2006 - estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à
Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores
integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído
pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
Decreto 5.825, de 2006 - estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de
Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação e, em seu art. 7º define os objetivos e as linhas de
desenvolvimento do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
4
DIRETRIZES
A elaboração deste plano considerou as diretrizes existentes para o desenvolvimento do servidor
na carreira e as necessidades institucionais, conforme listadas a seguir:
Incentivar e apoiar o servidor em suas iniciativas de capacitação voltadas para o
desenvolvimento das competências institucionais e individuais;
Propiciar o acesso dos servidores a eventos de capacitação internos ou externos ao seu local de
trabalho;
Promover a capacitação gerencial do servidor e sua formação para o exercício de atividades de
direção e assessoramento;
Incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pela própria instituição, mediante
o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu próprio quadro de
pessoal;
Considerar o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor
complementares entre si;
Oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação aos servidores que ingressarem no
setor público;
Avaliar os resultados das ações de capacitação;
Elaborar o plano anual de capacitação da instituição, compreendendo as definições dos temas
e as metodologias de capacitação a serem implementadas;
Promover entre os servidores ampla divulgação das oportunidades de capacitação.
5
OBJETIVOS
Contribuir para o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão;
Propiciar ao servidor capacitação para o desenvolvimento de ações de gestão pública;
Capacitar o servidor para o exercício de suas atividades, através de conhecimentos que tenham
aplicabilidade direta no seu setor de trabalho, de forma articulada com a função social da
Universidade;
Contribuir com a progressão por capacitação;
Incentivar a qualificação dos servidores;
Atender às metas estabelecidas no PDI 2013-2017 em relação à capacitação dos servidores da
UFAL.
6
PÚBLICO-ALVO
O
público
participante
dos
cursos
organizados
e
oferecidos
pela
Gerência
de
Capacitação/PROGEP serão os servidores públicos (Técnico – Administrativos e Docentes) em efetivo
exercício na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
7
METAS DA GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO
A Gerência de Capacitação objetiva desenvolver e capacitar os servidores desta Universidade,
buscando a consecução de metas contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI 2013-2017,
elencadas abaixo:
Acolhimento de 100% dos novos servidores por meio do Programa de Inserção dos
Novos Servidores – PINS;
Capacitação de 10%, ao ano, do quadro atual de docentes para o exercício da docência;
Capacitação do quadro de docentes para uso das novas Tecnologias de Informação e
Comunicação;
Capacitação de, no mínimo, 20% dos servidores para o exercício da gestão;
Capacitação de, no mínimo, 25% do quadro de servidores para o exercício funcional;
Capacitação de 100% do quadro de pessoal dos programas de pós-graduação para a
inserção adequada de dados na plataforma de coleta anual da Capes;
Capacitação de 100% dos servidores do Sistema SIBI/UFAL.
Considerando que estamos no último ano do ciclo atual do PDI (2013-2017), os esforços de
capacitação serão voltados sobretudo para sanar as lacunas das formações dispostas nas metas
estabelecidas no referido documento.
8
CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS
7.1 Linhas de Desenvolvimento
O Plano Anual de Capacitação foi construído com base em algumas das linhas de
desenvolvimento, contidas no Decreto 5.825, de 2006, conforme descritas abaixo, seguindo-se as
ações previstas para realização ao longo do corrente ano.
7.1.1 Iniciação ao Serviço Público: visa ao conhecimento da função do Estado, das
especificidades do serviço público, da missão da UFAL e da conduta do servidor público e sua
integração no ambiente institucional.
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR
1 Edição por Semestre
7.1.2 Formação Geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a importância
dos aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao controle das
metas institucionais.
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
Cerimonial e Promoção de Eventos
Redação Oficial
Direitos e Deveres no Serviço Público (Lei
8.112/90)
Aplicativos Google para Escritório
Legislação do Ensino Superior
CURSOS
Cerimonial e Promoção de Eventos
Legislação Acadêmica da UFAL
Gestão de Conflitos e Relações Interpessoais
FORMAÇÃO
GERAL
CURSOS
Cerimonial e Promoção de Eventos
Comunicação Organizacional
Inglês Avançado
Gestão do Conhecimento
CURSOS À DISTÂNCIA2
Comunicação em Libras
Espanhol – Nível I
2
CARGA
HORÁRIA
20h (10h
presencial e 10h
à distância)
20h
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus
A.C.
Simões
32h
20h
20h
CARGA
HORÁRIA
20h (10h
presencial e 10h
à distância)
32h
II Semestre
Campus
A.C.
Simões
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus
Arapiraca Sede
20h
II Semestre
CARGA
HORÁRIA
20h (10h
presencial e 10h
à distância
40h
60h
40h
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus Sertão
- Sede
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
II Semestre
LOCAL
-
40h
80h à distância
I Semestre
-
Os cursos à distância terão alguns encontros presenciais.
9
Moodle Básico
Planejamento de Compras
Curso de Qualidade no Atendimento
Inglês
CURSO DO PROGRAMA ENAP EM
REDE
Elaboração de Projetos
EVENTOS
Cine UFAL Cultural
Palestra do Mês do Servidor
30h à distância
120h
20h à distância
100h à distância
CARGA
HORÁRIA
II Semestre
SEMESTRE
40h
I Semestre
CARGA
HORÁRIA
3h por
sessão
3h
SEMESTRE
I e II Semestres
LOCAL
Campus A.C.
Simões
LOCAL
Campus A.C.
Simões
II Semestre
7.1.3 Gestão: visa à preparação do servidor para o desenvolvimento da atividade de gestão, que
deverá se constituir em pré-requisito para o exercício de funções de chefia, coordenação,
assessoramento e direção.
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
Planejamento Estratégico como Ferramenta
na Gestão Pública
20h
Ferramentas da Administração
Liderança e Gestão de Pessoas no Serviço
Pública
Planejamento Estratégico como Ferramenta
na Gestão Pública
Campus A. C.
Simões
SEMESTRE
LOCAL
20h
Ferramentas da Administração
Módulo de Relações Interpessoais no
Trabalho
Liderança e Relações Humanas
3h cada
II Semestre
20h
CARGA
HORÁRIA
Gestão de Conflitos
Módulo de Orçamento Público
Planejamento e Execução
Orçamentária
Campus
Arapiraca – Sede/
Campus Sertão –
Sede
32h
FÓRUNS
FORMAÇÃO PARA GESTORES
Módulo de Administração Pública:
Planejamento Participativo
I Semestre
LOCAL
3h cada
I Semestre
Campus A. C.
Simões
II Semestre
3h cada
Planejamento Institucional
7.1.4 Formação Específica: visa à capacitação do servidor para o desempenho de atividades
vinculadas ao ambiente organizacional em que atua e ao cargo que ocupa.
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
Ações Afirmativas na UFAL: para além das
cotas
Curso Boas Práticas de Fabricação e
Manipulação de Alimentos
Elaboração de Indicadores de Desempenho
CARGA
HORÁRIA
40h
SEMESTRE
LOCAL
100h
I Semestre
20h
10
Formação técnica, política e pedagógica
para os Técnicos em Assuntos Educacionais
e Pedagogos.
Formação técnica, política e pedagógica
para TAES e Pedagogos
Instrumentos e Técnicas no Serviço Social
na perspectiva do projeto ético-político
profissional
Planejamento de Tecnologia da
Informação/NTI
FORMAÇÃO
ESPECÍFICA
Saúde e Segurança no Trabalho
Tratamento Estatístico de Dados na área da
Saúde
Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras
Avaliação e Monitoramento da Política
Estudantil
Introdução à Conservação fotográfica:
identificação e procedimentos básicos
Gestão e Fiscalização de Contratos
CURSOS
PREPARATÓRIOS PARA GRADUAÇÃO
Matemática
Português
Redação
CURSOS
PREPARATÓRIOS PARA PÓSGRADUAÇÃO
Raciocínio Lógico na Gestão Pública
Raciocínio Quantitativo na Gestão Pública
Raciocínio Analítico na Gestão Pública
Curso de Instruções das Normas da ABNT
para Elaboração de Trabalhos Científicos
Raciocínio Lógico na Gestão Pública
Raciocínio Quantitativo na Gestão Pública
Raciocínio Analítico na Gestão Pública
Raciocínio Lógico na Gestão Pública
20h
20h
40h
20h
Campus A.
C.Simões
20h
30h
40h
40h
20h
20h
CARGA
HORÁRIA
30h
40h
20h
CARGA
HORÁRIA
100h (60h
presencial e
40h à
distância)
100h (60h
presencial e
40h à
distância)
II Semestre
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus A.
C.Simões
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus A.
C.Simões
100h (60h
presencial e
40h à
distância
40h
60h
60h
60h
40h
I Semestre
I Semestre
Campus Sertão Sede
Campus
Arapiraca - Sede
60h
Atualização em Língua Portuguesa
Redação Técnica
Inglês Instrumental
Elaboração de Projetos Científicos
TREINAMENTOS
FORMAÇÃO
ESPECÍFICA
Treinamento em Software/PERGAMUM
para automatização de
acervos literário e bibliográfico
20h
60h
50h (40h
presencial e
10h à
distância)
CARGA
HORÁRIA
32h
II Semestre
Campus A.
C.Simões
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus
A.C.Simões
11
Treinamento do SCDP
4h
I Semestre
Módulos do Sistemas Integrados de Gestão
(SIGRH/SIPAC)
150h
I e II Semestres
FÓRUNS/SEMINÁRIOS POR
CATEGORIA
Fórum de Qualificação e Capacitação dos
Técnicos Pioneiros da UFAL
Fórum dos Técnicos de Laboratório da
UFAL
Fórum SCDP
Seminário sobre a Reforma da Previdência:
ameaças e horizontes
Fórum dos Secretários da UFAL
Fórum dos Técnico-administrativos da
UFAL
OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO
DE EQUIPE
ESPECÍFICAS POR SETOR
3 Turmas ao ano
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
CURSOS EM PARCERIA COM O
CONSELHO NACIONAL DE
ARQUIVOS – CONARQ
Gestão de Documentos: Aspectos Legais e
Práticos
Química aplicada à Conservação de Bens
Culturais
Noções de Conservação Preventiva de
Documentos
Normas de Descrição Arquivística
Brasileira - NOBRADE
Oficina: Segurança de Acervos e
Patrimônios Culturais
Introdução ao Modelo de Requisitos para
Sistemas Informatizados de Gestão
Arquivística de Documentos – E-ARQ
BRASIL
Póliticas de Preservação Digital:
Repositórios Digitais Confiáveis para
Documentos Arquivísticos
Oficina: Aplicação do Software
ICA-ATOM na descrição e difusão de
documentos arquivísticos
CURSOS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Curso de Dançaterapia
Curso de Formação - Noções Básicas de
Massoterapia, Hiep Thai Manipulativas e
Do-in
Campus
A.C.Simões/
Campus
Arapiraca – Sede/
Campus Sertão –
Sede
LOCAL
3h
3h
I Semestre
Campus
A.C.Simões
3h
4h
5h
5h
I e II Semestre
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
LOCAL
12h
I e II Semestre
Campus
A.C.Simões
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
LOCAL
16h
12h
8h
I Semestre
8h
21h
Campus
A.C.Simões
12h
12h
II Semestre
8h
CARGA
HORÁRIA
45h
SEMESTRE
LOCAL
I Semestre
Campus A.
C.Simões
80h
7.2 Programas
O Plano Anual de Capacitação fundamenta suas ações em cinco Programas, que são:
7.2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor (PINS): Programa voltado para o acolhimento
do servidor recém-nomeado, visando apresentar a UFAL a esses novos servidores, passar-lhes
informações básicas ao desenvolvimento de seus trabalhos e esclarecê-los de seu papel como
12
servidores públicos e, mais especificamente, como servidores da UFAL, tendo em vista o contexto
econômico-social em que a Universidade está inserida. O programa constitui-se em uma ferramenta de
integração do servidor à Instituição.
7.2.2 Programa de Capacitação: Programa voltado para ações de ensino-aprendizagem nãoformal, através do qual o trabalhador aprofunda, completa ou conduz sua formação profissional inicial,
atualiza seus conhecimentos e se torna apto a lidar com as inovações conceituais, metodológicas e
tecnológicas relacionadas diretamente às atividades que exerce.
7.2.3 Programa de Qualificação: Programa voltado para ações de ensino-aprendizagem,
incluindo a educação formal, através do qual o trabalhador, tendo em vista o planejamento
institucional e o seu desenvolvimento na carreira, adquire conhecimentos e habilidades que excedem
às requeridas para as atividades em que está em exercício.
7.2.4 Programa de Desenvolvimento de Equipes: Programa voltado para o aprimoramento da
capacidade do trabalho em equipe, visando o estabelecimento de canais de comunicação e de
exposição de opiniões, idéias e sentimentos; respeito às diferenças e sua utilização construtiva e
criativa; e amadurecimento comportamental.
7.2.5 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD):
Programa voltado para a proposição de uma política de formação profissional docente que atenda aos
anseios da docência universitária, por meio de reflexões e de fundamentos teórico-práticos, que
possibilitem a compreensão da universidade brasileira e da UFAL, buscando incorporar à práxis os
processos pedagógicos contemporâneos. Seguem as ações previstas para realização em 2017:
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
EVENTOS
Avaliação dos Cursos de Graduação:
Concepções e Práticas
SEMESTRE
8h cada oferta
3h cada oferta
I Semestre
Como elaborar PPC
16h cada
oferta
I Semestre
Docência Universitária – do
Planejamento à Avaliação (DUPAH
2017.1) Maceió - Turmas A e B
50h cada
oferta
I Semestre
Universidade Pública no Brasil Hoje
FORMAÇÃO EM
DOCÊNCIA
UNIVERSITÁRIA
CARGA
HORÁRIA
Docência Universitária – do
Planejamento à Avaliação (DUPAH
2017.1) Turma C
LOCAL
Campus
A.C.Simões/
Campus
Sertão – Sede/
Campus Arapiraca Sede
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca Sede
Campus
A.C.Simões/
Campus
Sertão - Sede
13
Avaliação Institucional: Pressupostos
Teórico - Metodológicos
Avaliação da Aprendizagem no Ensino
Superior: Elaboração de Instrumentos e
Procedimentos para uma Avaliação Ética
e Formativa
Captação de Recursos por Meio de
Editais: Cnpq, Capes, Finep,
Proequipamentos.
30h cada
oferta
I Semestre
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão – Sede
I Semestre
Campus
A.C.Simões
20h
20h
40h
Didática do Ensino Superior: Novas
Configurações e Desafios
Estágio Curricular: Concepções e Base
Legal
8h
MOODLE: Criação e Utilização
Pedagógica nos Cursos de Graduação
40h
Formação Docente Universitária em
Problem Based Learning (PBL)
40h
I Semestre
Campus Arapiraca Sede
3h cada oferta
II Semestre
40h cada
oferta
II Semestre
20h
II Semestre
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão – Sede
50h
II Semestre
Campus
A.C.Simões
As Ações Afirmativas para Além das
Cotas: A Necessária Luta Antirracista no
Ambiente Universitário
Formação Docente Universitária em
Revisão de Projetos Pedagógicos
Metodologias Ativas no Processo de
Ensino-Aprendizagem
Docência Universitária – do
Planejamento à Avaliação (DUPAH
2017.2) Maceió - Turma A
Docência Universitária – do
Planejamento à Avaliação (DUPAH
2017.2) Maceió - Turma B
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão – Sede
Campus
A.C.Simões
Campus Arapiraca Sede
Campus
Sertão – Sede
14
Docência Universitária – do
Planejamento à Avaliação (DUPAH
2017.2) Turma C
Reforma do Ensino Médio e os Cursos
de Licenciatura da UFAL
Novas Configurações do Ensino
Superior no Brasil
A Pesquisa na Prática do Professor
Universitário: Teoria e Prática
Diretrizes Curriculares Nacionais para
Formação Inicial em Nível Superior Turma A
Diretrizes Curriculares Nacionais para
Formação Inicial em Nível Superior Turma B
Campus Arapiraca Sede
16h cada
oferta
II Semestre
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca Sede
2h cada oferta
II Semestre
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão – Sede
II Semestre
Campus
A.C.Simões
40h
II Semestre
Campus Arapiraca –
Sede
8h
II Semestre
Campus
Sertão – Sede
20h
60h cada
oferta
Educação Inclusiva e Acessibilidade no
Ensino Superior
20h
Formação Docente para o Ensino
Profissional na Área de Artes - ETA
20h
Formação Docente Universitária em
Métodos Pedagógicos Inovadores
40h
Previsão dos 20% à Distância:
Legislação e Condições de
Aplicabilidade
20h
Inter, Trans e Multidisciplinaridade no
Ensino Superior
20h
Internacionalização e Interculturalidade
do Ensino Universitário
3h
Metodologias para o Ensino com/de
Libras (L1 e L2)
20h
O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão na
Universidade e os Desafios de
Desenvolvimento Local
O Uso das Tecnologias na Prática
Pedagógica do Professor Universitário
Planejamento de Estratégias e Ações
para o Manejo de Estágios Curriculares
Curricularização da Extensão na Área da
Saúde
Treinamento de Capacitação em PBL
para os Docentes do Curso de Medicina
de Arapiraca
Leitura Sistemática de Trabalhos
Acadêmicos
2h
30h
20h
20h
15
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
EVENTOS
Estratégias de Curricularização da
Extensão
Gestão Pedagógica dos Cursos de
Graduação
FORMAÇÃO EM
GESTÃO
UNIVERSITÁRIA
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRE
12h cada oferta
I Semestre
20h cada oferta
I Semestre
Curso Preparatório para o SIGAA –
Maceió (Turmas I e II)
II Semestre
Curso Preparatório para o SIGAA
20h cada oferta
Formação de Novos Coordenadores
de Curso
16h cada oferta
II Semestre
8h
II Semestre
Gestão de Recursos Humanos e
Interprofissionalismo
LOCAL
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão - Sede
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão - Sede
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca –
Sede/
Campus
Sertão – Sede
Campus
A.C.Simões/
Campus Arapiraca Sede
Campus
A.C.Simões
7.3 Eventos Externos:
Os eventos externos são aqueles que demandam diárias, passagens e, quando necessário,
inscrições. No ano de 2017, os eventos priorizados visam atender às demandas contidas do
Levantamento de Necessidades de Capacitação das Unidades/Órgãos/Pró-reitorias, com destaque
àqueles ligados diretamente aos objetivos institucionais da Universidade Federal de Alagoas, bem
como às lacunas identificadas nas Avaliações de Desempenho dos servidores técnicos.
Considera-se como evento externo: congressos, seminários, simpósios, fóruns, encontros,
visitas técnicas, cursos, entre outros, que ocorram fora dos campi da UFAL.
Em 2017, as concessões para participação em eventos fora do país serão contingenciadas ou
interrompidas por ato discricionário da Administração. Seguem os eventos contemplados por este
PAC:
EVENTOS EXTERNOS
Animais em exposição: desafios e potencialidades educacionais. Período: 10 a 14 de julho de 2017. Local: Instituto Butantã
ANPEd - 38a Reunião Nacional da ANPEd . Período: 01 a 05 de outubro de 2017. Local: Campus da UFMA - São Luís, Maranhão
Ciclo BPM: Da estratégia à medição
COINS – Congresso Internacional de Secretariado. Tema central “O Empoderamento do Secretariado: Protagonizando o Presente e o
Futuro”. Período: 26, 27 e 28 de outubro de 2017. Local: Maksoud Plaza Hotel, São Paulo
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Conferência de energia solar Intersolar south America. Período: 22 a 24 de agosto de 2017. Local: São Paulo
27a Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. Local: UFRJ/Rio de Janeiro
CONGEP - Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública – Período: Outubro/2017
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD). Período: 16 a 20 de Outubro/2017. Local:Fortaleza/CE
Congresso Brasileiro de Enfermagem – Período: 27 a 30 de outubro/2017 – Local: Brasília
Congresso da SBAN. Período: 29 a 31 de agosto de 2017. Local: São Paulo
Congresso Internacional de Administração. Período: 25 a 29 de setembro/2017. Local: Ponta Grossa - Paraná
Congresso Internacional de Tradução e Interpretação da ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores). Período: 24, 25, 26 e 27 de
maio de 2017. Local: São Paulo – SP
Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Seminário de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), Encontro
Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar (ENAEH). Período: Outubro de 2017. Local: PUC-PR
IX Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMZ) E Ix Encontro Brasileiro De Estudo De Quirópteros (EBEQ). Período: 17 a 21 de
setembro/2017. Local: Pirenópolis - Goiás
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Período: 7 a 11 de outubro de 2017. Local: Florianópolis/SC
XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança. Período: 5 a 7 de junho/2017. Local:Curitiba/PR
12º Congresso Brasileiro de Pregoeiros. Período: 20 a 23 de março/2017. Local: Foz do Iguaçu/PR
XIV- Congresso de Gestão de Pessoas 2017. Período: 23 a 25 de novembro/2017. Local:Belém/PA
26º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia. Período: 23 a 29 de julho de 2017. Local: Rio de Janeiro
Curso Assentamento Funcional Digital - AFD
Curso Prático: Folha de pagamento aplicada ao sistema SIAPE. Período: 02 a 06 de maio/2017. Local: Rio de Janeiro.
Curso Dominando o Mapeamento de Processos com BPMN 2.0.
Curso Tesouro gerencial
106º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior. Período: 21 a 23 de agosto/2017. Recife/PE
Encontro Andifes de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais. Período: Novembro de 2017. Local: Brasília
Encontro de Procuradores
Encontro do Pergamum. Período: 21 a 24 de setembro/2017. Local: Curitiba/PR
Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Período: 27 a 31 de agosto/2017. Local: Rio de Janeiro
Encontro Rede Tt Inova E Xxiii Workshop Intec Gestão De Incubadoras. Período: 05 a 17 de março/2017. Local: Curitiba/PR
Encontro sobre Repositório Institucional (IBICT)
ENDP
3º Congresso Brasileiro de Gestores e Membros de Comissão de Concurso Público. Período: 22 a 25 de maio /2017. Local: Brasília / DF
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IX encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. Período:02 a 05 de abril/2017. Local: Fortaleza/CE.
VI Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho – EnGPR. Período: 28 a 30 de maio/2017. Local: Curitiba/PR
VI Encontro Técnico dos Integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal.
Período: Outubro de 2017. Local: Brasília
Feira da construção – FEICON.
Forgepe – Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Andifes. Período:28 a 31 de março/2017. Local: Florianópolis/SC.
Fórum Nacional dos Membros de Auditoria Interna – FONAITEC. Período: I e II Semestre de 2017
Fórum Regional e Fórum Nacional de Extensão – FORPROEX. Período: 17 a 20 de maio/2017. Local: Porto Seguro/Ba
Fórum RNP. Período: Agosto/2017. Local: Brasília
7º Fórum Nacional de Museus. Período: Junho/2017. Local: Porto Alegre/RS
I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Local: UNESP de Rio Claro/SP.
Inovação em Planejamento de Mídias Sociais. Período: 24 de março de 2017. Local: São Paulo
XLVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Período: 27 a 30 de julho de 2017. Local:
Águas de Lindóia-SP
Reatech 2017. Período: 01 a 04 de junho/2017. Local: São Paulo
SCI - Seminário de Capacitação e Inovação
Semana Orçamentária
Seminário Nacional Avançado Pregão e SRP - 60 Principais Questões. Período:25 a 29 de abril/2017. Local: Fortaleza/CE
Sessão de Testes do Sistema Nacional de Gestão de Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – Sisgen. Período: 31
de janeiro/2017. Local: Brasília/DF
IV Simpósio de Bioterismo do Einstein - manejo, legislação, ética e segurança. Período: 04 de agosto/2017. Seminário On-line.
VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA). Período: 21 a 24 de maio/2017. Local: UNESP/SP
VIII Simpósio de Microbiologia Aplicada (SMA). Período: 17 a 19 de maio de 2017. Local: UNESP-Rio Claro/SP
Treinamento SIAPE/Cadastro
Treinamento SICAJ
Treinamento SIAFI Gerencial
Treinamento SIASG/SICON
Visita Técnica a um Centro de Ciências de outro estado
XI Workshop de TIC das Instituições Federais de Ensino Superior
46th World Chemistry Congress IUPAC 49th General Assembly - 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Período: 09 a
14 de julho de 2017. Local: São Paulo
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VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO
O Plano de Capacitação terá vigência no ano de 2017.
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PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS
A avaliação das ações do Plano de Capacitação será realizada pela Gerência de Capacitação da
Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, tendo como objetivo a elevação da capacitação dos
servidores decorrentes dos Programas estabelecidos, além de verificar a eficácia do treinamento,
analisando se o mesmo atendeu às necessidades institucionais. Os resultados serão acompanhados
através dos instrumentos descritos abaixo:
Avaliação de Reação: será encaminhado um formulário on-line com o objetivo de verificar os
seguintes aspectos: participação do cursista, domínio do conteúdo ministrado pelo instrutor e
sua interação com a turma, ambiente de realização do curso e papel do coordenador.
Avaliação da Aprendizagem: será realizada pelo instrutor, no início do curso, uma avaliação
diagnóstica, para verificação do que a turma já conhece do conteúdo a ser ministrado e ao
final, uma avaliação somativa, para verificar se houve mudança na aprendizagem.
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PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
Os recursos para execução deste Plano são provenientes dos orçamentos da Universidade
Federal de Alagoas e do Ministério da Educação, destinados à capacitação dos servidores Técnico –
administrativos e Docentes desta instituição. Abaixo segue a tabela com a previsão orçamentária para
20173:
NATUREZA
ORÇAMENTO
Auxílio Financeiro a Estudantes
R$ 4.500,00
Outros Serviços de terceiros - Pessoa Física
R$ 317.864,00
Outros Serviços de terceiros – Pessoa Jurídica
R$214.000,00
Diárias - Civil
R$ 240.000,00
Obrigações Tributárias e Contributivas
R$42.800,00
Passagens e Despesas com Locomoção
R$ 280.000,00
Material de Consumo
R$ 10.000,00
Equipamento e Material Permanente
R$ 44.500,00
TOTAL
R$ 1.153.664,00
Fonte: PROGINST/2017
3
Esses valores estão sujeitos a alteração ao longo do ano.
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DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. A Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, da
Universidade Federal de Alagoas, deverá promover ampla divulgação dos programas e projetos de
capacitação a que se refere este Plano;
11.2. As inscrições para os eventos ofertados poderão ser realizadas tanto através de formulário
eletrônico disponibilizado, como também através do Módulo de Capacitação do SIGRH;
11.3. As vagas ofertadas serão preenchidas de acordo com o público-alvo, as demandas
específicas e a ordem de inscrição no módulo de Capacitação, e quando necessário, através da
publicação de Edital;
11.4. As solicitações de eventos fora da sede serão realizadas através de preenchimento de
formulário específico disponível no portal do servidor e encaminhadas a esta Gerência;
11.5. Para ter direito ao certificado, o servidor terá que obter uma frequência mínima de 75%
(setenta e cinco por cento) da carga horária do curso;
11.6. Este plano não exaure todas as demandas de ações de capacitação. Ressaltamos que as
demandas não contempladas no PAC/2017 e surgidas ao longo do ano deverão ser submetidas pelos
Órgãos/Pró-reitorias/Unidades Acadêmicas à Gerência de Capacitação da PROGEP, através de
demandas formais que serão analisadas quanto à sua conveniência, necessidade, viabilidade financeira
e em conformidade com as metas institucionais.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOOG, Gustavo G. Manual de treinamento e desenvolvimento (ABTD). 3 ed. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 1999
BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm
BRASIL. Decreto 5.824, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5824.htm
BRASIL. Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm
BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm
BRASIL. Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm
GONDIM, Sônia Maria Guedes, BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt, BORGES -ANDRADE,
Jairo E., MELO, Lívia Cruz Tourinho de. Práticas inovadoras de gestão de pessoas e TD&E. IN:
BORGES -ANDRADE, Jairo E., ABBAD, Gardênia da Silva, MOURÃO, Luciana; [colaboradores]
COELHO, Cristiane F. [et al.]. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e
Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
UFAL.
Plano
de
Desenvolvimento
Institucional
(2013-2017).
Disponível
em:
http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/plano-de-desenvolvimento/2013-2017
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