2016
Plano Anual de Capacitação 2016 ATUAL.pdf
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Universidade Federal de Alagoas
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho
Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Gerência de Capacitação
PLANO DE CAPACITAÇÃO
UFAL / 2016
Março, 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Reitora
MARIA VALÉRIA COSTA CORREIA
Vice-Reitor
JOSÉ VIEIRA DA CRUZ
Pró-Reitora de Graduação
SANDRA REGINA PAZ DA SILVA
Pró-Reitora Estudantil
ANALICE DANTAS SANTOS
Pró-Reitora de Extensão
JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
ALEJANDRO CESAR FRERY ORGAMBIDE
Pró-Reitor de Gestão Institucional
JÚLIO GOMES DA SILVA NETO
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho
CAROLINA GONÇALVES DE ABREU
Coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos
FAUSTINO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR
Gerente de Capacitação
PATRÍCIA ARAÚJO FERREIRA DA SILVA
Equipe
ADRIANA DA SILVA VIEIRA
ÉDINA FERREIRA DE SÁ
IOLANDA DOS SANTOS SILVA
IRIS CRISTINA MELO NASCIMENTO
MELINDA TORRES BARROS FERREIRA
Bolsistas
ADRIANA MEDEIROS ROCHA
BÁRBARA NADINE DOS SANTOS
CÍCERO GUILHERMINO DOS SANTOS
E-mail: capacitacao@progep.ufal.br / Fone: (82) 3214-1046
Sumário
1. APRESENTAÇÃO………………………………………………………...………………4
1.1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 4
1.2. BASE LEGAL ..................................................................................................................... 5
JUSTIFICATIVA ............................................................................................................... 6
OBJETIVOS ...................................................................................................................... 7
3.1 GERAL ............................................................................................................................... 7
3.2 ESPECÍFICOS ...................................................................................................................... 7
PÚBLICO PARTICIPANTE ............................................................................................ 8
METAS DA GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO ............................................................. 9
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS ........................................................ 10
6.1 LINHAS DE DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 10
6.2 PROGRAMAS .................................................................................................................... 10
CURSOS E EVENTOS DE OUTRAS LOCALIDADES............................................. 12
VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO ............................................................ 13
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS ....................... 14
PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ................................................................................... 15
DISPOSIÇÕES GERAIS ................................................................................................ 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 17
ANEXOS ................................................................................................................................. 18
1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 2016…………………………………………...18
2. PROGRAMAÇÃO PARA 2016........................................................................................ 18
2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor ................................................................... 18
2.2 Programa de Capacitação (Linhas de Desenvolvimento) .......................................... 18
2.2.1 Eventos na Sede…………………………………………………………………………………….18
2.2.2 PRONATEC/Servidor .............................................................................................. 22
2.2.3 Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional (na sede)…………………………………22
2.2.4 Eventos fora da Sede (quando demandar diárias/passagens) ................................ 22
2.3 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - (PROFORD)
.......................................................................................................................................... 25
4
APRESENTAÇÃO
1.1. Introdução
O Plano Anual de Capacitação (PAC) é um documento que tem como base o Decreto nº 5.707, de
23 de fevereiro de 2006, que estabelece a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal
da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Este Plano tem por objetivo
promover ações e estratégias de aprendizagem que visem atender ao corpo de servidores da
Universidade Federal de Alagoas – UFAL, proporcionando o aprimoramento e o aperfeiçoamento das
competências técnicas e comportamentais desses servidores.
O PAC é construído com foco em seis linhas de desenvolvimento, tendo como base as demandas
propostas nas Avaliações de Desempenho, no Levantamento de Necessidades de Capacitação
encaminhado aos Órgãos/Pró-Reitorias/Unidades Acadêmicas/Campus e no Levantamento Individual
de Necessidades de Capacitação encaminhado a todos os servidores desta Universidade.
Segundo Chiavenato (2010), as organizações têm como principal patrimônio as pessoas e essas
necessitam de capital humano empreendedor, produtivo, ágil e que desempenha os serviços de maneira
excepcional. Para o autor, o treinamento e desenvolvimento de pessoas constituem a maneira mais
eficaz das organizações atingirem tal objetivo.
Dessa forma, a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento são um entrelaçamento de ações
de caráter pedagógico, devidamente vinculadas ao planejamento da instituição, que visam promover
continuadamente o desenvolvimento dos servidores, para que desempenhem suas atividades com mais
qualidade e eficiência (CHIAVENATO, 2008).
Diante desse contexto, o Plano Anual de Capacitação de 2016 pretende desempenhar seu papel de
garantir que haja um mecanismo de estratégias e ações para o desenvolvimento pessoal e profissional
dos servidores através da aquisição e aprimoramento de um conjunto de habilidades e competências,
colaborando para que a Universidade Federal de Alagoas cumpra com sua missão de “formar
continuamente competências por meio da produção, multiplicação e recriação dos saberes coletivos e
do diálogo com a sociedade1”.
Assim, as ações de Capacitação contempladas nesse Plano visam priorizar cada vez mais a
qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento de seus servidores – Técnicos Administrativos e
Docentes, buscando elevar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica, bem como
aos cidadãos que utilizam seus serviços.
1
Citação retirada do PDI/UFAL (2013-2017).
5
1.2 Base legal
O Plano de Capacitação dos servidores da UFAL está fundamentado nas diretrizes definidas nas
Leis e Decretos abaixo:
Lei 11.091, de 2005 - estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos
em Educação - PCCTAE e define também a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos
Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação,
integrado pelo Programa de Dimensionamento, Programa de Avaliação de Desempenho e
Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Decreto 5.707, de 2006 - institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de
Pessoal da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional e
regulamenta dispositivos da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. O citado Decreto, em
seus arts. 1º e 3º, dispõe sobre as finalidades e as diretrizes da Política Nacional de
Desenvolvimento de Pessoal.
Decreto 5.824, de 2006 - estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à
Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores
integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído
pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
Decreto 5.825, de 2006 - estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de
Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação e, em seu art. 7º define os objetivos e as linhas de
desenvolvimento do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Lei 12.772, de 2012 - estrutura o Plano de Carreiras dos Docentes das Instituições de
Ensino Superior – IFE, inclusive dos professores do Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico e do Ensino Básico Federal.
6
JUSTIFICATIVA
A elaboração deste Plano considerou as diretrizes existentes para o desenvolvimento do servidor
na carreira e as necessidades Institucionais.
São diretrizes deste Plano:
Incentivar e apoiar o servidor em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento
das competências institucionais e individuais;
Assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitação interna ou externamente ao seu local
de trabalho;
Promover a capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de
direção e assessoramento;
Incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias Unidades;
Estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta
regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional;
Incentivar a inclusão das atividades de capacitação como requisito para a promoção funcional do
servidor nas carreiras da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e
assegurar a ele a participação nessas atividades;
Considerar o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor
complementares entre si;
Oferecer oportunidades de requalificação aos servidores redistribuídos;
Oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação, respeitadas as normas específicas
aplicáveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor público;
Avaliar permanentemente os resultados das ações de capacitação;
Promover entre os servidores ampla divulgação das oportunidades de capacitação, e
Priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de
governo, favorecendo a articulação entre elas e visando à construção de sistema de escolas de
governo da União, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
7
OBJETIVOS
3.1 Geral
Promover ações e estratégias de aprendizagem que visem atender ao corpo de servidores da
UFAL, propiciando aquisição e aprimoramento de competências que agreguem valor de qualidade à
instituição e valor social ao indivíduo, atendendo padrões de qualidade requeridos pela natureza da
função e missão institucional.
3.2 Específicos
3.2.1. Contribuir para o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão;
3.2.2. Promover e apoiar as ações de capacitação e qualificação do servidor para o
desenvolvimento da gestão Institucional e para o exercício de atividades de forma articulada com a
função social da UFAL.
8
PÚBLICO PARTICIPANTE
O
público
participante
dos
cursos
organizados
e
oferecidos
pela
Gerência
de
Capacitação/PROGEP serão os servidores públicos (Docentes e Técnico - Administrativos) em efetivo
exercício na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
9
METAS DA GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO
A Gerência de Capacitação no período compreendido entre 2013-2017 objetiva desenvolver e
capacitar os servidores desta Universidade, buscando a consecução de metas contidas no PDI/UFAL
(Plano de Desenvolvimento Institucional), elencadas abaixo:
Acolhimento de 100% dos novos servidores por meio do Programa de Inserção dos
Novos Servidores – PINS;
Capacitação de 10%, ao ano, do quadro atual de docentes para o exercício da docência;
Capacitação do quadro de docentes para uso das novas Tecnologias de Informação e
Comunicação;
Capacitação de, no mínimo, 20% dos servidores para o exercício da gestão;
Capacitação de, no mínimo, 25% do quadro de servidores para o exercício funcional;
Capacitação de 100% do quadro de pessoal dos programas de pós-graduação para a
inserção adequada de dados na plataforma de coleta anual da Capes;
Capacitação de 100% dos servidores do Sistema SIBI/UFAL.
10
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS E EVENTOS
6.1 Linhas de Desenvolvimento
O Plano Anual de Capacitação é construído com base em seis linhas de desenvolvimento, tendo
como referência o Levantamento de Necessidades de Capacitação das Unidades/Pró-reitorias/Órgãos
desta Universidade.
6.1.1. Iniciação ao Serviço Público: visa ao conhecimento da função do Estado, das
especificidades do serviço público, da missão da UFAL e da conduta do servidor público e sua
integração no ambiente institucional;
6.1.2. Formação Geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a
importância dos aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao
controle das metas institucionais;
6.1.3. Educação Formal: visa à implementação de ações que contemplem os diversos níveis de
educação formal;
6.1.4. Gestão: visa à preparação do servidor para o desenvolvimento da atividade de gestão, que
deverá se constituir em pré-requisito para o exercício de funções de chefia, coordenação,
assessoramento e direção;
6.1.5. Inter-Relação entre ambientes: visa à capacitação do servidor para o desenvolvimento de
ativid00ades relacionadas e desenvolvidas em mais de um ambiente organizacional;
6.1.6. Formação Específica: visa à capacitação do servidor para o desempenho de atividades
vinculadas ao ambiente organizacional em que atua e ao cargo que ocupa.
6.2 Programas
O Plano Anual de Capacitação fundamenta suas ações em cinco Programas, que são:
6.2.1. Programa de Inserção do Novo Servidor: Programa voltado para o acolhimento do
servidor recém-nomeado, visando apresentar a UFAL a esses novos servidores, passar-lhes
informações básicas ao desenvolvimento de seus trabalhos e esclarecê-los de seu papel como
servidores públicos e, mais especificamente, como servidores da UFAL, tendo em vista o contexto
econômico-social em que a Universidade está inserida. O programa constitui-se em uma ferramenta de
integração do servidor à Instituição.
6.2.2. Programa de Capacitação: Programa voltado para ações de ensino-aprendizagem nãoformal, através do qual o trabalhador aprofunda, completa ou conduz sua formação profissional inicial,
atualiza seus conhecimentos e se torna apto a lidar com as inovações conceituais, metodológicas e
tecnológicas relacionadas diretamente às atividades que exerce.
6.2.3. Programa de Qualificação: Programa voltado para ações ensino-aprendizagem, incluindo
a educação formal, através do qual o trabalhador, tendo em vista o planejamento institucional e o seu
desenvolvimento na carreira, adquire conhecimentos e habilidades que excedem às requeridas para as
11
atividades em que está em exercício.
6.2.4. Programa de Desenvolvimento de Equipes: Programa voltado para o aprimoramento da
capacidade do trabalho em equipe, visando o estabelecimento de canais de comunicação e de
exposição de opiniões, idéias e sentimentos; respeito às diferenças e sua utilização construtiva e
criativa; e amadurecimento comportamental.
6.2.5. Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior: Programa
voltado para a proposição de uma política de formação profissional docente que atenda aos anseios da
docência universitária, por meio de reflexões e de fundamentos teórico-práticos, que possibilitem a
compreensão da universidade brasileira e da UFAL, buscando incorporar à práxis os processos
pedagógicos contemporâneos.
12
CURSOS E EVENTOS DE OUTRA S LOCALIDADES
As regras para participação do servidor em cursos e eventos externos estão descritas na
Orientação Normativa Nº 02, de 13 de abril de 2012, disponível em:
http://www.ufal.edu.br/servidor/documentos/legislacao/orientacoes-normativas/orientacao-normativada-progep-2012-n.-2-orientacao-a-tecnico-administrativos-para-participacao-de-eventos-externos/view
13
VIGÊNCIA DO PLANO DE CAPACITAÇÃO
O Plano de Capacitação terá vigência no ano de 2016.
14
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS
A avaliação das ações do Plano de Capacitação será realizada pela Gerência de Capacitação da
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, tendo como objetivo a elevação da capacitação dos
servidores decorrentes dos Programas estabelecidos, além de verificar a eficácia do treinamento,
analisando se o mesmo atendeu às necessidades institucionais. Os resultados serão acompanhados
seguindo o modelo de avaliação de Kirkpatrick (1998), por meio dos procedimentos descritos abaixo:
Avaliação de Reação: será encaminhado um formulário on-line com o objetivo de verificar os
seguintes aspectos: participação do cursista, domínio do conteúdo ministrado pelo instrutor e
sua interação com a turma, ambiente de realização do curso e papel do coordenador.
Avaliação da Aprendizagem: será realizada pelo instrutor, no início do curso, uma avaliação
diagnóstica, para verificação do que a turma já conhece do conteúdo a ser ministrado e ao
final, uma avaliação somativa, para verificar se houve mudança na aprendizagem.
15
PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA
Os recursos para execução deste Plano serão provenientes dos orçamentos da Universidade
Federal de Alagoas e do Ministério da Educação, através do PRODEP - Programa de Desenvolvimento
de Pessoal.
16
DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. A Gerência de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal
de Alagoas deverá promover ampla divulgação dos programas e projetos de capacitação a que se refere
este Plano;
11.2. As inscrições para os eventos ofertados pela Universidade serão realizadas, exclusivamente,
através do Portal do Servidor, onde o servidor preencherá formulário eletrônico;
11.3. As vagas ofertadas serão preenchidas de acordo com o público-alvo, as demandas
específicas, ou através da publicação de Edital;
11.4. As solicitações de eventos fora da sede serão realizadas através de preenchimento de
formulário específico disponível no portal do servidor e encaminhado a esta Gerência;
11.5. Para ter direito ao certificado, o servidor terá que obter uma frequência mínima de 75%
(setenta e cinco por cento) da carga horária do curso.
17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm
BRASIL. Decreto 5.824, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5824.htm
BRASIL. Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm
BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm
BRASIL. Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (3. ed.).
UFAL. Plano de Desenvolvimento Institucional (2013-2017). Disponível em:
http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/plano-de-desenvolvimento/2013-2017
18
ANEXOS
1. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA 20162
NATUREZA
ORÇAMENTO
Auxílio Financeiro a Estudantes
R$ 150.000,00
Serviços de terceiros - Pessoa Física
R$ 440.000,00
Serviços de terceiros – Pessoa Jurídica
R$ 324.000,00
Diárias
R$ 184.560,00
Obrigações tributárias
R$ 88.000,00
Passagens e Despesas com Locomoção
R$ 252.000,00
TOTAL
R$ 1.438,560
Fonte: PROGINST/2016
2. PROGRAMAÇÃO PARA 2016
2.1 Programa de Inserção do Novo Servidor
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Programa de Inserção do Novo Servidor – PINS
2.2 Programa de Capacitação (Linhas de Desenvolvimento)
2.2.1 Eventos na Sede
I – INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO3
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR
Turmas: Março / Novembro
2
Esses valores estão sujeitos a alteração ao longo do ano.
Os meses programados para a realização do PINS poderão sofrer alteração a depender de circunstâncias
superiores.
3
19
II – FORMAÇÃO GERAL
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
FORMAÇÃO GERAL
CURSOS
Atualização em Língua
Portuguesa e Redação Oficial com a Nova
Reforma Ortográfica
(Campus A.C.Simões e Campus Arapiraca)
Atualização da Lei 8.112/90
(Campus Arapiraca)
Comportamento Humano no Trabalho
(Campus A.C.Simões)
Comunicação em Libras I e II
(Campus A.C.Simões)
Comunicação em Libras II
(Campus Sertão)
Construindo Estratégias Integradoras e Inclusivas
(Campus A.C.Simões)
Conhecendo as Particularidades do Portador de
Necessidades Especiais
(Campus A.C.Simões)
Direitos e Deveres dos Servidores com base na Lei
8.112/90
(Campus A.C.Simões)
Elaboração de Projetos de Pesquisa
(Campus A.C.Simões)
Inglês Instrumental I e II
(Campus A.C.Simões)
Inglês II
(Campus Sertão)
Introdução das Normas da ABNT para Elaboração
de Projetos Científicos
(Campus A.C.Simões)
Legislação Previdenciária no Serviço Público
(Campus A.C.Simões)
Licitações e Contratos Administrativos
(Campus A.C.Simões)
MS Office - Word e Excel – Básico
(Campus A.C.Simões)
MS Office - Word e Excel - Intermediário e
Avançado
(Campus A.C.Simões)
Preparando para Aposentadoria
(Campus A.C.Simões)
Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho
(Campus A.C.Simões e Campus Arapiraca)
Utilização das Ferramentas do LibreOffice
(Campus A.C.Simões)
Utilização das Ferrmentas do LibreOffice
(Campus Sertão)
CARGA
HORÁRIA
60h cada
turma
40h
20h
40h
40h
36h
PERÍODO
I Semestre
II Semestre
II Semestre
I e II Semestre
II Semestre
II Semestre
40h
II Semestre
20h
II Semestre
52h
60h
60h
40h
20h
24h
40h
52h
20h
20h cada
turma
40h
30h
II Semestre
I e II Semestre
II Semestre
I Semestre
I Semestre
II Semestre
I Semestre
II Semestre
I Semestre
I Semestre e II
Semestre
I Semestre
I Semestre
20
III - GESTÃO
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
CURSOS
GESTÃO
Ferramentas da Administração Pública
(Campus A.C.Simões)
Gestão de Resultados
(Campus A.C.Simões)
Liderança e Gestão de Conflitos na Administração
Pública
(Campus A.C.Simões)
Ordenamento de Despesas
(Campus A.C.Simões)
Planejamento Estratégico como Ferramenta da
Gestão Pública
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e Campus
Sertão)
CARGA
HORÁRIA
32h
24h
20h
8h
20h cada
turma
PERÍODO
II Semestre
II Semestre
I Semestre
I Semestre
II Semestre
IV – EDUCAÇÃO FORMAL
EDUCAÇÃO FORMAL
EXCLUSIVO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO
V – INTER-RELAÇÃO ENTRE AMBIENTES
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
INTER-RELAÇÃO
ENTRE AMBIENTES
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
Ética e Qualidade no Atendimento ao Cidadão
(Campus A.C.Simões)
20h
II Semestre
Gestão de Conflitos na Administração Pública
(Campus A.C.Simões)
30h
II Semestre
CURSOS
21
VI – FORMAÇÃO ESPECÍFICA
LINHAS DE
DESENVOLVIMENTO
FORMAÇÃO
ESPECÍFICA
CURSOS
Aplicação do Raciocínio Analítico e Quantitativo
na Gestão Pública
(Campus A.C.Simões)
Atualização em Pregão Eletrônico
(Campus A.C.Simões)
Atualização sobre Assistência ao Estudante
Universitário nas Instituições Federais de Ensino
Superior
(Campus A.C.Simões)
Atualização: Ações Afirmativas na UFAL: para
Além das Cotas
(Campus A.C.Simões)
Bioética e Bem-estar Animal
(Campus A.C.Simões)
Classificação Internacional de Funcionalidades CIF
(Campus A.C.Simões)
Curso do Sistema Pergamum
(Campus A.C.Simões)
Encontro dos Servidores das Secretarias de
Graduação e Pós-Graduação
(Campus A.C.Simões)
Estatística Aplicada à Saúde
(Campus A.C.Simões)
Extrator de Dados
(Campus A.C.Simões)
Fórum Agente Sinfra
(Campus A.C.Simões)
Gestão e Execução Orçamentária e Financeira na
Administração Pública
(Campus A.C.Simões)
Gestão de Documentos: Aspectos Legais e Práticos
(Campus A.C.Simões)
Introdução ao Modelo de Requisitos para Sistemas
Informatizados de Gestão Arquivística de
Documentos – E-ARQ Brasil
(Campus A.C.Simões)
Implantação e Organização da Gestão de
Documentos para os Arquivos Setoriais
(Campus A.C.Simões)
Legislação Acadêmica da UFAL
(Campus A.C.Simões)
Legislação TAE
(Campus Sertão)
Módulos SIG
(Campus A.C.Simões)
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
100h
I Semestre
20h
40h
60h
20h
16h
32h
8h
30h
40h
8h
II Semestre
I Semestre
II Semestre
II Semestre
I Semestre
I Semestre
II Semestre
II Semestre
II Semestre
II Semestre
20h
I Semestre
16h
II Semestre
12h
40h
32h
50h
II Semestre
I Semestre
I Semestre
I Semestre
150h
I e II
Semestre
8h
II Semestre
Noções de Conservação e Preservação Preventiva
de Documentos
(Campus A.C.Simões)
Planejamento de Compras
(Campus A.C.Simões)
30h
Processo Administrativo Disciplinar – PAD
(Campus Arapiraca)
20h
II Semestre
I Semestre
22
Raciocínio Lógico na Gestão Pública
(Campus A.C.Simões)
I Semestre
100h
Repositórios Digitais confiáveis para Documentos
Arquivísticos
(Campus A.C.Simões)
Sistema de Gestão de Segurança em Laboratório
(Campus A.C.Simões)
12h
II Semestre
20h
II Semestre
2.2.2. PRONATEC/Servidor
CARGA
HORÁRIA
160h
160h
160h
160h
160h
160h
160h
160h
240h
CURSOS
Inglês Básico (À distância)
Inglês Intermidiário (À distância)
Francês Básico (À distância)
Francês Intermediário (À distância)
Espanhol Básico (À distância)
Espanhol Intermediário (À distância)
Alemão Básico (Prsencial)
Editor de Vídeo (Presencial)
Operador de Gravação e Edição (À distância)
PERÍODO
I e II Semestre
II Semestre
I e II Semestre
II Semestre
I e II Semestre
II Semestre
I Semestre
I e II Semestre
I Semestre
2.2.3. Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional (na sede)
FORMAÇÃO GERAL
Realização de eventos de capacitação, nas mais diversas modalidades, visando o processo contínuo de
aprendizagem do servidor através da abordagem de temas pertinentes ao desenvolvimento profissional:
Painéis
Palestras
Mesas Redondas
Outros
2.2.4 Eventos fora da Sede (quando demandar diárias/passagens)
Os eventos externos são aqueles que demandam diárias, passagens e, quando necessário,
inscrições. No ano de 2016, os eventos priorizados visam atender as demandas contidas do
Levantamento de Necessidades das Unidades/Órgãos/Pró-Reitorias, com destaque àqueles
ligados diretamente aos objetivos institucionais da Universidade Federal de Alagoas.
Considera-se como evento externo: congressos, seminários, simpósios, fóruns, encontros,
visitas técnicas, cursos, entre outros.
Em 2016, as concessões para participação em eventos fora do país serão contingenciadas ou
interrompidas por ato discricionário da Administração.
23
EVENTOS EXTERNOS PREVISTOS PARA 2016
EVENTO
LOCAL / PERÍODO
Atualização sobre Legislação de Aposentadoria e Pensão / Funpresp e
Previdência Privada
Administração de Sistemas Linux - Redes e Segurança (Escola
Superior de Redes – RNP)
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Capacitação em Análise de Pontos de Função
2º Congresso Brasileiro de Gestores e Membros de Comissão de
Concurso Público (Connecton Cursos)
4º Congresso Brasileiro de Concurso Público (Erx do Brasil)
XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional 2016
Congresso Brasileiro de Ciências de Animais de Laboratório
Congresso Brasileiro de Nutrição/Conbran-2016
Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de
Libras e Língua Portuguesa
CONSEC – Congresso Nacional de Secretariado
Congresso Rio Automação 2016
Curso de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e
Equipamentos Urbanos - NORMA 9050:15 (ABNT)
Curso de Atualização em Avaliação de Desempenho no Setor Público
Curso de atualização em Ciências de Animais de Laboratório
(FIOCRUZ)
Curso de Auditoria Governamental
Curso de BIM – Building Information Modeling
Curso de Biossegurança em Biotérios
Curso de Controle Genético e Manejo Reprodutivo em Biotérios
(FIOCRUZ)
Curso de Elaboração de Planos de Capacitação (ENAP)
Curso de Gestão e Manutenção em Edifícios
Curso de Normas e Jurisprudências relacionadas a Concurso Público
Federal
Curso em MARC 21 – Formato Bibliográfico (à distância)
Curso em MARC 21 – Autoridade (à distância)
Curso Siafi Gerencial
Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino
Superior
Desenho de Cursos e Programas de Capacitação (ENAP)
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: São Paulo
Período: 26/08 a 04/09/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: Curitiba/PR
Período: 02 a 05/05/2016
Local: Foz De Iguaçu/PR
Período: 13 a 16/06/2016
Local: São Paulo
Período: 29 e 30/09 e 01/10/2016
Local: Rio de Janeiro
Período: a definir
Local: Porto Alegre
Período: 26 a 29/10/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: São Pauo
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: Rio de Janeiro
Período: 04 e 29/07/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: São Paulo
Período: a definir
Local: Rio de Janeiro
Período: Novembro de 2016
Local: Rio de Janeiro
Período: 22 a 26/08/2016
Local: Brasília
Período: 27/09 a 30/09/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: Brasília
Período: a definir
24
Elaboração de Editais e outros Atos Administrativos
FONAItec
Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e
Estudantis – Fonaprace Regional e Nacional
Fundamentos em Governança de TI (Escola Superior de Redes –
RNP)
Gestão da Segurança da Informação ((Escola Superior de Redes –
RNP)
Introdução ao Sistema SIAPE
ISO17025 – Interpretação e Implantação da Gestão da Qualidade em
Laboratórios
Legislação de Pessoal/RJU e alterações posteriores
Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa
Pregão Week
Produção de Eventos Artísticos e Culturais
VI Seminário em Ciência da Informação (SECIN)
SCI - Seminário de Capacitação e Inovação
SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias
7° Simpósio Nacional de Gestão de Laboratório
Visita técnica ao Pepositório Institucional da UFPE
Visita Técnica IFE’s (Capacitaçãe e Avaliação de Desempenho de
Servidores Públicos Federais)
Visita Técnica IFE’s (Hialotecnia)
Visita Técnica IFE’s (Laboratório de Acessibilidade)
X Workshop de TIC das Instituições Federais de Ensino Superior
22nd IUHPE World Conference on Health Promotion
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: I Semestre de 2016
Período: II Semestre de 2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: Florianópolis/SC
Período: 13 a 15/05/2016
Local: Curitiba
Período: a definir
Local: São Paulo
Período: 12/09 a 03/10/2016
Local: UEL, Londrina (PR)
Período: 03 a 05/08/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: Manaus, Amazonas
Período: 15 a 21/10/2016
Local: a definir
Período: a definir
Local: UFPE - Pernambuco
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: a definir
Período: a definir
Local: Gramado (RS)
Período: a definir
Local: Curitiba
Período de realização: 22 a
26/05/2016
25
2.3 Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - (PROFORD)
I - INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO4
INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO
Introdução a Formação em Docência do Ensino Superior na Ufal
Turmas: Março / Novembro
II- FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA
LINHA DE FORMAÇÃO
FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA
UNIVERSITÁRIA
4
CURSOS
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
Estratégias de Curricularização da Extensão
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
12h cada
turma
I e II
Semestre
2h cada
turma
I e II
Semestre
3h cada
turma
I e II
Semestre
3h cada
turma
I e II
Semestre
20h cada
turma
I e II
Semestre
62h cada
turma
I e II
Semestre
62h cada
turma
I e II
Semestre
20h cada
turma
I e II
Semestre
20h cada
turma
I e II
Semestre
60h cada
turma
I e II
Semestre
12h cada
turma
I e II
Semestre
Novas configurações do Ensino Superior no
Brasil
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Compartilhando Docência na Perspectiva do
Ensino,Pesquisa e Extensão
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
As ações afirmativas para além das cotas: a
necessária luta antirracista no ambiente
universitário
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Metodologias para o Ensino com Libras (L1
e L2)
(Campus A.C.Simões)
Docência Universitária: do Planejamento à
Avaliação
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Docência Universitária: do Planejamento à
Avaliação - Avançado
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Educação Inclusiva e a Acessibilidade no
Ensino Superior
(Campus A.C.Simões e Campus Arapiraca)
Metodologias Ativas no Processo Ensinoaprendizagem
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Criação e Utilização do Moodle nos Cursos
de Exatas
(Campus A.C.Simões e CECA)
Avaliação de cursos de graduação na
perspectiva do SINAES
(Campus A.C.Simões e Campus Arapiraca)
Os meses programados para a realização do PINS poderão sofrer alteração a depender de circunstâncias
superiores.
26
III – FORMAÇÃO EM GESTÃO UNIVERSITÁRIA
LINHA DE FORMAÇÃO
CURSOS
FORMAÇÃO EM GESTÃO
UNIVERSITÁRIA
Diretrizes Curriculares para a Formação
Inicial em Nível Superior
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
Supervisão quinzenal do curso de
Medicina de Arapiraca
(Campus Arapiraca)
Gestão Pedagógica dos Cursos de
Graduação
(Campus A.C.Simões, Campus Arapiraca e
Campus Sertão)
CARGA
HORÁRIA
PERÍODO
12h cada
turma
I e II
Semestre
120h
I e II
Semestre
20h
I e II
Semestre
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