Docência online

Curso organizado pelo Proford (PROGRAD/UFAL)

CARGA HORÁRIA: 20 horas

Público-alvo: Docentes e técnicos da UFAL.

Início: 29 de abril

Link para inscrição:  https://forms.gle/FEQKWYdqgd4F3D2b6

Mediadora: Aparecida Viana (CEDU)

APRESENTAÇÃO:
Este curso tem como finalidade provocar uma discussão reflexivo-dialógica sobre o cenário atual e o papel do professor em aprender a aprender a lidar com as TDIC nos espaços online numa perspectiva de aprendizagem mediada por TDIC e como promovê-las em ambientes virtuais de aprendizagem - AVA. 

OBJETIVO GERAL:
Conhecer as principais orientações metodológicas de ensino online com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem na educação superior assumindo o papel social da universidade em tempos do COVID-19.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao término do curso o participante será capaz de :
• Refletir sobre os diferentes papéis, dimensões e finalidades assumidas pela avaliação educacional através de instrumentos mediados pelas TDIC.
• Identificar as diferentes funções do professor, assumindo como prioritária sua função formativa a partir da identificação de seu papel, seus princípios e procedimentos na educação online.
• Refletir sobre o trabalho docente no ensino superior, propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberem didático-pedagógicos.
• Explorar metodologias para uso de TDIC na educação online, desenvolvendo habilidades para utilização, aprendendo a avaliar, selecionar e integrar os recursos tecnológicos nas atividades curriculares.
• Conhecer estratégias didáticas envolvendo utilização de TDIC, aprendendo a avaliar, selecionar e integrar tecnologias nas atividades e utilizando os diversos instrumentos avaliativos: portfólio diário de aula, mapas conceituais e estudo de casos, outros.

METODOLOGIA:
As aulas serão ministradas por meio de Webconfêrências (diferentes plataformas) videoaulas e por meio de ferramentas I(interfaces) que o Moodle/UFAL oferece.

Atividades de Aprendizagem online no Moodle/UFAL:
Implementação de atividades síncronas e assíncronas abordando as temáticas discutidas, promovendo discussão e reflexões sobre a prática docente e estratégias didáticas no cenário da docência online atual. Desenvolvimento de atividades práticas articulando os estudos teóricos e contexto de sala de aula como espaço de interações e mediações pedagógicas em que cada participante está inserido.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dos participantes acontecerá durante o curso por meio das atividades que serão disponibilizadas no ambiente do curso no Moodle/UFAL. Inicialmente será aplicado um questionário diagnóstico de auto avaliação de aprendizagem e outro no final do curso. Os tutores irão acompanhar a participação dos docentes nas atividades propostas, na interação, criação, co-criação e mediação didático pedagógico. Será exigido frequência de no mínimo de 75% (em ações assíncrona por meio e síncronas) disponível no ambiente do curso. Serão formadas equipes para construção de E-portfólios para publicação das produções docentes durante a realização do curso. Ao término do curso além do portfólio da equipe, os docentes deverão apresentar proposta didática para implantação da educação online em suas disciplinas. (sequencias didáticas, blogs, oficinas, construção de sites dentre outras inovações).